(CMC - COEOCP).
Em uma prova de salto com vara, a atleta Nathália, saltou três metros e vinte centímetros.
A medida do salto da atleta, em metros é:
Como 1 metro igual a 100 cm. Logo:
= três metros e vinte centímetros
= 3 m + 20 cm
= 3 m + 0,20 m
= 3,20 m
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Alan, José e Paulo resolveram sair para comer uma pizza. A pizza foi dividida em 12 pedaços iguais. José comeu 4 pedaços, Paulo comeu 3 pedaços e Alan comeu 2 pedaços.
A fração que representa a quantidade de pizza que sobrou é:
Como a pizza está dividida em 12 pedaços e que, José comeu 4 pedaços, Paulo 3 e Alan 2.
Logo, sobrou:
[tex]= 12 - (4 + 3 + 2)[tex]
[tex]= 12 - 9[tex]
[tex]= 3\ pedaços[tex]
Portanto, a fração que representa a quantidade de pizza que sobrou é:
[tex]= \frac{Sobrou}{Total} = \frac{3}{12} = \frac{1}{4} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Ronaldo, um aluno estudioso, resolveu fazer um planejamento de seus estudos diários.
Ronaldo levanta cedo e vai para o Colégio, onde tem aulas das 7h:30min até as 12h:30min.
À tarde, já em casa, ele reserva o horário das 14h:00 às 17h:00 para o estudo individual.
Que fração do dia Ronaldo reservou para o estudo individual?
A fração do dia Ronaldo reservou para o estudo individual é:
[tex] = \frac{Individual}{Total} = \frac{3}{8}[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos.
Que fração do dia corresponde a 40 minutos?
Como um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos. Logo:
[tex]= \frac{40\ min}{1\ dia} = \frac{40\ \cdot\ 60\ s}{24h\ \cdot\ 60s\ \cdot\ 60s} = \frac{4}{24\ \cdot\ 6} [tex]
[tex]= \frac{1}{6\ \cdot\ 6} = \frac{1}{36}[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Alzira chegou ao banco e observou que havia 8 pessoas na fila à sua frente, sendo que uma dessas pessoas começou a ser atendida naquele instante.
Se o atendimento de cada pessoa leva exatamente 6 minutos e todos foram atendidos, quanto tempo se passou entre a chegada e o término do atendimento de Alzira?
Alzira ficou na fila por:
[tex]= 6\ min \cdot 7\ pessoas [tex]
[tex]= 42\ minutos [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Uma grande loja de eletrodomésticos está anunciando uma TV de LED, com desconto de 25% para o pagamento à vista.
Se o preço normal desta TV é de R$ 1.800,00 então, com o desconto, ela estará custando:
Como o preço total é de 100% e, na compra à vista ganha 25% de desconto. Logo: 100% – 25% = 75%:
[tex]= R \$\ 1\ 800 \cdot 75 \%\ [tex]
[tex]= R \$\ 1\ 800 \cdot \frac{75}{100} [tex]
[tex]= \frac{R \$\ 1\ 800\ \cdot\ 75}{100} [tex]
[tex]= \frac{R \$\ 18\ \cdot\ 75}{1} [tex]
[tex]= R \$\ 1\ 350,00 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
A tabela seguinte apresenta quantos dias terá cada mês em 2014.
Mês | Dias |
---|---|
Janeiro | 31 |
Fevereiro | 28 |
Março | 31 |
Abril | 30 |
Maio | 31 |
Junho | 30 |
Julho | 31 |
Agosto | 31 |
Setembro | 30 |
Outubro | 31 |
Novembro | 30 |
Dezembro | 31 |
Nestas condições é correto afirmar que:
Analisando as alternativas:
1º semestre: 31 + 28 + 31 + 30 + 31 + 30 = 181 dias
2º semestre: 31 + 31 + 30 + 31 + 30 + 31 = 184 dias
Logo, opção FALSA.
1º trimestre: 31 + 28 + 31 = 90 dias
3º trimestre: 31 + 31 + 30 = 92 dias
Logo, opção FALSA.
3º trimestre: 31 + 31 + 30 = 92 dias
Logo, opção CORRETA.
2º semestre: 31 + 31 + 30 + 31 + 30 + 31 = 184 dias
Logo, opção FALSA.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Em um programa de condicionamento físico, Cesar começou correndo 300 metros no 1º dia de janeiro, 400 metros no dia seguinte, 500 metros no terceiro dia e assim sucessivamente, até chegar a 2.000 metros por dia.
A partir de que dia do mês de janeiro Cesar começou a correr 2.000 metros por dia?
Observe a tabela:
Dia | Distância |
---|---|
1º dia | 300 m |
2º dia | 400 m |
3º dia | 500 m |
4º dia | 600 m |
5º dia | 700 m |
6º dia | 800 m |
7º dia | 900 m |
8º dia | 1 000 m |
9º dia | 1 100 m |
10º dia | 1 200 m |
11º dia | 1 300 m |
12º dia | 1 400 m |
13º dia | 1 500 m |
14º dia | 1 600 m |
15º dia | 1 700 m |
16º dia | 1 800 m |
17º dia | 1 900 m |
18º dia | 2 000 m |
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Guilherme utilizou três quartos de 1 galão de tinta para pintar a sala de sua casa.
Sabendo que o restante da casa a ser pintado equivale a 3 vezes a área pintada da sala, quantos galões de tinta ele precisará para pintar os outros cômodos?
Para pintar o restante da casa, sabendo que equivale a 3 vezes a área pintada da sala. Logo:
[tex]= restante \cdot\ sala\ [tex]
[tex] = 3 \cdot \frac{3}{4} [tex]
[tex] = \frac{9}{4} [tex]
[tex] = \frac{8\ +\ 1}{4} [tex]
[tex] = \frac{8}{4} + \frac{1}{4} [tex]
[tex] = 2 + \frac{1}{4} [tex]
Logo, gastará dois galões e um quarto de galão.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Uma prova tem 50 questões. Um aluno acertou sete décimos das questões.
Quantas questões esse aluno acertou?
Como ele acertou sete décimos das questões. Logo:
[tex] = \frac{7}{10} \cdot 50\ questões [tex]
[tex] = \frac{7\ \cdot\ 50}{10}\ questões [tex]
[tex] = \frac{350}{10}\ questões [tex]
[tex] = 35\ questões [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(CMC - COEOCP).
Rafael está esperando o ônibus para ir trabalhar.
Os ônibus passam de 9 em 9 minutos a partir das 6 horas.
Hoje Rafael chegou ao ponto às 7 horas. Quantos minutos Rafael terá que esperar para tomar o próximo ônibus?
Observe a tabela a seguir:
Horário do ônibus |
---|
6h:00min |
6h:09min |
6h:18min |
6h:27min |
6h:36min |
6h:45min |
6h:54min |
7h:03min |
7h:13min |
... |
Logo, Rafael deve esperar apenas 3 minutos.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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