domingo, 17 de dezembro de 2017

QUIZ 16: CIÊNCIAS 3ª SÉRIE - E.M

Quiz 16: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 16: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    [...] Análises recentes das rochas mineiras do final do Arqueano começam a confirmar que há cerca de 2,8 bilhões de anos, [...] tanto a atmosfera quanto os mares em determinadas regiões do planeta já viviam mudanças químicas intensas e relativamente rápidas, ainda que localizadas. Quatro estudos publicados entre 2017 e 2021 por pesquisadores brasileiros sugerem que, naquele passado distante, o mar raso que cobria parte do que hoje é a região central de Minas Gerais sofreu uma evolução química em dezenas de milhões de anos e passou a apresentar concentrações consideráveis de oxigênio. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3Ol6XsN. Acesso em: 19 abr. 2022. Fragmento.

O aumento da concentração do gás mencionado nesse texto foi importante porque

A
B
C
D
E

   Com o aumento da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre foi importante para a diversificação dos seres vivos existentes na Terra.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Em situação eminente de perigo e tensão, o corpo humano libera um hormônio denominado de adrenalina ou epinefrina, que é fabricada pela parte medular das glândulas suprarrenais do organismo. A molécula abaixo representa o hormônio secretado nessas situações.

Nessa molécula, qual o grupo funcional circulado?

A
B
C
D
E

   Os álcoois são compostos orgânicos oxigenados que possuem um ou mais grupos hidroxilas (–OH) ligados diretamente a um carbono que só faz ligações simples, ou seja, um carbono saturado.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

O texto abaixo trata sobre um dos tipos de especiação.

    Esse tipo é um dos modos mais frequentes de especiação [...]. Como ocorre uma separação espacial, a população envolvida interrompe completamente seu fluxo gênico e, com o tempo, pode surgir divergência genética. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3M5dLJn. Acesso em: 12 abr. 2022. Fragmento.

O tipo de especiação tratado nesse texto resulta

A
B
C
D
E

   A separação espacial de uma população consiste no surgimento de uma barreira geográfica e que tal evento resulta no processo de "especiação".

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    [...] Ao cozinhar, utilizamos colheres de alumínio, ou algum outro metal, para mexer a comida. Quando as esquecemos dentro da panela é quase impossível pegá-las novamente sem o auxílio de uma luva, caso o objeto seja todo de metal. [...]

Disponível em: https://bit.ly/37CymWm. Acesso em: 12 abr. 2022. Fragmento.

A propriedade do material responsável pela situação apresentada nesse texto é

A
B
C
D
E

    Os materiais formados por ligações metálicas existe uma excelente condutibilidade térmica e elétrica, devido a presença de elétrons livres, que permitem o trânsito rápido de calor e eletricidade.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

    A reação abaixo está em equilíbrio químico no sangue e representa o transporte de oxigênio até os pulmões que é realizado através da interação do átomo de ferro da hemoglobina (Hb) com o oxigênio do ar (O2), originando hemoglobina oxigenada.

[tex] Hb_{(aq)} + O_{2\ (aq)}\  \Longrightarrow \ HbO_{2\ (aq)} [tex]

Uma condição para que essa reação se mantenha em equilíbrio é

A
B
C
D
E

   O equilíbrio químico, deve se observar três principais condições, que são: se a reação for reversível; quando a velocidade da reação direta for igual à da reação inversa; se a reação ocorrer em ambiente fechado (no caso de gases). Nesse caso da formação da hemoglobina oxigenada, é observado que a velocidade direta e inversa da reação é igual.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    A biodiversidade diz respeito à variedade de formas vivas que existem no nosso planeta, desde micro-organismos até grandes plantas e animais. Está relacionada também com a variedade genética encontrada e com os ecossistemas que nos rodeiam. A biodiversidade é extremamente vasta e essencial para o equilíbrio do ambiente em que vivemos [...].

Disponível em: https://bit.ly/3KCEM6r. Acesso em: 11 abr. 2022. Fragmento.

Independentemente da variedade de formas, os seres tratados nesse texto possuem em comum a capacidade de

A
B
C
D
E

   De acordo com o texto, todos os seres vivos possuem em comum a capacidade de gerar descendentes.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

A cor das flores de uma determinada planta é determinada por dois genes alelos, B e b. O alelo B é dominante, determinando a cor rosa das flores, enquanto o alelo b determina a cor branca.

Para obter a mesma quantidade de plantas que produzam flores rosa e plantas que produzam flores brancas, um agricultor deve cruzar plantas que possuam os genótipos

A
B
C
D
E

   Para obter a mesma proporção de plantas com fenótipos dominante e recessivo, o cruzamento realizado deve envolver uma planta de genótipo heterozigoto (Bb) e uma planta de genótipo homozigoto recessivo (bb).

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, a representação de um recipiente contendo uma substância ionizada em solução aquosa.

Disponível em: https://bit.ly/3utGZeU. Acesso em: 11 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

A solução dentro desse recipiente possui caráter

A
B
C
D
E

   Os ácidos de Arrhenius são substâncias que, em meio aquoso, liberam íons hidrônio ([tex]H^{+}[tex]) em solução em um processo de ionização. Tais íons são os responsáveis pelo caráter ácido dos compostos inorgânicos.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

    O esquema abaixo representa o modelo atômico de Bohr, que explica a transição de um elétron entre os níveis de energia K, L, M, N, O, P e Q da eletrosfera de um átomo.

Disponível em: https://bit.ly/3MncDk9. Acesso em: 22 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

No modelo atômico representado nesse esquema a emissão e absorção de energia ocorrem por meio

A
B
C
D
E

   A partir da representação do modelo de Bohr, que esse modelo está baseado em camadas ao redor do núcleo que são ocupadas pelos elétrons. O elétron não é livre para se mover no espaço entre as camadas. Desse modo, o elétron só pode transitar entre essas camadas se emitir e/ou absorver energia em quantidades discretas. Por fim, a emissão quantizada da energia é feita por meio de pacotes de energia conhecidos como fótons.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no texto abaixo, informações sobre uma forma de poluição.

    [...] Poluição térmica é oriunda do aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas.

    [...] A quantidade de [tex]O_{2}[tex] é afetada pela água aquecida, uma vez que a solubilidade de um gás em um líquido diminui à medida que a temperatura aumenta. Portanto, uma água fora dos padrões naturais de temperatura é considerada poluída, imprópria a toda espécie de vida. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3KE6W0M. Acesso em: 12 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

A forma de poluição descrita nesse texto gera como consequência

A
B
C
D
E

   De acordo com o texto, a poluição térmica: “é oriunda do aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas” e “uma água fora dos padrões naturais de temperatura é considerada poluída, imprópria a toda espécie de vida.”. O aquecimento da água impacta nas vidas dos peixes, devido às mudanças na taxa de oxigênio no líquido. Esse impacto resulta por gerar uma menor disponibilidade de peixes nas regiões poluídas e essa poluição passa a ser responsável por gerar problemas nas atividades de pesca do local.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Observe nos quadros abaixo a representação do cruzamento de duas plantas de ervilha e a indicação da característica expressada por cada alelo.

RVrVRvrv
RVRRVVRrVVRRVvRrVv
rVRrVVrrVVRrVvrrVv
RvRRVvRrVvRRvvRrvv
rvRrVvrrVvRrvvrrvv

V - cor amarela
v - cor verde
R - textura lisa
r - textura rugosa

Com base nessas informações, quantas plantas de ervilha amarela e rugosa são esperadas desse cruzamento?

A
B
C
D
E

Observe a figura a seguir:

   Disponível em: https://bityli.com/ALGEXIZ. Acesso em: 22 abr. 2022. Adaptado para fins didáticos.

   De acordo com o quadro, o genótipo dos descendentes do cruzamento indicam o fenótipo de plantas de ervilha amarela e rugosa.

   Portanto, são esperadas 3 plantas amarela e rugosa.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

    [...] De acordo com o filósofo grego Anaxágoras, existiam sementes da vida em todo o Universo. Desse modo, a vida pode não ter sido originada aqui, e sim ter chegado ao planeta depois.

    Essa ideia criou força no século XIX, quando os químicos Thenard, Vauquelin e Berzelius descobriram compostos orgânicos em amostras de um meteorito. Em 1871, o físico William Thomson propôs que meteoros ou asteroides, ao colidirem com planetas [...], poderiam ter ejetado rochas contendo seres vivos. Assim, rochas contendo vida podem ter trazido ou colaborado com a origem da vida na Terra.

    Fragmentos do meteorito Murchison, por exemplo, contêm mais de 80 aminoácidos diferentes. Além disso, esses fragmentos, que caíram na Austrália em 1969, contêm, além de aminoácidos, outras moléculas orgânicas fundamentais. [...]

Disponível em: https://bit.ly/38PKeF5. Acesso em: 13 abr. 2022. Fragmento.

A hipótese para a origem da vida abordada nesse texto é denominada

A
B
C
D
E

   De acordo com o texto, a hipótese para o surgimento da vida na Terra explicada nesse fragmento é a panspermia.

    Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






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