domingo, 18 de novembro de 2012

Linha do Tempo dos diretores do Colégio Estadual Brasil - GO

Grupo Escolar Brasil de Córrego do Ouro – GO. Iniciou-se em um cômodo localizado, onde hoje é a residência do Sr. José Eustáquio de Moura e Marlene, com uma turma de 10 alunos, dos quais 9 permaneceram sob a responsabilidade das professoras, Maria de Lourdes Bastos Faddi e Maria da Silva Ferreira de 1950 a 1951.
De 1952 a 1954 foi nomeada como diretora a Srª Dalvina Rezende Miranda.
Maria do Carmo Costa foi nomeada em 1960 a 1969 – sendo que neste ano o nome da escola passa a ser Grupo Escolar Brasil – 1ª a 4ª série.
De 1970 a 1971 o Senhor Jamari Bueno Pereira foi nomeado a diretor.
Em 1972 – Diretor nomeado Américo Faleiro Antunes – que ficou na direção a vice-diretora na época, Francês Maria Pires.
Em 1973 – Gaspar Ezaquiel Rodrigues, passou a ser diretor nomeado até o ano de 1975. Neste período, o Grupo Escolar Brasil passou a ser chamado de Ginásio Padre Alexandre, em homenagem ao primeiro padre que celebrou a primeira missa em Córrego do Ouro – GO. Também, no período de 1973 a 1975, a diretora Noemi Alves Barbosa também era diretora de 1ª a 4ª série.

1975 - Anterior a esta data está em CONSTRUÇÃO.

No período de Fevereiro de 1975 a Janeiro de 1979 a diretora nomeada – Irene Amália da Silva Rodrigues – Diretora da Escola Estadual de 1º grau com portaria nº 1270.
No período de Fevereiro de 1976 a Janeiro de 1978, Diretor nomeado Jamari Bueno Pereira – Diretor do Ginásio Padre Alexandre - Autorização: 173/76.
Novamente, no período de Fevereiro de 1978 a Dezembro de 1978, Diretor nomeado Jamari Bueno Pereira – Diretor do Ginásio Padre Alexandre - Autorização: 283/78.
No período de Janeiro de 1979 a Julho de 1981, Diretor nomeado Jamari Bueno Pereira – Diretor do Ginásio Padre Alexandre - Autorização: 807/79.
Em Agosto de 1981, ocorreu a fusão do Ginásio Padre Alexandre e Escola Estadual de 1º grau originando o COLÉGIO ESTADUAL BRASIL. Sendo o Diretor nomeado Jamari Bueno Pereira e Vice-diretor: Gaspar Bueno Pereira. Sendo que ambos ficaram na função até maio de 82. Em Junho de 1982, Isabel Cunha Pereira assume a vice-diretoria, que permaneceu na função até Janeiro de 1983.
       

Em fevereiro de 1983, a função fica ociosa, sendo representado pelo secretário Jovacy Rodrigues de Passos.
Em Março de 1983 a Janeiro de 1985 – Alcebíades Pereira da Silva – diretor nomeado com portaria nº 1680/83, tendo como vice-diretor: Catarino Pães de Mendonça. Em abril de 1984 é normatizado pela Autorização nº 0007/84.

Em Fevereiro de 1985 assume a Diretora nomeada – Irmã Iracema Ferrante, Portaria 0054/85 e, em novembro de 85 com Autorização nº 505/85, tendo como vice-diretora Irmã Claudia.
Em Agosto de 1986, com a transferência da Irmã Iracema Ferrante, assume a vice-diretora Irmã Claudia, respondendo pela função até Janeiro de 1987.
          

De Fevereiro de 1987 a julho de 1987, assume a diretora nomeada Maria Alves da Rocha com portaria n° 0623/87.
De agosto de 1987 a Dezembro de 1988 – diretora nomeada Sebastiana Perpétua Rezende Silva com portaria nº 5084/87 e em novembro 1987 com autorização nº 0110/87.
De janeiro de 1989 a Dezembro de 1990 – diretora eleita Sebastiana Perpétua Rezende Silva com autorização nº 0110/87.

No período de Janeiro de 1991 a Dezembro de 1992 a diretora nomeada – Maria Sebastiana de Jesus com portaria nº 4876/91 e, em maio com autorização nº 055/91 – Diretora do Colégio Estadual Brasil.

Em Janeiro de 1993, assume o diretor Aemival Alves da Silva, sendo afastando da função por motivos políticos.
Em Fevereiro de 1993, assume a diretora nomeada Maria Alves da Rocha com portaria nº 0656/93. Também, por motivos políticos é afastado da função.
De março de 1993 a Janeiro de 1995, a diretora nomeada Ligia Assunção de Faria, autorização 047/93.
De Fevereiro de 1995 a Julho de 1995 – diretor nomeado Valdomiro Martins Barbosa

De agosto de 1995 a dezembro de 1998 o diretor José Pereira de Souza, autorização 024/95 e portaria nº 2778/95.

De Janeiro de 1999 a Dezembro 2000 – Balbina Rita Borges de Campos é a nomeada diretora com portaria nº 2020/99.
No período de Janeiro de 2001 a Dezembro de 2002 – Márcio José Capistana foi eleito diretor, por portaria 0959/01.

No período de Janeiro de 2003 até Julho de 2003 foi nomeada Maria de Jesus e Souza, portaria n° 1054/03.
Sendo que a mesma passou a ser diretora eleita a partir de Agosto de 2003 até Julho de 2005, autorização n° 6374/03. 
Sendo reeleita e permanecendo diretora até julho de 2007, com portaria nº 4784/05. Tendo como vice-diretora Divina Maria Souza Silva

De Agosto de 2007 a Julho de 2009 o diretor eleito Warles Ribeiro Neto, com portaria 2095/07. Tendo como vice-diretora Perpétua de Fátima Martins Jacob.   

Em Agosto de 2009 assume novamente o professor Marcio José Capistana, por voto direto para o biênio 2009-2011. Tendo como vice-diretora Lucieny Felix Ribeiro Martins.  
Também, reeleito pelo voto direto,  agora para o triênio 2011-2014. 

Colaboradores: Nilzeth Barbosa e Perpétua de Fátima.
Professor Warles
Fonte: Acervo do Colégio.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Vida Maria.

domingo, 4 de novembro de 2012

Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias (ENEM)

MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - Ciências da Humanas e suas tecnologias

Habilidade Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H1 Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
D2 Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Habilidade Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
H8 Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
Habilidade Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H10 Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H11 Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H12 Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
H13 Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
H15 Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Habilidade Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16 Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
H19 Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Habilidade Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H21 Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
Habilidade Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
H24 Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Habilidade Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
Habilidade Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
H28 Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

Fonte: https://portal.inep.gov.br


Matriz de Referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (ENEM)

MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - Ciências da Natureza e suas tecnologias

Habilidade Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H1 Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.
D2 Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
H3 Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas.
H4 Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.
Habilidade Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
H5 Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.
H6 Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum.
H7 Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a qualidade de vida.
Habilidade Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
H8 Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
H9 Compreender a importância dos ciclos biogeoquímicos ou do fluxo energia para a vida, ou da ação de agentes ou fenômenos que podem causar alterações nesses processos.
H10 Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e(ou) destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H11 Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da biotecnologia, considerando estruturas e processos biológicos envolvidos em produtos biotecnológicos.
H12 Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Habilidade Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
H13 Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
H14 Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.
H15 Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.
H16 Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.
Habilidade Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
H17 Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
H18 Relacionar propriedades físicas, químicas ou biológicas de produtos, sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H19 Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Habilidade Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
H20 Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes.
H21 Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.
H22 Compreender fenômenos decorrentes da interação entre a radiação e a matéria em suas manifestações em processos naturais ou tecnológicos, ou em suas implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais.
H23 Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
Habilidade Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
H24 Utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias ou transformações químicas.
H25 Caracterizar materiais ou substâncias, identificando etapas, rendimentos ou implicações biológicas, sociais, econômicas ou ambientais de sua obtenção ou produção.
H26 Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia envolvidas nesses processos.
H27 Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
Habilidade Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científicotecnológicas.
H28 Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.
H29 Interpretar experimentos ou técnicas que utilizam seres vivos, analisando implicações para o ambiente, a saúde, a produção de alimentos, matérias primas ou produtos industriais.
H30 Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.

Fonte: https://portal.inep.gov.br


Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias (ENEM)

MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - Matemática e suas tecnologias

Habilidade Competência de área 1 - Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.
H1 Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.
D2 Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.
H3 Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.
H4 Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.
H5 Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.
Habilidade Competência de área 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
H6 Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.
H7 Identificar características de figuras planas ou espaciais.
H8 Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.
H9 Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.
Habilidade Competência de área 3 - Construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H10 Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.
H11 Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.
H12 Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas.
H13 Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente.
H14 Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.
Habilidade Competência de área 4 - Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H15 Identificar a relação de dependência entre grandezas.
H16 Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.
H17 Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.
H18 Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.
Habilidade Competência de área 5 - Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas.
H19 Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.
H20 Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.
H21 Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.
H22 Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.
H23 Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.
Habilidade Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
H24 Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
H25 Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.
H26 Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.
Habilidade Competência de área 7 - Compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
H27 Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.
H28 Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.
H29 Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.
H30 Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.
Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência
• Conhecimentos numéricos: operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
• Conhecimentos geométricos: características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
• Conhecimentos de estatística e probabilidade: representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
• Conhecimentos algébricos: gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
• Conhecimentos algébricos/geométricos: plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

Fonte: https://portal.inep.gov.br


Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (ENEM)

MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - Línguagens e Códigos

Habilidade Competência de área 1 - Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.
H1 Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
D2 Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais.
H3 Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas.
H4 Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
Habilidade Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.
H5 Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.
H6 Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
H7 Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.
H8 Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.
Habilidade Competência de área 3 - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Habilidade Competência de área 4 - Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.
H12 Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais.
H13 Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
H14 Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.
Habilidade Competência de área 5 - Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.
H15 Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.
H16 Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.
H17 Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.
Habilidade Competência de área 6 - Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.
H18 Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
H19 Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.
H20 Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.
Habilidade Competência de área 7 - Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.
H21 Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.
H22 Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
H23 Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.
H24 Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.
Habilidade Competência de área 8 - Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
H25 Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.
H26 Relacionar as variedades lingüísticas a situações específicas de uso social.
H27 Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Habilidade Competência de área 9 - Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.
H28 Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.
H29 Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.
H30 Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

Fonte: MEC


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

redação - competencias

MATRIZ DE REFERÊNCIA - ENEM - REDAÇÃO

Competências
Competência 1 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Competência 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Fonte: https://portal.inep.gov.br


Temas de Redação (ENEM)

TEMAS DE REDAÇÃO - ENEM

2024
1ª Aplicação "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”
2ª Aplicação "???????"

2023
1ª Aplicação "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
2ª Aplicação "Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil"

2022
1ª Aplicação "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"
ENEM Digital "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil"
2ª Aplicação "Medidas para o enfrentamento da recorrência da insegurança alimentar no Brasil"

2021
1ª Aplicação "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil"
ENEM Digital "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil"
2ª Aplicação "Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil"

2020
1ª Aplicação “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
ENEM Digital “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”
2ª Aplicação “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”

2019
1ª Aplicação “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
2ª Aplicação “Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”

2018
1ª Aplicação “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
2ª Aplicação “Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil”

2017
1ª Aplicação “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
2ª Aplicação “Consequências da busca por padrões de beleza idealizados”
3ª Aplicação “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

2016
1ª Aplicação “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
2ª Aplicação “Caminhos para combater o racismo no Brasil”
3ª Aplicação “Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil”

2015
1ª Aplicação “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”
2ª Aplicação “O histórico desafio de se valorizar o professor”

2014
1ª Aplicação “Publicidade infantil em questão no Brasil”
2ª Aplicação “O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa?”
3ª Aplicação “Alternativas para a escassez de água no Brasil”

2013
1ª Aplicação “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”
2ª Aplicação “Cooperativismo como alternativa social”

2012
1ª Aplicação “O Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”
2ª Aplicação “O grupo fortalece o indivíduo?”

2011
1ª Aplicação “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”
2ª Aplicação “Cultura e mudança social”

2010
1ª Aplicação “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”
2ª Aplicação “Ajuda Humanitária”

2009
1ª Aplicação “A família contemporânea e o que ela representa para a sociedade”
2ª Aplicação “O indivíduo frente à ética nacional”
3ª Aplicação “Valorização do idoso”


Fonte: https://portal.inep.gov.br