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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

QUIZ 13: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 13: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 13: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

João tem 36 anos e André, 42 anos.

A razão entre as idades de João e André é:

A
B
C
D

Logo, a razão é:

Razão = \frac{Idade\ de\ João}{Idade\ de\ André} = \frac{36\ ÷\ 6}{42\ ÷\ 6} = \frac{6}{7}

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

Observe a tabela a seguir:

Número de operários
com mais de 40 anos
Número total
de operários
215
430
645
x150

Mantendo-se a mesma razão, podemos afirmar que o número que falta na tabela a seguir é:

A
B
C
D

Mantendo a mesma razão, temos:

    \frac{6}{x} = \frac{45}{150}

    45x = 6 \cdot 150

    x = \frac{900}{45}

    x = 20

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

Com velocidade de 9 km/h, Luís faz uma caminhada em 40 min.

Se sua velocidade for de 6 km/h, o tempo que ele gastará nessa caminhada é de:

A
B
C
D

Como as grandezas km/h e min são inversamente proporcionais. Logo:

9\ km/h\ ....\ 40\ min

6\ km/h\ ....\ x\ min

    \frac{9}{6} = \frac{x}{40}

    6x = 9 \cdot 40

    x = \frac{360}{6}

    x = 60\ min = 1\ hora

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).

Seu Mário colocou pisos novos em seu salão de festas. Ele colocou também rodapé, conforme mostra a figura a seguir.


Considerando que na porta não vai rodapé e que cada lado do quadradinho mede 1 m é correto afirmar que a área revestida pelo piso é de 23 m² e a medida do rodapé é:

A
B
C
D

A quantidade de rodapé é o perímetro (soma dos lados) da figura. Logo:

    Perímetro = 21\ cm

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).

A figura mostra as medidas aproximadas de uma quadra de tênis oficial.


Sabe-se que o formato desta quadra é retangular e que o perímetro é de aproximadamente 70 m.

Com estas informações, Felipe calculou corretamente os valores das medidas A e B, em metros.

Assim, pode-se dizer que o valor da soma A + B será:

A
B
C
D

Cálculo do valor de A, sabendo que o perímetro da quadra é de 70m. Logo:

P = 24 + 24 + 8 + 8 + 2A + 2A

70 = 64 + 4A

70 - 64 = 4A

6 = 4A

A = \frac{6}{4} = 1,5\ m

Agora, encontrar o valor de B.

24 = 5,5 + B + B + 5,5

24 = 11 + 2B

24 - 11 = 2B

13 = 2B

B = \frac{13}{2} = 6,5\ m

Por último, calcular A + B:

A + B = 1,5\ m + 6,5\ m

A + B = 8\ m

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).

Rafaela pintou as seguintes figuras na malha quadriculada.


Das figuras que Rafaela pintou:

A
B
C
D

Calculando a área e o perímetro de cada figura:


Figura 1:

\begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases}

Figura 2:

\begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases}

Figura 3:

\begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases}

Figura 4:

\begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases}

Figura 5:

\begin{cases} Perímetro = 10\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases}

Figura 6:

\begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 5\ quadradinhos \end{cases}

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).

Carina propôs um desafio a seu amigo: descobrir um número que seja ao mesmo tempo divisor de 60 e múltiplo de 4.

Entre os números abaixo, o único que satisfaz essas condições é o:

A
B
C
D

Vamos primeiro encontrar os divisores de 60:

D(60) = {1, 2, 3, \color{Red}{4}, 5, 6, 10, \color{Red}{12}, 15, \color{Red}{20}, 30\ e\ \color{Red}{60}}

Agora, os múltiplos de 4:

M(4) = {\color{Red}{4}, 8, \color{Red}{12}, 16, \color{Red}{20}, 24, 28, 32, 36, 40, 44, 48, 52, 56, \color{Red}{60}, … }

Então, entre os números citados, o único que satisfaz essas condições é o 12.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).

Uma maneira de representar frações são com pictogramas. Interprete e efetue a operação a seguir, considerando a fração como sendo a parte pintada de laranja em relação ao todo:


Qual é a alternativa que corresponde ao resultado da operação?

A
B
C
D

Observe que:

   = \frac{2}{5} + \frac{3}{7}

   = \frac{2\ ×\ 7}{5\ ×\ 7} + \frac{3\ ×\ 5}{7\ ×\ 7}

   = \frac{14}{35} + \frac{15}{35}

   = \frac{14\ +\ 15}{35}

   = \frac{29}{35}

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).

O ar atmosférico é composto por vários gases. Destes os mais abundantes são o nitrogênio e o oxigênio, gás essencial para a vida.

Considerando que o gás nitrogênio e o gás oxigênio compõem, respectivamente, 78% e \frac{1}{5} do ar atmosférico.

Qual é a porcentagem de outros gases no ar?

A
B
C
D

A valor percentual do ar atmosférico é:

   = \frac{1}{5} = 1\ ÷\ 5 = 0,2\ ×\ 100 = 20 \%

Agora, encontrar a porcentagem dos outros gases:

   78 \%\ + 20 \% + x = 100 \%

   98 \%\ + x = 100 \%

   x = 100 \% -\ 98 \%\

   x = 2 \%

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).

No início do dia, a água ocupava \frac{17}{20} de um reservatório e no fim do dia, \frac{1}{4}.

A quantidade de água que foi consumida nesse dia corresponde a que porcentagem da capacidade total do reservatório?

A
B
C
D

Primeiro encontrar a fração que corresponde a quantidade de águal consumida neste dia:

   = Início\ -\ Final

   = \frac{17}{20}\ -\ \frac{1}{4}

   = \frac{17}{20}\ -\ \frac{1\ ×\ 5}{4\ ×\ 5}

   = \frac{17}{20}\ -\ \frac{5}{20}

   = \frac{17\ -\ 5}{20}

   = \frac{12}{20} = \frac{12\ ×\ 5}{20\ ×\ 5} = \frac{60}{100} = 60 \%

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).

Para a festa de aniversário da Rafaela, sua mãe comprou 3,5 litros de refrigerante.


Se a mãe de Rafaela usar copos com capacidade para 250 mL, quantos copos de refrigerante ela poderá servir?

A
B
C
D

Como Rafaela comprou 3,5 litros = 3 500 mL e vai ser distribuidos em copos com 250 mL. Logo, a quantidade de copos é de:

    = \frac{3\ 500\ mL}{250\ mL} = 14\ copos

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

A área de plantio de uma fazenda está representada na malha quadriculada abaixo:


Sabendo que a malha quadriculada é formada por quadrados de mesmo lado, podemos afirmar que:

A
B
C
D

Calculando o perímetro e a área de cada plantação:

Plantação A - (Alface):

\begin{cases} Perímetro = 12\ lados \\ Área = 8\ quadradinhos \end{cases}

Plantação B - (Beterraba):

\begin{cases} Perímetro = 16\ lados \\ Área = 10\ quadradinhos \end{cases}

Plantação C - (Cenoura):

\begin{cases} Perímetro = 14\ lados \\ Área = 8\ quadradinhos \end{cases}

Plantação E - (Ervilha):

\begin{cases} Perímetro = 8\ lados \\ Área = 4\ quadradinhos \end{cases}

Plantação P - (Pepino):

\begin{cases} Perímetro = 16\ lados \\ Área = 8\ quadradinhos \end{cases}

Plantação T - (Tomate):

\begin{cases} Perímetro = 16\ lados \\ Área = 9\ quadradinhos \end{cases}

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


  Quinta-feira, 10 de Abril de 2025 
a u H I n C




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