(1ª P.D - 2024).
Observe os quadriláteros destacados de cinza na malha quadriculada abaixo.
Qual desses quadriláteros é um quadrado?
O "QUADRADO" é um quadrilatéro que tem 4 lados congruentes (iguais). Dessa forma, a figura IV é um quadrado.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024). Considere as frações apresentadas no quadro abaixo.
[tex]\frac{18}{15}[tex] [tex]\frac{6}{19}[tex] [tex]\frac{16}{5}[tex] [tex]\frac{9}{8}[tex]
[tex]I[tex] [tex]II[tex] [tex]III[tex] [tex]IV[tex]
Qual dessas frações é equivalente à fração [tex]\frac{6}{5}[tex]?
A fração equivalente a [tex]\frac{6}{5}[tex] é:
[tex]\frac{6}{5} = \frac{6\ ×\ 3}{5\ ×\ 3} = \frac{18}{15} [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024).
Uma fábrica de peças para robótica irá produzir um novo modelo de placa de circuito eletrônico. A figura na malha quadriculada abaixo apresenta um esboço do formato desse modelo.
O custo de produção dessa nova placa será de R$ 0,10 por centímetro quadrado.
Qual será o custo de produção, em reais, de cada uma dessas placas?
Primeiro encontrar a área (número de quadradinhos) da figura:
[tex] Área = nº\ de\ quadradinhos = 30\ cm^{2} [tex]
Como cada centímetro quadrado custa R$ 0,10. Logo:
[tex] = 30\ ×\ R \$\ 0,10 = R \$\ 3,00[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024).
Observe os algarismos apresentados abaixo.
[tex]1[tex] [tex]7[tex] [tex]8[tex] [tex]6[tex]
O maior número que pode ser formado, utilizando esses algarismos, é
O maior número formado por estes algarismos é:
[tex] 8\ 761 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024).
Jorge e Júlio são irmãos e estão juntando dinheiro para comprar um jogo de vídeo game. Jorge conseguiu juntar 60 reais e, com o valor que Júlio conseguiu juntar, eles têm 180 reais.
Quantos reais Júlio conseguiu juntar para comprar esse jogo?
Observe que:
[tex]Valor_{(Jorge)} + Valor_{(Júlio)} = 180 [tex]
[tex]60 + Valor_{(Júlio)} = 180 [tex]
[tex]Valor_{(Júlio)} = 180\ -\ 60 [tex]
[tex]Valor_{(Júlio)} = 120\ reais [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024).
Na prateleira de um supermercado, havia um total de 170 kg de açúcar. Essa quantidade de açúcar estava distribuída em pacotes de 2 kg de açúcar.
Quantos pacotes de açúcar havia nessa prateleira?
Como na prateleira havia 170 kg de açúcar distribuidos em pacotes de 2 kg cada. Logo, nesse prateleira tinha:
[tex] = 170\ ÷ 2 [tex]
[tex] = 85\ pacotes [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024).
Em determinado dia, Luciano comprou 40 figurinhas para colar em um álbum. Entre essas figurinhas, [tex]\frac{2}{5}[tex] eram repetidas e Luciano decidiu doá-las para seu irmão, Marcos.
Quantas figurinhas Luciano doou para seu irmão Marcos?
Como Luciano doou [tex]\frac{2}{5}[tex] das suas figuras para seu irmão. Logo, o seu irmão ganhou:
[tex]= \frac{2}{5} × 40\ figurinhas [tex]
[tex]= \frac{80}{5}\ figurinhas [tex]
[tex]= 16\ figurinhas [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024).
O administrador de um restaurante elaborou uma tabela com os preços dos pratos principais servidos diariamente entre segunda e sexta-feira. Essa tabela está apresentada abaixo.
Preço dos pratos principais | |||
---|---|---|---|
Dia | Preço | ||
Segunda-feira | 19 reais | ||
Terça-feira | 18 reais | ||
Quarta-feira | 22 reais | ||
Quinta-feira | 20 reais | ||
Sexta-feira | 20 reais |
Marcos almoçou nesse restaurante na segunda e na sexta-feira, escolhendo os pratos principais.
Qual foi o valor total, em reais, que Marcos pagou por esses almoços no restaurante?
Marços pagou por esses dois almoços no restante a quantia de:
[tex]= (Segunda-feira)\ +\ (Sexta-feira) [tex]
[tex]= 19\ reais + 20\ reais [tex]
[tex]= 39\ reais[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024).
Luana faz ilustrações em painéis e utiliza determinado formato de painel para produzir suas obras. Observe, na malha quadriculada abaixo, a representação do formato de painel utilizado por Luana.
Com base nessa representação, qual é o comprimento, em metro, do perímetro desse painel?
O perímetro (soma dos lados ou contorno) desse painel é:
[tex] P = 1\ cm\ × 20\ lados\ do\ quadradinho [tex]
[tex] P = 20\ cm [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(1ª P.D - 2024).
Valentina convidou 150 pessoas para sua festa de casamento. Nessa festa, a quantidade de doces do tipo bem-casado distribuída foi 10% maior que a quantidade de pessoas convidadas.
Quantos bem-casados foram distribuídos nessa festa de casamento de Valentina?
Como a quantidade de doces foi 10% a mais do que a quantidade de pessoas. Logo:
[tex]= 150 × (100\%\ +\ 10 \%) [tex]
[tex]= 150 × 110\%\ [tex]
[tex]= 150 × \frac{110}{100} [tex]
[tex]= 15\color{Red}{{0}} × \frac{11\color{Red}{{0}}}{1\color{Red}{{00}}} [tex]
[tex]= 15 × 11 [tex]
[tex]= 165\ doces [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
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