segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Quiz 6: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 06: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 06: PORTUGUÊS 8° ANO

01
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2018). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 01, 02, 03 e 04.

Pneu furado

Fernando Veríssimo

   O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha.

   Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo “Pode deixar”. Ele trocaria o pneu.

   − Você tem macaco? − perguntou o homem.

   − Não − respondeu a moça.

   − Tudo bem, eu tenho − disse o homem − Você tem estepe?

   − Não − disse a moça.

   − Vamos usar o meu − disse o homem.

   E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça.

   Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar.

   Dali a pouco chegou o dono do carro.

   − Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.

   − É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.

   − Coisa estranha.

   − É uma compulsão. Sei lá.

Disponível em: http://simplesmenteportugues.com.br- 2015\06. Acesso em: 01 mar. 2018.

Quem conta essa história é o/a

A
B
C
D


02
O que deu origem à narrativa?
A
B
C
D


03
O clímax da história acontece no momento em que
A
B
C
D


04
Conforme o texto, ao trocar o pneu do carro, o homem teve a intenção de
A
B
C
D


05
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2018). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 05 e 06.

Enem: temas da atualidade são tão importantes quanto conteúdo aprendido em aula

   Fórmulas, teorias e regras gramaticais não devem ser o único foco de quem está se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova costuma abordar também assuntos do cotidiano, tanto em perguntas específicas como em textos que subsidiam as questões. Por isso, a sugestão dos professores é que os alunos acompanhem de perto os principais acontecimentos no Brasil e no mundo.

   “Para a prova do Enem, saber do mundo é tão importante quanto o que vemos em sala de aula. Os acontecimentos na nossa história atual têm a capacidade de nos questionar constantemente sobre o que significa ser humano e viver em sociedade”, diz a professora de história Alba Cristina, da plataforma de ensino Me Salva!

   O professor de Geografia e Atualidades do curso Anglo, Axé Silva, aconselha os alunos a fazerem uma autoavaliação crítica sobre seus conhecimentos em atualidades e aperfeiçoar o que não estiver com segurança. “Diante desses temas, eles devem pensar um pouco na essência de cada um deles, e se ele se sente seguro sobre cada assunto. O que atrapalha muito o candidato é ele não confiar nele mesmo, é ter algumas inseguranças sobre alguns assuntos”. Ele também alerta para o cuidado com as notícias falsas e orienta os alunos a procurar sempre as fontes primárias de informações, como órgãos oficiais.

   [...].

   Segundo ele, questões de política da atualidade podem ser abordadas como motivo para se referir a outros momentos da história.

   [...]

Disponível em: http: agenciabrasil.ebc.com.br/educação/noticia/2017-10.Acesso em: 01 mar.2018.

No trecho “Diante desses temas, eles devem pensar um pouco (...)” (3º parágrafo), a palavra “eles” refere-se a

A
B
C
D


06
No trecho “Diante desses temas, eles devem pensar um pouco na essência de cada um deles...”, o termo “deles” refere-se a
A
B
C
D


07
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2018). Leia o texto e, em seguida, responda.

Dia de sol

   Um dia sem sol

   é um dia sem açúcar

   nem sal.

   Um dia sem sol

   é picolé sem gelo,

   é noite sem lua,

   é história parada,

   é fada enfadada,

   é bruxa dorminhoca,

   é domingo sem mesada,

   é boletim com vermelha,

   é um galo mudo,

   é fantasma aposentado,

   é falta de graça em tudo.

   Um dia de sol

   é um presente dos céus!

Elias José. Amor adolescente. São Paulo: Atual, 2009. p. 41.

Na estrofe “Um dia sem sol/é um dia sem açúcar/nem sal.”, entende-se que um dia sem sol é

A
B
C
D


08
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2018). Leia o texto e, em seguida, responda as questões 8, 9, 10 e 11.

Nossos netos não vão comer pastéis!

   Pode ser ignorância nossa, mas não sabíamos que o novo vilão do planeta é o óleo de cozinha! Sim, aquele usado pra fritar pastel, bife à milanesa e batata frita! Sabíamos que jogar óleo usado na pia podia causar um grande entupimento. E que uma das opções era jogá-lo na privada. Mas, como não somos cozinheiras de mão cheia e sabemos que frituras fazem a maior sujeira, nunca pensamos muito sobre o assunto óleo.

   Até agora começaram a pipocar notas sobre o “descarte do óleo”. Ou seja: como jogar aquele óleo usado fora!? Segundo os cientistas, o óleo dos pastéis pode ser o responsável por enchentes, morte dos fitoplânctons e até pelo aquecimento global! E não pense que isso não tem a ver com você para quem cozinha é ovo na manteiga. Porque, agora, comer uma coxinha é quase um crime contra o planeta, se você pensar bem.

   Deve ser por isso que algumas cozinheiras guardam o óleo velho e usado numa lata sinistra, geralmente embaixo da pia. Elas deixam lá até pensarem numa maneira melhor de jogar o tal óleo assassino de fitoplânctons. Devem ir acumulando latas e latas de óleo, em silêncio, por anos. E, depois, sem saber o que fazer, colocam tudo aquilo numa Kombi, desaparecem pelo mundo e passam a viver na clandestinidade, cheias de culpa.

   Os ecologistas recomendam que você entregue o óleo para ONGs que fazem reciclagem ou façam sabão caseiro. Sim, um sabão caseiro com o óleo velho! Que nem naquele filme Clube da luta, em que os sabonetes das madames eram feitos com a gordura da lipoaspiração. Eca! Só de pensar nisso já desistimos de comer qualquer coisa frita para sempre! Ou de usar sabonete.

   Uma coisa nos deixou tristes: o fato de que talvez nossos netos (se tivermos algum) nunca conhecerão o sabor de um delicioso bife à milanesa ou de um pastel de queijo. Pense nas feiras sem barraca do pastel. Certamente, ir à feira vai ficar mais triste.

   Porque, se a gente tiver que levar latas de óleos velhos para reciclagem ou usar sabão com odor de fritura, vamos adotar só alimentos cozidos. No vapor.

   A vida fica cada dia mais triste no planeta Terra. E, por enquanto, vamos nos entupir de pastel para esquecer isso.

   Momento de histeria.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhatee/fm1709200710.htm. Acesso em: 01 mar. 2018.

No trecho “... o óleo dos pastéis pode ser o responsável por enchentes...”, a expressão “ser o responsável” permite inferir que o óleo dos pastéis causa

A
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09
No terceiro parágrafo, no trecho “colocam tudo aquilo numa Kombi...”, a expressão “tudo aquilo” é usada para substituir
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C
D


10
No trecho “Mas, como não somos cozinheiras de mão cheia (...)”, a expressão “cozinheiras de mão cheia” significa que as cozinheiras são
A
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D


11
Em “... vamos nos entupir de pastel para esquecer isso.”, a expressão “vamos nos entupir” significa que as narradoras vão
A
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C
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12
(SEDUCE-GO - 1ª P.D - 2018). Leia o texto e, a seguir responda.

Disponível em: http://nakatiguria.blogspot.com.br/2012/05 /nesse-anuncio-publicitario-o-autor.html

Considerando o contexto do cartaz, a expressão “um gato” indica que, com o banho e a tosa, o cão sai

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