sexta-feira, 11 de outubro de 2013
sábado, 14 de setembro de 2013
Análise da 3ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA de 2013 do Colégio Estadual Brasil
INDICADORES DE DESEMPENHO – 3ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 –
9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS
Após a
realização da 3ª Prova Diagnóstica de 2013 é o momento de fazermos a análise e
elaborar uma estratégia para atacar os item que apresentaram descritores com
deficiência de aprendizagem.
No
gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.
Legenda
(Matemática)
D33A - Identificar uma equação ou
uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D29A - Resolver problema que envolva
variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
D10A – Utilizar relações métricas do
triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
D34A - Identificar um sistema de
equações do primeiro grau que expressa um problema.
D35A - Identificar a relação entre
as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro
grau.
D13A - Resolver problema envolvendo
o cálculo de área de figuras planas.
D36A - Resolver problema envolvendo
informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D31A - Resolver problema que envolva
equação de segundo grau.
D37A - Associar informações
apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e
vice-versa.
D12A - Resolver problema envolvendo
o cálculo de perímetro de figuras planas.
Legenda
(Português)
D16 - Identificar efeitos de ironia
ou humor em textos variados.
D15 - Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
D17 Identificar o efeito de sentido decorrente do
uso da pontuação e de outras notações.
D14 - Distinguir um fato da opinião
relativa a esse fato.
D19 - Reconhecer o efeito de sentido
decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
D04 - Inferir uma informação
implícita em um texto.
D03 - Inferir o sentido de uma
palavra ou expressão.
D07 – Identificar a tese de um texto.
D08 - Estabelecer relação entre a
tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D12 - Identificar a finalidade de
textos de diferentes gêneros
Fonte: Sige-GO
Prof. Warles
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
sábado, 24 de agosto de 2013
Matriz de Referência - Ciências da Natureza - 9º ANO
I. EIXO TEMÁTICO: VIDA E AMBIENTE
D01 - Identificar comportamentos voltados para a
preservação da natureza.
D02 - Identificar etapas e processos constituintes da
fotossíntese.
D03 - Reconhecer relações de dependência entre os
seres vivos, identificando funções nas cadeias e teias alimentares.
D04 - Relacionar o conceito de decomposição ao ciclo
da matéria.
D05 - Identificar as etapas e a importância do ciclo
da água.
D06 - Identificar as propriedades do ar, sua composição
e a interferência de agentes poluidores.
D07 - Relacionar o aumento ou diminuição da pressão
atmosférica com o aumento da altitude.
II. EIXO TEMÁTICO: SER HUMANO E SAÚDE
D08 - Reconhecer comportamentos de risco à saúde
coletiva e pessoal.
D09 - Reconhecer os processos de nutrição como fonte
de transformação e obtenção de energia para o corpo humano.
D10 - Identificar órgãos e sistemas do corpo humano,
relacionando-os às suas funções.
D11 - Identificar os principais componentes do
sangue, bem como suas funções.
D12 - Diferenciar as fases do ciclo menstrual.
D13 - Relacionar a atuação de micro-organismos a
algumas doenças humanas comuns.
D14 - Diferenciar soros de vacinas.
IV. EIXO TEMÁTICO: TERRA E UNIVERSO
D15 - Reconhecer causas de desastres ecológicos como
chuva ácida e intensificação do efeito estufa, relacionadas à ação antrópica.
D16 - Reconhecer o som como uma forma de energia
(ondas).
D17 - Relacionar a gravidade com fenômenos
cotidianos.
D18 - Identificar materiais isolantes e condutores de
calor ou eletricidade em situações cotidianas.
D19 - Reconhecer as leis da dinâmica.
D20 - Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas
substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como: água, gás
carbônico, oxigênio, cloreto de sódio.
D21 - Identificar substâncias puras e misturas.
IV. EIXO TEMÁTICO: TECNOLOGIA E
SOCIEDADE
D22 - Reconhecer produtos utilizados no cotidiano que
derivam do petróleo.
D23 - Identificar as principais características de
alguns avanços científicos na saúde e alimentação.
Fonte: AvaliaBH
domingo, 18 de agosto de 2013
sexta-feira, 16 de agosto de 2013
sábado, 3 de agosto de 2013
terça-feira, 9 de julho de 2013
segunda-feira, 24 de junho de 2013
sábado, 8 de junho de 2013
ANÁLISE DA 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 DO COLÉGIO ESTADUAL BRASIL
INDICADORES DE DESEMPENHO – 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 –
9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS
Após a
realização da 2ª Prova Diagnóstica de 2013 é o momento de fazermos a análise e
elaborar uma estratégia para atacar os item que apresentaram descritores com
deficiência de aprendizagem.
No
gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.
DESCRITORES:
D4A - Inferir uma
informação implícita em um texto.
D18A - Reconhecer o
efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou
expressão.
D5A - Interpretar
texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto,
etc.).
D7A - Identificar a
tese de um texto.
D8A - Estabelecer
relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D14A - Distinguir um
fato de uma opinião relativa a esse fato.
D11A - Estabelecer
relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D16A - Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17A - Identificar o
efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D20A - Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam
do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas
em que serão recebidos.
DESCRITORES:
D13A - Resolver
problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D9A - Interpretar
informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
D7A - Reconhecer que
as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são
semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se
alteram.
D11A - Reconhecer
círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
D23A - Identificar
frações equivalentes.
D17A - Identificar a
localização de números racionais na reta numérica.
D12A - Resolver
problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D37A - Associar
informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as
representam e vice-versa.
D21A - Reconhecer as
diferentes representações de um número racional.
D36A - Resolver
problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
Fonte das informações gráficas: SIGE-GO.
Prof. Warles
terça-feira, 28 de maio de 2013
sábado, 25 de maio de 2013
Teoricamente, como obter nota 6,0 no IDEB para os anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano)
A nota do
IDEB é calculada através dos resultados da Prova Brasil (realizada nas escolas
municipais), SAEP (média das avaliações do Inep nos estados) e Censo Escolar
(dados sobre aprovação escolar), e a partir dela é gerada uma lista com escolas
do Brasil inteiro e suas respectivas avaliações, em uma escola de 0 a 10. A
nota do Ideb tem sido usada como parâmetro também do Plano de Desenvolvimento
da Educação, projeto que prevê que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja nota 6,0,
o que equipararia o país, teoricamente, ao patamar educacional dos países
desenvolvidos.
Cabe
ressaltar que cada escola possui metas diferenciadas das demais, e que é dever
da administração da instituição, bem como de seu corpo docente, dos alunos e
comunidade na qual a escola está inserida, zelar pelo ensino de boa qualidade e
pelo desenvolvimento dos estudantes. Assim, unindo sociedade e governo,
poderemos atingir não só as metas pré-estabelecidas do Ideb, mas formar
cidadãos preparados e dispostos a contribuir para o crescimento do país.
Pesquisando sobre o tema encontrei dados de algumas Escolas que atingiram esta
nota que teoricamente poderia articular os gestores e professores de como obter
uma nota de IDEB 6,0, que é o patamar
educacional dos países desenvolvidos.
Pesquisei
uma Escola que em 2011 obteve ideb 6,0. E os dados desta
escola será utilizada como referência. É o caso da Escola Estadual Professor Leonildes
Alvarenga da cidade de Aguanil-MG. Sabemos que a nota do Ideb é encontrada pelo produto do Indicador de fluxo
(Aprovação) e o aprendizado (nota padronizada de português e matemática). Sendo
assim, temos:
Indicador de fluxo = 0,97, ou seja, 97% de
aprovação.
Lembrando que o aprendizado adequado para Português é de 200 pontos e com estes
dados citados acima consegue-se 203 pontos.
E, em
Matemática o adequado é 225 pontos para alunos do 5º ano. E com estes dados obtém 236 pontos.
Sendo assim:
Fluxo(0,97) x aprendizado (6,16) = Ideb (6,0)
Fonte:http://ideb.inep.gov.br/resultado/
http://www.portalideb.com.br/escola/147236-ee-professor-leonides-alvarenga/aprendizado
http://www.portalideb.com.br/escola/147236-ee-professor-leonides-alvarenga/aprendizado
Prof. Warles
quarta-feira, 22 de maio de 2013
ANÁLISE DA 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 DO COLÉGIO ESTADUAL BRASIL
Após a realização da 1ª Prova Diagnóstica de 2013 é o
momento de fazermos a análise e elaborar uma estratégia para atacar os item
que apresentaram descritores com deficiência de aprendizagem.
No gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.
INDICADORES DE DESEMPENHO – 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
DE 2013 – 9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS
MATEMÁTICA
Fonte: Sige-GO
D26A - Resolver
problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D12A - Resolver
problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D3A - Identificar
propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4A - Identificar
relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.
D15A - Resolver problema
envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
D28A - Resolver
problema que envolva porcentagem.
D11A - Reconhecer
círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
D25A - Efetuar
cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação).
D33A - Identificar
uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D34A - Identificar
um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.
PORTUGUÊS
Fonte: Sige-GO
D06A - Identificar o
tema de um texto.
D21A - Reconhecer
posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao
mesmo tema.
D04A - Inferir uma
informação implícita em um texto.
D15A - Estabelecer
relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, etc.
D13A - Identificar as
marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
D01A - Localizar
informações explícitas em um texto.
D14A - Distinguir um
fato da opinião relativa a esse fato.
D12A - Identificar a
finalidade de textos de diferentes gêneros.
D02A - Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto.
D19A - Reconhecer o
efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos.
Prof. Warles
domingo, 19 de maio de 2013
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)