sexta-feira, 31 de março de 2017

Quiz 30: PORT. - 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 30: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 30: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Cozinhar é um Dom

    Cozinhar é um dom. Cozinhar é uma arte. Quando fazemos parte de uma refeição bem-feita e organizada, parece que o ato de sentarmos à mesa fica mais alegre e gostoso. E a pessoa que cozinhou o alimento, sente-se orgulhosa e satisfeita. [...] É muito bom saber cozinhar, sentir o aroma dos temperos no ar, o cheirinho gostoso de comida tomando conta do nosso lar. É de dar água na boca. [...] Na minha opinião, as comidas mais saborosas são as mais simples, aquelas que fazem parte da nossa rotina diária. A comida tem o poder de nos animar, mesmo quando o dia parece chato. E é por isso que podemos dizer, que quem cozinha, além de se satisfazer com o resultado final de sua obra, também tem o dom de deixar seus consumidores mais felizes. [...] Enfim, por todos esses motivos, acho interessante irmos em busca, cada vez mais, de conhecimento sobre aquilo que nos torna felizes. A culinária pode proporcionar o sentimento de satisfação tanto de quem consome o alimento tanto de quem o faz. [...]

ALINE. Cozinhar é um Dom. In: Medium. 2016. Disponível em: https://bit.ly/30oJ0sW. Acesso em: 8 mar. 2021. Fragmento.

No final desse texto, no trecho “A culinária pode proporcionar o sentimento de satisfação...”, a forma verbal em destaque foi utilizada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder as questões 02, 03 e 04.

O calor volta a atingir o Sul essa semana? A resposta é sim!

    Você está se perguntando se o calor vai voltar a atingir o Sul? A resposta, infelizmente para aqueles que preferem o tempo ameno, é SIM. Nesta segunda-feira (31), ainda há potencial de chuva no Paraná e no leste de Santa Catarina, mas as máximas previstas em todos os estados já passam dos 30 graus.

    A partir desta terça-feira (01), a tendência é que o tempo fique mais seco e quente em todos os estados, com máximas aumentando e atingindo quase 40 graus no noroeste do Rio Grande do Sul — e fica ainda pior, na quarta-feira (02) as máximas podem ultrapassar os 40 graus no estado.

    A situação de calor extremo continua até esta quinta-feira (03), quando as máximas continuam atingindo valores em torno de 40 graus. Mas, felizmente, a chuva começa a retornar ao território gaúcho.

    Apenas entre os dias 05 e 06 de fevereiro, no próximo fim de semana, a chuva retorna de maneira mais generalizada para o Sul e alivia o calor. Mas, como o tempo pode variar localmente, não deixe de conferir a previsão para sua cidade [...].

MANENTE, Matheus. O calor volta a atingir o Sul essa semana? A resposta é sim! In: Tempo.com. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3JrLvPz. Acesso em: 1 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

02
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... para aqueles que preferem o tempo ameno,...” (1º parágrafo), a palavra em destaque significa

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... as máximas podem ultrapassar os 40 graus...” (2° parágrafo), a forma verbal em destaque foi utilizada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, o trecho que apresenta uma marca da parcialidade do autor é:

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder as questões 05, 06 e 07.

Vamos fugir com Calvin e Haroldo?

    Nem precisa ser criança para conhecer “Calvin and Hobbes”. Calvin é um menino [...] de seis anos e Hobbes é o seu tigre de pelúcia, mas que está muito vivo para o menino. Os dois são muito conhecidos para quem lê jornais e podem ser encontrados em livros didáticos. Quem nunca leu os originais em inglês deve estar se perguntando: mas não é Calvin e Haroldo?

    Pois bem, “Calvin and Hobbes” é uma série de tiras do norte-americano Bill Watterson, que também escrevia e ilustrava a obra. As tirinhas foram publicadas em mais de 2000 jornais pelo mundo entre a sua criação, em 1985, e o seu fim, em 1995. O nome “Calvin” é inspirado por João Calvino, reformador religioso do século XVI [...]. “Hobbes”, por sua vez, vem de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII. [...] Quem estudou pra passar no vestibular ou pra mandar bem nas provas de filosofia provavelmente conhece as referências.

    Aqui no Brasil (e em Portugal também, conforme li) a obra foi nomeada “Calvin e Haroldo”, o que foi muito criticado pelos fãs, já que “Haroldo” não se refere a ninguém e, pelo jeito, só foi usado para deixar o nome mais simples aos leitores daqui.

    Comecei a ler Calvin e Haroldo [...] no último mês. Já havia lido em jornais e livros, mas nunca parei pra ler uma obra todinha deles. Estou encantada com a genialidade de Bill Watterson. Os quadrinhos, onde Calvin e Haroldo brincam, questionam os costumes, se aventuram e transformam a realidade em pura fantasia [...].

Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/3611/mais-gostaram/mpage:2. Acesso em: 31 jan. 2022. Fragmento.

05
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, o trecho “... pra mandar bem nas provas...” (2º parágrafo) apresenta uma linguagem que pode ser encontrada em

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, há uma marca de opinião no trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... também escrevia e ilustrava a obra...” (2º parágrafo), o termo em destaque foi utilizado para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


08
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Como comecei a escrever

    Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau.

    Papai era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler, eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para a escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.

    Durante o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação. Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narrar um passeio, coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo do poder de expressão contido nos sinais reunidos em palavras.

    Daí por diante, as experiências foram se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrindo a leitura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estavam germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.

    Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do cafésentado [...], eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Disponível em: http://zip.net/bltdNR. Acesso em: 5 maio 2016.Fragmento.

Infere-se desse texto que o narrador

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3gdshRi. Acesso em: 31 jan. 2022.

Nesse texto, as formas verbais “doe” e “multiplique” foram utilizadas para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder as questões 10, 11 e 12.

Fóssil de pinguim gigante é descoberto na Nova Zelândia

    [...] O fóssil da nova espécie foi descoberto na Nova Zelândia, o mesmo país do papagaio gigante. O pinguim tinha um metro e 60 centímetros de altura e pesava de 70 a 80 quilos — medidas próximas às de uma mulher adulta, para se ter uma ideia.

    A nova espécie foi registrada por uma equipe de paleontólogos do Museu de Canterbury, na região norte do país. O Crossvallia waiparensis supera o pinguim-imperador, a maior espécie de pinguim atualmente. A ave ancestral é 40 centímetros mais alta e quatro vezes mais pesada que seu parente vivo.

    Os pesquisadores acreditam que o super pinguim tenha existido no Hemisfério Sul [...].

    A equipe não encontrou o esqueleto completo do animal, apenas alguns ossos das pernas, porém foi o suficiente para descobrir características valiosas do bicho. Os pés desempenhavam um grande papel na natação, mas talvez eles não estivessem adaptados a ficar de pé como os pinguins modernos.

    Esse não é o primeiro pinguim de proporções monstruosas a ser descoberto. O Crossvallia unienwillia foi encontrado na Antártica em 2000. Os dois viveram na mesma época, mas o fóssil mais recente ainda supera o outro: a nova espécie é 20 centímetros mais alta. [...]

    A Nova Zelândia possui uma grande coleção de aves monstruosas e extintas. O papagaio e o pinguim são apenas alguns exemplos. Lá também existia a águia-de-haast, com asas de três metros de comprimento, e uma espécie chamada moa, muito parecida com as emas brasileiras — a diferença é que a moa media mais de três metros e meio de altura. Pois é: com essas “super aves”, melhor pensar duas vezes antes de reclamar dos minúsculos cocôs de pombo.

ROSSINI, Maria Clara. Fóssil de pinguim gigante é descoberto na Nova Zelândia. In: Superinteressante. 2019. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/fossil-de-pinguim-gigante-e-descoberto-na-nova-zelandia/. Acesso em: 4 fev. 2022. Fragmento.

10
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... talvez eles não estivessem adaptados a ficar de pé...” (4º parágrafo), a palavra em destaque foi utilizada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Qual é a informação principal desse texto?

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Um trecho desse texto em que há uma marca de parcialidade do autor é:

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)






Quiz 27: PORT. - 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 27: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 27: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio

01
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e, responda as questões 01, 02 e 03.

Backup de lembranças

    O americano Gordon Bell, pioneiro da comunicação na década de 60, fez um experimento consigo mesmo para mostrar como finalmente podemos escapar do esquecimento biológico. Tudo começou em 1998, quando Bell decidiu digitalizar todos os documentos de papel que guardava desde os anos 50: fotos, anotações de trabalho e até imagens de suas roupas. No “ápice” do experimento, retratado em O Futuro da Memória (2009, Editora Campus), ele chegou a gravar quase tudo o que acontecia na sua vida. Para isso, usava uma microcâmera em seu peito que tirava fotos a cada 5 segundos, e carregava um gravador para captar todos os sons que ouvia. Tudo o que Gordon lê num computador é automaticamente repassado para um sistema que funciona como um Google pessoal. Lá, ele consegue checar instantaneamente quando e com quem estava em dado momento, e até encontrar o que aquela pessoa disse. “É ótimo ter um backup de memória”, diz o pesquisador da Microsoft de 76 anos, que critica as técnicas de memorização.

    Na verdade, há quem argumente que a cabeça é um dos piores lugares para se guardar uma memória — ao menos se você quiser ser uma versão mais próxima do que realmente aconteceu. Imagine que nosso armazenamento de informação é semelhante a uma trupe de atores (os neurônios) interpretando uma peça. Cada um sabe somente suas falas, que devem ser ditas após a deixa dos outros. Se um dos atores ficar doente, atrapalha a peça, forçando os companheiros a improvisar. A metáfora serve para explicar por que, ao recuperarmos algumas de nossas memórias, nós as fortalecemos, mas enfraquecemos e esquecemos outras que não estão relacionadas. E (desculpe, Gordon Bell) não há arquivo que combata isso.

Galileu. n. 241. Ago. 2011. p. 45. Fragmento.

Nesse texto, o autor compara os neurônios a

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: ??.)


02
Nesse texto, sobre o armazenamento da memória, há uma opinião em:
A
B
C
D
E

    A questão é bastante claro, visto que é explícita a defesa da opinião sobre o armazenamento da memória por Gordon Bell, visto que todo o seu experimento se baseia em beckups de memória a partir de sua crítica às técnicas e memorização.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: provaparana.)


03
Nesse texto, no trecho “, ele consegue checar instantaneamente...” (1° parágrafo), a palavra destacada está no lugar de
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto abaixo.

Para os pilotos da Sauber, as difi culdades devem ser bastante diferentes no GP do Brasil

    Prontos para correr a última prova da temporada 2013, Esteban Gutiérrez e Nico Hulkeberg fi zeram suas avaliações sobre o GP do Brasil [...] no circuito de Interlagos.

    Segundo Hulkenberg, as boas lembranças da etapa brasileira lhe motivam a tentar fazer o máximo possível com o C32 da Sauber.

    Hulkenberg e Gutiérrez deram suas opiniões sobre o circuito de Interlagos.

    “O GP do Brasil é sempre muito especial. A atmosfera é algo extraordinário. Tenho boas lembranças do Brasil. Consegui aqui a minha primeira pole position em 2010. No ano passado eu estava em condições complicadas e terminei a corrida no pódio”, relembrou Hulkenberg.

    Já Gutiérrez prevê difi culdades para o GP do Brasil. Pela primeira vez em Interlagos, o piloto da Sauber destacou que ainda possui problemas para aprender a correr em novas pistas com o C32. “Interlagos é uma pista em que eu nunca dirigi, no entanto, é muito curto e eu geralmente ainda tenho problemas para aprender a guiar em pistas assim. Quando eu era mais novo eu tinha um simulador de PlayStation, e eu sempre escolhia muito esta pista. Agora vou ter a chance de pilotar por ela de verdade. Temos que usar todas as oportunidades para arrancar o máximo de pontos possíveis”, fi nalizou Gutiérrez.

Disponível em: http://migre.me/hqNaW. Acesso em: 14 nov. 2013.

A respeito do circuito de Interlagos, Esteban Gutiérrez e Nico Hulkeberg apresentam opiniões

A
B
C
D
B

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto abaixo.

Dona Idalina

    Ela não tinha muito mais do que 1,5 metro de altura. Por isso, o coque de dois andares, no estilo “bolo de noiva” e os infalíveis saltos 12. O tec-tec nos corredores nos avisava da chegada da baixinha, mas assim que aparecia na porta da classe, ela crescia e sua gigantesca autoridade preenchia a sala. Alunas de pé, 40 ginasianas tagarelas, e nenhum pio. [...]

    E nunca a ouvi aumentar o tom de voz. Bastava a inflexão e já nos púnhamos no nosso lugar. Voz poderosa e mágica que sabia também modular-se em doçuras quando lia um poema, vibrar uma passagem mais emocionante de um romance, e ainda ser firme e clara quando explicava a gramática. Felicidade para mim era ter uma redação escolhida por ela. Porque ela a lia. L-i-a. Lia se transportando e nos transportando para um mágico mundo de sons melodiosos, pausas, tons, ritmos. Palavras que ganhavam vida e beleza. Ao ouvi-la, até eu duvidava: teria sido eu mesma que escrevera tão bonito? [...]

PAMPLONA, Rosana. Carta na escola: set. 2010. Fragmento.

Nesse texto, predomina um sentimento de

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e responda as questões 06 e 07.

Evidências da presença de água líquida em Marte são descobertas por pesquisadores com uso de radar

    Pesquisadores italianos anunciaram nesta quarta-feira (25) que há indícios de presença de água líquida em Marte. Segundo dados coletados por um radar da Agência Especial Europeia (ESA), há um “reservatório” de água líquida repousando abaixo de camadas de gelo e poeira na região polar sul do planeta vermelho.

    A descoberta levanta a possibilidade de que se encontre vida no planeta, já que a água é essencial para a existência de organismos vivos. Os cientistas tentam há muito tempo provar a existência de água líquida em Marte. [...]

    A confirmação científica sobre como deve ser esse líquido – doce ou salgado – deverá demorar, de acordo com o doutor em astronomia pela USP, Douglas Galante. Ele diz que para conseguir isso, precisamos perfurar o solo do planeta em uma profundidade que ainda não estamos preparados. [...]

    Antes dos pesquisadores italianos, a Nasa já tinha apontado outras evidências de água líquida em Marte. Em 2015, a agência anunciou que o robô Curiosity descobriu sinais da existência de ‘salmouras’ na superfície do planeta, formadas quando os sais no solo, chamados de percloratos, absorvem vapor de água da atmosfera.

    “O que a gente descobriu primeiro é que existia água congelada em solo marciano. Depois, foram encontradas evidências de água escorrendo pela superfície de Marte, mas ela aparecia esporadicamente, só no verão, e era salobra. E o que esse novo trabalho mostrou? É a primeira vez que foi encontrada uma grande quantidade de água na superfície marciana em estado líquido”, explicou Galante. [...]

    O que é importante entender é que esses sais na água de Marte, os percloratos, podem não ser os melhores para proliferação de organismos vivos e são tóxicos. Pesquisadores mostram, no entanto, que há alguns tipos de vida que poderiam viver nessa salmoura do planeta vermelho. [...]

DANTAS, Carolina. Evidências da presença de água líquida em Marte são descobertas por pesquisadores com uso de radar. In. G1. 2018. Acesso em: 3,0 ju. 2018. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “... mas ela aparecia esporadicamente,...” (5º parágrafo), o pronome em destaque refere-se à

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


07
De acordo com esse texto, a consequência da descoberta de água em marte está no trecho:
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir.

Disponível em: http://www.umsabadoqualquer.com/page/4//. Acesso em: 23 nov. 2015.

O humor desse texto está no fato de o gato ter

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir.

Argentinos são maioria entre estrangeiros que visitam Búzios, diz pesquisa

    A Prefeitura de Búzios, no litoral norte do Rio de Janeiro, divulgou neste sábado em seu site uma pesquisa que aponta que 59% dos turistas estrangeiros que visitam a cidade são procedentes da Argentina.

    Além de serem os estrangeiros em maior número, os argentinos permanecem no município em temporadas com média de sete dias, segundo o levantamento, que escutou 2 135 turistas entre janeiro e março deste ano. Além disso, alguns deles passam a residir no balneário, na Região dos Lagos, e se tornam proprietários de pousadas, restaurantes e outros negócios.

    De acordo com a pesquisa, 40% dos turistas estrangeiros em Búzios procedem de Chile, Uruguai, França e Estados Unidos e 1% restante de outros 52 países, com um número crescente de russos.

    Entre os visitantes brasileiros, cuja temporada média é de entre três e quatro dias na cidade, 45% são de outras cidades do Rio, 19% do estado de São Paulo e 13% de Minas Gerais.

    Ainda segundo o levantamento, 62% dos visitantes se hospedam na rede hoteleira da cidade, 8% em navios e 30% em municípios vizinhos, como Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Disponível em: http://br.finance.yahoo.com/news/argentinos. Acesso em: 1 jul. 2011.

Qual é o assunto abordado nesse texto?

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e responda as questões 10 e 11.

A evidência

    Ainda que pasmem os leitores, ainda que não acreditem e passem, doravante, a chamar este escritor de mentiroso e fátuo, a verdade é que, certo dia que não adianta precisar, entraram num restaurante de luxo, que não me interessa dizer qual seja, um ratinho gordo e catita e um enorme tigre de olhar estriado e grandes bigodes ferozes. Entraram e, como sucede nas histórias deste tipo, ninguém se espantou, muito menos o garçom do restaurante.

    Era apenas mais um par de fregueses. Entrados os dois, ratinho e tigre, escolheram uma mesa e se sentaram. O garçom andou de lá prá cá e de cá prá lá, como fazem todos os garçons durante meia hora, na preliminar de atender fregueses, mas, afinal, atendeu-os, já que não lhe restava outra possibilidade, pois, por mais que faça um garçom, acaba mesmo tendo que atender seus fregueses. Chegou, pois, o garçom e perguntou ao ratinho o que desejava comer. Disse o ratinho, numa segurança de conhecedor:

    — Primeiro você me traga Roquefort au Blinnis. Depois Couer de Baratta filet roti à la broche pommes dauphine. Em seguida Medaillon Lagartiche Foie Gras de Strasbourg. E, como sobremesa, me traga um Parfait de biscuit Estraguèe avec Cerises Jubilée. Café.

    Beberei, durante o jantar, um Laffite Porcherrie Rotschild 1934.

   — Muito bem — disse o garçom. E, dirigindo-se ao tigre — E o senhor, que vai querer?

    — Ele não quer nada — disse o ratinho.

    — Nada? – tornou o garçom — Não tem apetite?

    — Apetite? Que apetite? — rosnou o ratinho enraivecido — [...] Então você acha que se ele estivesse com fome eu ia andar ao lado dele?

Moral: É necessário manter a lógica mesmo na fantasia.

FERNANDES, Millôr. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro, 1964, p. 89.

Nesse texto, no trecho “... um ratinho gordo e catita e um enorme tigre de olhar estriado e grandes bigodes ferozes.” (1º parágrafo), o elemento da narrativa predominante é

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


11
Nesse texto, no trecho “Em seguida Medaillon Lagartiche Foie Gras de Strasbourg.” (2º parágrafo), o autor empregou a palavra destacada para
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto e responda.


LEITE. Obstáculos da leitura #83. In: Sófia e Otto. 2018. Disponível em: http:// sofiaeotto.com.br. Acesso em: 13 jul. 2018.

De acordo com esse texto, a menina

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)




Quiz 26: PORT. - 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 26: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 26: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio

01
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia os textos a seguir e responda.

Texto 1

“Pol favol”

    Minha filha de 5 anos [...] já sabe muito bem as palavras mágicas para conquistar a mãe: “Pol favol.” [...] Mas como fazer um equilíbrio entre os muitos pedidos e o atendimento dessas solicitações?

    As massivas propagandas nos meios de comunicação colaboram ainda mais para a lista dos desejos consumistas das crianças — que nem sempre podem ser atendidos, e nem devem. Não podemos confundir dar carinho com dar presentes. Os filhos têm que aprender a conviver com as frustrações e com os “nãos” que a vida vai lhes dar. E o bom senso parece o mais adequado: dar o que se pode e, mesmo assim, algumas vezes, em ocasiões especiais [...].

    É difícil para muitos pais, no que me incluo, dizer o tal “não”, mas se ganha em crescimento para a criança que, aos poucos, vai aprendendo também sobre economia doméstica.

    Quando coloca o “pol favol” na frente dos pedidos, um “não” fica ainda mais difícil e deve ser acompanhado de uma explicação para que o filho entenda o real valor do material e, ainda assim, que um carinho vale muito mais que isso.

    Ver um filho abrir o presente é muito emocionante, assim como presenciar [...] a interação que ele vai fazer com esses brinquedos em seu mundo de criança. O “sim” faz parte e também é necessário: proporciona a certeza de que haverá em toda a vidinha deles momentos de alegria.

    A verdadeira felicidade não tem preço e está ali, muito perto da gente, no convívio de um lar que sabe o valor do “sim”, do “não” e do “por favor”.

Disponível em: http://www.mundotexto.com .br/redacao_dissertativa/ redacao_dissertativa_846.html. Acesso em: 26 out. 2015. Fragmento.

Texto 2


Disponível em: http://portaleliomar.opovo.com.br/ wp-content/uploads/2012/06/consumismo -infantil-e1339081530349.jpeg>. Acesso em: 26 out. 2015.

Sobre o consumismo infantil, uma informação presente nesses dois textos é a

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir.

O segredo dos inovadores

    Não é dinheiro, nem status, nem reconhecimento o que motiva, em primeiro lugar, os inovadores. Muito menos pressão. Mas o prazer da descoberta: a sensação de aprender e vencer desafios.

    Está aí a condição essencial para as empresas conseguirem atrair e reter talentos para gerar inovação dos negócios, segundo um estudo intitulado “O Princípio do Progresso”, que acaba de ser lançado pela editora da escola de negócios de Harvard.

    A forma como se chegou a essa conclusão foi “inusual”. Os pesquisadores conseguiram que centenas de empregados, todos envolvidos em processos de inovação em suas empresas, escrevessem diários sobre seus sentimentos no trabalho. Daí saíram 64 mil comentários.

    Com base nesse material, viu-se que quanto mais as empresas geravam em seus funcionários a sensação de progresso individual, mesmo em pequenas coisas, mais fácil era ter equipes engajadas para inovar e não cair na aposentadoria mental.

    Em poucas palavras, a empresa que inova é um misto de escola com laboratório, onde se mantém sempre o prazer de aprender.

    O que os pesquisadores de Harvard alertam é o seguinte: num mundo cada vez mais competitivo e veloz, quem não tiver um ambiente inovador — e, portanto, empregados engajados — está condenado.

    Não é à toa que as grandes empresas têm cada vez mais dificuldades de atrair talentos inovadores que, muitas vezes, preferem correr riscos e abrir seus próprios negócios.

DIMENSTEIN, Gilberto. Disponível em: http://portal.aprendiz.uol.com.br /2011/09/14/o-segredo-dos-inovadores/. Acesso em: 22 nov. 2011.Fragmento.

O argumento que comprova a tese de que a motivação do profissional está na sensação de aprender e vencer desafios é:

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e, responda as questões 03 e 04.

Cidades de papel

    Eu estava tentando pensar em algo mais quando nós três vimos, ao mesmo tempo, a massa humana [...] que atende pelo nome de Chuck Parson caminhando cheio de si em nossa direção. [...]

    Havia uns dois anos que Chuck não representava um problema maior para nós — alguém do grupinho de alunos descolados tinha decretado que não era para mexer com a gente.

    Então era meio esquisito ele vir falar conosco. [...]

    — O que você sabe sobre Margo e Jase? [...]

    Pensei em tudo que sabia sobre eles: Jase era o primeiro e único namorado sério de Margo Roth Spiegelman. [...]

    — Eu mal conheço a Margo — falei, o que tinha se tornado verdade.

    Ele refletiu por um instante, e eu tentei encarar aqueles olhos juntos. Ele assentiu muito ligeiramente [...] e se afastou, a caminho de sua primeira aula do dia: como manter e cultivar os músculos peitorais. O segundo sinal tocou. Um minuto para a aula. Radar e eu estávamos na turma de cálculo; Ben, na de matemática finita. As salas eram geminadas; caminhamos juntos, os três lado a lado, confiando que o mar de alunos iria abrir passagem para nós, e abriu.

GREEN, John. Cidades de papel. Tradução Juliana Romeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. cap. 1. In: Google livros. Disponível em: https://bit.ly/2NZvMvh. Acesso em: 18 jul. 2018. Fragmento.

Nesse texto, há uma ironia no trecho:

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


04
Nesse texto, no trecho “... confiando que o mar de alunos iria abrir passagem...” (último parágrafo), a expressão destacada foi utilizada para
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir.


TOKUMOTO, Ricardo. In: Inturmut. Disponível em: http://ryotiras.com/inturnut. Acesso em: 7 fev. 2018.

De acordo com esse texto, infere-se que o menino do quarto quadrinho

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e, responda as questões 06 e 07.

Segredos do mar

    Quando chega o verão, nós, humanos, nos sentimos atraídos pelo mar. Multidões se reúnem nas praias buscando um contato com as ondas que nos proporcionam prazer e descanso.

    Porém, o caminhar do ser humano deixa sua trilha fatal nas areias da praia.

    Milhões de sacolas de nylon e plásticos de todo o tipo são largados na costa, o vento e as marés se encarregam de arrastá-los para o mar.

    Uma sacola de nylon pode navegar várias dezenas de anos sem se degradar.

    As tartarugas marinhas confundem-nas com as medusas e as comem, afogando-se na tentativa de engoli-las.

    Milhares de golfinhos também morrem afogados...

    Eles não têm capacidade para reconhecer os lixos dos humanos, até porque, “tudo o que flutua no mar se come”.

    A tampa plástica de uma garrafa, de maior consistência do que a sacola plástica, pode permanecer inalterada, navegando nas águas do mar por mais de um século.

    O Dr. James Ludwing, que estava estudando a vida do albatroz na ilha de Midway, no Pacífico, a muitas milhas dos centros povoados, fez uma descoberta espantosa.

    Quando começou a recolher o conteúdo do estômago de oito filhotes de albatrozes mortos, encontrou: 42 tampinhas plásticas de garrafa, 18 acendedores e restos flutuantes que, em sua maioria, eram pequenos pedaços de plástico. Esses filhotes haviam sido alimentados por seus pais que não conseguiram fazer a distinção dos desperdícios no momento de escolher o alimento.

    A próxima vez em que você for à sua praia preferida, talvez encontre na areia, lixo que outra pessoa ali deixou. Não foi lixo deixado por você, porém, é SUA PRAIA, é o SEU MAR, é o SEU MUNDO e você deve fazer algo por ele.

Disponível em: http://mercedeschavarria.multiply .com/journal/item/50. Acesso em: 9 dez. 2010. Fragmento.

Qual é a tese defendida pelo autor desse texto?

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


07
No trecho “... anos sem se degradar.” (4ª parágrafo), a palavra destacada possui o mesmo sentido de
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e, responda as questões 08 e 09.

Estudo mostra que o cacau sofrerá com mudanças no clima

    O cacau — uma das culturas economicamente mais importantes da África Ocidental e um dos [...] culpados pelos prazeres do mundo ocidental — será fortemente afetado pela mudança climática, segundo um novo estudo.

    Mais da metade do chocolate do mundo é originário de Gana e Costa do Marfim, onde o crescimento do cacau será muito diferente em 2050, de acordo com o estudo realizado pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).

    “Provavelmente algumas áreas permanecerão adequadas para o cacau, mas saberemos somente quando os agricultores adaptarem sua gestão agronômica às novas condições.

    Haverá também áreas onde a adequação do cacau aumentará”, afirma o estudo. “A mudança climática não só traz más notícias, mas também uma série de oportunidades em potencial. Os beneficiados serão aqueles que estiverem prontos para a mudança e souberem se adaptar.”

    O mais importante é que o declínio da produção de cacau mostrará a fragilidade da dependência dos agricultores em uma única cultura para ganhar a vida.

    Diversificar para culturas mais resistentes ao calor é fundamental, afirma o estudo.

    Os autores recomendam laranja, óleo de palma e de caju como possíveis alternativas. O relatório também recomenda um melhor sombreamento para as plantas de cacau, o acesso a novas variedades de sementes e uma melhor prevenção de incêndios florestais.

    “Temos que pensar cada vez mais em alta qualidade”, disse North. “Como diminuirão os suprimentos, será mais importante ter uma estratégia de qualidade do que uma estratégia de volume.”

Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam /noticias/estudo_mostra_que _o_cacau_sofrera_com_ mudancas_no_clima.html. Acesso em: 12 nov. 2011. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “... não só traz más notícias, mas também uma série de oportunidades...” (3º parágrafo), as expressões destacadas estabelecem com a frase anterior uma relação de

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


09
A informação principal desse texto refere-se
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto abaixo.

Piada

    A menina foi visitar a avó no campo. A avó tinha uma criação enorme de aves, e a menina, que morava na cidade, ficou encantada. E de repente, passeando pela fazenda da avó, ela viu um pavão. Voltou correndo para casa e, toda alegre, avisou à vovó:

    — Vovó! Vovó! Uma de suas galinhas está dando flor!

Para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001, p. 13.

No trecho “Uma de suas galinhas está dando flor!”, o ponto de exclamação reforça a ideia de

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e, responda as questões 11 e 12.

A hora do planeta

    Apagar a luz de casa pode ser um ato corriqueiro, mas, no dia 26 de março passado, a iniciativa tinha um significado maior. Ao todo, 123 cidades brasileiras ficaram às escuras por uma hora, solidárias à campanha A hora do planeta. Criada pela WWF-Austrália em 2007, a iniciativa foi uma maneira simbólica que a organização não governamental — comprometida com a conservação da natureza — encontrou para mobilizar a sociedade e seus governantes quanto ao aquecimento global. É um exemplo de que é possível trazer para a prática uma ideia que começou na internet, defende a superintendente do WWF-Brasil, Regina Cavini, coordenadora nacional da campanha. “As redes sociais hoje abrem espaço para as pessoas se mostrarem proativas e exercerem o ativismo nas redes. No entanto, a internet ainda é uma ferramenta nova e não aprendemos a usá-la em todo seu potencial”, diz Regina [...].

    Apesar de investir nesse enfoque, a ativista não acredita que a internet seja o futuro do ativismo ambiental. “A ferramenta não vai substituir [...] a prática, mas fazer parte do dia a dia, como um importante aliado [...]”. No próximo ano, A hora do planeta está prevista para o dia 28 de março, das 20h às 21h. Fique ligado! Ou melhor, desligado.

LEDÓ, Maria Júlia. Revista do Correio, 27 nov. 2011.

Nesse texto, o trecho em que o autor estabelece contato direto com o leitor é:

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: ??.)


12
A finalidade desse texto é
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)