(MEC-CAED - ADF).
Gabriel ganhou 48 presentes em sua festa de aniversário. Esses presentes foram todos colocados em duas caixas, uma de cor azul e outra de cor vermelha, de modo que a caixa de cor azul ficou com o triplo da quantidade de presentes da caixa de cor vermelha.
Quantos presentes foram colocados na caixa de cor vermelha?
Observe que a caixa de cor azul (A) ficou com o triplo da quantidade de presentes da caixa vermelha (V). Logo:
[tex]Caixa\ azul + Caixa\ vermelha = 48 [tex]
[tex]3V + V = 48 [tex]
[tex]4V = 48 [tex]
[tex]V = \frac{48}{4} [tex]
[tex]V = 12\ presentes\ de\ cor\ vermelha [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
O saldo de gols de um time de futebol em um campeonato é dado pela diferença entre o total de gols feitos e o total de gols sofridos pelo time no campeonato. O time para o qual Vinícius torce estava com um saldo de – 7 gols nesse campeonato e jogou uma partida em que fez 2 gols e não sofreu nenhum gol do adversário.
Após essa partida, o saldo de gols do time para o qual Vinícius torce passou a ser de
O novo saldo do time que Vinícius torce é de:
[tex]= -\ 7 + 2 [tex]
[tex]= -\ 5 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Em uma fábrica de garrafas plásticas, 4 máquinas iguais, funcionando juntas e no mesmo ritmo, produzem um determinado lote de garrafas em 6 minutos. Em um certo dia, uma máquina apresentou defeito e as demais continuaram trabalhando no mesmo ritmo.
Nesse dia, quantos minutos as máquinas restantes levaram para produzir um desses lotes de garrafas?
As grandezas máquinas e minutos são inversamente proporcionais, pois, o fato de diminuir o total de máquinas faz que aumente o tempo de fabricação do lote de garrafas. Então:
[tex] máquinas[tex] [tex]minutos[tex]
[tex]4[tex] [tex]\rightarrow[tex] [tex]6 [tex]
[tex]3[tex] [tex]\rightarrow[tex] [tex]x [tex]
[tex]3x = 4 \cdot 6[tex]
[tex]3x = \frac{24}{3}[tex]
[tex]x = 8\ minutos[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Verônica trabalha em uma padaria. Ela utilizou [tex]\frac{6}{9} [tex] de um pacote de farinha de trigo para fazer a receita de um pão. Após finalizar o preparo do pão, ela utilizou uma quantidade de farinha equivalente a [tex]\frac{2}{9} [tex] desse pacote para preparar uma torta.
A quantidade de farinha de trigo utilizada por Verônica no preparo das duas receitas equivale a que fração do pacote todo?
A quantidade de farinha de trigo utilizada por Verônica no preparo das duas receitas equivale a que fração do pacote todo de:
[tex]=\frac{6}{9} + \frac{2}{9} [tex]
[tex]=\frac{8}{9} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe o ponto Q apresentado no plano cartesiano abaixo.
O par ordenado (x, y) que representa a localização do ponto Q nesse plano cartesiano é
O par ordenado [tex](x,\ y)[tex] que representa a localização do ponto [tex]Q[tex] nesse plano cartesiano é:
[tex]=(x,\ y) = (4,\ 3)[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Em determinado final de semana, Paula ganhou dinheiro de seu pai e de sua mãe. O pai de Paula deu a ela o equivalente ao dobro da quantia que ela ganhou da mãe e, ao todo, ela ganhou 36 reais dos dois.
Qual foi o valor que Paula ganhou de sua mãe nesse final de semana?
O valor que Paula ganhou de sua mãe (M) nesse final de semana foi:
[tex]Valor(Pai) + Valor(Mãe) = 36\ reais [tex]
[tex]2M + M = 36\ reais [tex]
[tex]3M = 36\ reais [tex]
[tex]M = \frac{36\ reais}{3} [tex]
[tex]M = 12\ reais[tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Amália utilizou 18 pedaços do barbante, com 3,15 m de comprimento cada, para fazer uma peça de macramé.
A medida total do comprimento do barbante, em metros, que Amália utilizou para fazer essa peça de macramé, é
A medida total do comprimento do barbante, em metros, que Amália utilizou para fazer essa peça de macramé, é de:
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Custódia trabalha com customização de bonecas. Para fazer 6 blusas para bonecas, ela utiliza 24 metros de linha. Ela recebeu uma encomenda para fazer 8 blusas para bonecas.
De quantos metros de linha Custódia vai precisar para fazer as blusas para bonecas dessa encomenda?
Como as grandezas quantidade de blusas e metros de linha são diretamente proporcionais. Logo:
[tex] Blusas[tex] [tex]metros[tex]
[tex]6\ ---\ 24 [tex]
[tex]8\ ---\ x [tex]
[tex]6x = 8 \cdot 24[tex]
[tex]x = \frac{192}{6}[tex]
[tex]x = 32\ metros\ de\ linha[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Uma gráfica fez uma encomenda de 6 caixas de grampos para folhas de papel. Cada uma dessas caixas contém 125 100 grampos.
Quantos grampos, ao todo, foram encomendados por essa gráfica?
O total de grampos encomendados por essa gráfica foi de:
[tex]= 6\ caixas\ × 125\ 100\ grampos [tex]
[tex]= 750\ 600\ grampos [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Sara comprou um aquário para colocar em seu escritório. Ela observou que, para enchê-lo completamente, são necessários 50 litros de água.
De quantos mililitros de água Sara precisa para encher esse aquário completamente?
Sara para encher o aquário completamente precisa de:
[tex]= 50\ litros [tex]
[tex]= 50\ \cdot 1\ 000\ mL [tex]
[tex]= 50\ 000\ mL [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
A cidade de Macaé, conhecida internacionalmente como “capital brasileira do petróleo”, está localizada no litoral norte do estado do Rio de Janeiro e tem cerca de 206 728 habitantes, segundo dados do último censo demográfico.
Qual é a ordem ocupada pelo algarismo 6 nesse número?
Observe a tabela a seguir:
Classe dos Milhares | Classe das Unidades Simples | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
2 | 0 | 6 | , | 7 | 2 | 8 | |
Centena | dezena | unidade | décimo | centésimo | milésimo |
A ordem ocupada pelo algarismo 6 nesse número é "UNIDADE DE MILHAR".
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
André construiu sua casa em um terreno retangular que tem 45 metros de comprimento e 15 metros de largura. Para aumentar a segurança da casa, ele pretende instalar uma cerca elétrica no perímetro desse terreno.
De quantos metros de cerca elétrica, no mínimo, André irá precisar para fazer essa instalação?
Observe a figura a seguir:
A quantidade de metros de cerca será de:
[tex]= 45 + 45 + 15 + 15 [tex]
[tex]= 120\ metros [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)