(MEC-CAED - ADF).
As imagens abaixo representam as etapas do ciclo de vida de um sapo.
Disponível em: https://bit.ly/2W8dcEy. Acesso em: 21 mar. 2019. *Adaptado para fins didáticos.
As etapas desse ciclo são, nessa ordem,
As etapas do ciclo de um sapo são, nessa ordem, 3, 4, 1 e 2.
Portanto, alternativa "B".
(Crédidos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
[...] A exposição prolongada dos olhos ao Sol pode causar danos à córnea, ao cristalino e à retina, de forma cumulativa e gradual. [...]
Disponível em: https://bit.ly/3M3nMqM. Acesso em: 7 maio 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
Marque a alternativa que apresenta o cuidado que se deve ter para evitar os danos aos olhos, mencionados nesse texto.
Utilizar óculos escuros diminui a incidência de raios solares no olho.
Portanto, alternativa "D".
(Crédidos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
A adolescência
Geralmente a adolescência vai dos doze aos vinte anos de idade, esta é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. [...] Nas meninas, o corpo passa a se modificar, ele vai ficando mais arredondado, os seios começam a crescer, o quadril fica mais largo e vem a menstruação. [...]
Disponível em: https://bit.ly/3yQSgpr. Acesso em: 17 ago. 2021. Fragmento.
Qual imagem representa a fase de desenvolvimento descrita nesse texto?
A fase da adolescência é representada pela figura B.
Portanto, alternativa "B".
(Crédidos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Na superfície terrestre, pode-se encontrar diversos tipos de solos. Cada um deles possui características próprias, como, por exemplo, densidade, formato, cor, consistência e constituição química.
O tipo de solo que é rico em matéria orgânica é o
O solo que é rico em matéria orgânica é o humífero.
Portanto, alternativa "D".
(Crédidos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
O garoto na imagem abaixo aponta sua mão direita para o nascer do Sol.
Disponível em: https://bit.ly/3L27ixQ. Acesso em: 10 maio 2022. Adaptado para fins didáticos.
Com base nessa imagem, qual é o ponto cardeal que está à frente do garoto?
Os pontos cardeais em relação ao garoto é: Direita (leste), esquerda (oeste), frente (Norte) e pelas costas (sul).
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe a cadeia alimentar representada na imagem abaixo.
Disponível em: https://bit.ly/3FmTb52. Acesso em: 4 maio 2022. Adaptado para fins didáticos.
Com base nessa imagem, os fungos e as bactérias atuam como
Os fungos e as bactérias estão no final da cadeia alimentar, ou seja, são os decompositores.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe, na figura abaixo, o ciclo de vida de um pássaro.
Disponível em: https://bit.ly/3FhgTb52. Acesso em: 4 maio 2022. Adaptado para fins didáticos.
Marque a alternativa com o número que indica a fase adulta desse pássaro.
De acordo com a figura, a fase adulta do passáro é indicado pelo número 4.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF). Veja a imagem abaixo.
Disponível em: https://bityli.com/CLVBSt. Acesso em: 4 maio 2022. Adaptado para fins didáticos.
Qual das taças numeradas nessa imagem produz o som mais agudo?
Como as taças estão preenchidas com uma quantidade de líquido diferente. Desse modo, o som mais agudo será produzido pela taça com menor quantidade de líquido.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Compartilhar fones de ouvido pode causar prejuízos à saúde das pessoas.
Marque a alternativa que indica por que é importante evitar esse compartilhamento.
O compartilhamento de fones de ouvivo pode provocar doenças auditivas.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe, na imagem abaixo, um dos movimentos realizados pela Terra.
Disponível em: https://bit.ly/3vX6A0v. Acesso em: 10 maio 2022. Adaptado para fins didáticos.
Quanto tempo leva para a Terra completar uma volta nesse movimento?
O tempo que leva a Terra para completar uma volta nesse movimento é de um dia, ou seja, aproximadamente 24 horas.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe a cadeia alimentar representada abaixo.
Disponível em: https://bit.ly/38MuuCA. Acesso em: 3 maio 2022. Adaptado para fins didáticos.
Nessa cadeia alimentar, o consumidor primário está indicado pelo número
Nessa cadeia alimentar, temos: produtor (1 - folha), consumidor primário (2 - besouro), consumidor secundário (3 - pássaro) e consumidor terciário (4 - gavião).
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe a cadeia alimentar representada na imagem abaixo.
Disponível em: https://bit.ly/3s8ww76. Acesso em: 3 maio 2022. Adaptado para fins didáticos.
Com base nessa cadeia alimentar, o ser vivo indicado pelo número 1 é classificado como
Nessa cadeia alimentar, temos: produtor (1 - Planta), consumidor primário (2 - centopéia), consumidor secundário (3 - rato), consumidor terciário (4 - cobrra) e consumidor quaternário (5 - gavião).
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário