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terça-feira, 2 de março de 2021

QUIZ 07: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 07: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 07: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(SEDUC-SP).

Em um determinado bairro as Ruas Pardal, Pomba, Tuim e Sabiá apresentam o mesmo tamanho e formam, entre elas, um quadrado como indicado no mapa abaixo:


Dani estava andando na Rua Sabiá e chegou ao cruzamento das Ruas Pardal e Sabiá. Precisava chegar o mais rápido possível no cruzamento das Ruas Pomba e Tuim. Um colega de sala bom em matemática, falou a Dani que o menor caminho seria pegar a rua que fazia um ângulo de 45º em relação à Rua Sabiá.

Ao tomar a decisão, Dani pegou a Rua

A
B
C
D

Na tomada de decisão correta, Dani deve pegar a Rua Periquito.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(BPW).

Observe a expressão númerica a seguir:

75\ –\ (21\ –\ 8\ +\ 18)\ –\ 19\ +\ 4

O resultado correto dessa expressão numérica é:

A
B
C
D

O resultado dessa expressão numérica é de:

    = 75\ –\ (\underbrace{21\ –\ 8}\ +\ 18)\ \underbrace{–\ 19\ +\ 4}

    = 75\ –\ (\underbrace{13\ +\ 18})\ –\ 15

    = \underbrace{75\ –\ (31)}\ –\ 15

    = 44\ –\ 15

    = 29

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUC-SP).

No manuseio de mapas e maquetes, os profissionais da área de Construção Civil fazem uso das escalas, que nada mais são do que a razão entre as medidas nesses documentos e as medidas reais do que eles representam. Em certa maquete, uma parede de uma casa real de 10 metros de comprimento é representada possuindo 20 cm. Podemos calcular a escala dessa maquete como:


Com base no enunciado, para essa mesma maquete, qual será a medida de um muro de 15 metros?

A
B
C
D

Como 15 metros são 1 500 cm. Logo, temos:

    1\ 500\ cm \cdot \frac{1}{50} = \frac{1\ 500\ cm}{50} = 30\ cm

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(BPW).

Dona Maria foi a uma loja de eletrodomésticos para comprar uma TV.

À vista: R$ 1 740,00

Ou 12 vezes sem juros

Como não tinha o dinheiro para pagar à vista, resolveu comprar parcelado.

Qual o valor de cada da parcela?

A
B
C
D

O valor de cada parcela é de:

    Parcela = \frac{R \$\ 1\ 740,00}{12} = R \$\ 145,00

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(Profª. Fabiana Custódia).

Pensei em um número positivo. Em seguida somei-o com seu quadrado, obtendo 12 como resposta.

Em que número pensei?

A
B
C
D

Equacionando o problema:

x = número\ oculto.

x^{2} = seu\ quadrado.

Logo:

    x + x^{2} = 12

Observe:

a) x + x^{2} = 2 + 2^{2} = 2 + 4 = 6 ≠ 12   (falsa)

b) x + x^{2} = 3 + 3^{2} = 3 + 9 = 12 = 12   (Verdadeira)

c) x + x^{2} = 4 + 4^{2} = 4 + 16 = 20 ≠ 12   (falsa)

d) x + x^{2} = 6 + 6^{2} = 6 + 36 = 42 ≠ 12   (falsa)

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(CPMG - Quirinópolis).

Na figura, r é paralela a s.


As medidas dos ângulos indicados por α, β e γ são, respectivamente:

A
B
C
D

Como as retas "r" e "s" são paralelas. Logo:

α = 70º  (o.p.v)

β = α = 70º  (alternos\ internos)

γ = 25º  (alternos\ internos)

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(BPW).

Observe a expressão númerica a seguir:

–\ 3\ –\ (-\ 5)\ +\ 4

O resultado correto dessa expressão numérica é:

A
B
C
D

O resultado correto dessa expressão numérica é:

    =\ –\ 3\ \underbrace{–\ (-\ 5})\ +\ 4

    =\ \underbrace{–\ 3\ + 5}\ +\ 4

    = 2\ +\ 4

    = +\ 6

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(SARESP).

A fração que corresponde ao número 0,56 é

A
B
C
D

Observe que 0,56 é cinquenta e seis centésimos. Logo:

    0,56 = \frac{56}{100} = \frac{56\ ÷\ 4}{100\ ÷\ 4} = \frac{14}{25}

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(BPW).

Em uma aula de Matemática, o professor apresentou aos alunos uma reta numérica como a da figura a seguir.


O professor marcou o número \frac{10}{4} nessa reta.

Esse número foi marcado entre que pontos da reta numérica?

A
B
C
D

Observe que:

    \frac{10}{4} = 10 ÷ 4 = 2,5

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(SAERJ). Observe os números no quadro abaixo.
0,2   0,13  0,03  1,04   2,01

Qual é a ordem crescente desses números?

A
B
C
D

Colocar em ordem crescente é colocá-los do menor para o menor. Logo:

    0,2 = 0,20

    0,13 = 0,13

    0,03 = 0,03

    1,04 = 1,04

    2,01 = 2,01

Portanto:

    0,03 < 0,13 < 0,2 < 1,04 < 2,01

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(SARESP).

Uma máquina fotográfica custava R$ 500,00. No dia dos pais, numa promoção, foi vendida com um desconto de 10% e, logo depois, em cima do novo preço sofreu um aumento de 10%.

O seu preço atual, em reais, é:

A
B
C
D

Com desconto de 10%. Logo: 100% – 10% = 90%.

    = 500 \cdot 90 \%\

    = 5\color{Red}{\underline{00}} \cdot \frac{90}{1\color{Red}{\underline{00}}}

    = 5 \cdot 90

    = R \$\ 450,00

Agora com acréscimo de 10%. Logo: 100% + 10% = 110%.

    = 450 \cdot 110 \%\

    = 4\color{Red}{\underline{50}} \cdot \frac{110}{1\color{Red}{\underline{00}}}

    = 4,5 \cdot 110

    = R \$\ 495,00

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(SAEB).

Em um jogo de vôlei, os torcedores estavam acomodados em três áreas distintas do ginásio, demarcadas por cores diferentes.

Na área verde havia 21 828 torcedores, na azul 12 100 e na amarela 32 072. Nesse jogo, apenas 20% do total de torcedores presentes no ginásio torciam pelo time que venceu a partida.

Qual é o número de torcedores que torciam pelo time vencedor?

A
B
C
D

Cálculo do total de torcedores:

   = 21\ 828 + 12\ 100 + 32\ 072

   = 66\ 000\ torcedores.

Sabendo que apenas 20% destes, torciam para o time vencedor. Logo:

   = 66\ 000 \cdot 20 \%

   = 66\ 0\color{Red}{\underline{00}} \cdot \frac{20}{1\color{Red}{\underline{00}}}

   = 660 \cdot 20

   = 13\ 200\ torcedores

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


  Sábado, 12 de Abril de 2025 
b v 2 5 A F




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