(SEDUC-SP).
Em um determinado bairro as Ruas Pardal, Pomba, Tuim e Sabiá apresentam o mesmo tamanho e formam, entre elas, um quadrado como indicado no mapa abaixo:
Dani estava andando na Rua Sabiá e chegou ao cruzamento das Ruas Pardal e Sabiá. Precisava chegar o mais rápido possível no cruzamento das Ruas Pomba e Tuim. Um colega de sala bom em matemática, falou a Dani que o menor caminho seria pegar a rua que fazia um ângulo de 45º em relação à Rua Sabiá.
Ao tomar a decisão, Dani pegou a Rua
Na tomada de decisão correta, Dani deve pegar a Rua Periquito.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Observe a expressão númerica a seguir:
[tex] 75\ –\ (21\ –\ 8\ +\ 18)\ –\ 19\ +\ 4 [tex]
O resultado correto dessa expressão numérica é:
O resultado dessa expressão numérica é de:
[tex]= 75\ –\ (\underbrace{21\ –\ 8}\ +\ 18)\ \underbrace{–\ 19\ +\ 4} [tex]
[tex]= 75\ –\ (\underbrace{13\ +\ 18})\ –\ 15 [tex]
[tex]= \underbrace{75\ –\ (31)}\ –\ 15 [tex]
[tex]= 44\ –\ 15 [tex]
[tex]= 29 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-SP).
No manuseio de mapas e maquetes, os profissionais da área de Construção Civil fazem uso das escalas, que nada mais são do que a razão entre as medidas nesses documentos e as medidas reais do que eles representam. Em certa maquete, uma parede de uma casa real de 10 metros de comprimento é representada possuindo 20 cm. Podemos calcular a escala dessa maquete como:
Com base no enunciado, para essa mesma maquete, qual será a medida de um muro de 15 metros?
Como 15 metros são 1 500 cm. Logo, temos:
[tex] 1\ 500\ cm \cdot \frac{1}{50} = \frac{1\ 500\ cm}{50} = 30\ cm [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Dona Maria foi a uma loja de eletrodomésticos para comprar uma TV.
À vista: R$ 1 740,00
Ou 12 vezes sem juros
Como não tinha o dinheiro para pagar à vista, resolveu comprar parcelado.
Qual o valor de cada da parcela?
O valor de cada parcela é de:
[tex]Parcela = \frac{R \$\ 1\ 740,00}{12} = R \$\ 145,00 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(Profª. Fabiana Custódia).
Pensei em um número positivo. Em seguida somei-o com seu quadrado, obtendo 12 como resposta.
Em que número pensei?
Equacionando o problema:
[tex]x = número\ oculto[tex].
[tex]x^{2} = seu\ quadrado[tex].
Logo:
[tex]x + x^{2} = 12[tex]
Observe:
a) [tex]x + x^{2} = 2 + 2^{2} = 2 + 4 = 6 ≠ 12 (falsa)[tex]
b) [tex]x + x^{2} = 3 + 3^{2} = 3 + 9 = 12 = 12 (Verdadeira)[tex]
c) [tex]x + x^{2} = 4 + 4^{2} = 4 + 16 = 20 ≠ 12 (falsa)[tex]
d) [tex]x + x^{2} = 6 + 6^{2} = 6 + 36 = 42 ≠ 12 (falsa)[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(CPMG - Quirinópolis).
Na figura, [tex]r[tex] é paralela a [tex]s[tex].
As medidas dos ângulos indicados por [tex]α[tex], [tex]β[tex] e [tex]γ[tex] são, respectivamente:
Como as retas "r" e "s" são paralelas. Logo:
[tex]α = 70º (o.p.v) [tex]
[tex]β = α = 70º (alternos\ internos) [tex]
[tex]γ = 25º (alternos\ internos) [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Observe a expressão númerica a seguir:
[tex] –\ 3\ –\ (-\ 5)\ +\ 4 [tex]
O resultado correto dessa expressão numérica é:
O resultado correto dessa expressão numérica é:
[tex]=\ –\ 3\ \underbrace{–\ (-\ 5})\ +\ 4 [tex]
[tex]=\ \underbrace{–\ 3\ + 5}\ +\ 4 [tex]
[tex]= 2\ +\ 4 [tex]
[tex]= +\ 6 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Em uma aula de Matemática, o professor apresentou aos alunos uma reta numérica como a da figura a seguir.
O professor marcou o número [tex]\frac{10}{4}[tex] nessa reta.
Esse número foi marcado entre que pontos da reta numérica?
Observe que:
[tex]\frac{10}{4} = 10 ÷ 4 = 2,5[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SAERJ). Observe os números no quadro abaixo.
[tex] 0,2 0,13 0,03 1,04 2,01[tex] |
---|
Qual é a ordem crescente desses números?
Colocar em ordem crescente é colocá-los do menor para o menor. Logo:
[tex]0,2 = 0,20[tex]
[tex]0,13 = 0,13[tex]
[tex]0,03 = 0,03[tex]
[tex]1,04 = 1,04[tex]
[tex]2,01 = 2,01[tex]
Portanto:
[tex]0,03 < 0,13 < 0,2 < 1,04 < 2,01 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Uma máquina fotográfica custava R$ 500,00. No dia dos pais, numa promoção, foi vendida com um desconto de 10% e, logo depois, em cima do novo preço sofreu um aumento de 10%.
O seu preço atual, em reais, é:
Com desconto de 10%. Logo: 100% – 10% = 90%.
[tex]= 500 \cdot 90 \%\ [tex]
[tex]= 5\color{Red}{\underline{00}} \cdot \frac{90}{1\color{Red}{\underline{00}}} [tex]
[tex]= 5 \cdot 90 [tex]
[tex]= R \$\ 450,00 [tex]
Agora com acréscimo de 10%. Logo: 100% + 10% = 110%.
[tex]= 450 \cdot 110 \%\ [tex]
[tex]= 4\color{Red}{\underline{50}} \cdot \frac{110}{1\color{Red}{\underline{00}}} [tex]
[tex]= 4,5 \cdot 110 [tex]
[tex]= R \$\ 495,00 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SAEB).
Em um jogo de vôlei, os torcedores estavam acomodados em três áreas distintas do ginásio, demarcadas por cores diferentes.
Na área verde havia 21 828 torcedores, na azul 12 100 e na amarela 32 072. Nesse jogo, apenas 20% do total de torcedores presentes no ginásio torciam pelo time que venceu a partida.
Qual é o número de torcedores que torciam pelo time vencedor?
Cálculo do total de torcedores:
[tex]= 21\ 828 + 12\ 100 + 32\ 072 [tex]
[tex]= 66\ 000\ torcedores. [tex]
Sabendo que apenas 20% destes, torciam para o time vencedor. Logo:
[tex]= 66\ 000 \cdot 20 \% [tex]
[tex]= 66\ 0\color{Red}{\underline{00}} \cdot \frac{20}{1\color{Red}{\underline{00}}} [tex]
[tex]= 660 \cdot 20 [tex]
[tex]= 13\ 200\ torcedores [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
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