(SEDUC-SP).
A professora Carla pediu a seus alunos para medir a largura da quadra de esportes da escola.
A unidade de medida mais apropriada para a realização dessa atividade é o:
Para medir a largura de uma quadra a unidade de medida mais apropriada é o "METRO".
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-SP).
Em uma jarra foi colocado [tex]\frac{1}{4}[tex] de um litro de água.
A quantidade de água colocada nessa jarra é de:
Como nesta jarra foi colocado [tex]\frac{1}{4}[tex] de um litro de água. Logo:
[tex]\frac{1}{4} = 1 ÷ 4 = 0,25\ L [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-SP).
Dona Sara precisa de 12,60 m de fita para enfeitar o vestido da sua neta.
Ela já tem [tex]\frac{1}{3}[tex] da quantidade de fita necessária.
A quantidade de metros que ainda precisa comprar é:
Como Dona Sara já tem [tex]\frac{1}{3}[tex] do comprimento da fita. Então, aínda faltam [tex]\frac{2}{3}[tex]. Sendo assim:
[tex]\frac{2}{3} \cdot 12,60 = \frac{25,20}{3} = 8,40 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-SP).
Uma professora pediu aos alunos que fizessem o desenho de um quadrilátero, cujos lados fossem paralelos dois a dois e que possuísse os quatro ângulos internos retos.
Observe o desenho de quatro alunos dessa professora:
Qual dessas crianças desenhou o quadrilátero solicitado pela professora?
A criança que desenhou o quadrilátero corretamente foi "RAFAEL".
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-SP).
Para fazer uma jarra de suco de limão, Raquel usa 3 colheres de açúcar.
Para fazer 18 jarras de suco de limão, a quantidade de açúcar que ela precisará será:
Como as grandezas "jarra de suco" e "açúcar" são diretamente proporcionais, logo:
[tex] 1\ jarra\ .....\ 3\ colheres\ de\ açúcar [tex]
[tex] 18\ jarras\ .....\ x\ colheres\ de\ açúcar [tex]
[tex] x\ =\ 18 \cdot 3 [tex]
[tex] x\ = \ 54\ colheres\ de\ açúcar [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-SP).
Na prova de Matemática, Marcela obteve [tex]\frac{1}{4}[tex] da nota; Carlos [tex]\frac{1}{2}[tex]; Lucas obteve [tex]\frac{3}{4}[tex] da nota e Bruna [tex]\frac{2}{10}[tex].
A criança que obteve a maior nota na prova de Matemática foi:
Observe que:
Marcela: [tex]\frac{1}{4} = 1\ ÷\ 4 = 0,25 [tex]
Carlos: [tex]\frac{1}{2} = 1\ ÷\ 2 = 0,50 [tex]
Lucas: [tex]\frac{3}{4} = 3\ ÷\ 4 = 0,75 [tex]
Bruna: [tex]\frac{2}{10} = = 2\ ÷\ 10 = 0,20 [tex]
Sendo assim, a criança que obteve a maior nota foi Lucas.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-SP).
Lara organizou seus livros em 12 prateleiras. Ela colocou 25 livros em cada prateleira.
O número de livros organizados por Lara foi:
O número de livros organizados por Lara foi de:
[tex] 12 \cdot 25 = 300\ livros [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(canaleducacao.tv).
As estradas 1 e 2 ligam as cidades de Belo Monte e Alto da Glória. A estrada 3 corta as outras duas. No mapa abaixo, estão representadas essas estradas.
Quais delas são paralelas?
As ruas que são paralelas são as ruas 1 e 2.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW - net).
O carro de João consome 1 litro de gasolina a cada 10 quilômetros percorridos.
Para ir da sua casa ao sítio, que fica distante 63 quilômetros, o carro consome:
Como as grandezas "litro" e "km" são diretamente proporcionais, logo:
[tex] 1\ litro\ .....\ 10\ km\ [tex]
[tex] x\ litros\ .....\ 63\ km [tex]
[tex] 10x\ =\ 63 [tex]
[tex] x\ = \frac{63}{10}\ = 6,3\ litros\ de\ combustível [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(roseartseducar).
As escolas “Morada da Luz” e “Saber Mais” têm, juntas, 4 982 alunos. As duas escolas têm o mesmo número de alunos.
A quantidade de alunos na escola Morada da Luz é:
Como as duas escolas tem juntas 4 982 alunos e sabendo que elas tem o mesmo número de alunos. Logo:
[tex] \frac{4\ 982}{2} = 2\ 491\ alunos [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(adriana2012eliseomarson).
Fernando tem, no seu cofrinho, cinco moedas de R$ 0,05, oito moedas de R$ 0,10 e três moedas de R$ 0,25.
Que quantia Fernando tem no cofrinho?
A quantia que Fernando tem é de:
[tex] = 5 \cdot R \$\ 0,05 = R \$\ 0,25 [tex]
e
[tex] = 8 \cdot R \$\ 0,10 = R \$\ 0,80 [tex]
e
[tex] = 3 \cdot R \$\ 0,25 = R \$\ 0,75 [tex]
Total:
[tex] = 0,25 + 0,80 + 0,75 = R \$\ 1,80 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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