D15: PORTUGUÊS - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
D15: Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
01
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia os textos abaixo e, a seguir, responda.
Texto I
Disponível em: www.gifsdaprin.blogger.com.br. Acesso: 26/11/2012.
Texto II
Ano novo ou réveillon
O Ano-Novo ou Réveillon é um evento que acontece quando uma cultura celebra o fim de um ano e o começo do próximo. Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar".
A comemoração ocidental tem origem num decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C (antes de Cristo). Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces - uma voltada para frente e a outra para trás.
Os dois textos falam sobre
02
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia os textos abaixo e, a seguir, responda.
Texto I
[...]
Se possível plante árvores
Cuide bem dessa semente
Troque a lâmpada comum
Por do tipo fluorescente
Que além de economizar
Deixa a terra mais contente.
Cuide bem de nossa água
Nosso bem primordial
Desperdício é loucura
Seja em banho ou no quintal
E informe a todo mundo
Que mudar é essencial.
César Obeid. Aquecimento global não dá rima como legal. São Paulo: Moderna, 2008.
Texto II
Disponível em: http://blogs.piraidigital.com.br/ epitacio/category/meio-ambiente/ . Acesso em: 25 nov. 2015.
Os dois textos falam
03
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia os textos e, a seguir, responda.
TEXTO I
Numa fria
Mesmo trincando de frio, um gatinho vira-lata sobreviveu por um mês dentro de um frigorífico na Inglaterra numa friaca de -20°! Ele se virou comendo frutas congeladas e bebendo a água que escorria de rangos guardados por lá. O gato-pinguim escapou vivo, mas suas orelhas e o rabo congelaram [...].
Revista Mundo Estranho, São Paulo, Abril, junho de 2010, edição 100, p. 24.
TEXTO II
Gato sobrevive a um mês dentro de frigorífico na Inglaterra
Felino perdeu parte das orelhas e o rabo por congelamento.
Um gato de um ano de idade sobreviveu a cerca de um mês trancado dentro de um frigorífico no condado de Northamptonshire, no sul da Inglaterra.
A sociedade protetora dos animais britânica (RSPCA, na sigla em inglês), que resgatou o felino no final do mês passado, informou que ele sobreviveu ao frio de - 20C da câmara comendo ervilhas congeladas e bebendo o líquido que escorria das comidas armazenadas no local. [...]
Mas o felino não saiu incólume do episódio. Suas orelhas e seu rabo congelaram e tiveram de ser amputados parcialmente. Mesmo assim, Frosty parece estar se recuperando bem. [...]
Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias /Mundo//0,,MUL1520317-5602,00 GATO+SOBREVIVE+A+UM+ MES+ DENTRO+DE+FRIGORIFICO+ NA+INGLATERRA.html . Acesso em: 29 jan. 2016.
Ao comparar os dois textos, qual informação é tratada apenas no texto II?
04
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia os textos e, a seguir, responda.
Texto I
Disponível em: http://www.museuinimadepaula. org.br/wpcontent/uploads/2012/ 03/Material-did%C3%A1tico-Ricardo -Ferrari.pdf . Acesso em: 08 ago. 2016.
Texto II
Brincadeira de criança
Grupo Molejo
[...]
Acorda criançada tá na hora da gente brincar Brincar de pique-esconde, pique-cola e de pique-tá,tá,tá,tá Essa brincadeira também tem pique-bandeira Amarelinha pra quem gosta de pular.
[...]
Brincadeira de criança
Como é bom, como é bom
Guardo ainda na lembrança
Como é bom, como é bom
Paz, amor e esperança
Como é bom, como é bom
Bom é ser feliz com Molejão
[...]
Vamos juntinho, então!
[...]
Disponível em: https://www.letras.mus.br/molejo/47473/ . Acesso em: 09 ago. 2016.
Os dois textos falam sobre
05
(BPW).
Leia o texto a seguir e responda.
Quadras populares
Você me mandou cantar
Pensando que eu não sabia
Pois eu sou que nem cigarra
Canto sempre todo dia.
****
Já fui galo, já cantei
Já fui dono do terreiro
Não me importo que outras cantem
Onde eu já cantei primeiro.
(AZEVEDO, Ricardo. Bazar do Folclore. São Paulo: Ed. Ática. 2002).
Os dois poemas falam:
06
()BPW .
Leia os textos abaixo e responda:
Texto 1
Rubinho a mil por hora
Desde criança, Rubens Barrichello é louco por corridas. Aos seis anos já voava nas pistas de Kart. Depois passou rápido pela Fórmula Ford, Fórmula Opel, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Não parou por aí. foi o mais jovem piloto da história a entrar para a Fórmula 1, quando tinha apenas 20 anos.
Texto 2
Vencer ou vencer
Ayrton Senna sempre fez tudo muito rapidinho. Aos quatro anos ganhou o seu primeiro kart. Aos dez, já pilotava no Autódromo de Interlagos. Quando tinha 31 anos, era o mais jovem tricampeão da história da Fórmula 1. Vencer ou vencer era o seu lema.
Maurício de Sousa Produções. Manual de esportes do Cascão. São Paulo: Globo, 2003.
Esse dois textos:
07
(BPW).
Leia os textos a seguir e responda.
Boitatá
Dizem que é uma cobra de fogo que vive nas matas. É protetora da natureza e ataca qualquer um que queime os campos ou mate animais sem necessidade. Nos estados do Nordeste, o boitatá é conhecido também como “fogo que corre”.
Fonte: Almanaque Recreio – São Paulo: Abril. 2003- p.93.
Curupira
De acordo com a tradição popular, o Curupira é um menino índio bem cabeludo que protege os animais e as matas. Seus pés são virados para trás e por isso deixa rastros que enganam os caçadores. Quando eles pensam que ele foi em uma direção, na verdade foi na direção oposta.
Fonte: Almanaque Recreio – São Paulo: Abril. 2003- p.93.
Os dois textos descrevem:
08
(SEPR).
Leia os textos abaixo:
Texto I
O corpo humano é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.
Fonte: http://www.webciencia. com/11_00menu.htm - Acesso em 15/06/08.
Texto II
Há milhões de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.
Fonte: http://www.webciencia. com/11_00menu.htm - Acesso em 15/06/08
Os dois textos tratam de:
09
(BPW).
Leia os textos abaixo.
Texto 1
A água é um bem ambiental indispensável às necessidades humanas básicas (como a saúde e produção de alimentos) e ao desenvolvimento de atividades humanas, nomeadamente a agricultura, tendo influência decisiva na qualidade de vida das populações e na manutenção de ecossistemas.
Texto 2
A água contaminada (com elevada carga orgânica e agentes microbiológicos – bactérias e vírus), o saneamento inadequado e a falta de condições de higiene são apontados como responsáveis por mais de 80% das doenças dos países em desenvolvimento (como gastroentrites, hepatites, febres tifoides e cólera), pela morte de cerca de 6000 crianças por dia, assim como pela degradação da paisagem e perturbação dos ecossistemas.
Disponíveis em: www.confagri.pt/ambiente/ áreas temáticas/água/texto síntese/antecedentes>. Fragmentos. Acesso em: 09 abr. 2010.*Adaptado: Reforma Ortográfica.
Esses textos falam sobre
10
(SAEP 2013).
Leia os textos abaixo.
Texto I
Cuidando da Terra
Eu cuido da Terra porque sei que posso fazer todos os dias pequenas coisas que farão uma grande diferença.
Eu uso os dois lados do papel e trago sacolas de casa para o supermercado porque eu amo as árvores e quero que as corujas tenham um lugar para viver.
Eu desligo a torneira enquanto escovo meus dentes e economizo a água no banho porque eu amo os peixes e quero que os oceanos permaneçam azuis.
Todd Parr. O livro do planeta Terra. São Paulo: Panda Books,2010.
Texto II
Preciclar
Você sabe o que é preciclar? É muito simples! É pensar antes de comprar. 40% do que compramos é lixo. São embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, que vão direto para o lixo aumentar os poluentes no planeta.
Poderia ser diferente? Tudo sempre pode ser melhor. Pense no lixo que ficará de sua compra antes de comprar. Por exemplo, ao comprar uma camiseta, você precisa levá-la embalada em papel de seda, em uma caixa e dentro de uma sacola?
Se você fosse a Terra o que faria? Aprenda a pensar em cada atitude como se você fosse o planeta, tratando-o muito bem.
Nilson J. Machado e Silmara R. Casadei. Seis razões para diminuir o lixo no mundo. São Paulo: Escrituras, 2007.p.50.
Ao compararmos os dois textos, é possível afirmar que
11
(SAEP).
Leia os textos abaixo e responda.
Texto I
Amiga dos gatos
Olá turma da CHC! (Ciência Hoje das Crianças) - Eu adoro as suas revistas e também as seções Bate-Papo, Quando crescer e Bichos ameaçados. Queria que vocês publicassem uma matéria sobre gatos porque eu amo gatos! [...] Um grande beijo e abraços! Parabéns pelas revistas!
A.S.S.
Revista Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, SBPC, maio 2010. P.29.
Texto II
Adoro ler
Oi turma da CHC! (Ciência Hoje das Crianças) — Tenho 12 anos e estou escrevendo para falar que adorei a matéria na revista 184 sobre a antiga civilização celta. Se possível, queria que publicassem uma matéria sobre os grandes autores brasileiros, pois eu adoro ler livros de literatura brasileira.
Beijos e abraços para toda a turma [...]! Tchau! D.R.A.M.
Revista Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, SBPC, abr. 2010.p. 28.
Ao compararmos os dois textos, é correto afirmar que
12
(SAEGO).
Leia os textos abaixo.
Texto 1
CHC, ano 10, n.66, jan. / fev. 1996.
Texto 2
Quanto pesa sua mochila?
Você já parou para pensar quanto pesa sua mochila? Então, aproveite e pare na farmácia do caminho para pesá-la. O material escolar que todos têm de levar para a escola diariamente muitas vezes supera os cinco quilos.
Pode ser pouco para um adulto, mas certamente mais do que muitas crianças poderiam carregar sem comprometer sua coluna.
Agora, imagine todo esse peso colocado em cima de suas costas. Ruim, né? E isso sem falar que você, provavelmente, costuma levar todo o peso da mochila em um ombro só, o que pode ser mais prejudicial. A melhor forma de carregar a mochila é bem apoiada nas costas e presa nos dois ombros, pelas alças.
Zá, ano 1, n. 1, jul. 1996, p. 24. Fragmento.
Esses dois textos são parecidos porque