D12: PORTUGUÊS - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
D12: Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
01
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
O burro e o cachorrinho
Um homem tinha um burro e um cachorrinho. O cachorro era muito bem cuidado por seu dono, que brincava com ele, deixava que dormisse no seu colo e sempre que saía para um jantar voltava trazendo alguma coisa boa para ele. O burro também era muito bem cuidado por seu dono. Tinha um estábulo confortável, ganhava muito feno e muita aveia, mas em compensação tinha que trabalhar no moinho moendo trigo e carregar cargas pesadas do campo para o paiol. Sempre pensava na vida boa do cachorrinho, que só se divertia e não era obrigado a fazer nada, o burro se chateava com a trabalheira que ficava por conta dele.
"Quem sabe se eu fizer tudo o que o cachorro faz nosso dono me trata do mesmo jeito?", pensou ele.
Pensou e fez. Um belo dia soltou-se do estábulo e entrou na casa do dono saltitando como tinha visto o cachorro fazer. Só que, como era um animal grande e atrapalhado, acabou derrubando a mesa e quebrando a louça toda. Quando tentou pular para o colo do dono, os empregados acharam que ele estava querendo matar o patrão e começaram a bater nele com varas até ele fugir da casa correndo. Mais tarde, todo dolorido em seu estábulo, o burro pensava: "Pronto, me dei mal. Mas bem que eu merecia. Por que não fiquei contente com o que eu sou em vez de tentar copiar as palhaçadas daquele cachorrinho?"
Fábulas de Esopo. Disponível em www.metáforas.com.br.
O trecho sublinhado que contém a ideia de lugar é
02
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
A girafa sem sono
Naquela noite, enquanto todos os animais da floresta já estavam dormindo há muito tempo, a girafa andava pra lá e pra cá e não conseguia pegar no sono.
— É falta de um bom travesseiro! — falou uma árvore que estava lá perto. — Mas eu tenho um sob medida para você. É só encostar sua cabeça no meio destes dois galhos e você dormirá sossegada até o dia amanhecer.
— É verdade! Como é que eu não tinha pensado nisso! — disse a girafa, e encostou a cabeça no meio dos dois galhos da árvore.
Mas logo em seguida pensou: “Eta travesseiro duro que eu arranjei! Nunca vou conseguir pegar no sono com um travesseiro tão duro como este".
— Que tal, então, você encostar a cabeça em alguma coisa mais fofa e macia, para dormir e ter os mais lindos sonhos da sua vida? — falou uma nuvem que estava de passagem.
— É verdade! Como é que eu não tinha pensado nisso! — disse a girafa e encostou a cabeça na nuvem.
Mas logo em seguida pensou: ”E se essa coisa fofa e macia derreter e virar chuva, onde vai parar minha cabeça? Nunca vou conseguir pegar no sono com um travesseiro tão mole como este”.
LACOCCA, Liliana. A girafa sem sono. São Paulo, Ática, Coleção Labirinto.
No trecho “Falou uma árvore que estava lá perto”, a expressão destacada da ideia de
03
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda:
Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).
Disponível em: ttp://educarparacrescer.abril.com. br/leitura/importancia-leitura 521213.shtml.Acesso em 06 de Nov. de 2013.
No trecho “...a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais,...” a expressão sublinhada dá a ideia de
04
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
ELA É SUPER
Conheça as incríveis habilidades da onça-pintada e saiba mais sobre esses felinos. Capaz de disfarçar na mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios, a onça parece ter os poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja. Ela usa todas essas habilidades para caçar e se proteger. Costuma ser mais ativa quando o sol se põe e pode caçar à noite, pois enxerga bem no escuro e tem audição e olfato aguçados.
Como tem pernas curtas, ela não corre, esconde-se, segue a presa sem ser percebida e ataca saltando de um galho ou do meio da mata de repente, com uma mordida mais forte do que a de felinos maiores.
Revista Recreio, São Paulo: Abril, n.487, p. 20, 9 de jul. 2009. Fragmento. Acesso em: 18/11/2014.
No trecho “Como tem pernas curtas, ela não corre, esconde-se, segue a presa sem ser percebida e ataca saltando de um galho ou do meio da mata de repente”, a expressão sublinhada dá ideia de
05
(P.D. - SEDUC-GO).
Leia os textos abaixo e, a seguir, responda.
[...]
Se possível plante árvores
Cuide bem dessa semente
Troque a lâmpada comum
Por do tipo fluorescente
Que além de economizar
Deixa a terra mais contente.
Cuide bem de nossa água
Nosso bem primordial
Desperdício é loucura
Seja em banho ou no quintal
E informe a todo mundo
Que mudar é essencial.
César Obeid. Aquecimento global não dá rima como legal. São Paulo: Moderna, 2008.
No trecho do texto “Seja em banho ou no quintal”, a expressão sublinhada indica
06
(SAEPE).
Leia o texto abaixo.
A onça e a coelhinha
Uma onça faminta vagava pela floresta à procura de comida.
De repente, uma coelha branquinha pulou diante dela.
Percebendo a intenção da onça, o pequeno animal tentou distrair o poderoso adversário.
— Bom dia, dona Onça, como vai?
— Muito bem, e vai ficar melhor — respondeu a onça, lançando olhares famintos para a indefesa coelhinha.
— Sabe, tenho seis lindos filhotes que acabaram de nascer. A senhora quer conhecê-los?
— Oh, sim, por que não? — disse a onça, já pensando num almoço farto.
— Então, espere que vou buscá-los. Volto já. A onça nem foi atrás.
Só pensava no banquete que a aguardava.
E lá ficou à espera.
Se ainda permanece no local, não sei, não.
Só sei que desta vez a coelhinha escapou de virar comida de onça.
AROEIRA, M. Luisa; BIZZOTO, M. Inês Bizzoto (adapt.). Armazém de Textos. FAPI.
No trecho “De repente, uma coelha branquinha pulou diante dela.” (2° parágrafo), a palavra destacada indica
07
(SADEAM).
Leia o texto abaixo.
As pessoas vão poder voar com mochilas a jato no futuro?
Talvez sim. Na verdade, já existem mochilas a jato que são usadas por astronautas para se locomoverem no espaço. Por enquanto, elas não estão disponíveis para todo mundo porque são caríssimas. Mas em 1984, na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Los Angeles, um homem voou sobre o estádio usando uma mochila dessas. E no Carnaval de 2010, durante o desfile da Grande Rio, um dublê americano treinado pela NASA passeou sobre o Sambódromo com a ajuda da mesma máquina.
Recreio, n. 264.
No trecho “Por enquanto, elas não estão disponíveis...”, a expressão destacada dá uma ideia de
08
(SAEMI - PE).
Leia o texto abaixo.
Garoto de oito anos indica livro sobre Leonardo Da Vinci
Depois de ter ouvido falar muito sobre Leonardo da Vinci (1452-1519), Daniel Vasco, 8, ganhou de presente o “Diário das Invenções — Leonardo da Vinci”, de Jaspre Bark [...].
“Ele mostra as ideias de invenções dele, como uma espécie de avião e um barco antigo. E as figuras ‘saem’ do livro”, conta. A obra, com imagens em alto relevo, é uma reunião de textos, anotações e esboços feitos pelo cientista, engenheiro e pintor Leonardo da Vinci, reconhecido por suas criações e também por suas obras de arte. É dele, por exemplo, o famoso quadro “Monalisa”, em exposição no museu do Louvre, em Paris.
“É legal saber como ele construía as coisas. De todas as invenções mostradas no livro, a de que mais gostei foi a carruagem, porque parece que ela está andando.”.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha /2013/11/1375373-garoto-de-oito-anos -indica-livro-sobre- leonardo-da-vinci.shtml. Acesso em: 28 nov. 2013. Fragmento.
Nesse texto, qual trecho apresenta ideia de lugar?
09
(SAEMI - PE).
Leia o texto abaixo.
A lebre e a tartaruga
Um dia uma tartaruga começou a contar vantagem dizendo que corria muito depressa, que a lebre era muito mole e, enquanto falava, a tartaruga ria e ria da lebre. Mas a lebre ficou mesmo impressionada foi quando a tartaruga resolveu apostar uma corrida com ela.
“Deve ser só de brincadeira!”, pensou a lebre.
A raposa era o juiz e recebia as apostas. A corrida começou e, na mesma hora, claro, a lebre passou à frente da tartaruga. O dia estava quente, por isso lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar um pouco. Depois de brincar, resolveu tirar uma soneca à sombra fresquinha de uma árvore.
“Se por acaso a tartaruga me passar, é só correr um pouco e fico na frente de novo”, pensou.
A lebre achava que não ia perder aquela corrida de jeito nenhum. Enquanto isso, lá vinha a tartaruga com seu jeitão, arrastando os pés, sempre na mesma velocidade, sem descansar nem uma vez, só pensando na chegada. Ora, a lebre dormiu tanto que esqueceu de prestar atenção na tartaruga. Quando ela acordou, cadê a tartaruga? Bem que a lebre se levantou e saiu zunindo, mas nem adiantava! De longe ela viu a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.
Moral: Não devemos menosprezar a capacidade dos outros.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ fichaTecnicaAula.html?aula=24259 . Acesso em: 10 fev. 2013.
No trecho “... a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.”. (último parágrafo), a expressão destacada indica uma ideia
10
(SAEMI - PE).
Leia o texto abaixo.
Hotel mal-assombrado
Drácula é um pai superprotetor e todo meiguinho com a filha Mavis, dá para acreditar?
Acredite! Na animação Hotel Transilvânia [...] o vampiro chama sua filha com todos os diminutivos carinhosos possíveis. [...] Sua principal missão na vida é proteger a filha dos humanos. Para isso, ele constrói um hotel numa região livre de homens, onde os monstros podem relaxar sem precisar se esconder nas sombras.
Quando a adolescente Mavis completa 118 anos, seu pai resolve fazer um festão! Chama Frankenstein, Lobisomem, Múmia, Homem Invisível e todo tipo de fera, acompanhado de esposa e filhos, para comemorar. Acontece que, no meio da festa, um humano aparece.
Jonathan é um mochileiro que pode levar o hotel à falência se descobrirem que ele não é totalmente livre de humanos. Drácula vai fazer de tudo para sumir com o rapaz. Mas nada dá certo e Jonathan acaba se fantasiando de monstro para não ser descoberto pelas assombrações verdadeiras. E Mavis, que só queria sair do castelo e conhecer o mundo, acaba se apaixonando pelo rapaz. Vai ser confusão na certa com Drácula!
Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/estadinho/ . Acesso em: 1 out. 2012. Fragmento.
Nesse texto, o trecho que marca a ideia de lugar é:
11
(SAEMI - PE).
Leia o texto abaixo.
Cultura
O Maracatu Rural, também conhecido como Maracatu de Baque Solto, de Trombone ou de Orquestra, é hoje uma das manifestações artísticas mais interessantes do carnaval pernambucano. A união de outras expressões artísticas populares (vindas do interior) como o reisado, cavalo-marinho, bumba meu boi, caboclinhos, entre outros, com o tempo construiu o Maracatu Rural. Essa mistura está relacionada ao fato de que nas primeiras décadas do século XX, com a crise do açúcar, muitos engenhos fecharam e os trabalhadores foram obrigados a migrar para os grandes centros urbanos e assim essa grande combinação de ritmos passou a fazer parte das áreas em que os trabalhadores do campo moravam.
Talvez a principal figura — e a que mais chama atenção — seja o “Caboclo de Lança”.
Com a sua roupa colorida e a sua lança enfeitada com fitas de seda o Caboclo de Lança se apresenta como um verdadeiro guardião do cortejo. Hoje ele é considerado um dos símbolos do carnaval de Pernambuco.
Disponível em: http://cultura-pe.blogspot.com .br/search?updated-max=2009-09 -10T09:57:00-03:00&max-results=7 . Acesso em: 16 jul. 2013. Fragmento.
No trecho “... está relacionada ao fato de que primeiras décadas do século XX,...” (1° parágrafo), o trecho em destaque indica ideia de
12
(BPW).
Leia o texto a seguir:
COMO CUIDAR DO SEU BICNHINHO DE ESTIMAÇÃO
Ter um animal de estimação exige alguns cuidados importantes e, sem dúvida, muita atenção e carinho com esses bichinhos, pois eles sentem tudo que nós seres humanos sentimos, mas não conseguem expressar como nós: Todo animal que vive preso em apartamento ou acorrentado precisam sair para um passeio pelo menos uma vez por dia. No caso dos cães, além de ser um exercício é a hora que têm para fazer suas necessidades. Mas não se esqueça de levar um saquinho para recolher as fezes do seu bichinho de estimação, afinal você é responsável por ele.
No trecho “Mas não se esqueça de levar um saquinho para recolher as fezes do seu bichinho de estimação”, a palavra em destaque expressa a ideia de:
Parabéns!!! Amei!
ResponderExcluir