(SARESP).
Considerando o mesmo modelo, o valor de uma automóvel novo é de R$ 30.000,00 e, com 4 anos de uso, é de R$ 24.000,00.
Se o valor desse automóvel, em reais, é uma função polinomial do 1º grau do tempo de uso, em anos, então o seu valor com 3 anos de uso é
Como o valor do carro é uma função polinomial de 1º grau. Então, a cada ano tem uma desvalorização de:
[tex] = \frac{30\ 000\ -\ 24\ 000}{4} = \frac{6\ 000}{4} = R \$\ 1\ 500,00 [tex]
Dessa forma, o valor do carro com 3 anos de uso é de:
[tex]Valor = 30\ 000\ -\ (1\ 500 \cdot 3) [tex]
[tex]Valor = 30\ 000\ -\ 4\ 500[tex]
[tex]Valor = R \$\ 25\ 500,00[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Considere a representação gráfica da função [tex]f(x)[tex].
Em relação a [tex]f(x)[tex], pode-se afirmar que
Como a função é uma reta decrescente, então, o coeficiente angular é (NEGATIVO).
E o coeficiente linear é o valor que a reta intercepta o eixo y. Logo, em 4 > 0. Portanto, POSITIVO.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Carlos, Cláudia e seus três filhos vão ocupar cinco poltronas de um cinema dispostas em sequência, como mostra o esquema.
Poltrona 1 | Poltrona 2 | Poltrona 3 | Poltrona 4 | Poltrona 5 |
---|
O número de maneiras diferentes que ele podem fazer isso de modo que nenhum dos três filhos ocupem as poltronas das duas extremidades (1 e 5) é igual a:
Como os filhos não podem sentar nas extremidades, logo:
[tex] = P_{2} \cdot P_{3} \cdot P_{1} [tex]
[tex] = 2 \cdot 3 \cdot 2 \cdot 1 \cdot 1 [tex]
[tex] = 12\ maneiras [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Em um campeonato de futebol, uma equipe pode fazer, em cada partida:
• 3 pontos, se ganha.
• 1 ponto, se empata.
• 0 ponto, se perde.
A tabela representa a distribuição das pontuações da equipe BBFC (Bom de Bola Futebol Clube) nos 20 jogos que realizou para um campeonato.
PONTUAÇÃO | 3 | 1 | 0 |
---|---|---|---|
FREQUÊNCIA | 8 | 7 | 1 |
O número de pontos feitos pela BBFC foi
O número de pontos feitos por essa equipe foi de:
[tex] = 3 \cdot 8 + 1 \cdot 7 + 0 \cdot 1 [tex]
[tex] = 24 + 7 + 0 [tex]
[tex] = 31\ pontos [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
O quadro abaixo mostra a quantidade de algodão colhida por três irmãos durante o mês de agosto.
Algodão (kg) | |
---|---|
Júlia | 7,52 |
Flávio | 5,4 |
João | 5,25 |
Qual a diferença entre a maior quantidade e a menor quantidade de algodão colhida?
A diferença entre a maior quantidade e a menor quantidade de algodão colhida é de:
[tex] = Maior\ -\ menor [tex]
[tex] = 7,52\ -\ 5,25 [tex]
[tex] = 2,27 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(COLÉGIO PEDRO II).
Um grupo de pessoas está classificado da seguinte forma:
Fala inglês | Fala alemão | Fala francês | |
---|---|---|---|
Homem | 92 | 35 | 47 |
Mulher | 101 | 33 | 52 |
Escolhe-se uma pessoa ao acaso. Sabendo que esta pessoa fala francês, qual é a probabilidade de que seja homem?
Sabendo que esta pessoa fala francês, então, a probabilidade de que seja homem é de:
[tex] P = \frac{Evento}{Espaço\ amostral} [tex]
[tex] P = \frac{homem}{Fala \ francês} [tex]
[tex] P = \frac{47}{47\ +\ 52} [tex]
[tex] P = \frac{47}{99} [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(COLÉGIO PEDRO II). Em uma urna há 4 bolas pretas e 3 brancas.
Na retirada de duas bolas, a probabilidade de retirarmos uma bola preta e uma branca, sem reposição, nesta ordem é:
A probabilidade é de:
[tex] P = P_{(1ª\ bola)} \cdot P_{(2ª\ bola)} [tex]
[tex] P = \frac{4}{7} \cdot \frac{3}{6} [tex]
[tex] P = \frac{12}{42} = \frac{12\ ÷\ 6}{42\ ÷\ 6} = \frac{2}{7} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Uma família planeja ter 3 crianças.
Qual a probabilidade de que a família tenha 3 rapazes, dado que a primeira criança que nasceu é rapaz?
O primeiro filho já é um rapaz. Portanto, devemos considerar a probabilidade dos demais filhos serem rapazes.
Como a probabilidade de nascer menino ou menina é [tex] \frac{1}{2}[tex] e, deve nascer rapaz e rapaz, temos:
[tex]P = (P_{(2ª\ filho)}) \cdot (P_{(3º\ filho)}) [tex]
[tex]P = \frac{1}{2} \cdot \frac{1}{2} = \frac{1}{4} = 0,25 = 25 \%[tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Uma urna contém três bolas amarelas e duas brancas. Retirando sucessivamente duas bolas, sem reposição, qual a probabilidade de saírem as duas brancas?
A probabilidade de saírem as duas brancas, sem reposição, é de:
[tex]P = P_{(1ª\ bola)} \cdot P_{(2ª\ bola)} [tex]
[tex]P = \frac{2}{5} \cdot \frac{1}{4} [tex]
[tex]P = \frac{2}{20} = \frac{1}{10} [tex]
[tex]P = 0,1 = 10 \% [tex]
Portanto, alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Para participar de uma maratona um atleta inicia um treinamento mensal, em que corre todo dia e sempre 2 minutos a mais do que correu no dia anterior.
Se no 6º dia este atleta correu durante 15 minutos, pode-se afirmar que no 28º dia ele correrá durante
Se necessário, use: [tex] a_{n} = a_{1} + (n - 1) r[tex].
Dados:
[tex] a_{28} =\ ? [tex]
[tex] a_{6} = 15\ min[tex]
[tex] n = 28[tex]
[tex] r = 2[tex]
[tex] a_{1} =\ ?[tex]
Primeiro, calcular o tempo do primeiro dia ([tex]a_{1}[tex]):
[tex] a_{n} = a_{1} + (n - 1) r[tex]
[tex] a_{6} = a_{1} + (6 - 1) \cdot 2[tex]
[tex] 15 = a_{1} + 5 \cdot 2[tex]
[tex] 15 = a_{1} + 10[tex]
[tex] 15\ -\ 10 = a_{1} [tex]
[tex] a_{1} = 5\ min [tex]
Então, no 28º esse atleta correrá durante:
[tex] a_{n} = a_{1} + (n - 1) r[tex]
[tex] a_{28} = 5 + (28 - 1) \cdot 2[tex]
[tex] a_{28} = 5 + 27 \cdot 2[tex]
[tex] a_{28} = 5 + 54[tex]
[tex] a_{28} = 59\ minutos[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Na figura, cada lado da malha quadriculada representa 1 km.
Uma pessoa parte do ponto A, caminha 3 km para cima, 2 km para direita, 1 km para baixo, 1 km para direita e 2 km para baixo, chegando a um ponto F imaginário.
Se ela fizesse um trajeto linear ponto F, ela teria caminhado no sentido:
Observe a figura a seguir:
Então, ela teria caminhado no sentido LESTE.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Um pedreiro usou 2000 azulejos quadrados e iguais para revestir 45 m² de parede.
Qual é a medida, em cm, do lado de cada azulejo?
Como 1 m² equivale a 10 000 cm². Logo:
[tex] 1\ m^{2}\ ----\ 10\ 000\ cm^{2} [tex]
[tex] 45\ m^{2}\ ----\ x\ cm^{2} [tex]
[tex] x = 45 \cdot 10\ 000 [tex]
[tex] x = 450\ 000\ cm^{2} [tex]
Agora, descobrir a área de um azuleijo:
[tex] A = \frac{ 450\ 000\ cm^{2}}{2\ 000} [tex]
[tex] A = 225\ cm² [tex]
Agora, encontrar o valor do lado de cada azulejo:
[tex] A = L^{2} [tex]
[tex] 225 = L^{2} [tex]
[tex] \sqrt{225} = L [tex]
[tex] L = 15\ cm [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
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