sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Educação em Rede

sábado, 14 de setembro de 2013

Análise da 3ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA de 2013 do Colégio Estadual Brasil

INDICADORES DE DESEMPENHO – 3ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 – 9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS

Após a realização da 3ª Prova Diagnóstica de 2013 é o momento de fazermos a análise e elaborar uma estratégia para atacar os item que apresentaram descritores com deficiência de aprendizagem.
No gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.
  



Legenda (Matemática)
D33A - Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D29A - Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.
D10A – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.
D34A - Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.
D35A - Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.
D13A - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D36A - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
D31A - Resolver problema que envolva equação de segundo grau.
D37A - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
D12A - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.





Legenda (Português)
D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
D17  Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
D04 - Inferir uma informação implícita em um texto.
D03 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D07 – Identificar a tese de um texto.
D08 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

Fonte: Sige-GO

Prof. Warles

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

OBMEP - Talentos espalhados pelo Brasil

sábado, 24 de agosto de 2013

Matriz de Referência - Ciências da Natureza - 9º ANO

I. EIXO TEMÁTICO: VIDA E AMBIENTE
D01 - Identificar comportamentos voltados para a preservação da natureza.
D02 - Identificar etapas e processos constituintes da fotossíntese.
D03 - Reconhecer relações de dependência entre os seres vivos, identificando funções nas cadeias e teias alimentares.
D04 - Relacionar o conceito de decomposição ao ciclo da matéria.
D05 - Identificar as etapas e a importância do ciclo da água.
D06 - Identificar as propriedades do ar, sua composição e a interferência de agentes poluidores.
D07 - Relacionar o aumento ou diminuição da pressão atmosférica com o aumento da altitude.

II. EIXO TEMÁTICO: SER HUMANO E SAÚDE
D08 - Reconhecer comportamentos de risco à saúde coletiva e pessoal.
D09 - Reconhecer os processos de nutrição como fonte de transformação e obtenção de energia para o corpo humano.
D10 -  Identificar órgãos e sistemas do corpo humano, relacionando-os às suas funções.
D11 - Identificar os principais componentes do sangue, bem como suas funções.
D12 -  Diferenciar as fases do ciclo menstrual.
D13 - Relacionar a atuação de micro-organismos a algumas doenças humanas comuns.
D14 -  Diferenciar soros de vacinas.

IV. EIXO TEMÁTICO: TERRA E UNIVERSO
D15 - Reconhecer causas de desastres ecológicos como chuva ácida e intensificação do efeito estufa, relacionadas à ação antrópica.
D16 -  Reconhecer o som como uma forma de energia (ondas).
D17 -  Relacionar a gravidade com fenômenos cotidianos.
D18 - Identificar materiais isolantes e condutores de calor ou eletricidade em situações cotidianas.
D19 -  Reconhecer as leis da dinâmica.
D20 - Reconhecer fórmulas de moléculas de algumas substâncias comuns no meio ambiente e no cotidiano, tais como: água, gás carbônico, oxigênio, cloreto de sódio.
D21 -  Identificar substâncias puras e misturas.

IV. EIXO TEMÁTICO: TECNOLOGIA E SOCIEDADE
D22 - Reconhecer produtos utilizados no cotidiano que derivam do petróleo.
D23 -  Identificar as principais características de alguns avanços científicos na saúde e alimentação.


Fonte: AvaliaBH

domingo, 18 de agosto de 2013

Pêndulo de Newton


Pêndulo de Newton


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pedagogia da Autonomia

sábado, 3 de agosto de 2013

Pedagogia: Cotidiano Escolar

terça-feira, 9 de julho de 2013

Morte e Vida Severina em Desenho Animado

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS

sábado, 8 de junho de 2013

ANÁLISE DA 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 DO COLÉGIO ESTADUAL BRASIL

INDICADORES DE DESEMPENHO – 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 – 9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS

Após a realização da 2ª Prova Diagnóstica de 2013 é o momento de fazermos a análise e elaborar uma estratégia para atacar os item que apresentaram descritores com deficiência de aprendizagem.
No gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.


DESCRITORES:
D4A - Inferir uma informação implícita em um texto.
D18A - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
D5A - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
D7A - Identificar a tese de um texto.
D8A - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
D14A - Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato.
D11A - Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D16A - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D17A - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
D20A - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que eles foram produzidos e daquelas em que serão recebidos.


DESCRITORES:
D13A - Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.
D9A - Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.
D7A - Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
D11A - Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
D23A - Identificar frações equivalentes.
D17A - Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
D12A - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D37A - Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
D21A - Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
D36A - Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.


Fonte das informações gráficas: SIGE-GO.

Prof. Warles

terça-feira, 28 de maio de 2013

Um bom professor ....

sábado, 25 de maio de 2013

Teoricamente, como obter nota 6,0 no IDEB para os anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano)

A nota do IDEB é calculada através dos resultados da Prova Brasil (realizada nas escolas municipais), SAEP (média das avaliações do Inep nos estados) e Censo Escolar (dados sobre aprovação escolar), e a partir dela é gerada uma lista com escolas do Brasil inteiro e suas respectivas avaliações, em uma escola de 0 a 10. A nota do Ideb tem sido usada como parâmetro também do Plano de Desenvolvimento da Educação, projeto que prevê que, em 2022, o Ideb do Brasil atinja nota 6,0, o que equipararia o país, teoricamente, ao patamar educacional dos países desenvolvidos.
Cabe ressaltar que cada escola possui metas diferenciadas das demais, e que é dever da administração da instituição, bem como de seu corpo docente, dos alunos e comunidade na qual a escola está inserida, zelar pelo ensino de boa qualidade e pelo desenvolvimento dos estudantes. Assim, unindo sociedade e governo, poderemos atingir não só as metas pré-estabelecidas do Ideb, mas formar cidadãos preparados e dispostos a contribuir para o crescimento do país.
            Pesquisando sobre o tema encontrei dados de algumas Escolas que atingiram esta nota que teoricamente poderia articular os gestores e professores de como obter uma nota de IDEB 6,0, que é o patamar educacional dos países desenvolvidos.  
Pesquisei uma Escola que em 2011 obteve ideb 6,0. E os dados desta escola será utilizada como referência. É o caso da Escola Estadual Professor Leonildes Alvarenga da cidade de Aguanil-MG. Sabemos que a nota do Ideb é encontrada pelo produto do Indicador de fluxo (Aprovação) e o aprendizado (nota padronizada de português e matemática). Sendo assim, temos:
           
Indicador de fluxo = 0,97, ou seja, 97% de aprovação.

            Lembrando que o aprendizado adequado para Português é de 200 pontos e com estes dados citados acima consegue-se 203 pontos.
E, em Matemática o adequado é 225 pontos para alunos do 5º ano. E com estes dados obtém 236 pontos.
            Sendo assim:

     Fluxo(0,97) x aprendizado (6,16) = Ideb (6,0)


 Prof. Warles

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ANÁLISE DA 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 DO COLÉGIO ESTADUAL BRASIL

Após a realização da 1ª Prova Diagnóstica de 2013 é o momento de fazermos a análise e elaborar uma estratégia para atacar os item que apresentaram descritores com deficiência de aprendizagem.
 No gráfico abaixo é possível determiná-los facilmente. Veja.


INDICADORES DE DESEMPENHO – 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE 2013 – 9º ANO
COLÉGIO ESTADUAL BRASIL – GOIÁS

MATEMÁTICA


Fonte: Sige-GO
D26A - Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D12A - Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
D3A - Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
D4A - Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.
D15A - Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.
D28A - Resolver problema que envolva porcentagem.
D11A - Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
D25A - Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
D33A - Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.
D34A - Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.


PORTUGUÊS

Fonte: Sige-GO
D06A - Identificar o tema de um texto.
D21A - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
D04A - Inferir uma informação implícita em um texto.
D15A - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
D13A - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
D01A - Localizar informações explícitas em um texto.
D14A - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
D12A - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
D02A - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

D19A - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.

Prof. Warles

domingo, 19 de maio de 2013

CHARGES - EDUCAÇÃO 1

quarta-feira, 1 de maio de 2013

CHARGES - História