(SARESP).
A quantos minutos corresponde um período de tempo de seis horas e meia?
Como uma hora tem 60 minutos. Logo;
[tex] = 6\ horas\ e\ meia [tex]
[tex] = 6\ \cdot 60\ min\ +\ 30\ min [tex]
[tex] = 360\ min\ +\ 30\ min [tex]
[tex] = 390\ min\ [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
Observe a expressão a seguir:
[tex] M =\ –\ (–3\ –\ 1)\ –\ (1\ –\ 5) + 3 [tex]
Qual o valor de [tex]250 × M[tex] é:
Primeiro encontrar o valor de M:
[tex] M =\ –\ (–3\ –\ 1)\ –\ (1\ –\ 5) + 3 [tex]
[tex] M =\ –\ (–4)\ –\ (–\ 4) + 3 [tex]
[tex] M =\ + 4\ +\ 4\ +\ 3 [tex]
[tex] M = 11 [tex]
Agora, encontrar o valor da expressão: [tex]250 × M[tex]
[tex]= 250 \cdot M [tex]
[tex]= 250 \cdot 11 [tex]
[tex]= 2\ 750 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
Observe a tabela a seguir:
A | ÷ | – 8 | = | + 500 |
– 585 | ÷ | B | = | – 117 |
– 3 | × | - 1 036 | = | C |
De acordo com a tabela, qual o valor de A + B + C?
Primeiro encontrar os valores de A, B e C.
• Valor de A:
[tex] \frac{A}{–\ 8} = 500 [tex]
[tex] A =\ – 8 \cdot 500 =\ – 4\ 000 [tex]
• Valor de B:
[tex] \frac{–\ 585}{B} =\ –\ 117[tex]
[tex] \frac{– 585}{–\ 117} = B[tex]
[tex] B = 5[tex]
• Valor de C:
[tex]=\ –\ 3 \cdot\ (-\ 1\ 036)[tex]
[tex]= +\ 3\ 108[tex]
Agora, a soma de A + B + C é:
[tex]A + B + C = -\ 4\ 000 + 5 + 3\ 108[tex]
[tex]A + B + C = -\ 887[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
Na cantina da escola, Ana comprou um sanduíche por R$ 4,50, um suco por R$ 2,75 e um chocolate por R$ 3,15.
Quando foi pagar, ela percebeu que tinha apenas uma nota de R$ 5,00 e duas notas de R$ 2,00.
Quanto Ana ficará devendo?
Como Ana tinha apenas uma nota de R$ 5,00 e duas notas de R$ 2,00, ou seja, R$ 9,00. Então:
[tex]= 4,50 + 2,75 + 3,15 [tex]
[tex]= R\ $\ 10,40 [tex]
Logo, Ana ficará devendo:
[tex]= R\ $\ 10,40 -\ R\ $\ 9,00 [tex]
[tex]= R\ $\ 1,40 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
A maquete de um edifício mede 56 cm de altura.
Qual a altura real desse edifício, sabendo que ele corresponde a 32,5 vezes a altura da maquete?
Como a altura real é 32,5 vezes maior, então a altura do edifício é de:
[tex] = 56\ cm \cdot 32,5\ vezes [tex]
[tex] = 1\ 820\ cm [tex]
Como 1 metro tem 100 cm. Logo:
[tex] = \frac{1\ 820\ cm}{100} = 18,20\ metros [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
Em determinada loja, o rendimento mensal é o somatório dos saldos obtidos por seus quatro vendedores.
Se o rendimento mensal for positivo, a loja obteve lucro; se for negativo, a loja teve prejuízo.
Caso um vendedor supere a meta de vendas, ele tem como saldo positivo o valor superado; caso não atinja a meta, tem como saldo negativo o valor que faltou para que a meta fosse atingida; caso atinja o valor exato da meta, seu saldo é zero.
Em determinado mês, os resultados obtidos pelos vendedores dessa loja foram:
• Vendedor I: apenas atingiu a meta;
• Vendedor II: superou a meta em R$ 100,00;
• Vendedor III: não atingiu a meta por R$ 30,00;
• Vendedor IV: não atingiu a meta por R$ 55,00.
Pode-se concluir que, no mês em questão, essa loja obteve
Pelo enunciado, temos:
• Vendedor I: [tex] = 0 [tex]
• Vendedor II: [tex] = +\ 100 [tex]
• Vendedor III: [tex] = -\ 30 [tex]
• Vendedor IV: [tex] = -\ 55 [tex]
Logo:
[tex] = 0\ +\ 100\ -\ 30\ -\ 55 [tex]
[tex] = 100\ -\ 85 [tex]
[tex] = +\ 15 [tex]
Sendo assim, obteve um lucro de R$ 15 reais.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
Observe a expressão a seguir:
[tex] K = \sqrt{(-2)^{3} + 6 \cdot \sqrt{2^{1} + \sqrt{\sqrt{(-2)^{4}}}}} [tex]
Então, o valor de [tex]K^{3}[tex] é:
O valor de [tex]K^{3}[tex] é:
[tex] K = \sqrt{(-2)^{3} + 6 \cdot \sqrt{2^{1} + \sqrt{\sqrt{(-2)^{4}}}}} [tex]
[tex] K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{2 + \sqrt{\sqrt{16}}}} [tex]
[tex] K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{2 + \sqrt{4}}} [tex]
[tex] K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{2 + 2}} [tex]
[tex] K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{4}} [tex]
[tex] K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot 2} [tex]
[tex] K = \sqrt{-\ 8 + 12} [tex]
[tex] K = \sqrt{4} [tex]
[tex] K = 2 [tex]
Sendo assim, o valor de [tex]K^{3}[tex] é:
[tex] K^{3} = 2^{3} = 8[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
No galpão de um mercado, encontram-se três sacolas com frutas: uma com maçãs, uma com bananas e outra com laranjas.
As sacolas com maçãs e bananas possuem etiquetas indicando seus pesos: 2 kg e 3 kg, respectivamente.
Porém, a etiqueta da sacola com laranjas caiu e não se sabe seu peso.
Utilizando uma balança, observou-se que o dobro do peso das laranjas mais 1 kg é igual ao peso total das maçãs e das bananas.
Colocando-se a etiqueta correspondente na sacola de laranjas, que peso deve constar nela?
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).
Em um jogo, o valor de cada ponto perdido é – 4 , e o valor de cada ponto ganho é +3. Ana perdeu 13 pontos e ganhou 15 pontos.
Fazendo os cálculos, pode-se verificar que o total de pontos de Ana é:
Como cada ponto perdido é – 4 e o valor de cada ponto ganho é +3. Então:
[tex] = perdeu\ 13[tex] e [tex] ganhou\ 15 [tex]
[tex] = (-\ 4) \cdot\ 13 + (+3) \cdot 15\ [tex]
[tex] = -\ 52 + 45 [tex]
[tex] = -\ 7 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Observe a sequência de operações a seguir:
O resultado final da operação é:
Observe a sequência de operações:
[tex] -\ 16 ÷ (-\ 4) = +\ 4 [tex]
[tex] \Longrightarrow +\ 4 \cdot (-\ 5) = -\ 20 [tex]
[tex] \Longrightarrow -\ 20\ +\ 8 = -\ 12 [tex]
[tex] \Longrightarrow -\ 12\ -\ 6 = -\ 18 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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