(BPW). Observe a equação a seguir:
[tex] x\ -\ \frac{3}{4}\ -\ x + \frac{5}{2} = x [tex]
A solução da equação é:
A solução desta equação é de:
[tex] \color{blue}{\underline{x}}\ -\ \frac{3}{4}\ -\ \color{blue}{\underline{x}} + \frac{5}{2} = x [tex]
[tex] -\ \frac{3}{4}\ + \frac{5}{2} = x [tex]
[tex] -\ \frac{3}{4}\ + \frac{5\ ×\ 2}{2\ ×\ 2} = x [tex]
[tex] -\ \frac{3}{4}\ + \frac{10}{4} = x [tex]
[tex] \frac{-\ 3\ +\ 10}{4} = x [tex]
[tex]x = \frac{7}{4} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAERJ).
A medida da largura da garagem de Luiza é igual ao resultado da conta abaixo.
[tex] \sqrt{2}\ -\ \sqrt{5}\ +\ \sqrt{2}\ +\ 3\sqrt{5}[tex] |
---|
[tex]Considere:\\ \sqrt{2}\ \cong\ 1,41 e \sqrt{5}\ \cong\ 2,23[tex] |
---|
Qual é a medida aproximada da largura dessa garagem?
A medida aproximada da largura dessa garagem é:
[tex]= \sqrt{2}\ -\ \sqrt{5}\ +\ \sqrt{2}\ +\ 3\sqrt{5}[tex]
[tex]= \underbrace{1,41\ -\ 2,23}\ +\ 1,41\ +\ \underbrace{3 \cdot 2,23}[tex]
[tex]= \underbrace{-\ 0,82\ +\ 1,41}\ +\ 6,69[tex]
[tex]= 0,59\ +\ 6,69[tex]
[tex]= 7,28[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
A figura abaixo representa o mapa de um bairro, em que cada quadrado representa um quarteirão, cuja distância entre duas esquinas é de 100m.
Uma pessoa saiu da esquina indicada pelo ponto P e percorreu o seguinte percurso:
• caminhou 400 metros na direção Sul;
• depois caminhou 200 metros na direção Oeste;
• e, finalmente, caminhou mais 200 metros na direção Norte.
Ao final desse percurso, essa pessoa chegou na esquina indicada pela letra
Ao final desse percurso, essa pessoa chegou no ponto:
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Uma praça tem o formato de um triângulo com lados medindo 50 metros, 65 metros e 70 metros e ângulos internos [tex]α[tex], [tex]β[tex] e [tex]γ[tex], conforme mostra a figura abaixo.
Com relação às medidas dos ângulos internos,
Em um triângulo, o maior lado opõe-se ao maior ângulo. Logo:
[tex] 50 < 65 < 70 [tex]
[tex] β < γ < α [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
André vai repartir os 59 reais que possui entre seus três irmãos. Ele quer dar quantias iguais a cada irmão e deseja dar o máximo possível a cada um.
Quanto cada irmão receberá?
Cada irmão receberá vai receber:
[tex] = R \$\ 59 ÷ 3 = R \$\ 19,66... [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Uma gravata tem o formato da figura seguinte.
Deseja-se aumentar todos seus lados em três unidades. O perímetro da nova gravata ficará
Como deseja aumentar todos seus lados em três unidades. Então, o seu novo perímetro terá "6 × 3 = 18 unidades a mais".
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Um navio partiu de uma cidade A, num ângulo de 30° com o norte. Após alguns quilômetros, fez um giro de 90° para a direita.
Esses ângulos são, respectivamente,
Observe que:
[tex] 30º: ângulo\ agudo\ (menor\ do\ que\ 90º) [tex]
[tex] 90º: ângulo\ reto [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:
[tex] –\ 2\ –\ (-\ 3) \cdot (- 3) : 3[tex]
Ao resolver esta expressão encontramos como resultado:
O resultado desta expressão numérica é:
[tex]=\ –\ 2\ –\ (\underbrace{-\ 3) \cdot (- 3}) : 3[tex]
[tex]=\ –\ 2\ –\ (\underbrace{+9) : 3}[tex]
[tex]=\ –\ 2\ –\ 3[tex]
[tex]=\ –\ 5[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Fernando contou a seus colegas que o terreno onde está construída sua casa tem forma retangular com um lado medindo [tex]6\ m[tex] a mais que o outro.
Considerando a medida do menor lado como sendo [tex]x[tex], e sabendo que perímetro é a soma dos lados de um polígono, pergunta-se: qual é a expressão algébrica que representa perímetro do terreno de Fernando?
Observe a figura a seguir:
[tex]Perímetro = (x + 6) + x + (x + 6) + x [tex]
[tex]Perímetro = x + 6 + x + x + 6 + x [tex]
[tex]Perímetro = 4x + 12 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Na reta numérica seguinte estão representados dois números inteiros H e J.
Sobre esses números é correto afirmar que
Todo número localizado ao lado esquerdo do zero na reta numérica é negativo. Logo:
[tex]O\ número\ J\ é\ negativo[tex].
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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