(COLÉGIO XIX DE MARÇO).
Observe a tabela a seguir:
Número de operários com mais de 40 anos | Número total de operários |
---|---|
2 | 15 |
4 | 30 |
6 | 45 |
x | 150 |
Mantendo-se a mesma razão, podemos afirmar que o número que falta na tabela a seguir é:
Mantendo a mesma razão, temos:
[tex] \frac{6}{x} = \frac{45}{150} [tex]
[tex] 45x = 6 \cdot 150 [tex]
[tex] x = \frac{900}{45} [tex]
[tex] x = 20 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).
Com velocidade de 9 km/h, Luís faz uma caminhada em 40 min.
Se sua velocidade for de 6 km/h, o tempo que ele gastará nessa caminhada é de:
Como as grandezas km/h e min são inversamente proporcionais. Logo:
[tex] 9\ km/h\ ....\ 40\ min [tex]
[tex] 6\ km/h\ ....\ x\ min [tex]
[tex] \frac{9}{6} = \frac{x}{40} [tex]
[tex] 6x = 9 \cdot 40 [tex]
[tex]x = \frac{360}{6} [tex]
[tex]x = 60\ min = 1\ hora [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).
Seu Mário colocou pisos novos em seu salão de festas. Ele colocou também rodapé, conforme mostra a figura a seguir.
Considerando que na porta não vai rodapé e que cada lado do quadradinho mede 1 m é correto afirmar que a área revestida pelo piso é de 23 m² e a medida do rodapé é:
A quantidade de rodapé é o perímetro (soma dos lados) da figura. Logo:
[tex] Perímetro = 21\ cm [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).
A figura mostra as medidas aproximadas de uma quadra de tênis oficial.
Sabe-se que o formato desta quadra é retangular e que o perímetro é de aproximadamente 70 m.
Com estas informações, Felipe calculou corretamente os valores das medidas A e B, em metros.
Assim, pode-se dizer que o valor da soma [tex]A + B[tex] será:
Cálculo do valor de [tex]A[tex], sabendo que o perímetro da quadra é de 70m. Logo:
[tex]P = 24 + 24 + 8 + 8 + 2A + 2A [tex]
[tex]70 = 64 + 4A [tex]
[tex]70 - 64 = 4A [tex]
[tex]6 = 4A [tex]
[tex]A = \frac{6}{4} = 1,5\ m [tex]
Agora, encontrar o valor de [tex]B[tex].
[tex]24 = 5,5 + B + B + 5,5 [tex]
[tex]24 = 11 + 2B [tex]
[tex]24 - 11 = 2B [tex]
[tex]13 = 2B [tex]
[tex]B = \frac{13}{2} = 6,5\ m [tex]
Por último, calcular [tex]A + B[tex]:
[tex]A + B = 1,5\ m + 6,5\ m [tex]
[tex]A + B = 8\ m [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).
Rafaela pintou as seguintes figuras na malha quadriculada.
Das figuras que Rafaela pintou:
Calculando a área e o perímetro de cada figura:
Figura 1:
[tex] \begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Figura 2:
[tex] \begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Figura 3:
[tex] \begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Figura 4:
[tex] \begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Figura 5:
[tex] \begin{cases} Perímetro = 10\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Figura 6:
[tex] \begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).
Carina propôs um desafio a seu amigo: descobrir um número que seja ao mesmo tempo divisor de 60 e múltiplo de 4.
Entre os números abaixo, o único que satisfaz essas condições é o:
Vamos primeiro encontrar os divisores de 60:
[tex] D(60) = {1, 2, 3, \color{Red}{4}, 5, 6, 10, \color{Red}{12}, 15, \color{Red}{20}, 30\ e\ \color{Red}{60}} [tex]
Agora, os múltiplos de 4:
[tex]M(4) = {\color{Red}{4}, 8, \color{Red}{12}, 16, \color{Red}{20}, 24, 28, 32, 36, 40, 44, 48, 52, 56, \color{Red}{60}, … } [tex]
Então, entre os números citados, o único que satisfaz essas condições é o 12.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).
Uma maneira de representar frações são com pictogramas. Interprete e efetue a operação a seguir, considerando a fração como sendo a parte pintada de laranja em relação ao todo:
Qual é a alternativa que corresponde ao resultado da operação?
Observe que:
[tex]= \frac{2}{5} + \frac{3}{7} [tex]
[tex]= \frac{2\ ×\ 7}{5\ ×\ 7} + \frac{3\ ×\ 5}{7\ ×\ 7} [tex]
[tex]= \frac{14}{35} + \frac{15}{35} [tex]
[tex]= \frac{14\ +\ 15}{35} [tex]
[tex]= \frac{29}{35} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).
O ar atmosférico é composto por vários gases. Destes os mais abundantes são o nitrogênio e o oxigênio, gás essencial para a vida.
Considerando que o gás nitrogênio e o gás oxigênio compõem, respectivamente, 78% e [tex]\frac{1}{5}[tex] do ar atmosférico.
Qual é a porcentagem de outros gases no ar?
A valor percentual do ar atmosférico é:
[tex]= \frac{1}{5} = 1\ ÷\ 5 = 0,2\ ×\ 100 = 20 \% [tex]
Agora, encontrar a porcentagem dos outros gases:
[tex] 78 \%\ + 20 \% + x = 100 \% [tex]
[tex] 98 \%\ + x = 100 \% [tex]
[tex] x = 100 \% -\ 98 \%\ [tex]
[tex] x = 2 \% [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).
No início do dia, a água ocupava [tex]\frac{17}{20}[tex] de um reservatório e no fim do dia, [tex]\frac{1}{4}[tex].
A quantidade de água que foi consumida nesse dia corresponde a que porcentagem da capacidade total do reservatório?
Primeiro encontrar a fração que corresponde a quantidade de águal consumida neste dia:
[tex]= Início\ -\ Final [tex]
[tex]= \frac{17}{20}\ -\ \frac{1}{4} [tex]
[tex]= \frac{17}{20}\ -\ \frac{1\ ×\ 5}{4\ ×\ 5} [tex]
[tex]= \frac{17}{20}\ -\ \frac{5}{20} [tex]
[tex]= \frac{17\ -\ 5}{20} [tex]
[tex]= \frac{12}{20} = \frac{12\ ×\ 5}{20\ ×\ 5} = \frac{60}{100} = 60 \% [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).
Para a festa de aniversário da Rafaela, sua mãe comprou 3,5 litros de refrigerante.
Se a mãe de Rafaela usar copos com capacidade para 250 mL, quantos copos de refrigerante ela poderá servir?
Como Rafaela comprou 3,5 litros = 3 500 mL e vai ser distribuidos em copos com 250 mL. Logo, a quantidade de copos é de:
[tex]= \frac{3\ 500\ mL}{250\ mL} = 14\ copos [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).
A área de plantio de uma fazenda está representada na malha quadriculada abaixo:
Sabendo que a malha quadriculada é formada por quadrados de mesmo lado, podemos afirmar que:
Calculando o perímetro e a área de cada plantação:
Plantação A - (Alface):
[tex] \begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 8\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Plantação B - (Beterraba):
[tex] \begin{cases} Perímetro = 16\ lados \\ Área = 10\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Plantação C - (Cenoura):
[tex] \begin{cases} Perímetro = 14\ lados \\ Área = 8\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Plantação E - (Ervilha):
[tex] \begin{cases} Perímetro = 8\ lados \\ Área = 4\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Plantação P - (Pepino):
[tex] \begin{cases} Perímetro = 16\ lados \\ Área = 8\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Plantação T - (Tomate):
[tex] \begin{cases} Perímetro = 16\ lados \\ Área = 9\ quadradinhos \end{cases} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário