domingo, 1 de outubro de 2017

Quiz 11: PORTUGUÊS 6° ANO

Quiz 11: PORTUGUÊS 6° ANO
QUIZ 11: PORTUGUÊS 6° ANO

(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 01 e 02.

Rainhas da matemática!

   Você já sabe que formigas são fortes e trabalhadoras, mas aposto que não sabia que elas são ótimas em matemática! Cientistas da Universidade Estadual de Novosibirsk, Rússia, e Ryabko, da Universidade Estadual de Telecomunicações e Ciência da Computação da Sibéria montaram várias estruturas em forma de labirinto e esconderam comida em lugares específicos. Os experimentos foram feitos com o objetivo de impossibilitar a comunicação entre as formigas, para elas não deixarem uma trilha de cheiro para trás. Só que elas conseguiram alertar outras formigas sobre a localização do alimento, enviando mensagens a seus companheiros não sobre o lugar exato da comida, mas sobre a distância ou o número de passos!

Disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/ zoo/animais-genios.phtml#.VwzmbY-cHIU. Acesso em: 12 abr.2016.

01
A finalidade desse texto é
A
B
C
D


02
A principal informação desse texto é que as formigas
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 03 e 04.

A Centopeia Dividida

Wasil Sacharuk

   Tatuzinho era bruxo malvado

   e discutiu com a centopeia

   daí teve uma péssima ideia

   de fazer um feitiço irado

   

   Ficou escondido na areia

   praticou o ato mais feio

   seu feitiço dividiu ao meio

   e fez duas cinquentopeias

   

   A abelha testemunhou tudo

   da porta da sua colmeia

   e convocou uma assembleia

   para tratar desse absurdo

   

   Aquele tatuzinho era insano

   muito famoso em toda aldeia

   sempre esperava a lua cheia

   para traçar um novo plano

   

   As cinquentopeias medrosas

   decidiram permanecer unidas

   mas estavam muito perdidas

   e nem se entendiam na prosa

   

   Sobre as penas de uma galinha

   Piolho Velho era a liderança

   e comentou que havia esperança

   se chamasse a dona Joaninha

   

   Joaninha era boa feiticeira

   e talentosa na matemática

   decerto conhecia a prática

   de fazer centopeia inteira

   

   Então a bruxinha competente

   com toque de magia esperta

   refez a centopeia completa

   e os bichos ficaram contentes

   

   E o malvado do tatuzinho?

   Ah! Ele é muito teimoso

   em vez de ser mais amoroso

   prefere viver sempre sozinho.

Disponível em: http://www.inspiraturas.com/2011/03/6 -proposta-poema-narrativo-entregar-ate.html. Acesso em: 12 abr. 2016.

03
Os bichos ficaram contentes porque
A
B
C
D


04
O desfecho do texto “A Centopeia dividida” fica evidente no trecho:
A
B
C
D


05
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

Como deve ser alimentação para criança?

   Considera-se que alimentação saudável para criança deve fornecer as matérias-primas que o organismo em desenvolvimento precisa para formar os dentes, ossos, músculos e tecidos e conservá-los com boa saúde. Uma consequência positiva é o bom desenvolvimento da criança e a proteção contra várias doenças.

   Criança é muito vulnerável nos dois primeiros anos de vida e a alimentação vai protegê-la. Os pais devem lhes dar uma variedade de alimentos e evitar comidas industrializadas. Se assim não procederem, nos três primeiros anos de vida, principalmente, seus filhos serão candidatos a se tornarem adolescentes e adultos obesos.

   Normalmente, as crianças brasileiras são alimentadas de forma incorreta, segundo o pediatra Cesar Victora: “a duração do aleitamento exclusivo, que é o período em que a criança só recebe o leite materno era muito curta, era um mês, dois meses, quando o recomendado é seis meses, sem nenhum outro alimento”.

   Na opinião da nutricionista Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime: “Também tem outras evidências como os dados da pesquisa de aleitamento materno em que se observa a introdução de alimentos inadequados muito precocemente na vida das crianças. Aproximadamente 10% das crianças, entre 9 e 12 meses, já tomaram café. Aproximadamente 70% das crianças entre 9 e 12 meses já consumiram alguns tipos de biscoitos e salgadinhos”.

Disponível em: http://www.obrasileirinho.com.br /alimentacao-para-crianca/#more-21954. Acesso em: 13 abr. 2016.

A frase que expressa uma opinião é

A
B
C
D


06
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

O papagaio

Edmilson Lima

   Papagaio em Belém

   É "cangula", me disseste

   em Minas é "Maranhão"

   "Tapioca" no Nordeste.

   

   No céu aqui do Recife

   É "papagaio" a voar

   No Rio já chamam "Pipa"

   "Pandorga" no Paraná.

   

   Mas qualquer um desses

   nomes não importa como for

   Voam tão alto no céu

   Bem mais alto do que vou.

   

   Papel-seda, bambu, cola

   Linha de náilon ou cordão

   Criança, jovem, adulto

   Brincam sem mais distinção.

   

   As varetas amarradas

   No papel estão coladas

   A linha vem do cabresto

   Pra bailar na alvorada.

   

   Nos meses julho e agosto

   Olhando no céu verá

   Como bailam os papagaios

   A dança que fazem lá

   

   Parecem um bando de

   pássaros

   Na revoada poente

   Indo com o Sol se esconder

   Para surgir no Oriente.

   O baú de brinquedos. Editora Bagaço.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov .br/fichaTecnicaAula.html?aula=19092. Acesso em: 12 abr. 2016.

Nos versos “Voam tão alto no céu / Bem mais alto do que vou.”, ao utilizar os termos “tão alto” e “Bem mais alto”, o autor quis

A
B
C
D


07
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-ZRRYR4TN6Jk/ UMaM2Bw69I/Pg/AlDbaR8DAaM/s1600/21776_5 60479080644253_377842821_n.jpg. Acesso em: 19 abr. 2016.

No trecho “Que doido!!”, o uso dos pontos de exclamação sugere

A
B
C
D


08
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.sapodoido.com.br/ presente-para-crianca-ou-nao/. Acesso em: 25 abr. 2016.

Pode-se deduzir do texto que o presente (playstation) é para o

A
B
C
D


09
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.leoquintino.com. br/media/a/charge-dengue.jpg. Acesso em: 17 abr. 2016.

No trecho “nosso emprego tá garantido” a palavra “tá” é exemplo de linguagem

A
B
C
D


10
(SEDUCE-GO - 4ª P.D - 2016).Leia o texto e, a seguir, responda.

Brincar é ...

Criança

Marinalva da Silva Almada Caxias - MA.

   Não se preocupar com o que os outros vão pensar ou dizer sobre você. Brincar é... Distrair-se das obrigações diárias e formais da vida para revitalizar-se. Brincar é... Ver o mundo com o olhar de uma criança. Brincar é... Compreender o verdadeiro sentido de viver em contato com o outro, com a natureza e consigo mesmo. Brincar é... Extravasar energia. Brincar é... Transmitir alegria. Brincar é... Aproveitar o dia. Brincar é... Acreditar na beleza da vida. Brincar é... Viver com esperança. Brincar é... Curtir a pureza da criança. Brincar é... O que sua imaginação mandar. Aproveitar cada minuto da vida que Deus nos deu.

Disponível em: http://diariodeumadiretora.blogspot .com.br/2012/10/brincar-e.html. Acesso em: 25 abr. 2016.

A repetição da palavra “Brincar é...” no texto sugere

A
B
C
D


(SAEMI). Leia o texto abaixo e responda as questões 11 e 12.

Produza sua própria energia

    Na teoria, é possível ganhar dinheiro produzindo energia elétrica. Uma regulamentação da Aneel, de dezembro de 2012, liberou: quem produz mais energia do que consome pode vender eletricidade para os outros consumidores. Não é dinheiro fácil.

   Bicicletas elétricas [...]

   Academias e hotéis já utilizam bicicletas que transformam pedaladas em eletricidade.

   Os pedais movimentam um dínamo, que gera energia elétrica a partir da mecânica. É claro que, para uma casa, o projeto é pouco rentável ─ afinal, um ciclista solitário não faz milagre.

   Mas, em uma academia com 20 bicicletas que oferece quatro aulas de spinning por dia, o resultado são 300 kWh por mês, o suficiente para iluminar mais de seis casas ao mês. [...]

   Biogás [...]

   O combustível vem da decomposição de resíduos orgânicos (restos de comida e fezes de bovinos, porcos, aves e humanos). A transformação ocorre no biodigestor, um recipiente onde os dejetos são colocados e tampados. Lá dentro, bactérias decompõem o material, gerando o biogás, que pode ser queimado para abastecer geradores, fogões e aquecedores. Claro que somente produtores rurais possuem chiqueiros tão grandes, mas matéria-prima não falta.

Disponível em: http://super.abril.com.br/ecologia/ produza-sua-propria-energia-782457.shtml. Acesso em: 1 fev. 2014.

11
De acordo com esse texto, o biogás é produzido pela
A
B
C
D


12
Na frase “Lá dentro, bactérias decompõem o material...” (7° parágrafo), a expressão destacada substitui a palavra
A
B
C
D




Nenhum comentário:

Postar um comentário