(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia, que o transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade.
ROCHA NETO, J.M.; CRAVIDÃO, F. D., Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n. 2, maio-ago, 2014 (adaptações).
Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a
A modernização dos sistemas de transporte e o aumento da capacidade de carga têm sido fundamentais para dinamização do comércio exterior. Os portos correspondem a infraestruturas de grande importância para a conectividade entre os mercados, sendo que a intensificação do uso de contêineres busca atender a demanda cada vez maior de movimentação de mercadorias em escala global.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
O século XVIII é, por diversas razões, um século diferenciado. Razão e experimentação se aliavam no que se acreditava ser o verdadeiro caminho para o estabelecimento do conhecimento científico, por tanto tempo almejado. O fato, a análise e a indução passavam a ser parceiros fundamentais da razão. É ainda no século XVIII que o homem começa a tomar consciência de sua situação na história.
ODALIA, N. In: PINSKY, J.; PINSKY. C. B. História da cidadania. São Paulo: Contexto. 2003.
No ambiente cultural do Antigo Regime, a discussão filosófica mencionada no texto tinha como uma de suas características a
O texto faz referência ao Iluminismo, movimento filosófico do século XVIII que valorizava a liberdade, o sujeito e o conceito da emancipação humana pelo exercício da razão, adotando uma postura anticlerical.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Disponível em: www.biologiasur.org. Acesso em: 4 jul. 2015 (adaptado).
A dinâmica hidrológica expressa no gráfico demonstra que o processo de urbanização promove a
A urbanização aumenta a impermeabilização do solo por meio do asfaltamento e da implantação de edificações. Com isso, compromete-se a infiltração das águas pluviais no solo, intensificando a drenagem superficial nas áreas urbanizadas. Essa ocorrência é observada no gráfico porque a linha contínua tem a vazão em menor tempo do que a linha tracejada.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra — ou a Conquista —, como se dizia então. E um mistério continua: o resultado do combate. Por que a vitória fulgurante, se os habitantes da América eram tão superiores em número aos adversários e lutaram no próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México — a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo précolombiano — como explicar que Cortez, liderando centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de centenas de milhares de guerreiros?
TODOROV. T. A conquista da América. São Paulo: Martins Fontes. 1991 (adaptado).
No contexto da conquista, conforme análise apresentada no texto, uma estratégia para superar as disparidades levantadas foi
A utilização das rivalidades entre os povos nativos da América para conseguir aliados na luta contra grupos dominantes (astecas, no caso citado), pelos colonizadores europeus, foi um recurso para minimizar a inferioridade numérica dos atacantes em relação à população nativa.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é a corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrência generalizada de concreções ferruginosas que formam uma crosta laterítica, denominada “canga”.
WEIBEL, L. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).
Qual tipo climático favorece o processo de alteração do solo descrito no texto?
A região descrita no texto apresenta características típicas da região central do País, na qual se destaca o intenso processo erosivo. Nestas regiões, predominam o ambiente tropical típico, com chuvas concentradas no verão.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932.
Disponível em: http://tse.jusbrasil.com.br.Acesso em: 14 maio 2018.
Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a
Embora a expressão “campanha de extensão da cidadania” possa parecer exagerada para o contexto da época mencionada, tendo em vista a manutenção da exclusão do voto dos analfabetos, a questão do sufrágio feminino estava em plena discussão no Brasil dos anos 1920-1930, até certo ponto influenciado pelo movi mento sufragista europeu e norte-americano.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
A quem não basta pouco, nada basta.
EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:
O epicurismo prega a busca de prazeres moderados para se atingir a serenidade desejada pelos seres humanos. Epicuro acreditava que o controle dos desejos (temperança) e o conhecimento sobre o mundo produziriam a felicidade.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Em algumas línguas de Moçambique não existe a palavra “pobre”. O indivíduo é pobre quando não tem parentes. A pobreza é a solidão, a ruptura das relações familiares que, na sociedade rural, servem de apoio à sobrevivência. Os consultores internacionais, especialistas em elaborar relatórios sobre a miséria, talvez não tenham em conta o impacto dramático da destruição dos laços familiares e das relações de entreajuda. Nações inteiras estão tornando-se “órfãs”, e a mendicidade parece ser a única via de uma agonizante sobrevivência.
COUTO, M. E se Obama fosse africano? & outras intervenções. Portugal: Caminho, 2009 (adaptado).
Em uma leitura que extrapola a esfera econômica, o autor associa o acirramento da pobreza à
O texto apresentado pela questão nos traz uma compreensão da pobreza diversa da compreensão a que comumente estamos habituados, a de que o indivíduo pobre é aquele desprovido de recursos materiais e financeiros necessários a sua sobrevivência. Para o autor do excerto, em Moçambique, o indivíduo é pobre quando não tem parentes, vive sozinho, situação marcada pela destruição dos laços familiares, o que leva à fragilização de suas redes de sociabilidade.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimação da ordem social tanto quanto do conflito.
CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário. Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.
TEXTO II
As últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
A ressignificação contemporânea da ideia de fronteira compreende e
Os textos abordam os conceitos de fronteiras e barreiras. O texto I trata da importância da fronteira como instrumento de união e articulação social. Já o texto II aborda a ambiguidade das barreiras que são delimitadas para assegurar a circulação do capital, porém são acentuadas quando segrega a sociedade, resultando em seletividade.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca.
TEXTO II
Dinâmicas atmosféricas no Brasil Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica.
MARENGO, J. A. et al. A seca e a crise hídrica de 2014-2015 em São Paulo. Revista USP, n. 106, 2015, (adaptado).
De acordo com as informações apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a)
As secas provocadas no Sudeste brasileiro em 2014 decorreram da formação de alta pressão atmosférica a partir de um anticiclone que impediu a entrada de massas de ar úmidas que atuam tipicamente no verão tropical brasileiro.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Não é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e nada realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos, abstendo-se, como antes, de toda ação? Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criara, como pode haver verdadeira eternidade, se n’Ele aparece uma vontade que antes não existia?”
AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Abril Cultural, 1984.
A questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo da reflexão filosófica sobre a(s)
Para Agostinho, há uma oposição entre eternidade e temporalidade. A eternidade é divina e não tem limites, enquanto a temporalidade é dimensional, situada entre o nascimento e a morte de um indivíduo. No texto, Agostinho trata da inabilidade humana de compreender a eternidade.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
No Segundo Congresso Internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Rouciére-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: “Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou-se a filosofia da terra”.
SAIO, E. Cultura e política. São Paulo: Cio. das Letras, 1995.
No contexto histórico apresentado, a exaltação da ciência geográfica decorre do seu uso para o(a)
A Geografia é a ciência dedicada ao estudo das relações entre a natureza e a sociedade humana, bem como à descrição e à compreensão de fenômenos físicos que interferem nos diferentes grupos humanos. Contudo, os conhecimentos geográficos também podem ser utilizados para atender a propósitos de expansão territorial, tal como ocorreu no colonialismo europeu, em que conhecer a Geografia era fundamental para a conquista de outros lugares.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
A existência em Jerusalém de um hospital voltado para o alojamento e o cuidado dos peregrinos, assim como daqueles entre eles que estavam cansados ou doentes, fortaleceu o elo entre a obra de assistência e de caridade e a Terra Santa. Ao fazer, em 1113, do Hospital de Jerusalém um estabelecimento central da ordem, Pascoal II estimulava a filiação dos hospitalários do Ocidente a ele, sobretudo daqueles que estavam ligados à peregrinação na Terra Santa ou em outro lugar. A militarização do Hospital de Jerusalém não diminuiu a vocação caritativa primitiva, mas a fortaleceu.
DEMURGER, A. Os Cavaleiros de Cristo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002 (adaptado).
O acontecimento descrito vincula-se ao fenômeno ocidental do (a)
A Ordem do Hospitalários, juntamente com a Ordem dos Templários e a dos Cavaleiros Teutônicos, foi uma das três organizações de monges guerreiros surgidas no transcorrer das Cruzadas. Eram formadas por sacerdotes do clero regular que mesclavam as funções religiosas com atividades guerreiras voltadas à defesa da Terra Santa. Quando os cristãos foram expulsos da Palestina e retornaram à Europa, as ordens citadas prosseguiram em sua atividade guerreira e religiosa, tanto no Mediterrâneo (Hospitalários, contra os turcos) como no Báltico (Cavaleiros Teutônicos, contra os pagãos da região) e na Espanha (Templários, contra os mouros).
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
A tribo não possui um rei, mas um chefe que não é chefe de Estado. O que significa isso? Simplesmente que o chefe não dispõe de nenhuma autoridade, de nenhum poder de coerção, de nenhum meio de dar uma ordem. O chefe não é um comandante, as pessoas da tribo não têm nenhum dever de obediência. O espaço da chefia não é o lugar do poder. Essencialmente encarregado de eliminar conflitos que podem surgir entre indivíduos, famílias e linhagens, o chefe só dispõe, para restabelecer a ordem e a concórdia, do prestígio que lhe reconhece a sociedade. Mas evidentemente prestígio não significa poder, e os meios que o chefe detém para realizar sua tarefa de pacificador limitam-se ao uso exclusivo da palavra.
CLASTRES. P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1982 (adaptado).
O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em:
O texto evoca o exemplo de sociedades tribais hierarquizadas mas sem Estado e, portanto, sem coerção, organizadas por consensos entre indivíduos, famílias e linhagens, para mostrar a possibilidade de existirem sociedades desestatizadas, em que a comunidade participaria da gestão política.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
O filósofo reconhece-se pela posse inseparável do gosto da evidência e do sentido da ambiguidade. Quando se limita a suportar a ambiguidade, esta se chama equívoco. Sempre aconteceu que, mesmo aqueles que pretenderam construir uma filosofia absolutamente positiva, só conseguiram ser filósofos na medida em que, simultaneamente, se recusaram o direito de se instalar no saber absoluto. O que caracteriza o filósofo é o movimento que leva incessantemente do saber à ignorância, da ignorância ao saber, e um certo repouso neste movi mento.
MERLEAU-PONTY. M. Elogio da filosofia. Lisboa: Guimarães, 1998 (adaptado).
O texto apresenta um entendimento acerca dos elementos constitutivos da atividade do filósofo, que se caracteriza por
A investigação e a reflexão filosófica exigem rigor de postura cognitiva e coerência, mas são também marcadas pela inquietação contínua que nos convida a considerar outros argumentos e diferentes pontos de vista. O texto aborda essa difícil conciliação entre a necessidade de rigor e o perigo de se produzir um saber absoluto.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
A poetisa Emília Freitas subiu a um palanque, nervosa, pedindo desculpas por não possuir títulos nem conhecimentos, mas orgulhosa ofereceu a sua pena que “sem ser hábil, é, em compensação, guiada pelo poder da vontade”. Maria Tomásia pronunciava orações que levantavam os ouvintes. A escritora Francisca Clotilde arrebatava, declamando seus poemas. Aquelas “angélicas senhoras”, “heroínas da caridade”, levantavam dinheiro para comprar liberdades e usavam de seu entusiasmo a fim de convencer os donos de escravos a fazerem alforrias gratuitamente.
MIRANOA, A. Disponível em: www.opovoonline.com.br. Acesso em: 10 jun. 2015.
As práticas culturais narradas remetem, historicamente, ao movimento
O texto descreve a participação feminina no movimento abolicionista durante a crise do Brasil Império. A frase “convencer os donos de escravos a fazerem alforrias gratuitamente” e os nomes das participantes citadas (de origem portuguesa, predominante na formação social brasileira) permitem situar o episódio referido no contexto histórico mencionado.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
A democracia que eles pretendem é a democracia dos privilégios, a democracia da intolerância e do ódio. A democracia que eles querem é para liquidar com a Petrobras, é a democracia dos monopólios, nacionais e internacionais, a democracia que pudesse lutar contra o povo. Ainda ontem eu afirmava que a democracia jamais poderia ser ameaçada pelo povo, quando o povo livremente vem para as praças – as praças que são do povo. Para as ruas – que são do povo.
Disponível em: www.revistadehistoria.com.br/secao/artigosldiscurso-de-joaogoulart-no-comicio-da-central. Acesso em: 29 out. 2015.
Em um momento de radicalização política, a retórica no discurso do presidente João Goulart, proferido no comício da Central do Brasil, buscava justificar a necessidade de
O presidente João Goulart (1961-64) propôs a implantação de medidas reformistas conhecidas como “reformas de base”(agrária, bancária, universitária, tributária e eleitoral), combatidas pelos setores conservadores sob a acusação de serem “antidemocráticas” e tendentes a estabelecer um regime de cunho socialista. Daí a crítica de Jango ao conceito de democracia defendido por seus adversários, os quais ele acusava de serem inimigos do próprio povo.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
A rebelião luso-brasileira em Pernambuco começou a ser urdida em 1644 e explodiu em 13 de junho de 1645, dia de Santo Antônio. Uma das primeiras medidas de João Fernandes foi decretar nulas as dívidas que os rebeldes tinham com os holandeses. Houve grande adesão da “nobreza da terra”, entusiasmada com esta proclamação heroica.
VAINFAS. R Guerra declarada e paz fingida na restauração portuguesa. Tempo, n. 27, 2009.
O desencadeamento dessa revolta na América portuguesa seiscentista foi o resultado do(a)
O texto trata da Insurreição Pernambucana irrompida contra os ocupantes holandeses (batavos/flamengos) em 1645. A resposta à questão encontra-se no próprio texto, quando o líder revoltoso João Fernandes Vieira declara “nulas as dívidas que os rebeldes [senhores de engenho de Pernambuco] tinham com os holandeses”. O óbvio desafogo financeiro trazido por essa medida seria um poderoso motivador para a rebelião dos luso-brasileiros.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital.
JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil. out. 2015 (adaptado).
O cenário descrito aponta para uma crise humanitária que é explicada pelo processo de
A Síria enfrenta, desde a “Primavera Árabe”, violenta Guerra Civil entre rebeldes e o exército comandado pelo ditador Bashar Al Assad. Esse conflito armado tem levado civis sírios a buscar refúgio no entorno e em países de outros continentes. Assim, a crise humanitária também torna o território sírio uma área vulnerável, com as desocupações.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente.
TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002.
O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por
Tomás de Aquino foi o principal teólogo da escolástica, cuja obra foi marcada pela adoção da filosofia aristotélica na tradição cristã. Em seu pensamento, a essência não assegura a existência de algo, para a qual se faz necessário o conceito de criação. Assim, Tomás de Aquino adotou uma postura analítica e racional para fudamentar a fé na existência de Deus.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção.
HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
TEXTO II
Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano.
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).
Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de uma
Hobbes e Rousseau são dois filósofos contratualistas, ou seja, acreditavam que os homens viviam originalmente em condição ou estado de natureza, e, portanto, a sociedade seria um pacto artificial. A diferença entre os dois filósofos está na antropologia. Para Hobbes, o homem porta naturalmente uma inclinação ao conflito e à guerra; enquanto para Rousseau, o homem era marcado pela bondade original.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Foi-se o tempo em que era possível mostrar um mundo econômico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si próprios, a economias adjacentes “lentas”, com o ritmo muito mais rápido do comércio e das finanças de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependências de curto e longo alcance não podem mais ser separadas umas das outras.
BRENNER, N. A globalização como reterritorialização. Cadernos Metrópole, n. 24, jut-dez. 2010 (adaptado).
A maior complexidade dos espaços urbanos contemporâneos ressaltada no texto explica-se pela
Os espaços urbanos contemporâneos são cada vez mais complexos e definem-se estruturas que se articulam em diferentes escalas. O fato que ratifica esta ideia é a característica extraterritorial da área de influência das cidades. As estruturas imateriais conectadas das cidades e os espaços polarizados por estas estruturas articulam redes em diferentes escalas.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
Programa do Partido Social Democrático (PSD)
Capitais estrangeiros
É indispensável manter clima propício à entrada de capitais estrangeiros. A manutenção desse clima recomenda a adoção de normas disciplinadoras dos investimentos e suas rendas, visando reter no país a maior parcela possível dos lucros auferidos.
TEXTO II
Programa da União Democrática Nacional (UDN)
O capital
Apelar para o capital estrangeiro, necessário para os empreendimentos da reconstrução nacional e, sobretudo, para o aproveitamento das nossas reservas inexploradas, dando-lhe um tratamento equitativo e liberdade para a saída dos juros.
CHACON, V. História dos partidos brasileiros: discurso e práxts dos seus programas. Brasilia: UnB. 1981 (adaptado).
Considerando as décadas de 1950 e 1960 no Brasil, os trechos dos programas do PSD e UDN convergiam na defesa da
Embora opostos no plano político-partidário, PSD e UDN coincidiam no reconhecimento da importância de atrair capitais estrangeiros para promover o desenvolvimento econômico do País, divergindo porém no tratamento que deveria ser dado a esses investimentos (mais liberal na visão da UDN e mais controlador na proposta do PSD).
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
A situação demográfica de Israel é muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lógica demográfica aparentemente inexorável. Devido à taxa de nascimento árabe ser muito mais elevada, a anexação dos territórios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas gerações uma maioria árabe “entre o rio e o mar”.
DEMANT, P. Israel: a crise próxima. História, n. 2. jul.-dez. 2014.
A preocupação apresentada no texto revela um aspecto da condução política desse Estado identificado ao(à)
A ideia da supremacia étnica numérica dos judeus israelenses, vislumbrada na criação do Estado de Israel, foi colocada em xeque pela baixa taxa de natalidade desses mesmos judeus, confrontada com as elevadas taxas de natalidade dos povos palestinos habitantes dos territórios ocupados em 1967. Com o tempo, tornar-se-ia insustentável para o Estado de Israel manter sua prevalência em territórios dominados por uma numerosa população palestina, sujeita a contínuos movimentos de revolta independentista.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Trajetória de ciclones tropicais
Disponível em: http://globalwarmingart.com.Acesso em: 12 jul. 2015 (adaptado).
Qual característica do meio físico é condição necessária para a distribuição espacial do fenômeno representado?
O processo propulsor dos ciclones tropicais se relaciona a diferenças de pressão atmosférica entre os oceanos e as superfícies terrestres. Nos continentes, devido ao mais rápido aquecimento das terras, formam-se áreas de baixa pressão atmosférica, enquanto no mar, o aquecimento mais lento das águas forma massas de ar mais frias, com pressão atmosférica mais alta. Isso permitirá o deslocamento das massas de alta pressão marinhas em direção às áreas continentais, nas faixas intertropicais.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos.
CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013 (adaptado).
A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um(a)
Interpretação de texto. A referência à “insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção” remete à citação da necessidade do uso de um “instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social” (no caso, a “bolsa de mandinga”).
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
IBGE. Produção da extração vegetal e da silvicultura. Rio de Janeiro: IBGE, 2014 (adaptado).
Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de
Observa-se no gráfico o aumento da silvicultura em face do extrativismo vegetal. Tal tendência foi influenciada pelos incentivos governamentais ao uso da madeira de reflorestamento.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
No início da década de 1990, dois biólogos importantes, Redford e Robinson, produziram um modelo largamente aceito de “produção sustentável” que previa quantos indivíduos de cada espécie poderiam ser caçados de forma sustentável baseado nas suas taxas de reprodução. Os seringueiros do Alto Juruá tinham um modelo diferente: a quem lhes afirmava que estavam caçando acima do sustentável (dentro do modelo), eles diziam que não, que o nível da caça dependia da existência de áreas de refúgio em que ninguém caçava. Ora, esse acabou sendo o modelo batizado de “fonte-ralo” proposto dez anos após o primeiro por Novaro, Bodmer e o próprio Redford e que suplantou o modelo anterior.
CUNHA, M. C. Revista USP, n. 75, set.-nov. 2007.
No contexto da produção científica, a necessidade de reconstrução desse modelo, conforme exposto no texto, foi determinada pelo confronto com um(a)
O confronto entre a produção científica e o conhecimento empírico, muito frequentemente, leva ao aprimoramento da ciência. O conhecimento científico demanda checagem, via aplicação de teoria e situações fáticas que levam à confirmação daquilo que fora concebido pela ciência acadêmica, ou – como é o caso exposto – à necessidade de reformulação de teorias.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Um dos teóricos da democracia moderna, Hans Kelsen, considera elemento essencial da democracia real (não da democracia ideal, que não existe em lugar algum) o método da seleção dos líderes, ou seja, a eleição. Exemplar, neste sentido, é a afirmação de um juiz da Corte Suprema dos Estados Unidos, por ocasião de uma eleição de 1902: “A cabine eleitoral é o templo das instituições americanas, onde cada um de nós é um sacerdote, ao qual é confiada a guarda da arca da aliança e cada um oficia do seu próprio altar”.
BOBBIO, N. Teoria geral da política. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000 (adaptado).
As metáforas utilizadas no texto referem-se a uma concepção de democracia fundamentada no(a)
O texto de Norberto Bobbio aborda uma democracia construída na “cabine eleitoral”, onde “cada um de nós é um sacerdote, ao qual é confiada a guarda da arca da aliança e cada um oficia do seu próprio altar”, ou seja, uma democracia cuja centralidade repousa no exercício eleitoral do indivíduo.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma das mesas eleitorais. Pôs o revólver na cintura, uma caixa de balas no bolso e encaminhou-se para seu posto. A chamada dos eleitores começou às sete da manhã. Plantados junto da porta, os capangas do Trindade ofereciam cédulas com o nome dos candidatos oficiais a todos os eleitores que entravam. Estes, em sua quase totalidade, tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos na urna, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados.
VERISSIMO. E. O tempo e o vento. São Paulo: Globo. 2003 (adaptado).
Erico Veríssimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República:
O texto descreve o chamado “voto de cabresto”, prática corrente na Primeira República e que, juntamente com a fraude nas apurações, assegurava a permanência das oligarquias no controle da vida política.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Então disse: “Este é o local onde construirei. Tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede de canais. Só um lugar como este sustentará o exército e a população geral”. Assim ele traçou e destinou as verbas para a sua construção, e deitou o primeiro tijolo com sua própria mão, dizendo: “Em nome de Deus, e em louvor a Ele. Construí, e que Deus vos abençoe”.
AL-TABARI, M. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Cia. das Letras. 1995 (adaptado).
A decisão do califa Al-Mansur (754-775) de construir Bagdá nesse local orientou-se pela
O califa Al-Mansur, segundo soberano pertencente à Dinastia dos Abássidas, estabeleceu Bagdá como nova capital do Império Árabe, em substituição a Damasco, na Síria. Sua decisão levou em consideração a capacidade do local escolhido para atender as necessidades logísticas, econômicas e estratégicas exigidas pela unidade política do Império.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
A agricultura ecológica e a produção orgânica de alimentos estão ganhando relevância em diferentes partes do mundo. No campo brasileiro, também acontece o mesmo. Impulsionado especialmente pela expansão da demanda de alimentos saudáveis, o setor cresce a cada ano, embora permaneça relativamente marginalizado na agenda de prioridades da política agrícola praticada no país.
AQUINO. J. R.; GAZOLLA. M.; SCHNEIDER. S. In: SAMBUICHI. R. H. R. et aI. (Org.). A política nacional de agroecologia e produção orgânica no Brasil: uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável. Brasília: Ipea. 2017 (adaptado).
Que tipo de intervenção do poder público no espaço rural é capaz de reduzir a marginalização produtiva apresentada no texto?
O poder público, ao subsidiar a agricultura orgânica – geralmente associada à atividade de base familiar – pode permitir a esta atividade – inicialmente menos competitiva – firmar-se no mercado, que prioriza práticas mais lucrativas e menos afeitas à conservação do meio ambiente.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Tônico para a saúde da mulher. Disponível em: www.propagandashistoricas.com.br. Acesso em: 28 nov. 2017.
O anúncio publicitário da década de 1940 reforça os seguintes estereótipos atribuídos historicamente a uma suposta natureza feminina:
O anúncio recomenda que as mulheres tomem um remédio capaz de regular seus frágeis organismos femininos. O texto do anúncio, portanto, nos remete à construção de um imaginário em que a mulher era fisicamente frágil.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
Quando um exército atravessa montanhas, florestas, zonas de precipícios, ou marcha ao longo de desfiladeiros, alagadiços ou pântanos, ou qualquer outro terreno onde a deslocação é árdua, está em terreno difícil. O terreno onde é apertado e a sua saída é tortuosa e onde uma pequena força inimiga pode atacar a minha, embora maior, é cercado.
TZU. S. A arte da guerra. São Paulo: Marlin Claret. 2001.
TEXTO II
O objetivo principal era encontrar e matar Osama Bin Laden. Onde ele se esconde? Não podemos esquecer a dificuldade de ocupação do país, que possui um relevo montanhoso, cheio de cavernas, onde fica fácil, para quem está acostumado com esse relevo, esconder-se.
OLIVEIRA. M G.; SANTOS. M. S. Ásia: uma visão histórica, política e econômica do continente. Rio de Janeiro: E•Papers, 2009 (adaptado).
As situações apresentadas atestam a importância da relação entre a topografia e o(a)
Os excertos evidenciam que o conhecimento sobre os aspectos espaciais é essencial para transitar por regiões quaisquer e articular-se a respeito destas. E é esta necessidade primordial que deu origem à ciência geográfica.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Essa imagem foi impressa em cartilha escolar durante a vigência do Estado Novo com o intuito de
O caráter ditatorial do Estado Novo varguista exigia a divulgação e a manutenção de uma imagem positiva do governante, na condição de representante máximo da Nação. Isso explica o esforço da propaganda oficial (coordenada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda) para incentivar os valores cívicos e patrióticos, associando-os ao paternalismo de Getúlio, para granjear o apoio político da população.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma trans missão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas tem como resultado uma ação voluntária de limitação do número de nascimentos.
GEORGE, P. Panorama do mundo atual. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968 (adaptado).
Em meados do século XX, o fenômeno social descrito contribuiu para o processo europeu de
A ação voluntária de limitação do número de nascimentos teve como resultado a diminuição do percentual de jovens, o que acelerou o processo de transição demográfica, levando o continente rapidamente à sua conclusão. Isto, somado à elevada expectativa de vida da população da Europa, fez com que o percentual de idosos se expandisse de tal forma que ameaça os serviços assistenciais e previdenciários da maioria dos países do continente.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Código Penal dos Estados Unidos do Brasil, 1890
Dos crimes contra a saúde pública
Art. 156. Exercer a medicina em qualquer dos seus ramos, a arte dentária ou a farmácia; praticar a homeopatia, a dosimetria, o hipnotismo ou magnetismo animal, sem estar habilitado segundo as leis e regulamentos. Art. 158. Ministrar, ou simplesmente prescrever, como meio curativo para uso interno ou externo, e sob qualquer forma preparada, substância de qualquer dos reinos da natureza, fazendo, ou exercendo assim, o ofício denominado curandeiro.
Disponível em: http//legis.senado.gov.br. Acesso em: 21 dez. 2014 (adaptado).
No início da Primeira República, a legislação penal vigente evidenciava o(a)
Mais do que uma manifestação de corporativismo da classe médica, a legislação penal brasileira sobre o exercício ilegal da medicina na época citada (1890) constitui um exemplo do preconceito contra práticas populares de caráter curativo.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
São Paulo, 10 de janeiro de 1979.
Exmo. Sr. Presidente Ernesto Geisel.
Considerando as instruções dadas por V. S. de que sejam negados os passaportes aos senhores Francisco Julião, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Luis Prestes, Paulo Schilling, Gregório Bezerra, Márcio Moreira Alves e Paulo Freire. Considerando que, desde que nasci, me identifico plena - mente com a pele, a cor dos cabelos, a cultura, o sorriso, as aspirações, a história e o sangue destes oito senhores. Considerando tudo isto, por imperativo de minha consciência, venho por meio desta devolver o passaporte que, negado a eles, me foi concedido pelos órgãos competentes de seu governo.
Carta do cartunista Henrique de Souza Filho, conhecido como Henfil. In: HENFIL. Cartas da mãe. Rio de Janeiro: Codecri, 1981 (adaptado).
No referido contexto histórico, a manifestação do cartunista Henfil expressava uma crítica ao(à)
A abertura política iniciada pelo general Ernesto Geisel comportava certos limites. Como a carta de Henfil ao presidente é anterior tanto à Lei da Anistia como à reorganização dos partidos políticos (ambas de fins de 1979), ainda havia restrições das autoridades à volta dos exilados políticos considerados mais radicais, como os mencionados no texto.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
A primeira fase da dominação da economia sobre a vida social acarretou, no modo de definir toda realização humana, uma evidente degradação do ser para o ter. A fase atual, em que a vida social está totalmente tomada pelos resultados da economia, leva a um deslizamento generalizado do ter para o parecer, do qual todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última. Ao mesmo tempo, toda realidade individual tornou-se social, diretamente dependente da força social, moldada por ela.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
Uma manifestação contemporânea do fenômeno descrito no texto é o(a)
As redes sociais se tornaram espaços do autorreferencia mento, em que os indivíduos aparecem, escrevem suas ideias e emitem opiniões, confirmando o modelo social previsto por Debord.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Os seus líderes terminaram presos e assassinados. A “marujada” rebelde foi inteiramente expulsa da esquadra. Num sentido histórico, porém, eles foram vitoriosos. A “chibata” e outros castigos físicos infamantes nunca mais foram oficialmente utilizados; a partir de então, os marinheiros — agora respeitados — teriam suas condições de vida melhoradas significativamente. Sem dúvida fizeram avançar a História.
MAESTRI, M. 1910: A revolta dos marinheiros – uma saga negra. São Paulo: Global, 1982.
A eclosão desse conflito foi resultado da tensão acumulada na Marinha do Brasil pelo(a)
Considerando que a maioria dos marinheiros da frota de guerra brasileira pertenciam às camadas urbanas mais pobres e eram geralmente negros ou mulatos, os maus-tratos a que eram submetidos (incluindo desde castigos corporais até alimentos deteriorados) constituíam exemplos da mentalidade preconceituosa e escravista reinante entre a oficialidade, sendo esta oriunda dos estratos superiores da sociedade.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Uma pesquisa realizada por Carolina Levis, especialista em ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e publicada na revista Science, demonstra que as espécies vegetais domesticadas pelas civilizações pré-colombianas são as mais dominantes. “A domesticação de plantas na floresta começou há mais de 8 000 anos. Primeiro eram selecionadas as plantas com características que poderiam ser úteis ao homem e em um segundo momento era feita a propagação dessas espécies. Começaram a cultivá-las em pátios e jardins, por meio de um processo quase intuitivo de seleção”.
OLIVEIRA, J. Indígenas foram os primeiros a alterar o ecossistema da Amazônia. Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 11 dez. 2017 (adaptado).
O texto apresenta um novo olhar sobre a configuração da Floresta Amazônica por romper com a ideia de
A constatação de que civilizações pré-colombianas, ou seja, aquelas que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus, tiveram papel importante na disseminação de espécies da flora, particularmente aquelas úteis ao homem, em suas demandas cotidianas, rompe com a ideia – prevalente até então – de que a biodiversidade da floresta decorria apenas de fatores naturais.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
TEXTO I
E pois que em outra cousa nesta parte me não posso vingar do demônio, admoesto da parte da cruz de Cristo Jesus a todos que este lugar lerem, que deem a esta terra o nome que com tanta solenidade lhe foi posto, sob pena de a mesma cruz que nos há de ser mostrada no dia final, os acusar de mais devotos do pau-brasil que dela.
BARROS, J. In: SOUZA, L M. Inferno atlântico: demonologia e colonização: séculos XVI-XVIII. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
TEXTO II
E deste modo se hão os povoadores, os quais, por mais arraigados que na terra estejam e mais ricos que sejam, tudo pretendem levar a Portugal, e, se as fazendas e bens que possuem souberam falar, também lhes houveram de ensinar a dizer como os papagaios, aos quais a primeira coisa que ensinam é: papagaio real para Portugal, porque tudo querem para lá.
SALVADOR. F. V In: SOUZA, L. M. (Org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
As críticas desses cronistas ao processo de colonização portuguesa na América estavam relacionadas à
As referências dos textos à exploração de produtos brasileiros (o primeiro texto até especifica o pau-brasil) evidenciam o caráter espoliador da atividade colonizadora no Brasil. Cabe apenas uma observação acerca da resposta porque a referência a “expropriação” implica a noção de que alguém estava sendo “expropriado” – o que não corresponde com exatidão à relação dos indígenas para com a natureza em que viviam.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Os soviéticos tinham chegado a Cuba muito cedo na década de 1960, esgueirando-se pela fresta aberta pela imediata hostilidade norte-americana em relação ao processo social revolucionário. Durante três décadas os soviéticos mantiveram sua presença em Cuba com bases e ajuda militar, mas, sobretudo, com todo o apoio econômico que, como saberíamos anos mais tarde, mantinha o país à tona, embora nos deixasse em dívida com os irmãos soviéticos – e depois com seus herdeiros russos – por cifras que chegavam a US$ 32 bilhões. Ou seja, o que era oferecido em nome da solidariedade socialista tinha um preço definido.
PADURA, L. Cuba e os russos. Folha de São Paulo, 19 jul 2014 (adaptado).
O texto indica que durante a Guerra Fria as relações internas em um mesmo bloco foram marcadas pelo(a)
A Guerra Fria caracterizou-se pelo confronto entre duas superpotências, cada uma delas liderando seu próprio bloco. As relações existentes dentro deles pressupunham a subordinação dos Estados mais fracos para com as potências hegemônicas, o que podia gerar tensões e rupturas (como a China de Mao em relação à URSS e a França gaullista em relação aos Estados Unidos).
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Anamorfose é a transformação cartográfica espacial em que a forma dos objetos é distorcida, de forma a realçar o tema. A área das unidades espaciais às quais o tema se refere é alterada de forma proporcional ao respectivo valor.
GASPAR, A. J. Dicionário de ciências cartográficas. Lisboa: Lidel, 2004.
A técnica descrita foi aplicada na seguinte forma de representação do espaço:
A anamorfose é uma representação gráfica que utiliza mapa como referência para a exibição de informações e suas variações quantitativas. Neste tipo de representação, as áreas onde determinado fenômeno ocorre com maior intensidade são superdimensionadas; ao contrário, naquelas nas quais o fenômeno ocorre em intensidade menor, haverá um subdimensionamento.
(ENEM 2018 - 1ª Aplicação).
Figura 1
Disponível em: www.thehenryford.org.Acesso em: 3 maio 2018.
Figura 2
Esse ônibus relaciona-se ao ato praticado, em 1955, por Rosa Parks, apresentada em fotografia ao lado de Martin Luther King.
O veículo alcançou o estatuto de obra museológica por simbolizar o(a)
A recusa da afro-americana Rosa Parks em ceder o assento que ocupava em um ônibus a um cidadão branco – ato que lhe valeu ser presa por desobedecer à legislação do estado de Alabama – é considerada o episódio deflagrador da luta dos negros norteamericanos pela igualdade civil. Todavia, não se pode esquecer que o preconceito e a segregação eram problemas recorrentes nos Estados Unidos desde o século XIX, subsistindo de certa forma no XXI.
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