(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
O hotel dos coelhos
Com chuva ou com sol, Tony sempre seguia seu amado dono pelos campos. Todas as noites, ele dormia em um travesseiro macio, perto da lareira.
— Você tem sorte! — disseram seus amigos coelhos. — Em nossa coelheira entra chuva...
Ao escurecer, Tony desejou boa noite aos seus amigos e, como sempre, foi para a frente da lareira. Mas, certa noite chuvosa, o cachorro fi cou pensativo.
“É claro, tenho a solução!” — ele pensou de repente. “Assim que o dono for dormir, eu vou correr para trazer meus colegas!”.
Tony fez exatamente o que pensou.
A família coelho se acomodou perto do fogo!
— Sonhem com os anjinhos, meus amigos! — disse o cachorro. — Mas preciso que, assim que o fazendeiro levantar, não tenha nenhum coelho dentro de casa [...].
DUFOR, Laure; VIDEAU, Valérie. 365 Histórias da Fazenda. 1ª edição. 3ª impressão em 2015. [S.l.]: Ciranda Cultural, 2011. Fragmento.
De acordo com esse texto, Tony dormia perto
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
O vestido de Laura
O vestido de Laura
É de três babados,
Todos bordados.
O primeiro, todinho,
Todinho de flores
De muitas cores.
No segundo, apenas
Borboletas voando,
Num fino bando.
O terceiro, estrelas,
Estrelas de renda
— talvez de lenda…
O vestido de Laura
Vamos ver agora,
Sem mais demora! [...]
Disponível em: https://www.culturagenial. com/poemas-infantis-cecilia- meireles/. Acesso em: 26 maio 2021. Fragmento.
De acordo com esse texto, o que tem no terceiro babado do vestido?
Alternativa "C".
(Fonte da resolução: ??.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
O segredo de Verônica
Verônica tem um segredo embaixo da cama: um pequeno monstro amigo. Todos os dias ela chega da escola e corre para contar as novidades para ele. Ela fala sem parar, durante cinquenta minutos. O monstro ouve tudo atentamente, mas nunca tem o que acrescentar, pois só fica confinado naquele quarto. Às vezes, o gato da casa aparece para uma visita e o dia fica [...] mais perigoso [...].
Um dia, Verônica trouxe sua amiga Cecília para brincar. Monstrinho já sabia: era hora de se esconder, bem lá no cantinho. As duas estavam se divertindo pra valer [...]. O monstro não conseguiu se segurar diante de tanta empolgação. De repente [...] ele pulou na frente das duas! Cecília soltou um grito [...] de susto, mas logo viu que ele era inofensivo e muito [...] carismático. Ela fez um montão de perguntas e os dois ficaram amigos. Verônica, que tem o coração mais mole que manteiga, vendo a alegria dos dois, resolveu emprestar seu monstro para a amiga. Só por um dia! Monstrinho com medo, mas feliz, entrou na mochila da Cecília e foi se hospedar a duas quadras dali. [...]
Disponível em: https://url.gratis/Xfk5N. Acesso em: 15 mar. 2021. Fragmento.
De acordo com esse texto, quem tem o coração mais mole que manteiga?
Alternativa "D".
(Fonte da resolução: ??.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
COMO OS OSSOS VIRAM FÓSSEIS?
Os fósseis se formam no subsolo durante milhares de anos. O dinossauro morre e a parte molinha apodrece ou é consumida por outros animais.
Aos poucos, o esqueleto fica coberto por camadas de solo.
Os minerais do solo penetram lentamente nos ossos e eles se transformam em pedra.
DAYNES, Katie. O Livro dos Porquês: Dinossauros. Matilde dos Santos. Barueri – SP: Usborne, 2015.
De acordo com esse texto, os ossos se transformam em
Alternativa "D".
(Fonte da resolução: ??.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
DONA DE CASA SE ASSUSTA AO ACHAR FAMÍLIA DE GAMBÁS NUM ARMÁRIO EM SP.
Em Piraju, a 334 km de São Paulo, uma moradora levou um susto ao encontrar uma família de gambás dentro de casa. Na hora de limpar a casa, ela deu de cara com os animais, escondidos em uma prateleira. “Eu fui fazer faxina e escutei barulho. Assustei e saí correndo. Daí, chamei o bombeiro. Eu ainda não tinha visto. Assustei bastante”, contou a dona de casa.
A fêmea de gambá e os seis filhotes foram capturados pelos bombeiros e colocados em uma caixa. Acuada, a mamãe rosnava na tentativa de defender a cria. Para ficarem mais protegidos, os animais foram levados pelo Corpo de Bombeiros para serem soltos no habitat natural deles, uma reserva ambiental que fica às margens do Rio Paranapanema.
Disponível em http://www.globo.com.br/: Acesso em: 20 fev. 2010.
Esse texto é
Alternativa "C".
(Fonte da resolução: ??.)
(MEC-CAED - ADF). LEIA A FRASE E RESPONDA À QUESTÃO.
O CAMALEÃO CONSEGUE FICAR NA COR DO MATO OU DAS ROCHAS, DEPENDE DO HUMOR DESSE BICHO, POIS QUANDO ESTÁ BRAVO, ELE COSTUMA TER TONS ESCUROS E, QUANDO ESTÁ TRANQUILO, FICA VERDE-CLARO.
Disponível em: http://recreionline.abril .com.br/fique_dentro/.
O ASSUNTO DESSA FRASE É
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
Tem de brincar, tem de correr, tem de suar!
Correr, pular, nadar, andar de bicicleta são ótimas maneiras de se divertir, não é mesmo? Pois saiba que essas atividades divertidas fazem muito bem à saúde. É verdade! Mas há meninos e meninas que, às vezes, se esquecem disso e passam dias e dias de frente para a televisão, sem brincar de correr, até sem suar.
Olha: não há mal algum em assistir à TV ou jogar videogame. O problema está em só fazer isso. A atividade física é muito importante em qualquer idade. Por isso, se você puder praticar algum esporte regularmente, ótimo. Se não puder, chame os amigos para brincar de pique, apostar corrida, dar uma volta de bicicleta. Sua saúde estará bem cuidada da mesma forma.
Ciência Hoje das Crianças, n.123. A construção de vidas mais saudáveis. Trecho adaptado do artigo.
De acordo com o texto, correr, pular, nadar e andar de bicicleta
Alternativa "C".
(Fonte da resolução: ??.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
O Burro que vestiu a pele de um leão
Um burro encontrou uma pele de leão que um caçador tinha deixado largada na floresta. Na mesma hora o burro vestiu a pele e inventou a brincadeira de se esconder numa moita e pular fora sempre que passasse algum animal. Todos fugiam correndo assim que o burro aparecia. O burro estava gostando tanto de ver a bicharada fugir dele correndo que começou a se sentir o rei leão em pessoa e não conseguiu segurar um belo zurro de satisfação. Ouvindo aquilo, uma raposa que ia fugindo com os outros parou, virou-se e se aproximou do burro rindo:
– Se você tivesse ficado quieto, talvez eu também tivesse levado um susto. Mas aquele zurro bobo estragou sua brincadeira!
Moral: Um tolo pode enganar os outros com o traje e a aparência, mas suas palavras logo irão mostrar quem ele é de fato.
Fábulas de Esopo. São Paulo: Cia das letrinhas. Disponível em http://www.metaforas.com.br/: Acesso em: 03 fev. 2010.
Esse texto é uma
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
OS DINOSSAUROS
Os dinossauros habitaram a Terra entre 230 e 65 milhões de anos atrás. Portanto, eles existiram durante 165 milhões de anos. Nenhum ser humano conviveu com esses répteis, pois o homem, como nós o conhecemos hoje, apareceu somente há 150 mil anos.
Mas ficaram ossos e muitas pistas dos dinos, e assim podemos entender como essas criaturas viveram e imaginar como eram.
Disponível em: http://recreionline.abril. com.br/fique_dentro/animais.
Esse texto serve para
Alternativa "C".
(Fonte da resolução: ??.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
Altíssimo astral
Com a pele amarelada coberta com manchas marrons e seu enorme pescoço, a girafa nunca passa despercebida. E não é para menos: com mais de 5 metros, é o mamífero mais alto que existe na Terra.
O engraçado é que, apesar do tamanho, o pescoço da girafa se sustenta em apenas sete ossos, como o nosso e o da maioria dos mamíferos. Além do superpescoço, esse bicho tem uma língua imensa, que pode medir até 40 centímetros de comprimento.
Recreio, ano 1, n. 5, 2000. Fragmento.
Qual é o assunto desse texto?
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
(MEC-CAED - ADF). Leia os textos abaixo.
Texto 1
Estudantes de escolas públicas do RN participam de competição nacional de poesia
Quatro estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Norte vão disputar um campeonato nacional de poesia e performance no próximo domingo (13) [...]. São três representantes de Mossoró e um de Natal neste evento nacional, que acontecerá de modo online [...].
Na categoria ensino fundamental II, irão participar as estudantes Maria Clara “Rinkashikika” e Clara Itauanna [...]. Na categoria ensino médio, Jongozú [...] e Bagdá [...] são os representantes do Rio Grande do Norte. [...]
Essa é a primeira vez que o Rio Grande do Norte integra o circuito nacional de âmbito escolar. [...]
PORTAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Estudantes de escolas públicas do RN participam de competição nacional de poesia. 2020. Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2021. Fragmento.
Texto 2
Estudante da rede pública do Maranhão vence concurso nacional de poesias falando sobre amor
O estudante Gustavo Augusto Mariano de Oliveira Júnior, da 2ª série do ensino médio [...], conquistou, pela segunda vez, uma competição nacional de poesias. [...]
“Eu me sinto muito feliz com a minha classificação neste concurso, porque, de uma certa forma, vai contribuir no meu currículo literário, vai contribuir na minha carreira como poeta, porque é meu sonho ser escritor, ser um poeta [...]. Então esse concurso, para mim, foi muito satisfatório porque nele eu consegui cumprir uma das minhas metas, que foi dar o meu melhor”, enfatizou o estudante. [...]
G1. Estudante da rede pública do Maranhão vence concurso nacional de poesias falando sobre amor. 2020. Disponível em: https://glo.bo/3G5LCzj. Acesso em: 30 dez. 2021. Fragmento.
Esses textos são parecidos, pois
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)