segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Quiz 8: PORTUGUÊS 8° ANO

Quiz 08: PORTUGUÊS 8° ANO
QUIZ 08: PORTUGUÊS 8° ANO

(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2016). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda as questões 01, 02, 03 e 04.

Sociedade

Carlos Drummond de Andrade

   O homem disse para o amigo: — Breve irei a tua casa e levarei minha mulher. O amigo enfeitou a casa e quando o homem chegou com a mulher, soltou uma dúzia de foguetes. O homem comeu e bebeu. A mulher bebeu e cantou. Os dois dançaram. O amigo estava muito satisfeito. Quando foi hora de sair, o amigo disse para o homem: — Breve irei a tua casa. E apertou a mão dos dois. No caminho o homem resmunga: — Ora essa, era o que faltava. E a mulher ajunta: — Que idiota. — A casa é um ninho de pulgas. — Reparaste o bife queimado? O piano ruim e a comida pouca. E todas as quintas-feiras eles voltam à casa do amigo que ainda não pôde retribuir a visita.

Disponível em: http://www.citador.pt/poemas/sociedade -carlos-drummond-de-andrade. Acesso em: 22 jan. 2016.

01
De acordo com o texto, o homem e a mulher visitantes
A
B
C
D


02
No verso “E todas as quintas-feiras eles voltam à casa do amigo”, o termo “eles” se refere
A
B
C
D


03
No verso “ – A casa é um ninho de pulgas.”, a expressão “ninho de pulgas”, no contexto do poema, significa que a casa
A
B
C
D


04
No verso “O amigo estava muito satisfeito.”, a palavra “muito” estabelece uma relação de
A
B
C
D


05
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2016). o texto e, a seguir, responda.

Perigo: lixo tecnológico

   Mostre em classe como baterias e pilhas velhas causam terríveis danos ao meio ambiente. Em 5 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. A data é apropriada para discutir em sala de aula os males causados à natureza pelos detritos que cada um de nós joga na lixeira de casa. "Muita gente acha que, depois de levado pelo caminhão, o lixo simplesmente desaparece" diz Ângela Saraiva, produtora dos 5 Elementos Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, de São Paulo. Ao contrário. Além de não se desintegrarem, alguns dos detritos contaminam o solo, os lençóis freáticos e, no fim das contas, o próprio homem. Pilhas e baterias estão nesse rol de objetos altamente prejudiciais. Elas contêm metais pesados, como chumbo, cádmio, zinco e mercúrio, em níveis que podem causar sérios dados à saúde.

   Por sua gravidade, o problema - felizmente está chamando a atenção das autoridades. A partir do mês de julho, graças à resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, pilhas e baterias usadas que contenham metais pesados, acima do permitido pela legislação, devem ser entregues aos revendedores, que, por sua vez, ficam com a obrigação de devolvê-las aos fabricantes. Avise aos alunos que as embalagens têm de informar se o produto pode ir para o lixo comum ou deve ser enviado ao fabricante para reciclagem.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias /fundamentos/perigo-lixo-tecnologico-426131.shtml. Acesso em: 22 jan. 2016.

No trecho “Além de não se desintegrarem, alguns dos detritos contaminam “o solo, os lençóis freáticos e, no fim das contas, o próprio homem.”, a gradação no fragmento sublinhado sugere a

A
B
C
D


06
(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2016). Leia o texto e, a seguir, responda as questões 06 e 07.

CÃO! CÃO! CÃO!

Millôr Fernandes

   Abriu a porta e viu o amigo que há tanto não via. Estranhou apenas que ele, amigo, viesse acompanhado por um cão. Cão não muito grande, mas bastante forte, de raça indefinida, com toda efusão. “Quanto tempo!”. O cão aproveitou as saudações, se embarafustou casa adentro e logo o barulho na cozinha demonstrava que ele tinha quebrado alguma coisa. O dono da casa encompridou um pouco as orelhas, o amigo visitante fez um ar de que a coisa não era com ele. “Ora, veja você, a última vez que nos vimos foi...” “Não, foi depois, na...” “E você, casou também?” O cão passou pela sala, o tempo passou pela conversa, o cão entrou pelo quarto e novo barulho de coisa quebrada. Houve um sorriso amarelo por parte do dono da casa, mas perfeita indiferença por parte do visitante. “Quem morreu definitivamente foi o tio... Você se lembra dele?” “Lembro, ora, era o que mais... não?” O cão saltou sobre um móvel, derrubou o abajur, logo trepou com as patas sujas no sofá (o tempo passando) e deixou lá as marcas digitais de sua animalidade. Os dois amigos tensos, agora preferiam não tomar conhecimento do dogue. E, por fim, o visitante se foi. Se despediu, efusivo como chegara, e se foi. Mas ainda indo, quando o dono da casa perguntou: “Não vai levar o seu cão?” “Cão? Cão? Cão? Ah, não! Não é meu, não. Quando entrei, ele entrou naturalmente comigo e eu pensei que fosse seu. Não é seu, não?”

MORAL: Quando notamos certos defeitos nos amigos, devemos sempre ter uma conversa esclarecedora.

Disponível em: http://sugestoesdeatividades.blogspot.com.br /2012/09/cao-cao-cao-millor.html. Acesso em: 22 jan. 2016.

Em qual dos trechos está expressa uma opinião do narrador do texto?

A
B
C
D


07
No desfecho do texto fica evidente que o cão pertencia a/ao(s)
A
B
C
D


(SEDUCE-GO - 2ª P.D - 2016). Leia os textos e, a seguir, responda as questões 08, 09 e 10.

TEXTO I

Cora Coralina

   Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.

Disponível em: http://pensador.uol.com.br/poemas_de_solidariedade/. Acesso em: 22 jan. 2016.

TEXTO II

Recado ao Sr. 903

Rubem Braga

   Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador do prédio, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal - devia ser meia-noite - e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a lei e a polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor: é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a leste pelo 1005, a oeste pelo 1001, ao sul pelo Oceano Atlântico, ao norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos; apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão, ao meu número) será convidado a se retirar às 21:45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7 pois às 8 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará até o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada, e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas — e prometo silêncio.

   ... Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: "Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou". E o outro respondesse: "Entra, vizinho, e come de meu pão e bebe de meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela".

   E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.

Disponível em: http://www.fabulasecontos.com.br/?pg=descricao&id=323. Acesso em: 22 jan. 2016.

08
No texto II, o uso dos números dos apartamentos para substituir o nome das pessoas revela
A
B
C
D


09
No que se refere à amizade e à solidariedade, o texto I em relação ao texto II é
A
B
C
D


10
A finalidade do texto II é
A
B
C
D


11
(SAERO). Leia o texto abaixo e responda.

Texto 1

A língua de Avatar

   […] Em Avatar, o artifício mais engenhoso fica por conta do idioma concebido pelo linguista Paul Frommer para o planeta Pandora, palco dos conflitos entre humanos e os seres da raça Na’vi.

   Em 2005, Cameron entregou a Frommer, então chefe do departamento de Linguística da University of Southern California, um roteiro que continha, entre outras coisas, 30 termos do que viria a ser a língua fictícia – em sua maioria nomes de personagens e animais – cuja sonoridade assemelhava-se à das línguas polinésias. A partir disso, o linguista criou um vocabulário alienígena composto por mil palavras, com estruturas sintáticas e morfológicas emprestadas de diversas línguas, com preferência pelas mais exóticas, como o persa e algumas africanas.

Texto 2

Klingon

   Já a língua Klingon, da clássica franquia, Jornada nas estrelas, ganhou até dicionário, com 2 mil verbetes e 800 mil exemplares vendidos. O idioma surgiu em 1984 em Jornada nas Estrelas III: à procura de Spock. Mais tarde, o linguista Marc Okrand foi contratado para o seriado Nova Geração com a missão de elaborar uma estrutura sintática e lexical para a língua.

   Para se ter uma ideia da repercussão do Klingon entre os fãs da série, foi criado um instituto com base no trabalho de Okrand – o Klingon Language Institute (www.kli.org) –, que conta com 600 membros, diálogos em linguagem extraterrestre e até traduções de clássicos da literatura.

Língua Portuguesa, mar. 2010. p. 16-17. Fragmento.

Esses dois textos falam sobre

A
B
C
D


12
Leia os textos para responder a questão abaixo:

Texto I

Sem-proteção

Jovens enfrentam mal a acne, mostra pesquisa

   Transtorno presente na vida da grande maioria dos adolescentes e jovens, a acne ainda gera muita confusão entre eles, principalmente no que diz respeito ao melhor modo de se livrar dela. E o que mostra uma pesquisa realizada pelo projeto Companheiros Unidos contra a Acne (Cucas), uma parceria do laboratório Roche e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): Foram entrevistados 9273 estudantes, entre 11 e 19 anos, em colégios particulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Pará, Paraná, Alagoas, Ceará e Sergipe, dentre os quais 7623 (82%) disseram ter espinhas. O levantamento evidenciou que 64% desses entrevistados nunca foram ao médico em busca de tratamento para espinhas. "Apesar de não ser uma doença grave, a acne compromete a aparência e pode gerar muitas dificuldades ligadas à auto-estima e à sociabilidade", diz o dermatologista Samuel Henrique Mandelbaum, presidente da SBD de São Paulo. Outros 43% dos entrevistados disseram ter comprado produtos para a acne sem consultar o dermatologista - as pomadas, automedicação mais freqüente, além de não resolverem o problema, podem agravá-lo, já que possuem componentes oleosos que entopem os poros. (...)

Fernanda Colavitti

Texto II

Perda de Tempo

   Os métodos mais usados por adolescentes e jovens brasileiros não resolvem os problemas mais sérios de acne.

 • 23% lavam o rosto várias vezes ao dia

 • 21% usam pomadas e cremes convencionais

 • 5% fazem limpeza de pele

 • 3% usam hidratante

 • 2% evitam simplesmente tocar no local

 • 2% usam sabonete neutro

(COLAVITTI, Fernanda – Revista Veja Outubro / 2001 – p. 138.)

Comparando os dois textos, percebe-se que eles são

A
B
C
D




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