sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 17: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 17: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 17: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CMC - COEOCP).

Na malha quadriculada estão representados um losango, um retângulo e um trapézio.


Considerando que cada quadradinho corresponde a uma unidade de área e colocando em ordem decrescente, de acordo com suas áreas, a ordem dos polígonos será:

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


• Área do losando:

  [tex]A = 12\ quadradinhos [tex]

• Área do retângulo:

  [tex]A = 15\ quadradinhos [tex]

• Área do trapézio:

  [tex]A = 16\ quadradinhos [tex]

Agora, colocando as área em ordem crescente, temos:

 = [tex] 12 < 15 < 16 [tex]

 = [tex] Losango < retângulo < trapézio [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CMC - COEOCP).

Vanessa quer comprar uma bicicleta que custa R$ 540,00 e ela já tem R$ 135,00.

Qual a porcentagem que falta para Vanessa comprar a bicicleta?

A
B
C
D

Como Vanessa já tem R$ 135,00. Então, ainda faltam:

 [tex] R \$\ 540 - 135 = R \$\ 405,00 [tex]

Agora, encontrar o valor percentual correspondente a R$ 405,00.

  [tex]540,00\ ....\ 100 \%\ [tex]

  [tex]405,00\ ....\ x % [tex]

  [tex] 540x = 405 \cdot 100 [tex]

  [tex]x = \frac{40\ 500}{540} [tex]

  [tex]x = 75 \%\ [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CMC - COEOCP).

O professor de Educação Física montou um treino de corrida para os alunos Alfa e Bravo, ambos do 6º Ano do Ensino Fundamental.

De acordo com o treino, o aluno Alfa deve treinar a cada 2 dias e o Bravo a cada 3 dias.

Alfa começou a treinar no dia 1 de agosto e Bravo no dia 2 de agosto.

Sabendo que o mês de agosto tem 31 dias, o último dia em que correram juntos no mês de agosto foi:

A
B
C
D

Observe:

• Alunos Alfa:

  1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19, 21, 23, 25, 27, 29, 31...

• Alunos Bravo:

  2, 5, 8, 11, 14, 17, 20, 23, 26, 29, ...

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(CMC - COEOCP).

Um aluno encontrou uma pesquisa sobre o excesso de peso das mochilas escolares. Esse excesso pode provocar dor nas costas, nas pernas, nos pés, nos ombros ou nos braços.

Os médicos recomendam que o peso da mochila que um estudante carrega seja, no máximo, 20% do peso do estudante.

O aluno montou a tabela a seguir com alguns de seus colegas, registrando o peso das suas mochilas em um determinado dia.

Aluno Peso do
aluno (kg)
Peso da
mochila (kg)
CAMILA35,26,9
MATHEUS44,68,5
MÁRCIA38,76,2
LUCAS42,58,7

O aluno que NÃO está carregando a mochila acima do peso é:

A
B
C
D

Encontrar o percentual do peso das mochilas. Como 20% = 0,2. Logo:

  [tex] Camila:\   35,2 \cdot 0,2 = 7,04\ kg [tex]

  [tex] Matheus:\   44,6 \cdot 0,2 = 8,92\ kg [tex]

  [tex] Márcia:\   38,7 \cdot 0,2 = 7,74\ kg [tex]

  [tex] Lucas:\   34,8 \cdot 0,2 = 6,96\ kg [tex]

Sendo assim, o único aluno que está com peso adequado da mochila é o aluno "LUCAS".

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CMC - COEOCP).

Dona Luiza foi ao Supermercado Bom Preço e viu o seguinte cartaz na entrada:

PROMOÇÃO DO DIA
Feijão (kg)R$ 2,50
Tomate (kg)R$ 1,80
Açucar (kg)R$ 1,20
Café (500 g)R$ 7,40
Carne (kg)R$ 15,00
Ovos (dúzia)R$ 3,40
Manga (kg)R$ 3,80

Aproveitando algumas ofertas, dona Luiza comprou:

três quilogramas de feijão,

um quilograma e meio de tomate,

dois quilogramas de açucar,

dois quilogramas de carne,

e uma dúzia de ovos.

O valor gasto por dona Luiza na compra destes produtos foi de:

A
B
C
D

O valor gasto por dona Luiza na compra destes produtos foi de:

  = 3 × 2,50 + 1,5 × 1,80 + 2 × 1,20 + 2 × 15 + 3,40

  = 7,50 + 2,70 + 2,40 + 30,00 + 3,40

  = R$ 46,00

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CMC - COEOCP).

Na malha quadriculada abaixo, cada quadradinho tem 1 cm de lado.

Para homenagear os Jogos Olímpicos Rio 2016, a organização do evento resolveu fazer um desenho na malha quadriculada, representando o Cristo Redentor.


Assim, podemos dizer que a área da região sombreada é:

A
B
C
D

Como cada lado da malha quadriculada vale 1 cm. Então, cada quadradinho tem área de 1 cm². Com isso, a área da figura é o número de quadradinhos. Sendo assim, temos:


    = 43,5 quadradinhos = 43,5 cm²

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(CMC - COEOCP).

Uma professora propôs aos seus alunos um jogo chamado “Que polígono é esse?”.

Na primeira rodada foram dadas as seguintes informações:

Esse polígono é um quadrilátero.

Esse polígono possui quatro lados com as mesmas medidas.

Esse polígono não possui os quatro ângulos retos.

Esse polígono é o:

A
B
C
D

Esse polígono é o LOSANGO. Pois, ele é um quadrilátero (4 lados), os lados tem a mesma medida e os ângulos não são retos (≠ 90º).

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(CMC - COEOCP).

O Reservatório de Água de um pequeno município possui 50 metros de comprimento, 25 metros de largura e uma profundidade de 2 metros.

Qual a capacidade de água que esse reservatório possui?

A
B
C
D

A capacidade deste reservatório é de:

  [tex] V = 50m \cdot 25m \cdot 2m [tex]

  [tex] V = 2\ 500\ m^{3} [tex]

Como [tex]1\ m^{3} = 1\ 000\ litros[tex]. Logo:

  [tex] V = 2\ 500\ m^{3} [tex]

  [tex] V = 2\ 500\ \cdot 1000\ litros [tex]

  [tex] V = 2\ 500\ 000\ litros [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(CMC - COEOCP).

Um casal observou numa loja de móveis que um berço custava R$ 476,80.

No entanto, a loja oferecia um desconto de 25% para o pagamento à vista.

Quanto o casal pagou pelo berço utilizando o desconto da loja?

A
B
C
D

Na compra à vista ganha um desconto de 25%. Como [tex]100\ \%\ –\ 25\ \% = 75\ \%[tex]. Logo:

  [tex] = R \$\ 476,80 \cdot 75\ \%\ [tex]

  [tex] = R \$\ 4\color{Red}{\underline{76}},80 \cdot \frac{75}{1 \color{Red}{\underline{00}} } [tex]

  [tex] = R \$\ 4,7680 \cdot 75 [tex]

  [tex] = R \$\ 357,60 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(CMC - COEOCP).

O álbum de figurinhas de Cristiano que retrata jogadores de futebol está quase completo.

Ele já preencheu [tex]\frac{7}{9}[tex] do álbum, que tem espaço para 225 figurinhas.

Cada envelope vem com cinco figurinhas e custa R$ 2,50.

Quanto Cristiano irá gastar para completar o álbum se a cada envelope comprado encontrar figurinhas diferentes das que já possui?

A
B
C
D

Primeiro vamos encontrar a quantidade de figurinhas que faltam para completar o álbum.

  [tex]\frac{9}{9}\ -\ \frac{7}{9} = \frac{2}{9} [tex]

Então:

  [tex] = \frac{2}{9} \cdot 225 = \frac{450}{9} = 50\ figurinhas [tex]

Agora, descobrir a quantidade de envolopes de figurinhas:

  [tex] = \frac{50}{5} = 10\ envolopes [tex]

Logo, o custo é de:

    [tex] = 10 \cdot R \$\ 2,50 = R \$\ 25,00 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(CMC - COEOCP).

A Empresa de Saneamento Básico de uma cidade construirá um reservatório de água no formato de dois paralelepípedos, cujas dimensões estão descritas na figura abaixo:


A capacidade máxima deste reservatório será de:

A
B
C
D

A capacidade máxima deste reservatório é de:

  [tex] V = Bloco_{(menor)} + Bloco_{(maior)} [tex]

  [tex] V = 40 × 40 × 60 + 100 × 40 × 50 [tex]

  [tex] V = 96\ 000 + 200\ 000 [tex]

  [tex] V = 296\ 000\ cm^{3} [tex]

Como [tex]1\ cm^{3} = 1\ mL [tex] e [tex]1\ 000\ mL = 1\ Litro[tex]. Sendo assim, temos:

  [tex] V = 296\ 000\ cm^{3} [tex]

  [tex] V = 296\ 000\ mL [tex]

  [tex] V = 296\ L [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CMC - COEOCP).

A pista usada para caminhadas em um determinado Colégio tem 400 m.

Seguindo recomendação médica, uma professora fez caminhadas diárias durante uma semana.

Ela começou com três voltas na segunda-feira e aumentou uma volta a cada dia.

Que distância a professora percorreu em suas caminhadas de segunda a sexta-feira nessa semana da recomendação médica?

A
B
C
D

Observe:

Dias Distância (metros)
Segunda-feira3 × 400 = 1 200 m = 1,2 km
Terça-feira4 × 400 = 1 600 m = 1,6 km
Quarta-feira5 × 400 = 2 000 m = 2,0 km
Quinta-feira6 × 400 = 2 400 m = 2,4 km
Sexta-feira7 × 400 = 2 800 m = 2,8 km

A distância que a professora caminhou de segunda a sexta-feira foi de:

  = 1,2 + 1,6 + 2,0 + 2,4 + 2,8

  = 10 km

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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