D9: PORTUGUÊS - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
D9: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
01
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Personagem - Chico Bento
Chico Bento, criado em 1961, teve como modelo um tio-avô de Mauricio de Sousa, sobre quem ele ouvia muitas histórias contadas pela sua avó.
Em agosto de 1982, foi lançada a primeira revista, onde a Turma da Roça, entre eles a Rosinha, namorada do Chico Bento, o Zé Lelé, Hiro, o Zé da Roça, a professora Dona Marocas, o padre Lino e vários outros personagens vivem divertidas histórias num ambiente gostoso e pacato do interior.
Disponível em: http://www.monica.com.br/personag/turma/ chicoben.htm. Acesso: 26/11/2012.
O texto tem a finalidade de
02
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
A grande surpresa
A mãe de Juquinha entra subitamente na cozinha e pega ele tirando chocolates de dentro do armário para comer escondido.
Ela exclama com surpresa:
— Francamente, Juquinha, estou admirada em encontrá-lo aqui!
— Pois saiba que eu estou muito mais! — respondeu Juquinha — Pensei que a senhora tinha saído.
Disponível em:http://sitededicas.uol. com.br/piadas4.htm. Acesso em 05 de nov. de 2013.
O texto tem a finalidade de
03
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto e, a seguir, responda.
Salvador, 30 de abril de 2009. Querida avó,
Então, tudo bem? As férias estão correndo bem e nós estamos encantadas com este lugar: a praia é ótima, o tempo está muito bom, por isso passamos o tempo todo na água. Eu e Cristina estamos esperando a senhora, lembre-se que prometeu vir aqui no próximo fim de semana. Já estou vendo os dias maravilhosos que vamos passar todos juntos. Tenho saudades das histórias do vovô!
Com a senhora, a praia ainda vai ficar mais bonita, vai ser bom estar em sua companhia. Ah, vovó, mal posso esperar para comer a tua comidinha boa.
Esperamos ansiosamente a sua chegada. Temos muitas saudades!
Um grande beijo,
Sara
Disponível em http://letrasmundosaber. blogspot.com.br/2010/03/carta -pessoal.html.Acesso em 25/11/2014.Adaptado.
Esse texto é usado para
04
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
ABC da Floresta Amazônica
Thiago de Mello e Pollyana Furtado.
Editora: Conhecimento Editora, 40 páginas
Este livro fala da Floresta Amazônica como se fosse num passeio. Uma caminhada de descobertas e aprendizados importantes, onde os leitores vão refletir sobre a valorização do meio ambiente e, ao mesmo tempo, conhecer os costumes e os valores existentes no mundo mágico da floresta.
Disponível em: http://www.orelhadelivro.com. br/livros/202757/abc-da- floresta-amazonica/#>. Acesso em: 02 nov. 2015.
Este texto tem o objetivo de
05
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto e, a seguir, responda.
COMO SE FORMA UM TORNADO?
Tudo começa quando o ar frio e seco encontra uma massa de ar quente e úmida. O choque entre as duas correntes de ar cria uma tempestade. Por ser mais leve e úmido, o ar quente sobe e empurra o ar frio para baixo. Ao atingir o topo da estratosfera (parte da atmosfera acima dos 12 mil metros de altitude), essa umidade se resfria e cai em formato de chuva. Porém, antes mesmo de as gotas despencarem, todo o processo já está gerando trovões e rajadas de ventos. É aí que mora o perigo: se uma dessas correntes se chocar com a troca que ainda está ocorrendo, ela muda de direção e começa a rodopiar. A força do redemoinho pode atingir 300 quilômetros por hora ao tocar o solo.
Disponível em: http://recreio.uol.com.br/ notícias/curiosidades/ como-se-forma-um-tornado.phtml . Acesso em: 23 nov. 2016.
Este texto tem o objetivo de
08
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Como e onde surgiu a lenda de que as cegonhas trazem os bebês?
Foi na Escandinávia. Segundo a tradição, na época em que os bebês costumavam nascer em casa, as mães diziam aos filhos que eles haviam sido trazidos pela cegonha para justificar o aparecimento repentino de um novo membro da família. Para explicar que, após o parto, a mãe precisava descansar por alguns dias, dizia-se também que, antes de partir, a cegonha havia bicado a perna materna. O animal foi escolhido como símbolo principalmente por dois motivos.
Primeiro, é uma ave dócil e protetora. As jovens cegonhas costumam dedicar atenção especial e carinho às aves mais velhas ou doentes - tanto que os romanos antigos criaram uma lei, incentivando as crianças a cuidarem dos idosos da família, chamada Lex Ciconaria (Lei da Cegonha). O outro motivo é que elas costumam fazer seus ninhos ao lado das chaminés das casas e voltam sempre ao mesmo lugar, para pôr ovos e cuidar dos filhotes. Essa mistura de generosidade e fidelidade maternais criou um símbolo perfeito.
Por muitos séculos, a lenda permaneceu conhecida apenas na Escandinávia. Mas, no século XIX, se espalhou pelo resto do mundo com os contos de um mestre da literatura infantil, o dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875).
Disponível em http://mundoestranho.abril. com.br/materia/como-e-onde- surgiu-alenda-de-que-as-cegonhas -trazem-bebes. Acesso em 01/04/2015.
Esse texto serve para
09
(SEAPE).
Leia o texto abaixo.
O que é água?
A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de hidrogênio (símbolo H) e uma parte de oxigênio (símbolo O). Sua fórmula química é H2O.
A água pode ser doce ou salgada. A água do mar é salgada porque os rios carregam para o mar cloro e sódio que se desprendem na erosão das rochas dos seus leitos. Como os rios recebem mais água doce das chuvas do que evaporam, sua água continua doce.
Com o mar é diferente: ele perde mais água por meio da evaporação do que ganha com a chuva. Assim, como o sal não evapora com a água, essa substância vai se acumulando e se concentrando no mar. A repetição desse fenômeno durante centenas de milhões de anos aumentou a concentração de cloreto de sódio nos oceanos, tornando-os salgados como são hoje. A água pode se apresentar em diversos estados: líquido, sólido (gelo) e gasoso (vapor d’água).
GARCEZ, Lucília; GARCEZ, Cristina. Água. São Paulo: Callis, 2010. p. 5. Coleção Planeta sustentável.
Esse texto serve para
10
(SAEP 2013).
Leia o texto abaixo e responda.
Entrevista com a Eva Furnari
— Antes de mais nada, quero dizer que adoro seus personagens.
— Obrigada, Bruxinha, obrigada...
— Onde você estudou, Eva?
— Estudei na Universidade de São Paulo. Fiz curso de Arquitetura.
— Que chique! Você é arquiteta?
— Bom, eu me formei em arquitetura, mas não exerço a profissão. Sou artista plástica, professora de artes e também escritora.
— Há quanto tempo você escreve histórias?
— Há uns dez anos.
— Você tem varinha mágica?
— Não, não tenho.
— E como é que você inventa essas histórias?
— Ah, foi uma bruxinha que pôs feitiço em mim.
— Ah, sei... Entendo... Obrigada pela entrevista.
FURNARI, E.Bruxinha 1. São Paulo: FTD, 1992.
A finalidade do texto é
11
(PROEB).
Leia o texto abaixo.
Bolo da vovó
Ingredientes:
• 6 ovos (claras e gemas separadas);
• 1 xícara de açúcar;
• 1 xícara de farinha de trigo;
• 1 colher pequena de fermento em pó;
• Margarina e farinha de trigo para untar a forma.
Recheio:
• 2 xícaras de goiabada cremosa.
Modo de fazer:
Bata as claras em neve, adicione as gemas, o açúcar e bata. Acrescente a farinha, o fermento e misture com uma colher. Coloque em uma forma grande e redonda, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme num prato grande e corte ao meio. Recheie com a goiabada. Leve à geladeira por 1 hora.
Fácil de fazer: bolos cremosos. Editora Alto Astral, s/d, p. 5.
Esse texto serve para
Nenhum comentário:
Postar um comentário