domingo, 31 de janeiro de 2021

QUIZ 21: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 21: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 21: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(1ª P.D - 2024). Observe a operação apresentada abaixo.

815 × 43

Qual é o resultado dessa operação?

A
B
C
D

O resultado dessa operação é:


Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(1ª P.D - 2024).

Juliana e Ester estão fazendo um cartaz para apresentar um trabalho de Matemática. Elas colaram fita adesiva colorida ao redor desse cartaz. Observe abaixo a representação desse cartaz na malha quadriculada, onde o lado de cada quadradinho equivale a 5 cm.


Quantos centímetros de fita, no mínimo, elas utilizaram para contornar todo esse cartaz?

A
B
C
D

Como cada lado de um quadradinho vale 5 cm, logo o perímetro (soma dos lados da figura), é:


    [tex]Perímetro = 28 × 5 [tex]

    [tex]Perímetro = 140\ cm [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(1ª P.D - 2024).

Observe a figura apresentada abaixo, que está dividida em 12 triângulos idênticos.


Qual é a fração que representa a quantidade de triângulos coloridos dessa figura em relação à figura toda?

A
B
C
D

A fração que representa a quantidade de triângulos coloridos dessa figura em relação à figura toda é de:

    [tex]fração = \frac{parte\ colorida}{total\ de\ triângulos} = \frac{2}{12} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(1ª P.D - 2024).

Observe o número apresentado no quadro abaixo.

8 725

Qual é a ordem que o algarismo 2 ocupa nesse número?

A
B
C
D

872 5
Unidade
de
milhar
CentenaDezenaUnidade

Logo, a ordem que o algarismo 2 nesse número é de dezena.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(1ª P.D - 2024).

Gláucia organizou a sua própria festa de aniversário. Para essa festa, ela tinha comprado, antecipadamente, 357 docinhos caseiros, mas com receio de não ser suficiente, Gláucia comprou mais 171 docinhos caseiros no dia da festa.

Quantos docinhos caseiros, ao todo, Gláucia comprou para a sua festa de aniversário?

A
B
C
D

A quantidade de docinhos caseiros, ao todo, que Gláucia comprou para a sua festa de aniversário foi de:

    [tex] = 357 + 171 [tex]

    [tex] = 528 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(1ª P.D - 2024).

Observe os polígonos apresentados na figura abaixo.


Nessa figura, um quadrilátero está indicado por

A
B
C
D

O quadrilátero é uma figura de 4 lados. Dessa forma, a figura III é um quadrilátero.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(1ª P.D - 2024).

Observe a representação do corredor de acesso a 8 salas de aula de uma escola. Manoel é aluno dessa escola e está localizado no início desse corredor, conforme está indicado na figura abaixo.


Manoel irá se deslocar nesse corredor, na direção indicada, e entrará na terceira sala de aula à sua direita para estudar.

Em qual sala de aula Manoel irá entrar para estudar?

A
B
C
D

De acordo com as informações Manuel chegará na sala 6.


Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(1ª P.D - 2024).

Observe, na tabela abaixo, alguns dos horários das aulas da professora Daniela.

Horário2ª feira3ª feira4ª feira
7h30min às 8h30min6° ano7° ano7º ano
8h30min às 9h30min6º ano6º ano6º ano
9h30min às 10h30min9º ano8º ano7º ano
10h30min às 11h30min7º ano9º ano9º ano

De acordo com essa tabela, terça-feira, de 9h30min às 10h30min, a professora Daniela dará aula para qual turma?

A
B
C
D

D acordo com essa tabela, terça-feira, de 9h30min às 10h30min, a professora Daniela dará aula para a turma do 8º ano.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(1ª P.D - 2024).

Para fazer a receita de uma torta, Rebeca utiliza 290 gramas de morango para cada litro de leite. Ela vai utilizar 3 litros de leite para fazer essa receita.

Quantos gramas de morango Rebeca irá utilizar?

A
B
C
D

Como Rebeca irá utilizar 290 gramas de morango para cada litro de leite e, na sua receita serão necessários 3 litros de leite. Logo:

    [tex]= 290g × 3 [tex]

    [tex]= 870\ gramas [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(1ª P.D - 2024).

Marcela realizou uma pesquisa com uma determinada quantidade de pessoas para saber qual é o animal de estimação preferido entre elas. Nessa pesquisa, cada pessoa participante teve que votar em apenas um animal. Após a pesquisa realizada, ela elaborou um gráfico com os dados coletados, que está representado abaixo.

Animais de estimação preferidos


A partir das informações apresentadas no gráfico, quantas pessoas participaram da pesquisa realizada por Marcela?

A
B
C
D

De acordo com o gráfico, a quantidade de pessoas que participaram da pesquisa foi de:

  [tex]= 10 + 40 + 30 + 5 + 5 [tex]

  [tex]= 90 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(1ª P.D - 2024).

Jader pretende expandir sua empresa e está planejando construir uma nova loja. Ele adquiriu um lote e, junto com uma equipe, preparou o projeto para a construção dessa loja. Observe, na malha quadriculada abaixo, em cinza, o formato da região que a loja irá ocupar, sendo que o lado de cada quadradinho da malha equivale a 1 metro de comprimento.


Quantos metros quadrados essa loja irá ocupar?

A
B
C
D

Como cada lado de cada quadradinho da malha equivale a 1 m. Logo, cada quadradinho tem área de 1 m².

A área que essa loja vai ocupar é de:

    [tex]Área = nº\ de\ quadradinhos\ ×\ 1\ m^{2} [tex]

    [tex]Área = 73\ ×\ 1\ m^{2} [tex]

    [tex]Área = 73\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(1ª P.D - 2024). Observe o sólido geométrico abaixo.

Uma planificação desse sólido está representada em

A
B
C
D

O cubo é um sólido que tem 6 faces (lados). Logo, a planificação é a alternativa D.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




domingo, 10 de janeiro de 2021

QUIZ 20: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 20: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 20: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Observe os números no quadro abaixo.

620 – 650 – 610 – 630 – 640

Qual é a ordem crescente desses números?

A
B
C
D

Colocar em ordem crescente é do MENOR para o MAIOR. Logo:

   [tex] 610\ –\ 620\ –\ 630\ –\ 640\ –\ 650 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, Júlia chegando à sua casa após um dia de trabalho.


Júlia entrou pela porta da sala de sua casa, atravessou essa sala até o corredor, caminhou pelo corredor e entrou no segundo cômodo à sua direita, onde ela ficou descansando.

Em qual cômodo de sua casa Júlia ficou descansando após esse dia de trabalho

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número no quadro abaixo.

586

Qual é o valor posicional do algarismo 8 nesse número?

A
B
C
D

Observe:

5 8 6
Unidade
de milhar
CentenaDezenaUnidade

Logo, o valor posicional do algarismo 8 é 8 dezenas. Ou seja:

    [tex] = 8 × 10 = 80 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Segundo o Instituto Chico Mendes, “O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo”. Ao todo, são mais de cento e vinte e oito mil, novecentos e trinta espécies, entre vertebrados e invertebrados.

Essa quantidade de espécies que compõem a biodiversidade brasileira pode ser expressa pelo número

A
B
C
D

Cento e vinte e oito mil, novecentos e trinta é o mesmo que 128 930.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Carol é dona de uma empresa de cosméticos e montou um estojo de maquiagem contendo 3 batons, 1 base e 1 rímel. Devido ao sucesso desse estojo, Carol resolveu montar 1 076 estojos iguais a esses para distribuir como brinde para todas as funcionárias de sua empresa ao final do ano.

De quantos batons, no mínimo, Carol vai precisar para montar todos esses estojos de maquiagem?

A
B
C
D

A quantidade de batons que Carol deve comprar é de:

    [tex] = 3\ batons × 1\ 076\ estojos [tex]

    [tex] = 3\ 228\ batons [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número apresentado abaixo.

980 245

Nesse número, qual é o algarismo que ocupa a ordem das unidades de milhar?

A
B
C
D
9802 4 5
Centena
de
milhar
Dezena
de
milhar
Unidade
de
milhar
CentenaDezenaUnidade

Logo, o zero que ocupa da ordem das unidades de milhar.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Durante uma aula de Artes, o professor misturou, em um recipiente, 300 mL de tinta azul e 1,2 L de tinta vermelha.

Qual foi a quantidade total de tinta, em mililitros, obtida por esse professor com essa mistura?

A
B
C
D

A quantidade total de tinta, em mililitros, obtida por esse professor com essa mistura foi de:

    [tex]= 300\ mL + 1,2\ L[tex]

    [tex]= 300\ mL + 1,2\ × 1\ 000\ mL[tex]

    [tex]= 300\ mL + 1\ 200\ mL[tex]

    [tex]= 1\ 500\ mL[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Manoel estava colorindo um mosaico com figuras idênticas em uma das paredes de sua casa e parou para almoçar. O desenho abaixo representa o mosaico com a parte colorida no instante que Manoel parou para almoçar.


Qual fração representa a parte verde que Manoel coloriu, até a hora do almoço, em relação ao mosaico completo?

A
B
C
D

A fração que representa a parte verde que Manoel coloriu, até a hora do almoço, em relação ao mosaico completo é de:

    [tex]= \frac{Parte\ (Verde)}{Total} [tex]

    [tex]= \frac{8}{12} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Observe as sequências numéricas apresentadas no quadro abaixo.

I. 20 986; 22 004; 200 103; 201 301

II. 201 301; 200 103; 22 004; 20 986

II. 200 103; 201 301; 20 986; 22 004

IV. 22 004; 200 103; 201 301; 20 986

Qual dessas sequências numéricas é crescente?

A
B
C
D

Colocar em ordem crescente é do MENOR para o MAIOR. Logo:

   [tex] 20\ 986 < 22\ 004 < 200\ 103 < 201\ 301 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Otávio coleciona moedas antigas e possui, ao todo, 450 moedas. Ao organizar essas moedas, ele as colocou em 3 potes deixando todos eles com a mesma quantidade de moedas.

Quantas moedas Otávio colocou em cada pote?

A
B
C
D

A qunatidade de moedas que Otávio colocou em cada pote foi de:

    [tex] = \frac{450\ moedas}{3\ potes} [tex]

    [tex] = 150\ moedas [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número apresentado no quadro abaixo.

920 306

Qual é o valor relativo do algarismo 2 nesse número?

A
B
C
D

   

9203 0 6
Centena
de
milhar
Dezena
de
milhar
Unidade
de
milhar
CentenaDezenaUnidade

Logo, o algarismo 2 ocupa da ordem das dezenas de milhar. Ou seja, vale 20 000.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Ana comprou uma bandeja com 35 salgadinhos. Em um lanche da tarde, seus sobrinhos comeram 26 desses salgadinhos.

Após esse lanche da tarde, com quantos salgadinhos dessa bandeja Ana ficou?

A
B
C
D

Após esse lanche, Ana ficou com:

   [tex]= 35\ -\ 26 [tex]

   [tex]= 9\ salgadinhos [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




domingo, 3 de janeiro de 2021

QUIZ 19: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 05: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 05: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CMC - COEOCP).

Uma loja está oferecendo desconto de 25% no preço de tabela de todos os produtos que vende.

Quanto uma pessoa irá pagar ao adquirir um produto cujo preço de tabela é R$ 80,00 após receber esse desconto de 25%?

A
B
C
D

Como recebeu um desconto de 25%. Logo, [tex]100 \%\ -\ 25 \%\ = 75 \%[tex]:

  [tex] = R \$\ 80,00 \cdot 75% [tex]

  [tex] = R \$\ 80,00 \cdot \frac{75}{100} [tex]

  [tex] = R \$\ \color{blue}{\underline{80}},00 \cdot \frac{75}{1\color{blue}{\underline{00}}} [tex]

  [tex] = R \$\ 0,80 \cdot 75 [tex]

  [tex] = R \$\ 60,00 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CMC - COEOCP).

Em um recipiente com forma de paralelepípedo e com 10 cm de largura, 12 cm de comprimento e 14 cm de altura, foi colocada água até que atingisse 8 cm de altura.

Sendo assim, o volume de água dentro desse recipiente é igual a:

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Então, o volume de água dentro desse recipiente é igual a:

  [tex] V = 12\ cm × 10\ cm × 8\ cm [tex]

  [tex] V = 960\ cm^{3} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CMC - COEOCP).

A figura mostra um polígono ABCDEFGHIJ desenhado em uma malha quadriculada com 25 quadradinhos iguais e o lado de cada um deles corresponde a uma unidade de medida de comprimento.


Triplicando-se as medidas dos lados desse polígono, o perímetro do novo polígono ficará igual ao do polígono original multiplicado por:

A
B
C
D

Ao triplicar as medidas dos lados desse polígono, o novo polígono, terá o seu perímetro MULTIPLICADO POR 3.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(CMC - COEOCP).

Em uma fazenda foram colhidas 54 toneladas de soja.

O proprietário vai colocá-las em sacas com capacidade de 60 kg cada uma e transportá-las da fazenda para uma cooperativa.

Se um caminhão transportar no máximo 120 sacas em cada viagem, qual o número mínimo de viagens da fazenda para a cooperativa que esse caminhão terá que realizar para transportar toda a colheita de soja?

A
B
C
D

Primeiro encontrar a quantidade de sacas produzidas:

  [tex] = \frac{54\ toneladas}{60\ kg} = \frac{54\ 000\ kg}{60\ kg} = 900\ sacas[tex]

Agora, descobrir a quantidade de viagens necessária para transportar essa produção:

  [tex]Nº\ de\ viagens = \frac{900\ sacas}{120\ sacas} = 7,5 [tex]

Logo, o número mínimo de viagens da fazenda para a cooperativa que esse caminhão será de 8.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CMC - COEOCP).

Durante o mês de outubro, no dia 12 mais precisamente, é comemorado, aqui no Brasil, o Dia das Crianças.


O gráfico de barras abaixo apresenta as quantidades de brinquedos vendidos numa loja durante o mês de outubro de 2017.

A quantidade total de brinquedos vendidos nessa loja no mês de outubro de 2017 foi igual a:

A
B
C
D

A quantidade total de brinquedos vendidos nessa loja no mês de outubro de 2017 foi igual a:

  [tex] Total = 40 + 50 + 40 + 60 [tex]

  [tex] Total = 190\ brinquedos [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CMC - COEOCP).

A figura abaixo mostra um polígono ABCDE, desenhado em uma malha quadriculada, cujos vértices coincidem com vértices de quadrados dessa malha.


Se cada quadrado da malha tem lado medindo 1(uma) unidade de comprimento, como indicado na figura, a área do polígono ABCDE é:

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


A área do polígono é:

 [tex] A_{(violeta)} = 14,5\ quadradinhos [tex]

 [tex] A_{(azul)} = \frac{18}{2} = 9\ quadradinhos [tex]

 [tex] A_{(amarelo)} = \frac{8}{2} = 4\ quadradinhos [tex]

 [tex] A_{(verde)} = \frac{12}{2} = 6\ quadradinhos [tex]

Logo:

  [tex] A_{(TOTAL)} = 14,5 + 9 + 4 + 6 [tex]

  [tex] A_{(TOTAL)} = 33,5\ quadradinhos [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(CBM-CE). Resolvendo a expressão numérica:

[tex] \frac{180}{10\ +\ 2\ \cdot\ [20\ -\ 45\ :\ (13\ -\ 2\ \cdot\ 5)]} [tex]

obtemos como resultado:

A
B
C
D

O resultado da expressão é:

  [tex]= \frac{180}{10\ +\ 2\ \cdot\ [20\ -\ 45\ :\ (13\ -\ 2\ \cdot\ 5)]} [tex]

  [tex]= \frac{180}{10\ +\ 2\ \cdot\ [20\ -\ 45\ :\ (13\ -\ 10)]} [tex]

  [tex]= \frac{180}{10\ +\ 2\ \cdot\ [20\ -\ 45\ :\ (3)]} [tex]

  [tex]= \frac{180}{10\ +\ 2\ \cdot\ [20\ -\ 15]} [tex]

  [tex]= \frac{180}{10\ +\ 2\ \cdot\ [5]} [tex]

  [tex]= \frac{180}{10\ +\ 10} [tex]

  [tex]= \frac{180}{20} [tex]

  [tex]= 9 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(CBM-CE).

Martinha ganhou de seu professor de geometria três réguas.

Duas delas de 45 centímetros cada e a terceira régua de 30 centímetros.

O professor de Martinha pediu para que ela fizesse um triângulo juntando as réguas.

Com relação aos lados, que tipo de triângulo Martinha fez?

A
B
C
D

Como tem duas réguas de 45 cm e outra de 30. Então, o triângulo obtido possui dois lados congruentes. Logo, o triângulo formado com as réguas é "ISÓSCELES".

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(CBM-CE).

As arestas de um paralelepípedo medem respectivamente, 3 cm, 4 cm e 13 cm.


Qual o volume desse paralelepípedo?

A
B
C
D

O volume do paralelepípedo é:

  [tex] V = 13cm × 3cm × 4cm [tex]

  [tex] V = 156\ cm^{3}[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(CBM-CE - adaptado).

Roberto, Gusmão e Paulo frequentam a mesma quadra esportiva para pratica de esportes.

Roberto usa a quadra a cada 6 dias, Gusmão a cada 10 dias e Paulo a cada 15 dias.

Hoje coincidiu dos três se encontrarem na quadra e jogarem juntos.

Daqui a quanto tempo eles se encontraram novamente nessa quadra?

A
B
C
D

Observe:

Roberto:

  [tex] M(6) = 0, 6, 12, 18, 24, \color{blue}{\underline{30}}, 36, 42, ... [tex]

Gusmão:

  [tex] M(10) =0 , 10, 20, \color{blue}{\underline{30}}, 40, 50, 60, ... [tex]

Gusmão:

  [tex] M(15) =0, 15, \color{blue}{\underline{30}}, 45, 60, ... [tex]

Sendo assim, eles se encontraram novamente nessa quadra daqui há 30 dias, ou seja, 1 mês.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(CBM-CE).

Alfredo e Abílio ganharam um prêmio de loteria de R$ 450.000,00.

Resolveram doar [tex]\frac{2}{5}[tex] para a Santa Casa de Misericórdia, hospital que cuida de pessoas carentes.

Quanto foi doado para a Santa Casa?

A
B
C
D

A quantidade doada para a Santa Casa foi de:

  [tex] = R \$\ 450\ 000,00 \cdot \frac{2}{5} [tex]

  [tex] = \frac{R \$\ 900\ 000,00}{5} [tex]

  [tex] = R \$\ 180\ 000,00 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CBM-CE).

Valquiria, uma garotinha de 4 anos de idade chegou no mercado de carnes e pediu para o açougueiro a metade de meio quilo de frango.

Essa massa corresponde a:

A
B
C
D

Como a garotinha quer a "METADE DE MEIO QUILO". Logo:

  [tex]= \frac{meio\ quilo}{2} = \frac{500\ gramas}{2} = 250\ gramas [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)