Descritor |
Espaço e Forma |
D1 |
Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas. |
D2 |
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. |
D3 |
Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos. |
D4 |
Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades. |
D5 |
Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. |
D6 |
Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos. |
D7 |
Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram. |
D8 |
Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares). |
D9 |
Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas. |
D10 |
Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos. |
D11 |
Reconhecer círculo e circunferência, seus elementos e algumas de suas relações. |
Descritor |
GRANDEZAS E MEDIDAS |
D12 |
Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. |
D13 |
Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. |
D14 |
Resolver problema envolvendo noções de volume. |
D15 |
Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida. |
Descritor |
NÚMEROS E OPERAÇÕES / ÁLGEBRA E FUNÇÕES |
D16 |
Identificar a localização de números inteiros na reta numérica. |
D17 |
Identificar a localização de números racionais na reta numérica. |
D18 |
Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D19 |
Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D20 |
Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D21 |
Reconhecer as diferentes representações de um número racional. |
D22 |
Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados. |
D23 |
Identificar frações equivalentes. |
D24 |
Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos. |
D25 |
Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D26 |
Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação). |
D27 |
Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais. |
D28 |
Resolver problema que envolva porcentagem. |
D29 |
Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas. |
D30 |
Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica. |
D31 |
Resolver problema que envolva equação de segundo grau. |
D32 |
Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões). |
D33 |
Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema. |
D34 |
Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema. |
D35 |
Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau. |
Descritor |
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO |
D36 |
Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. |
D37 |
Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. |
Prof. Bom dia, so digo por favor continue, facilita demais o planejamento das aulas.Obrigado!
ResponderExcluir