sábado, 10 de outubro de 2020

Quiz 11: PORT. - 2ª Série (Ens. Médio)

Quiz 11: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio
Quiz 11: PORTUGUÊS - 2ª Série - Ensino Médio

01
(SEDUCE-GO).

Leia o texto e, a seguir, responda.


Iniciar

  Certifique-se de que a unidade está devidamente ligada e a força esteja disponível. A indicação de operação no painel da unidade começa a piscar.

1. Botão Mode (Modo de Operação)

  Pressione para selecionar RESFRIAR/AQUECER/VENTILAR.

2.Botão Temp/Tempo

  Ajuste a temperatura desejada. Ex.: Normalmente entre 21°C e 28C°.

3.Botão Ventilar

  Pressione para selecionar entre AUTO/LOW/MED/HIGH.

4. Botão Liga/Desliga

  Quando o controle remoto estiver desligado, pressione este botão para iniciar o ar-condicionado.

Finalizar

Botão Liga/Desliga

  Pressione este botão para encerrar.

  A opção de ventilador não controla a temperatura.

Disponível em: http://blogaprendizdeescritor.blogspot.com.br/ 2013/03/genero-textual-texto-instrutivo.html>. Acesso em: 08 ago. 2016.

A finalidade desse texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


02
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Bateria de leite: você ainda vai ter uma

As moléculas da vitamina B2, presentes no leite, são capazes de armazenar tanta ou mais energia que as de uma bateria comum. E ainda têm uma vantagem sem preço. Veja qual.

Pâmela Carbonari

    Em busca de uma bateria de baixo custo e alta performance — que não fosse tóxica, inflamável ou corrosiva, um time de cientistas de Harvard encontrou a resposta na vitamina B2, presente em alimentos como leite, ovos, fígado e espinafre.

    No corpo humano, a vitamina B2, também conhecida como riboflavina, auxilia na quebra de gorduras, carboidratos e proteínas, ajuda a transformar essas substâncias em combustível para as células e a estocar energia. Para todos os efeitos, ela funciona como uma bateria para o nosso organismo.

    Cientes disso, os pesquisadores isolaram as moléculas de riboflavina para aproveitá-las fora das células humanas como armazenadoras de energia, principalmente de fontes renováveis, como a eólica e a solar.

    As baterias comuns mantêm a energia em reservatórios. Quanto maior o reservatório, maior a quantidade de energia. A mesma equipe já havia trabalhado em uma bateria de alta performance com quinonas — que são moléculas orgânicas presentes no petróleo e em plantas verdes — e também com ferrocianeto no papel de eletrólito, ou seja, da substância condutora de energia.

Disponível em: http://super.abril.com.br/tecnologia /bateria-limpa-e-inspirada-na -vitamina-do-leite>. Acesso em: 15 ago. 2016.

O principal objetivo desse texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


03
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Disponível em: http://www.metropolitana.edu.br/>. Acesso em: 23 ago. 2016.

O principal objetivo desse texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto e, a seguir, responda as questões 4, 5 e 6.

  Meu coração está aos pulos!

  Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

  Tudo isso que está aí no ar,

  Malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro,

  Do meu dinheiro, do nosso dinheiro!

  Que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós,

  Para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais,

  Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade

  E eu não posso mais...

  Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

  É certo que tempos difíceis

  Existem para aperfeiçoar o aprendiz,

  Mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros

  Venha quebrar no nosso nariz.

  Meu coração tá no escuro,

  A luz é simples,

  Regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó

  E os justos que os precederam:

  “Não roubarás”,

  “Devolva o lápis do coleguinha”,

  “Esse apontador não é seu, minha filha”.

  Pois bem, se mexeram comigo,

  Com a velha e fiel fé do meu povo sofrido,

  Então agora eu vou sacanear:

  Mais honesta ainda eu vou ficar.

  Só de sacanagem! Dirão:

  “Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba”

  E eu vou dizer:

  Não importa, será esse o meu carnaval,

  Vou confiar mais e outra vez.

  Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos,

  Vamos pagar limpo a quem a gente deve

  E receber limpo do nosso freguês.

  Com o tempo a gente consegue ser livre, Ético.

  Dirão: “É inútil, todo o mundo aqui é corrupto,

  Desde o primeiro homem que veio de Portugal”.

  Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.

  Eu repito, ouviram? IMORTAL!

  Sei que não dá para mudar o começo

  Mas, se a gente quiser, Vai dar para mudar o final!

Disponível em: http://www.letras.com.br/ana- carolina/so-de-sacanagem>. Acesso em: 15 ago. 2016.

04
(SEDUCE-GO).

No trecho “Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram IMORTAL!”, a escrita em caixa alta da palavra “imortal” sugere

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


05
(SEDUCE-GO).

No trecho “Do meu dinheiro, do nosso dinheiro! ”, o emprego do ponto de exclamação sugere

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


06
(SEDUCE-GO).

Em relação à atitude do eu lírico diante da impunidade, o que sugere o uso das reticências no verso “E eu não posso mais...”?

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


07
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

O limite da propaganda

Flávia Piovesan

    Na Câmara dos Deputados, foi retomada a discussão a respeito do projeto de lei nº 5.921/2001, que proíbe qualquer comunicação mercadológica destinada a crianças. De acordo com o projeto, entende-se por comunicação mercadológica “toda e qualquer atividade de comunicação comercial para a divulgação de produtos e serviços independentemente do suporte, da mídia ou do meio utilizado”, o que abrange “a própria publicidade, anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio, banners e sites na internet, embalagens, promoções, merchandising e disposição dos produtos nos pontos de vendas”.

    Há mais de onze anos pendente no Legislativo, o resgate do projeto reacende a polêmica em torno da questão: de um lado, a defesa de um marco legal para a proteção da infância; por outro, o repúdio à intervenção estatal em nome da autorregulamentação do setor da publicidade dirigida ao público infantil. Na falta de legislação específica, a fiscalização da propaganda endereçada às crianças cabe ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

    [...]

    Dados do Painel de Televisores do Ibope de 2007 revelam que as crianças brasileiras, entre 4 e 11 anos, passam em média 5 horas por dia em frente à TV — mais tempo do que passam na escola (em média 4 horas). O desafio é evitar que a publicidade tenha mais influência no desenvolvimento infantil do que a própria educação.

    Em países desenvolvidos com forte tradição democrática – como a Suécia e Alemanha –, a restrição à publicidade que se dirige às crianças não contou com a resistência das empresas, sob a alegação de suposta afronta ao direito à liberdade de expressão do setor econômico. Na Suécia não é permitida a propaganda direcionada ao público infantil. Já na Alemanha os programas infantis não podem ser interrompidos por publicidade.

    [...]

    Ao contrário de matérias jornalísticas, veiculadas nos mais diversos meios de comunicação, a publicidade requer necessariamente um espaço na mídia para se alojar. A sua lógica é a mercantil, orientada pela equação de compra e venda de produtos.

    Os parâmetros internacionais e constitucionais endossam a absoluta prevalência dos interesses da criança, seu interesse superior e a garantia de sua proteção integral, na qualidade de sujeito de direito em peculiar condição de desenvolvimento. (...) Por estar em processo de desenvolvimento biopsicológico, a criança não tem o discernimento necessário para compreender a mensagem publicitária, o que torna o seu direcionamento às crianças abusivo.

    A proteção da criança merece prevalecer em face do ilimitado exercício da atividade comercial envolvendo a propaganda destinada às crianças. Restringir a publicidade endereçada às crianças não é ato de censura e tampouco ofensa à liberdade de expressão. É um imperativo ético em defesa da infância.

Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/ caderno-dacidadania/_ed733_o_limite_da_propaganda/>. Acesso em: 22 ago. 2016.

Um argumento que sustenta a tese do aspecto negativo da propaganda dirigida às crianças é que

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


08
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Crise e Ciência

    Crise é fundamental em ciência; sem crise não há progresso, apenas estagnação. Quando investigamos como a ciência progride na prática, vemos que é aos trancos e barrancos: os cientistas não têm sempre todas as respostas na ponta da língua. O processo criativo de um cientista pode ser bem dramático, muitas vezes envolvendo a agonia da dúvida e, em alguns casos, o êxtase da descoberta. Vista sob esse prisma, a ciência não está assim tão distante da arte.

    Na maioria das vezes, as crises nas ciências naturais são criadas por experiências realizadas em laboratórios ou por observações astronômicas que simplesmente não se encaixam nas descrições e teorias da época: novas ideias são necessárias, ideias essas que, às vezes, podem ser revolucionárias. Em geral, revolução em ciência implica novas e inesperadas concepções da realidade, chocantes a ponto de intimidar os próprios cientistas.

GLEISER, Marcelo. Folha de São Paulo, 26/05/2002.

O argumento que melhor sustenta a tese de que crise é essencial para o progresso da ciência é que

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


09
(SEDUCE-GO). Leia os textos e, a seguir, responda.

Indiana Jones

Texto I

    Achei a explicação sobre as linhas de Nazca (“Indiana Jones e Suas Histórias Não Resolvidas”, junho) muito engraçada. Foi preciso um batalhão de especialistas para chegar à conclusão de que as linhas foram feitas pelos próprios nazcas. Simplesmente colocaram as pedras em determinada ordem para fazer os desenhos. Ora, mas isso é óbvio!

    Alex Mello,

    Itu, Sp

Texto II

    É minha obrigação como admirador da revista avisá-los que matérias como a da última capa fazem com que eu me sinta ridículo por dizer que a revista é séria. Parece matéria paga da Universal Pictures!

    Fabio Silveira

    Taiúva, SP

Disponível em: http://super.abril.com.br/comportamento/ cartas-enviadas-a-super>. Acesso em: 22 ago. 2016.

As opiniões dos leitores acerca da matéria da revista sobre o filme “Indiana Jones e Suas Histórias Não Resolvidas” são

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


10
(SEDUCE-GO). Leia o texto e, a seguir, responda.

Definição de felicidade

Stephen Kanitz

    Todas as profissões têm sua visão do que é felicidade. Já li um acadêmico defini-la como ganhar 20.000 dólares por ano, nem mais nem menos. Para os monges budistas, felicidade é a busca do desapego. Autores de livros de auto-ajuda definem felicidade como “estar bem consigo mesmo”, “fazer o que se gosta” ou “ter coragem de sonhar alto”.

    O conceito de felicidade que uso em meu dia-a-dia é difícil de explicar num artigo curto. Eu o aprendi nos livros de Edward De Bono, Mihaly Csikszentmihalyi e de outros nessa linha. A ideia é mais ou menos esta: todos nós temos desejos, ambições e desafios que podem ser definidos como o mundo que você quer abraçar. Ser rico, ser famoso, acabar com a miséria do mundo, casar-se com um príncipe encantado, jogar futebol, e assim por diante.

    […]

Disponível em: http://blog.kanitz.com.br/definicao/>. Acesso em: 22 ago. 2016.

Em relação ao conceito de felicidade, as opiniões do acadêmico e dos monges budistas são

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


11
(SEDUCE-GO). Leia o texto e responda as questões 11 e 12.

FAROFA DE COUVE

INGREDIENTES

  • ¼ de xícara (chá) de manteiga;

  • 1 dente de alho amassado;

  • 6 folhas de couve cortadas em tirinha;

  • 1 xícara (chá) de farinha de mandioca;

  • 1 colher (chá) de sal;

  • 1 ovo cozido picado.

MODO DE FAZER

   Numa panela média, derreta a manteiga em fogo alto. Junte o dente de alho e as folhas de couve e, mexendo sempre, refogue até ficar macia (cerca de 5 minutos). Adicione a farinha e o sal e misture. Junte o ovo. Mexa bem e sirva.

(Diário do Nordeste, Zoeira, pág. 10, 30/09/09)

O objetivo do texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


12
(SEDUCE-GO).

Além dos ingredientes, o modo de fazer nessa receita mencionou

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)






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