quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

QUIZ 14: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 14: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 14: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(Av. Diagnóstica – Seduc - SP).

A figura cuja parte colorida em azul representa a operação [tex] \frac{3}{4}\ -\ \frac{1}{2} [tex] é


A
B
C
D

Observe que:

    [tex]= \frac{3}{4}\ -\ \frac{1}{2} = \frac{3}{4}\ -\ \frac{1\ ×\ 2}{2\ ×\ 2} = \frac{3}{4}\ -\ \frac{2}{4} [tex]

    [tex]= \frac{3\ -\ 2}{4} = \frac{1}{4} [tex]

Agora, geometricamente, temos:


Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SAS).

Um pequeno prédio é construído em 120 dias por 15 operários.

Em quanto tempo essa obra seria construída por 20 operários?

A
B
C
D

Como as grandezas dias e operários são inversamente proporcionais, logo:

  [tex] 120\ dias\ ....\ 15\ operários [tex]

  [tex] x\ dias\ ....\ 20\ operários [tex]

  [tex] \frac{x}{120}\ = \frac{15}{20} [tex]

  [tex] 20x = 120\ \cdot\ 15 [tex]

  [tex] x = \frac{120\ \cdot\ 15}{20} [tex]

  [tex] x = 6 \cdot 15 [tex]

  [tex] x = 90\ dias [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SAS).

Para alimentar 12 porcos durante 20 dias, são necessários 400 kg de farelo.

Quantos porcos podem ser alimentados com 600 kg de farelo durante 24 dias?

A
B
C
D

Aumento da quantidade de porcos vai diminui a quantidade de dias para tratá-los. Logo, as grandezas são inversamente proporcionais. E,agora, com o aumento da ração alimenta mais porcos. Logo, as grandezas ração e porcos são diretamente proporcionais. Logo:

  [tex] 12\ porcos\ ...\ 20\ dias\ ...\ 400\ gramas [tex]

  [tex] x\ porcos\ ...\ 24\ dias\ ...\ 600\ gramas [tex]

   [tex] \frac{12}{x} = \frac{24}{20} \cdot \frac{4\color{Red}{00}}{6\color{Red}{00}} [tex]

   [tex] \frac{12}{x} = \frac{24\ \cdot\ 4}{20\ \cdot\ 6} [tex]

   [tex]24 \cdot 4 \cdot x = 12 \cdot 20 \cdot 6 [tex]

   [tex] x = \frac{1\ 440}{96} [tex]

   [tex] x = 15\ porcos [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SAS).

João foi promovido e teve um aumento de 20% em seu salário, passando a ganhar mais R$ 560,00 por mês.

O salário de João após a promoção será:

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 20 \%\ .....\ R \$\ 560,00 [tex]

  [tex] 100 \%\ .....\ x [tex]

  [tex] 20x = 560 \cdot 100 [tex]

  [tex] x = \frac{560\ \cdot\ 100}{20} [tex]

  [tex] x = 560\ \cdot 5\ [tex]

  [tex] x = R \$\ 2\ 800,00 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SAS).

Em um estacionamento, há 45 veículos entre carros e motos.

Feita uma contagem, foi verificado que havia 162 pneus.

Observação: cada carro = 4 pneus e cada moto = 2 pneus

Podemos afirmar que:

A
B
C
D

Equacionando o problema, considerando C = carro e M = moto. Portanto:

  [tex]\begin{cases} C + M = 45    × (-2)\\ 4C + 2M = 162 \end{cases} [tex]

  [tex]\underline{ \begin{cases} -2C - 2M = -90 \\ 4C + 2M = 162 \end{cases}}  +[tex]

  [tex] 2C = 72[tex]

  [tex] C = \frac{72}{2} = 36\ carros[tex]

Agora, encontrar a quantidade de motos:

  [tex]C + M = 45[tex]

  [tex]36 + M = 45[tex]

  [tex] M = 45\ -\ 36[tex]

  [tex] M = 9\ motos[tex]

Sendo assim, temos:

  [tex] 36\ -\ 9 = 27[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SAS).

Sabendo que [tex]x = - \frac{1}{4}[tex] e [tex]y = \frac{1}{5}[tex], o valor numérico da expressão

[tex]x^{2} - 5 \cdot x \cdot y + x : y [tex]

é:

A
B
C
D

O valor numérico da expressão da expressão é:

  [tex]= x^{2} - 5 \cdot x \cdot y + x : y [tex]

  [tex]= \underbrace{(- \frac{1}{4})^{2}} \underbrace{-\ \color{Red}{5} \cdot (- \frac{1}{4}) \cdot (\frac{1}{\color{Red}{5}})} + \underbrace{(- \frac{1}{4}) : (\frac{1}{5}) } [tex]

  [tex]= (\frac{1}{16}) + (\frac{1}{4}) + \underbrace{(- \frac{1}{4}) \cdot (\frac{5}{1})} [tex]

  [tex]= \frac{1}{16} + \frac{1}{4} - \frac{5}{4} [tex]

O mmc (16, 4, 4) = 16. Logo:

  [tex]= \frac{1\ +\ 4\ -\ 20}{16} [tex]

  [tex]= - \frac{15}{16} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SAS).

Sabendo que A é o maior elemento do conjunto {[tex]- \frac{3}{4},\ - \frac{1}{2},\ - \frac{1}{6},\ - \frac{7}{2}[tex]}.

Qual é o valor de [tex]12 \cdot A [tex]?

A
B
C
D

Primeiro encontrar o maior valor do conjunto A.

  [tex]•\ - \frac{3}{4} = -\ 3\ ÷\ 4 =\ -\ 0,75[tex]

  [tex]•\ - \frac{1}{2} = -\ 1\ ÷\ 2 =\ -\ 0,50[tex]

  [tex]•\ - \frac{1}{6} = -\ 1\ ÷\ 6 =\ -\ 0,1666...[tex]

  [tex]•\ - \frac{7}{2} = -\ 7\ ÷\ 2 =\ -\ 3,50[tex]

Por serem números negativos, então, o maior número é o [tex]- \frac{1}{6}[tex]. Logo, o valor de [tex]12 \cdot A [tex] é:

  [tex]= 12 \cdot A [tex]

  [tex]= 12 \cdot (- \frac{1}{6}) [tex]

  [tex]= - \frac{12}{6} [tex]

  [tex]= -\ 2 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SAS).

Em uma pesquisa, foi obtida a quantidade de quilocalorias gastas por uma pessoa, no período de 1 hora, quando faz determinadas atividades. Veja o gráfico a seguir.

Quilogramas gastas por uma pessoa de aproximadamente 75 kg em 1 hora.


Qual a razão entre as quantidades de quilocalorias gastas para nadar e para jogar basquete?

A
B
C
D

A razão entre as quantidades de quilocalorias gastas para nadar e para jogar basquete é de:

    [tex]= \frac{Nadar}{Jogar\ basquete}[tex]

    [tex]= \frac{3\color{Red}{00\ calorias}}{5\color{Red}{00\ calorias}}[tex]

   [tex]= \frac{3}{5}[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SAS).

Em um sítio, há 75 animais, entre galinhas e vacas leiteiras, totalizando 260 patas.

Para que um sítio como este dê lucro, a quantidade de vacas leiteiras precisa ser maior que a quantidade de galinhas. Este sítio é lucrativo porque

A
B
C
D

Equacionando o problema: Vamos chamar de G = galinhas e V = vacas. Logo:

    [tex] \begin{cases} V + G = 75  × (-\ 2)\\ 4V + 2G = 260 \end{cases} [tex]

    [tex]\underline{ \begin{cases} -\ 2V\ -\ 2G = -\ 150\\ 4V + 2G = 260 \end{cases} }[tex]

    [tex]2V = 110[tex]

    [tex]V = \frac{110}{2} = 55\ vacas[tex]

Agora, encontrar a quantidade de galinhas:

    [tex]V + G = 75[tex]

    [tex]55 + G = 75[tex]

    [tex]G = 75\ -\ 55[tex]

    [tex]G = 20\ galinhas[tex]

Com isso podemos concluir que tem 35 vacas a mais do que galinhas, pois:

    [tex] = 55\ vacas\ - 20\ galinhas = 35[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SAS).

Na cantina do colégio em que Rebeca estuda, o preço de um sanduíche natural junto com um copo de suco é R$ 12,00.

Rebeca comprou três desses sanduíches e dois copos de suco e pagou R$ 33,00. Logo, o valor de um copo de suco é

A
B
C
D

Equacionando o problema: chamaremos de x = sanduíche natural e y = suco. Logo:

    [tex] \begin{cases} x + y = 12  × (-\ 3)\\ 3x + 2y = 33 \end{cases} [tex]

    [tex]\underline{ \begin{cases} \color{Red}{-\ 3x}\ -\ 3y = -\ 36 \\ \color{Red}{3x} + 2y = 33 \end{cases} }[tex]

    [tex]-\ y = -\ 3   × (-\ 1)[tex]

    [tex]y = 3[tex]

Sendo assim, o preço do copo de suco é de R$ 3,00.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SAS).

Qual é o maior número inteiro da solução da inequação a seguir?

[tex] 10\ –\ 4(2x\ –\ 6) > 2x\ –\ 4(2x\ –\ 2) [tex]

A
B
C
D

Observe:

  [tex] 10\ \underbrace{–\ 4(2x\ –\ 6)} > 2x\ \underbrace{–\ 4(2x\ –\ 2)} [tex]

  [tex] 10\ –\ 8x\ +\ 24 > 2x\ –\ 8x\ +\ 8 [tex]

  [tex] –\ 8x\ -\ 2x\ +\ 8x > +\ 8 -\ 10 -\ 24 [tex]

  [tex] -\ 2x > -\ 26   × (-\ 1)[tex]

  [tex] +\ 2x < +\ 26 [tex]

  [tex] x < \frac{26}{2} [tex]

  [tex] x < + 13 [tex]

Logo, o MAIOR número inteiro da solução que é menor do que 13 é o número [tex]+ 12[tex].

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SAS).

Deve-se repartir R$ 120,00 em partes diretamente proporcionais a 6, 4 e 2.

Qual o valor da menor parte?

A
B
C
D

O total de partes são:

    [tex]6 + 4 + 2 = 12\ partes [tex]

Logo, a menor parte é de:

    [tex]= \frac{2}{12} \cdot 120 [tex]

    [tex]= \frac{240}{12} [tex]

    [tex]= R \$\ 20,00 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






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