(SADEAM – AM).
Um professor de Educação Física mediu todos os alunos do 2º e 3º anos do ensino fundamental de uma escola. Os resultados obtidos por ele foram representados no gráfico abaixo.
Quantos desses alunos têm altura superior a 130 centímetros?
A quantidade de alunos têm altura superior a 130 centímetros é:
[tex] Q = 40 + 32 + 7 [tex]
[tex] Q = 79\ alunos [tex]
Logo, opção "D".
(SAERJ).
Em um dia de fiscalização numa rodovia, a polícia parou 20 carros. Os carros trafegavam com quantidades diferentes de passageiros, conforme é mostrado no gráfico abaixo.
Quantos desses carros tinham mais de dois passageiros?
A quantidade de carros que tinham mais de dois passageiros é de:
[tex] Q = 1 + 2 + 6 [tex]
[tex] Q = 9\ carros [tex]
Logo, opção "B".
(Entre Jovens - Unibanco).
Em uma escola, foi realizada uma eleição para Presidente do Grêmio Estudantil com os candidatos Pedro, Bruno e Carlos. O resultado dessa eleição está apresentado no gráfico abaixo.
Quantos votos foram apurados nessa eleição?
A quantidade de votos que foram apurados nessa eleição é de:
[tex] Q = 50 + 80 + 60 + 10 [tex]
[tex] Q = 200\ votos [tex]
Logo, opção "E".
(SPAECE).
Ao fazer anotações sobre o seu orçamento mensal o Sr. Pereira montou a tabela abaixo.
Natureza das despesas | Valor (R$) |
---|---|
Alimentação | 800 |
Aluguel | 480 |
Transporte | 320 |
Saúde | 560 |
Quanto o Sr. Pereira gasta com aluguel e transporte?
O total das despesas do Sr. Pereira com aluguel e transporte é de:
[tex] Q = 480 + 320 [tex]
[tex] Q = 800\ votos [tex]
Logo, opção "D".
(SAEMS).
Uma academia de ginástica fez um levantamento do peso e da altura dos seus dez clientes mais gordos, para verificar o IMC (índice de massa corporal) e melhor atendê-los. Esses dados foram organizados em uma tabela de acordo com a ordem de matrícula conforme representado abaixo.
Ordem de matrícula | Altura (m) | Massa (kg) |
---|---|---|
1º | 1,56 | 72,0 |
2º | 1,80 | 125,4 |
3º | 1,56 | 70,5 |
4º | 1,64 | 82,0 |
5º | 1,68 | 81,8 |
6º | 1,86 | 128,3 |
7º | 1,72 | 84,0 |
8º | 1,64 | 81,9 |
9º | 1,68 | 82,4 |
10º | 1,64 | 81,0 |
Qual é a massa total dos dois alunos mais altos listados nessa tabela?
A massa total dos dois alunos mais altos listados nessa tabela é de:
[tex] Q = 128,3 + 125,4 [tex]
[tex] Q = 253,7\ kg [tex]
Logo, opção "E".
(SAEMS).
O responsável por uma biblioteca fez uma pesquisa para saber a quantidade de livros que os frequentadores dessa biblioteca leem por ano. Os resultados dessa pesquisa estão representados na tabela abaixo.
Quantidade de livros lidos por ano | Quantidade de frequentadores |
---|---|
1 | 10 |
2 | 35 |
3 | 46 |
4 | 78 |
5 ou mais | 52 |
Quantas pessoas leem menos de 4 livros?
A quantidade de pessoas que lê menos de 4 livros é de:
[tex] Q = 46 + 35 + 10 [tex]
[tex] Q = 91\ pessoas [tex]
Logo, opção "C".
(AREAL).
Uma fábrica superou sua meta mensal de venda de produtos a base de chocolate. No quadro abaixo estão apresentadas as metas de venda e a quantidade vendida desses produtos, nessa fábrica, em um mês.
Meta de Venda | Quantidade Vendida | |
---|---|---|
Bombom Sortido | 500 000 kg | 650 000 kg |
Chocolate em Barra | 400 000 kg | 425 000 kg |
Trufa | 200 000 kg | 375 000 kg |
Confeito de Chocolate | 100 000 kg | 110 000 kg |
De acordo com os dados desse quadro, quantos quilogramas, no total, essa fábrica vendeu a mais do que a meta de venda prevista para esse mês?
Essa fábrica vendeu a mais do que a meta de venda prevista para esse mês em:
[tex] Meta = 500\ 000 + 400\ 000 + 200\ 000 + 100\ 000 = 1\ 200\ 000 [tex]
[tex] Vendida = 650\ 000 + 425\ 000 + 375\ 000 + 110\ 000 = 1\ 560\ 000 [tex]
Logo:
[tex] = 1\ 560\ 000 - 1\ 200\ 000 [tex]
[tex] = 360\ 000 [tex]
Logo, opção "C".
(SAEPE).
Em um campeonato interescolar de futsal, as vitórias valiam 3 pontos, os empates valiam 2 pontos e o time derrotado recebia 1 ponto de participação. A tabela abaixo apresenta os números das cinco turmas participantes de uma escola nesse campeonato.
Turmas | Vitórias | Empates | Derrotas |
---|---|---|---|
5º ano | 0 | 7 | 0 |
6º ano | 1 | 3 | 2 |
7º ano | 3 | 0 | 4 |
8º ano | 1 | 6 | 0 |
9º ano | 2 | 2 | 3 |
Qual dessas cinco turmas teve melhor desempenho nesse campeonato, considerando os valores citados?
A turma que teve melhor desempenho nesse campeonato é:
[tex] D_{(5º)} = 0 \cdot 3 + 7 \cdot 2 + 0 \cdot 1 = 0 + 14 + 0 = 14 [tex]
[tex] D_{(6º)} = 1 \cdot 3 + 3 \cdot 2 + 2 \cdot 1 = 3 + 6 + 2 = 11 [tex]
[tex] D_{(7º)} = 3 \cdot 3 + 0 \cdot 2 + 4 \cdot 1 = 9 + 0 + 4 = 13 [tex]
[tex] D_{(8º)} = 1 \cdot 3 + 6 \cdot 2 + 0 \cdot 1 = 3 + 12 + 0 = 15 [tex]
[tex] D_{(9º)} = 2 \cdot 3 + 2 \cdot 2 + 3 \cdot 1 = 6 + 4 + 3 = 13 [tex]
Logo, opção "D".
(SAEPE).
No gráfico abaixo está representada a produção de queijo em uma fazenda nos cinco primeiros meses de um ano.
De acordo com esse gráfico, a produção de queijo nessa fazenda diminuiu no período de
Pelo gráfico, produção de queijo nessa fazenda diminuiu no mês de Abril (50 kg) para o mês de Maio (35 kg).
Logo, opção "D".
(SAEPE).
Uma companhia de frete, com o intuito de avaliar seu desempenho durante um determinado período, construiu um gráfico com o número de fretes realizados em cada um dos dias úteis das semanas desse período, como apresentado abaixo.
Analisando esses resultados, o dono dessa companhia resolveu fazer uma promoção no dia da semana em que o total de fretes realizados naquele período foi o menor.
O dia da semana em que haverá essa promoção será
O dia da semana em que haverá essa promoção será:
[tex] Frete_{(Segunda-feira)} = 16 + 15 + 13 + 12 = 56 [tex]
[tex] Frete_{(Terça-feira)} = 16 + 8 + 7 + 5 = 36 [tex]
[tex] Frete_{(Quarta-feira)} = 19 + 15 + 14 + 11 = 59 [tex]
[tex] Frete_{(Quinta-feira)} = 16 + 13 + 10 + 2 = 41 [tex]
[tex] Frete_{(Sexta-feira)} = 18 + 17 + 14 + 12 = 61 [tex]
Logo, opção "B".
(SAERS).
A tabela abaixo relaciona as matrículas das crianças de 0 a 7 anos nas instituições estaduais de ensino nas 5 sub-regiões de um determinado estado, no ano de 2010.
Regiões | Matrículas por idade | ||
---|---|---|---|
6 a 7 anos | 4 a 5 anos | 0 a 3 anos | |
I | 1004 | 1224 | 1188 |
II | 259 | 301 | 334 |
III | 1410 | 1615 | 1674 |
IV | 1617 | 3993 | 2802 |
V | 1561 | 1884 | 1267 |
Disponível em: https://goo.gl/2IA7vu. Acesso em: 5 jul. 2015. *Adaptado para fins didáticos.
De acordo com os dados dessa tabela, as duas regiões que apresentaram a maior quantidade de crianças de 0 a 7 anos matriculadas em instituições estaduais de ensino foram
O dia da semana em que haverá essa promoção será:
[tex] Região_{(I)} = 1\ 004 + 1\ 224 + 1\ 188 = 3\ 416 [tex]
[tex] Região_{(II)} = 259 + 301 + 334 = 894 [tex]
[tex] Região_{(III)} = 1\ 410 + 1\ 615 + 1\ 674 = 4\ 699 [tex]
[tex] Região_{(IV)} = 1\ 617 + 3\ 993 + 2\ 802 = 8\ 412 [tex]
[tex] Região_{(V)} = 1\ 561 + 1\ 884 + 1\ 267 = 4\ 712 [tex]
Logo, opção "E".