QUIZ 15: PORTUGUÊS 6° ANO
01
(SEDUCE-GO - 6ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.
A aula de desenho
Edilson Rodrigues Silva
Lucas você está gostando das aulas? Perguntou a mãe do garoto.
─ Eu estou, mãe. Só não gosto muito é das aulas de desenho. Eu não consigo fazer o que a professora pede. Hoje ela pediu para eu desenhar um cavalo. É muito difícil! Resmungou o garotinho.
─ Filhinho, não se preocupe. É só você se concentrar e imaginar o cavalo que tudo vai ser bem mais fácil. Deixe-me ver o seu caderno quem sabe eu não posso ajudá-lo com o desenho. Disse a mãe do garotinho.
─ Não vai dar, mãe. Disse o menino.
─ Por que não vai dar? Perguntou a mãe.
─ Porque o ─Valter, o meu colega lá da escola pediu o meu caderno emprestado.
─ Emprestado? Para quê?
─ Para assustar o irmãozinho dele.
Disponível em: http://humordeadolescetekkk.blogspot.com.br/ 20/13/01/cronicas-da-vida.html>. Acesso em: 1º ago. 2016.
Em qual dos trechos há um tom de humor?
02
(SEDUCE-GO - 6ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.
Sem casa
Tem gente que não tem casa,
mora ao léu, debaixo da ponte.
No céu a lua espia
Esse monte de gente na rua,
Como se fosse papel
Gente tem que ter onde morar,
Um canto, um quarto, uma cama
Para no fim do dia guardar o corpo
Cansado, com carinho, com cuidado,
Porque o corpo é a casa dos pensamentos.
Disponível em: http://brueja.blogspot.com.br/2011/11/sem-casa.html. Acesso em: 16 ago. 2016.
Ao utilizar as palavras “Um canto, um quarto, uma cama” nessa ordem, o autor quis intensificar a ideia de se ter
03
(SEDUCE-GO - 6ª P.D - 2016).Leia o texto e, a seguir, responda.
Chegou a hora!
Jacarés costumam botar até 50 ovos a cada vez que se reproduzem. Os filhotes estão prontos para nascer depois de dois ou três meses. Então, fazem barulhos para chamar a atenção da mãe e avisar que ela pode quebrar os ovos para que saiam. Após o nascimento, a mamãe coloca os jacarés na boca e os leva para conhecer a água e nadar pela primeira vez. Ao seu lado, eles estão protegidos da ameaça dos predadores. Mas os pequenos são super espertos e desde cedo conseguem alimentos sozinhos.
Disponível em: http://recreio.uol.com.br/noticias/ zoo/descubra-como-filhotes-aprendem-e-se -divertem.phtml#.V6y9to-cGP8. Acesso em: 08 ago. 2016.
O principal assunto do texto é
04
(SEDUCE-GO - 6ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.
O que é, o que é?
O que é, o que é? Bola de ouro Correndo, sem choro, Na ponta do pé. O que é, o que é? Bola de prata Quicando, sensata, No peito do pé. O que é, o que é? Bola de meia Caindo sem peia No pio do pé. O que é, o que é? Bola de neve Roçando de leve A planta do pé. O que é, o que é? Bola de fogo Ardendo no jogo De pé contrapé. O que é, o que é? Bola de cera, Chegando matreira, De pé-ante-pé.
O que é, o que é? Bola fagueira Saindo certeira Do arco do pé. É gol de Pelé.
Disponível em: http://novaescola.org.br/fundamental -1/000000-shtml-634233.shtm. Acesso em: 10 ago. 2016.
No trecho: “Ardendo no jogo/De pé contrapé.”, a palavra ardendo significa que a bola está
(SEDUCE-GO - 6ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 05 e 06.
Disponível em: http://imguol.com/c/noticias/2015/05/28/ grump-orlandeli--tirinha-2-1432846978757_946x497.jpg. Acesso em: 10 ago. 2016.
05
No último quadrinho a expressão e a fala do personagem que está sentado indica que ele está
(SEDUCE-GO - 6ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 07 e 08.
O CONTRASTE ATUAL DAS CHUVAS
No regime de sobrevivência de qualquer sociedade a água é tida como um dos elementos indispensáveis. Em sociedades antigas, como a Egípcia ou a Mesopotâmica, as chuvas eram recebidas com festas, uma vez que ocasionavam a cheia dos rios e assim a fartura das pessoas que viviam em suas proximidades.
Atualmente, não podemos atribuir um caráter tão alegre às chuvas, ao menos em grande parte do Brasil. Em função da falta de planejamento nos sistemas imobiliário e de infra - estrutura, um processo chuvoso que deveria naturalmente ser benéfico e não causar danos acabou se transformando em um dos principais problemas para as pessoas que viviam nas cidades atingidas. Em função da dificuldade de escoamento das águas das chuvas, diversos centros urbanos chegam a ficar completamente alagados durante períodos chuvosos. Tais alagamentos, aliados às enchentes, trazem consigo não apenas prejuízos físicos (destruição de casas, deixando milhares de pessoas desabrigadas), mas também danos biológicos ao homem, uma vez que contribuem para a proliferação de doenças, especialmente através de transporte de lixo e de substâncias infectadas por causadores de enfermidades, que por sua vez podem até causar a morte. É interessante notar que as regiões mais atingidas pelos fenômenos acima citados configuram-se em grandes centros.
Desta maneira, deve-se promover um estudo mais aprofundado que auxilie na dinâmica habitacional crescente, de maneira a evitar que a água fique impossibilitada de ser escoada. Nas áreas que já sofrem com o problema, devem ser construídas obras que solucionem o mesmo, tais como os córregos, que servem para transportar a água das chuvas.
Disponível em: http://centraldasletras.blogspot.com .br/p/modelosmodelos-de-redacao.html. Acesso em: 15 ago. 2016.
07
Neste texto, o ponto de vista defendido pelo autor é que
09
(SEDUCE-GO - 6ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.
POR QUE AS LESMAS DEIXAM UM RASTRO BRILHANTE?
A gosma que elas soltam ajuda a caminhar mais rápido. (...) ― À medida que o bicho anda, abandona sob o corpo parte do líquido, o que diminui o atrito com as folhas ou a madeira por onde ele passa, explica o entomologista Carlos Campaner, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Com isso, a lesma se desloca com facilidade e rapidez.
Disponível em: http://super.abril.com.br/comportamento/gos ma-ajuda-a-lesma-a-deslizar-sobre-as-folhas. Acesso em: 16 ago. 2016.
A palavra “ele” no texto, refere-se diretamente a
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(SEDUCE-GO - 6ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda.
Onça-pintada corre risco extremo de extinção na mata atlântica
Camila Turtelli
Animal que faz parte do topo da cadeia alimentar da mata atlântica, a onça-pintada (Panthera onça) corre o risco extremo de extinção nesse bioma.
Estudo desenvolvido pelo Cenap (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros), instituto criado pelo Ibama, aponta que devem existir somente 250 onças-pintadas adultas na mata atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.
[...]
Segundo Morato, a extinção do animal pode significar o fim da mata atlântica em pouco tempo. O felino é predador de herbívoros, como veados e capivaras, e sua falta poderá causar um grande desequilíbrio ambiental.
Uma das principais causas para a redução drástica é a caça, tanto a predatória, identificada na década de 1990, quanto a retaliatória "No Parque Nacional do Iguaçu há muitas comunidades ao redor nas quais a perda de um animal, como uma vaca, é algo muito importante", diz Marina Xavier da Silva, coordenadora de área do Projeto Carnívoros do Iguaçu. Segundo ela, os produtores rurais matam as onças que atacam o rebanho.
[...]
No atual estágio, está sendo feito trabalho de conscientização com comunidades que vivem próximas aos habitats para a redução da caça retaliatória –como o que é realizado no Parque Nacional do Iguaçu.
O instituto também tem realizado reuniões com órgãos fiscalizadores, como as polícias Militar, Civil e Federal, para discutir planos para coibir a caça e apreensão do animal na natureza.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente /2014/01/1403315-onca-pintada-corre-risco-extremo -de-extincao-na-mata-atlantica.shtml. Acesso em: 15 ago. 2016.
Sobre a causa da extinção da onça-pintada na mata atlântica, o chefe do Cenap, Ronaldo Morato e a coordenadora de área do Projeto Carnívoros do Iguaçu, apresentam opiniões
(SEDUCE-GO - 6ª P.D - 2016). Leia o texto abaixo e responda as questões 11 e 12.
As bruxinhas
Galatéia e Brunevildes estavam tomando sol na seringueira da praça. Tinham acabado de chegar em suas vassouras mágicas. Eram duas bruxinhas minúsculas que adoravam aventuras. Então, cansadas de só fazer o mal, lá no castelo onde moravam, resolveram vir para a cidade. E agora, na vila, preparavam-se para fazer as mais incríveis benfeitorias. E, ainda por cima, por encomenda.
No meio das plantas enxergaram um sapo. Galatéia fez a voz mais doce que podia e perguntou:
– Ei, amigo sapo, que tal virar príncipe?
O sapo abriu, fechou os olhos:
– Sei não.
– Como é que não sabe? – insistiu a bruxa Galatéia, enquanto Brunevildes apoiava, fazendo sinais com a cabeça. – Quer vida melhor que a de príncipe?
– Como é vida de príncipe? – quis saber o sapo, curioso. E Brunevildes, paciente, explicou:
– Vida de príncipe é uma beleza! Não se faz nada o dia inteiro. Come-se do bom e do melhor e ainda por cima desencantam-se princesas adormecidas com um beijo!
– Vamos por partes – disse o sapo, bocejando.
– Não fazer nada o dia inteiro deve ser chato pra burro. Comer do bom e do melhor é questão de gosto: depende muito do que se come.
– Faisão assado, javali na brasa...
– Puf! ─ cuspiu o sapo. – Quanta porcaria! E a terceira ainda é pior. Imagine desencantar princesas adormecidas há séculos. Só dando um bom banho nelas, antes...
– Ô seu sapo sem romantismo! – bufou a Galatéia. – Quer dizer que você não quer ser príncipe?
– Pra falar a verdade, prefiro continuar sendo sapo. Caço o dia inteiro e nem vejo o dia passar; gosto de comer moscas e não javalis na brasa; e ainda vou me casar, no mês que vem, com uma linda sapa que nunca dormiu tanto assim e, além do mais, é muito cheirosa...
Disponível em: http://www.azinteligencia.com.br/site/index .php?option=com_content&view=article&id=279 :as-bruxinhas&catid=60:8o-ano&Itemid=113. Acesso em: 13 set. 2013.
11
Nesse texto, a expressão “– Puf!” (12° parágrafo) indica o
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