D3: PORTUGUÊS - 3º Série - Ensino Médio
D3: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
02
(SEDUC-GO).
Leia o texto e, a seguir, responda.
Lagoa
Eu não vi o mar.
Não sei se o mar é bonito,
não sei se ele é bravo.
O mar não me importa.
Eu vi a lagoa.
A lagoa, sim.
A lagoa é grande
e calma também.
Na chuva de cores
da tarde que explode
a lagoa brilha
a lagoa se pinta
de todas as cores.
Eu não vi o mar.
Eu vi a lagoa...
ANDRADE, Carlos Drummond de. Reunião. 10 ed. Rio de Janeiro. José Olympio, 1980, 1980. p.. 10.
No trecho "Na chuva de cores /da tarde que explode", a expressão destacada tem o sentido de tarde
04
(SEDUC-GO).
Leia o texto e, a seguir, responda.
Diabetes – Tudo que você precisa saber Sintomas, tratamento e causas
A diabetes (nome científico diabetes mellitus) é uma doença em que o organismo não consegue mais produzir insulina — um hormônio necessário para quebrar a glicose.
Esta, por sua vez, é uma substância que dá energia para as células do corpo funcionarem.
É a insulina que controla a quantidade de glicose no sangue, por tanto, quando a pessoa tem diabetes o organismo não consegue utilizar a glicose adequadamente, provocando várias alterações na curva glicêmica do sangue e no próprio funcionamento do organismo. Essas alterações drásticas causam danos para diversos órgãos, vasos sanguíneo e nervos a longo prazo.
Essa doença tem mais de uma causa e diferentes tipos de tratamento. Ela está cada vez mais associada ao estilo de vida contemporâneo, cheio de estresse e orientado por uma alimentação industrializada pautada em carboidratos, sódio e açúcar. Somente no Brasil são mais de 13 milhões de pessoas com a doença (6,9% da população), de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes.
No mundo todo são mais de 422 milhões de diabéticos, segundo levantamento da Organização Mundial de Saúde realizado em 2016. Muitas autoridades e governos já tratam a doença como um caso de saúde pública.
Disponível em: http://www.nursing.com.br/diabetes -informacoes-completas/>. Acesso em: 12 jun. 2018.
Observe o seguinte trecho: “[...] um hormônio necessário para quebrar a glicose.” A palavra destacada, na frase, tem o mesmo sentido em
05
(SEDUC-GO).
Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Secretaria de Cultura
EDITAL
NOTIFICAÇÃO
— Síntese da resolução publicada no Diário Oficial da Cidade, 29/07/2011 — página 41.
— 511ª Reunião Ordinária, em 21/06/2011.
Resolução n° 08/2011 — TOMBAMENTO dos imóveis da Rua Augusta, n° 349 e n° 353, esquina com a Rua Marquês de Paranaguá, n° 315, n° 327 e n° 329 (Setor 010, Quadra 0,6, Lotes 0016-2 e 00170-0), bairro da Consolação, Subprefeitura da Sé, conforme o processo administrativo n° 1991-00.005.365-1.
Folha de S. Paulo, 5 ago. 2015 (adaptado).
Nesse contexto, a palavra "Tombamento" significa
06
(SAEPE).
Leia os textos abaixo.
Qual é o preço da Terra? (Sim, o preço da Terra.)
Sim, alguém calculou. Não que haja compradores em potencial para o planeta, é claro.
Mesmo assim, o astrofísico americano Greg Laughlin, da Universidade da Califórnia, criou uma fórmula matemática para chegar ao valor da Terra — e aos de outros planetas também.
O nosso, no caso, vale três mil trilhões de libras (é uma cifra tão fora da realidade que parece até besteira converter, mas, em todo caso, fica em torno de oito mil trilhões de reais).
Na fórmula (que o cientista não divulgou qual é, mas ok, porque certamente é bem complexa e a maioria de nós não a entenderia, de qualquer forma), entram a idade, o tamanho, a temperatura, a massa e outras informações pontuais sobre cada planeta.
O fim da conta não surpreende: a Terra é o mais valioso do universo. Já Marte, por exemplo, que vem ganhando o carinho da comunidade científica por ser, além do nosso, o planeta mais imediatamente habitável do Sistema Solar, vale apenas 10 mil libras.
Os cálculos não são perda de tempo (não completa, pelo menos): a ideia do pesquisador ao criar a fórmula não era apenas brincar [...]. Ela vem sendo usada por ele para avaliar as descobertas de novos exoplanetas (planetas localizados fora do nosso Sistema Solar) feitas pela Nasa. “É uma maneira de eu poder quantificar o quão empolgado devo ficar em relação a qualquer planeta em particular”, explica Laughlin.
Descoberto em 2007, o Gilese 581 C, por exemplo, entusiasmou os cientistas logo de cara por parecer o mais similar à Terra — mas a conta final do astrofísico americano deu a ele a etiqueta de apenas 100 libras (olha aí, exoplaneta em promoção!). Já outro, o KOI 326.01, encontrado mais recentemente, foi estimado por ele em cerca de 150 mil libras.
PERIN, Thiago. Disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/qual -e-o-preco-da-terra-sim-o-preco-da-terra/>.Acesso em: 2 mar. 2011. Fragmento.
No trecho “... Gilese 581 C, por exemplo, entusiasmou os cientistas logo de cara...” (último parágrafo), a expressão destacada indica que o entusiasmo dos cientistas foi
08
(SAEPE).
Leia o texto abaixo e responda.
Turismo
A única coisa que perturba harmonia do ambiente são os turistas. Alguns. Eles não viajam a fim de ver o mar, ouvir o vento, sentir a areia. Eles só querem mudar de cenário para fazer as coisas que fazem sempre. E, para eles, o som é essencial. A todo volume. Para que todos saibam que eles têm som. Nunca desembarcam de si mesmos. Por onde vão, sua presença é uma perturbação para o espírito. Fico a me perguntar: por que não gostam do silêncio? Acho que para eles, o silêncio é o mesmo que o vazio. E o vazio é sinal de pobreza. Nossa cultura provocou uma transformação perversa nos seres humanos, de forma que eles acreditam que, para estar bem, é preciso estar acoplados a objetos tecnológicos.
ALVES, Rubem. Turismo. In: Quarto de Badulaques. São Paulo: Parábola, 2003. p. 158. Fragmento.
No trecho “Nunca desembarcam de si mesmos.”, o autor usou a expressão destacada para ressaltar que os turistas têm dificuldade de
09
(SAEPE).
Leia o texto abaixo e responda.
Quanta pressa!
Como vc é apressada! Não lembra que eu disse antes de vc viajar que eu ia pra fazenda do meu avô? Quem mandou não dar notícias antes d’eu ir pra lá?!?!?!:—O
Vc sabia. Eu avisei. Vc não presta atenção no que eu falo?
Quando ficar mais calma eu tc mais, tá legal?
:—*
Mônica
PINA, Sandra. Entre e-mails e acontecimentos. São Paulo: Salesiana, 2006. Fragmento.
As reduções (vc, tc) e os emoticons (:—*), usados com frequência em e-mails, imprimem ao texto
10
(SAEPE).
Leia o texto abaixo e responda.
Memórias Póstumas de Brás Cubas
“... Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos.
Meu pai, logo que teve aragem dos onze contos, sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.
— Dessa vez, disse ele, vais para a Europa, vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra; quero-te para homem sério e não para arruador ou gatuno. E como eu fizesse um gesto de espanto:
— Gatuno, sim senhor, não é outra coisa um filho que me faz isto...
Sacou da algibeira os meus títulos de dívida, já resgatados por ele e sacudiu-mos na cara.
— Vês, peralta? É assim que um moço deve zelar o nome dos seus? Pensas que eu e meus avós ganhamos o dinheiro em casas de jogo ou a vadiar pelas ruas?
Pelintra! Desta vez ou tomas juízo, ou ficas sem coisa nenhuma.
Estava furioso, mas de um furor temperado e curto. Eu ouvi-o calado, e nada opus à ordem da viagem, como de outras vezes fizera; ruminava a de levar Marcela comigo. Fui ter com ela; expus-lhe a crise e fiz-lhe a proposta. Marcela ouviu-me com os olhos no ar, sem responder logo; como insistisse, disse-me que ficava, que não podia ir para a Europa. ...”
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. 18. ed. São Paulo: Ática. 1992, p. 44. Fragmento.
No trecho “Gatuno, sim senhor, não é outra coisa um filho que me faz isto...”, (4º parágrafo) a palavra destacada foi empregada para
11
(SPAECE).
Leia o texto abaixo.
Pontos de negócio
Projetos empreendedores no Brasil ganham destaque em programa de TV
Enquanto um grupo de homens e mulheres da mineira Cataguases reaproveita sobras de tecidos para criar roupas, uma índia percorre os 180 quilômetros entre Boa Vista, onde mora, e sua aldeia na Raposa Serra do Sol para pegar barro e produzir, artesanalmente, panelas e travessas, segundo uma tradição centenária. Trajetórias que, apesar das diferenças, têm um aspecto em comum: a capacidade que o brasileiro tem de empreender até quando tudo parece conspirar contra.
Essas (e muitas outras) histórias estarão na nova temporada da série “Cultura ponto a ponto”, da TV Brasil, elaborada a partir do Cultura Viva, programa de apoio do Ministério da Cultura (MinC) a iniciativas culturais, para que se tornem sustentáveis. O SEBRAE é parceiro no programa: no Rio, por exemplo, ajuda o agente cultural a elaborar projetos para concorrer à seleção do MinC e, aprovados, a se tornarem viáveis em três anos.
A nova série da TV Brasil vai apresentar 26 episódios, cada um com meia hora de duração, que darão um panorama detalhado, em formato de documentário, de 60 dos 1500 “pontos de cultura” registrados pelo governo federal em todo o país.
— Os pontos de cultura são uma tentativa de articular e impulsionar, por meio de suporte técnico e financeiro, ações que já existem nas comunidades e que envolvem arte, cidadania, cultura e educação — explica Célio Turino, secretário da Cidadania Cultural do MinC.
— Não importa se é numa grande metrópole, nos pampas, no sertão ou na Amazônia. A ideia é mostrar a garra e a capacidade de organização da nossa gente — diz a produtora executiva do “Cultura ponto a ponto”, Flávia Maggioli.
O GLOBO, 5/07/ 09. Caderno Boa chance. Adaptado. Reforma ortográfica.
No trecho “A ideia é mostrar a garra e a capacidade de organização da nossa gente ...” (último parágrafo), a palavra destacada foi usada com o mesmo sentido de
12
(SAERJ).
Leia o texto abaixo.
Estresse animal
Os animais estão cada vez mais sendo acometidos pelo estresse, que, segundo a veterinária Monisa Corraini, pode desencadear problemas gástricos ou até mesmo a agressividade. O sintoma costuma surgir em períodos grandes de fome ou sede, viagens longas, com a falta ou excesso de exercícios, solidão, mudanças na rotina, em ambientes conturbados, durante o banho e tosa, nas consultas veterinárias, participação em exposições ou competições.
Os bichinhos necessitam de dedicação e qualidade de vida para serem felizes.
Viva Saúde, edição especial de aniversário, n. 73, p. 79.
No trecho “Os animais estão cada vez mais sendo acometidos pelo estresse,...”, a palavra destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
Nenhum comentário:
Postar um comentário