domingo, 26 de março de 2017

Quiz 37: PORT. - 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 37: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 37: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio

Leia os textos abaixo e responda as questões 01, 02 e 03.

Texto 1

A ordem é desacelerar

    “Stop. A vida parou ou foi o automóvel?” Em poucas palavras, o poeta Carlos Drummond de Andrade expressou a aflição que corre junto com o tempo na cidade. Almoçar um lanche rápido, ficar preso no trânsito, correr para buscar os filhos na escola, descansar, se divertir – são muitas atividades para apenas 24 horas. Para a maioria dos habitantes das metrópoles, essa rotina é comum. Mas precisa ser assim? Não, pelo menos na opinião dos adeptos do slow life (vida devagar).

    Partindo do princípio de que uma pessoa vive em média 700.800 horas e que gastamos 70 mil delas no trabalho, esse movimento defende a ideia de não concentrar tanta energia só nesse aspecto da vida. Mas não há regras rígidas: tudo o que eles querem é liberdade para viver sem atropelos. O pessoal do slow food, por exemplo, foge das refeições apressadas. Delivery, comida congelada? Nem pensar. Mas há especialidades para todos os gostos na vida slow: andar, vestir, comer, morar, educar, envelhecer, produzir. Essas formas de viver sem pressa estão no manifesto em que Kakegawa, no Japão (onde nasceu o movimento), se declarou uma cidade slow em 2002, trazendo propostas para uso mais prazeroso e equilibrado do tempo. [...]

MAMBRINI, Verônica. A ordem é desacelerar. In: IstoÉ. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3y0cVYT. Acesso em: 27 jun. 2022. Fragmento.

Texto 2

Rio, 1951

    [...] gastei a tarde de um domingo a alisar com os olhos as páginas de um exemplar de “O Cruzeiro”, só admirando sua riqueza de colaboradores literários, e as reportagens. Há anos essa revista perambula por aqui. É um fantasma sonâmbulo, a vigiar as notícias do ano em que nasci. Como se a vida de repente tivesse parado para repetir o verso angustiado do poeta Carlos Drummond de Andrade: “A vida parou ou foi o automóvel?”.

    Na verdade, é a vida que passa. O poeta tem razão. O tempo corre sem parar, devorando as horas dos dias e das noites. E nessa corrida que nem precisava ser assim, o verso de espanto do poeta de Itabira. Só o automóvel para, ainda que por inútil, nesses tempos de pressas, certezas e convicções. Suas páginas, dilaceradas pelos setenta anos, ainda anunciam as notícias [...].

SEREJO, Vicente. Rio, 1951. In: Tribuna do Norte. 2021. Disponível em: https://bityli.com/TAbUH. Acesso em: 27 jun. 2022. Fragmento.

01
(MEC-CAED - ADF).

Esses textos têm em comum o fato de

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Entende-se do Texto 2 que o autor

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 2, no trecho “... anunciam as notícias...” (2º parágrafo), a palavra em destaque estabelece uma relação de concordância com

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

Expo Gatos Sorocaba reúne 200 felinos neste fim de semana

    Um evento com exposição de gatos de raça, adoção de felinos e bate-papo sobre a saúde desses animais acontece neste fim de semana em Sorocaba (a 99 km de São Paulo).

    Expo Gatos Sorocaba, organizada pela Amacoon (Associação Maine Coon no Brasil), será realizada neste sábado (25) e neste domingo (26), das 10h às 18, [...] no bairro Iporanga.

    A entrada é gratuita, mas os visitantes podem levar uma lata de ração em pasta ou um sachê. [...]

    Entre as raças que irão competir estão maine coon, ocicat, exótico, oriental de pelo curto, persa, british short hair, ragdoll, bengal e sphynx.

    O destaque desta edição será o prêmio para a categoria “Gato SRD mais bonito de Sorocaba”. O bonitão ou bonitona receberá um ano de ração grátis. [...]

HAIDAR, Silvia. Expo Gatos Sorocaba reúne 200 felinos neste fim de semana. In: Folha de S. Paulo. 2022. Disponível em: https://bit.ly/39U5ytZ. Acesso em: 24 jun. 2022. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “... mas os visitantes podem levar uma lata ...” (3º parágrafo), a palavra em destaque foi utilizada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

Normas Gerais do Cotidiano Escolar

   [...] 6. USO DOS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

    6.1 – Os celulares no Ensino Fundamental II e Ensino Médio devem ser desligados ou mantidos no modo silencioso durante o período de aula e poderão ser religados durante os intervalos de aula e após o sinal da saída.

    6.2 – A guarda dos celulares e outros objetos eletrônicos pessoais trazidos para a escola é de responsabilidade do aluno [...].

    6.3 – O uso do celular em sala de aula e/ou em atividades pedagógicas de estudo do meio é permitido apenas quando solicitado pelo docente e para fins pedagógicos, sem ferir nossos princípios básicos: uma educação que forme os estudantes para a vida acadêmica, para o trabalho e para o mundo.

    6.4 – O uso do celular nos intervalos de aula é permitido e os alunos são orientados a usá-lo sempre de forma ética e respeitosa consigo próprio e com os outros.

    Observação: Os celulares na Educação Infantil e Ensino Fundamental I devem permanecer desligados durante o período de aula e intervalos. [...]

Disponível em: https://bit.ly/36QBv4r. Acesso em: 28 mar. 2022. Fragmento.

Esse texto tem como finalidade

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 06 e 07.

Opinião: Chega de plástico!

    A cada ano, produzimos toneladas de resíduos que não podem ser decompostos de forma natural. [...] é hora de algo mudar, especialmente na mente das pessoas, [...]

    Supermercados que oferecem produtos sem embalagem – que impressionante! Restaurantes “zero-waste”, que desperdiçam o menos possível — isso parece ótimo! Com tais tendências, pode-se pensar que estamos vivendo com consciência ambiental. Que nada! Mais de 8 bilhões de toneladas de plástico foram produzidas por nós nos últimos 80 anos, afirmam pesquisadores americanos [..]. E, a cada ano, a quantidade aumenta.

    As montanhas de resíduos estão só crescendo, especialmente em países em desenvolvimento asiáticos como a Indonésia. Durante milênios, usou-se ali produtos degradáveis, como folhas de bananeira, como embalagem. Então veio o plástico e, com ele, o lixo. [...] Muitas vezes, o lixo plástico acaba em rios ou é simplesmente enterrado. [...]

    No início do ano, a Comissão Europeia apresentou uma estratégia para reduzir a montanha de resíduos plásticos até 2030: menos plástico e mais reciclagem. Os países-membros do bloco europeu deverão criar leis concretas, por exemplo, proibindo embalagens desnecessárias. [...]

    Alguns países africanos estão à frente – e Ruanda ainda mais. E quem joga uma garrafa de plástico no chão paga multa. A nação na África Central é considerada a mais limpa do continente. E no Quênia há regras ainda mais duras: quem for pego com uma sacola plástica tem que pagar uma multa de até 37 mil euros [...].

    [...] Em breve, não teremos mais sacolas plásticas em supermercados europeus. Copos de café para viagem serão, “se possível”, abolidos. Mas já devemos comemorar? Cedo demais. Isso porque, com ou sem regulamentos, a mudança deve começar nas mentes das pessoas: elas devem estar preparadas para renunciar ao supérfluo que, no melhor dos casos, serve apenas a seu próprio conforto.

TERRA. Opinião: Chega de plástico! 2018. Disponível em: https://bit.ly/3jlyaNI. Acesso em: 8 abr. 2022. Fragmento.

06
(MEC-CAED - ADF).

Para sustentar a ideia de que produzimos uma quantidade excessiva de resíduos, o autor desse texto utiliza como argumento o trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “E no Quênia há regras ainda mais duras: quem for pego com uma sacola plástica tem que pagar uma multa de até 37 mil euros...” (5º parágrafo), é estabelecida uma relação de

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia os textos abaixo e responda as questões 08, 09 e 10.

Texto 1

A situação do desperdício e consumo de água no Brasil

    [...] É fato que ultimamente as campanhas de conscientização sobre a importância da água e consumo responsável cresceram significativamente. O aumento dessas ações é em razão do elevado consumo e desperdício que vêm sendo discutido há anos. [...]

    De cada 100 litros de água tratada no Brasil, somente 63 litros são consumidos e os 37 restantes são perdidos. As perdas ocorrem devido a vazamento, ligações irregulares, falta de medição ou medição incorreta e roubos.

    A média de consumo diário que a ONU recomenda é 110 litros por habitante/dia. Estudos apontam que essa quantidade é suficiente para suprir as necessidades básicas de uma pessoa. Porém não é isso que acontece, segundo dados [...] o consumo médio brasileiro é de 166,3 litros por habitante/dia. O que fica 51% acima do recomendado. [...]

Disponível em: https://bit.ly/2G3mGOk. Acesso em: 14 jul. 2022. Fragmento.

Texto 2

Economia de água: um hábito diário

    Em menos de um mês vai começar a estação do ano mais desejada pela população brasileira, estação em que as regiões litorâneas se tornam verdadeiros formigueiros humanos. Piscinas residenciais, públicas ou privadas não ficam vazias, aparelhos de ar condicionado ficam ligados quase 24 horas e ventiladores somem das prateleiras das lojas.

    Além disso, no verão, as pessoas consomem muito mais água, trocam de roupa e tomam banho mais de uma vez por dia e lavam seus carros com maior frequência. Os ambientes ficam empoeirados mais rapidamente e utilizamos mais copos e louças em geral. Por que listei tudo isso? Porque todos esses fatores aumentam, demasiadamente, o consumo de água em todas as regiões do Brasil. Isso é inevitável!

    Esse aumento costuma variar entre 20 a 40%, dependendo da região. A Organização das Nações Unidas diz que 110 litros de água diários atendem as necessidades de consumo e higiene de uma pessoa. Em nosso país essa litragem é maior, no calor chega a superar os 200 litros, isto é, desperdício em cima de desperdício. Agora multiplique esses números pela população brasileira e estrangeiros que visitam nossas praias no verão [...]. Temos que fazer nossa parte, nos conscientizar e tornar o consumo racional um hábito, não só em uma estação, mas durante o ano todo. [...]

RAMIRES, Rafael. Economia de água: um hábito diário. 2016. In: Imprensa Aberta. Disponível em: https://bit.ly/3RyRZkt. Acesso em: 14 jul. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

08
(MEC-CAED - ADF).

Esses textos são parecidos, pois

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 2, há um posicionamento do autor no trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


10
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 2, no trecho “... 110 litros de água diários atendem as necessidades de consumo...”, se a forma verbal “atendem” for substituída por “obedecem”, a oração reescrita será:

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3OTafTQ. Acesso em: 29 jun. 2022.

Nesse texto, entende-se que o homem

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    pisei num caco de vidro

    e saí pulando

   

    pisei numa tábua com prego

    e saí avuando

   

    e avuando me enganchei

    nas bananeiras

BEHR, Nicolas. Disponível em: https://bityli.com/Zzp6b. Acesso em: 5 abr. 2022.

Nesse texto, no verso “e saí avuando”, a linguagem utilizada é

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)






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