(SEDUC-AM).
Chico vai pintar a parede de sua casa que mede 5m de comprimento por 2,80m de altura. Nessa parede há duas janelas de 1,50m por 1m.
Qual a área que será pintada?
A situação pode ser descrito como na figura a seguir:
A área da parede a ser pintada é:
[tex]A_{(pintada)} = A_{(parede)}\ -\ 2 \cdot A_{(janela)} [tex]
[tex]A_{(pintada)} = \underbrace{5 \cdot 2,8}\ -\ \underbrace{2 \cdot 1,50 \cdot 1} [tex]
[tex]A_{(pintada)} = 14\ -\ 3 [tex]
[tex]A_{(pintada)} = 11\ m^{2} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Um caminhão pesa [tex]2,5\ toneladas[tex]. Ele será carregado com 200 sacas de arroz, que pesam [tex]30\ kg[tex] cada.
Qual será o peso total do caminhão depois de carregado?
O peso total do caminhão depois de carregado é:
[tex] Peso = P_{(caminhão)} + P_{(kg\ de\ arroz)} [tex]
[tex] Peso = 2,5\ ton\ + 200 \cdot 30\ kg [tex]
[tex] Peso = 2,5\ \cdot 1\ 000\ kg + 6\ 000\ kg [tex]
[tex] Peso = 2\ 500\ kg + 6\ 000\ kg [tex]
[tex] Peso = 8\ 500\ kg [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
[tex]= 414 \cdot \frac{4}{9}[tex]
[tex]= \frac{1\ 656}{9}[tex]
[tex]= R \$\ 184,00[tex]
[tex]= 414,00\ -\ 184,00[tex]
[tex]= R \$\ 230,00[tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM). Observe a expressão a seguir:
[tex] M = -1 + 2^{2} -(7 \cdot 4 : 14) [tex]
Qual é o valor de M?
O valor de M é:
[tex] M = -\ 1 + \underbrace{2^{2}} -(\underbrace{7 \cdot 4} : 14) [tex]
[tex] M = -\ 1 + 4 -(\underbrace{28 : 14}) [tex]
[tex] M = \underbrace{-\ 1 + 4}\ -\ 2 [tex]
[tex] M = 3\ -\ 2 [tex]
[tex] M = 1 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Chegando ao trabalho, um senhor estacionou seu carro na garagem situada 2 pavimentos abaixo do piso térreo. A partir deste ponto ele sobe 5 pavimentos até seu escritório.
Em que piso fica situado o escritório?
Observe a situação a seguir:
Sendo assim, o escritório está no piso 3.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Em uma aula de matemática alguns alunos estavam tentando escrever exemplos de dízimas periódicas.
Veja a seguir alguns exemplos:
[tex]Pedro: \frac{1}{5} [tex]
[tex]Aninha: \frac{1}{3} [tex]
[tex]José: \frac{2}{4} [tex]
[tex]Júlio: \frac{3}{12} [tex]
Qual aluno escreveu um exemplo correto de dízima periódica?
O aluno que escreveu um exemplo corretamente de dízima periódica foi aninha, pois:
[tex]Pedro: \frac{1}{5} = 1 ÷ 5 = 0,2 [tex]
[tex]Aninha: \frac{1}{3} = 1 ÷ 3 = 0,3333... [tex]
[tex]José: \frac{2}{4} = 2 ÷ 4 = 0,5 [tex]
[tex]Júlio: \frac{3}{12} = 3 ÷ 12 = 0,25 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a expressão a seguir:
[tex] K = (-5)^{2}\ –\ 5^{2} + 1 [tex]
O valor de K é:
O valor de K é:
[tex] K = \underbrace{(-5)^{2}}\ –\underbrace{\ 5^{2}} + 1 [tex]
[tex] K = \underbrace{25\ –\ 25} + 1 [tex]
[tex] K = 0 + 1 [tex]
[tex] K = 1 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Em uma cidade do Alasca, o termômetro marcou –15ºC pela manhã.
Se a temperatura descer mais 13ºC, o termômetro vai marcar
Se a temperatura descer (diminuir) mais 13ºC, chegará em:
[tex] = -\ 15\ -\ 13 = - 28ºC [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Em uma determinada turma sabe-se que 60% dos alunos foram aprovados.
Que fração do total de alunos representa o percentual de reprovados?
O percentual de alunos reprovados é de:
[tex] = 100 \%\ -\ 60 \%\ = 40 \% [tex]
Dessa forma, a fração do total de alunos que representa o percentual de reprovados é de:
[tex]= 40 \%\ = \frac{40}{100} = \frac{40\ ÷\ 20}{100\ ÷\ 20} = \frac{2}{5} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Se 12 pessoas tivessem recebido K laranjas cada uma, faltariam 6 laranjas para completar 90.
O número de laranjas que cada pessoa teria recebido seria
O total de laranjas distribuidos por de:
[tex]= 90 - 6 = 84 [tex]
O número de laranjas que cada pessoa recebeu foi de:
[tex] K = \frac{84}{12} = 7\ laranjas [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
A área de lazer da escola de Pedrinho tem o formato da figura abaixo, com suas respectivas medidas, e que a mesma passa por uma reforma.
Qual a quantidade, em metros, de fita decorativa necessária para contornar essa área?
Observe na figura, o valor dos lados ocultos.
A quantidade, em metros, de fita decorativa necessária para contornar essa área é:
[tex] Q = 45 + 10 + 15 + 20 + 30 + 30 [tex]
[tex] Q = 150\ metros\ de\ fita [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
O gráfico indica o tempo gasto por 4 atletas numa prova de 100 metros rasos.
Quem venceu essa prova de 100 metros rasos?
Quem chegou primeiro, ou seja, venceu a prova foi quem gastou menos tempo para completar a prova.
De acordo com o gráfico, foi André com 11 segundos.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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