MATRIZ DE REFERÊNCIA ALINHADO À BNCC - 5° ANO do Ensino Fundamental: MATEMÁTICA |
---|
Cruzamento dos eixos das Matrizes
5 | N | 1. | 1 |
---|---|---|---|
Etapa (2º, 5º ou 9º ano) | Eixos do conhecimento: N = Números A = Álgebra G = Geometria M = Grandezas e medidas E = Probabilidade e estatística |
Eixos cognitivos: 1 = Compreender e aplicar 2 = Resover problemas e argumentar |
Indica a numeração sequencial das habilidades em cada cruzamento. |
Matriz de Referência para Avaliação de Matemática - BNCC - 5° ANO
Habilidade | |
---|---|
Eixo do Conhecimento: NÚMEROS | |
Eixos cognitivos | |
5N1.1 | Escrever números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos) em sua representação por algarismos ou em língua materna OU associar o registro numérico ao registro em língua materna. |
5N1.2 | Compor OU Identificar a ordem ocupada por um algarismo OU seu valor posicional (ou valor relativo) em um número natural de até 6 ordens. |
5N1.3 | Comparar OU ordenar números racionais (naturais de até 6 ordens, representação fracionária ou decimal finita até a ordem dos milésimos), com ou sem suporte da reta numérica. |
5N1.4 | Compor OU decompor números naturais de até 6 ordens na forma aditiva, ou em suas ordens, ou em adições e multiplicações. |
5N1.5 | Calcular Calcular o resultado de adições ou subtrações envolvendo números naturais de até 6 ordens. |
5N1.6 | Calcular Calcular o resultado de multiplicações ou divisões envolvendo números naturais de até 6 ordens. |
5N1.7 | Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural de até 6 ordens por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. |
5N1.8 | Representar frações menores ou maiores que a unidade (por meio de representações pictóricas) OU associar frações a representações pictóricas. |
5N1.9 | Identificar frações equivalentes. |
5N1.10 | Determinar uma fração geratriz para uma dízima periódica. |
5N2.1 | Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números naturais de até 9 ordens, com os algarismos de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar ou completar. |
5N2.2 | Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números naturais de até 6 ordens, com os significados de formação de grupos iguais (incluindo repartição equitativa e medida), proporcionalidade ou disposição retangular. |
5N2.3 | Resolver problemas de adição ou de subtração, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal finita até a ordem dos milésimos, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar ou completar. |
5N2.4 | Resolver problemas de multiplicação ou de divisão, envolvendo números racionais apenas na sua representação decimal finita até a ordem dos milésimos, com os significados de formação de grupos iguais (incluindo repartição equitativa de medida), proporcionalidade ou disposição retangular. |
5N2.5 | Resolver problemas que envolvam fração como resultado de uma divisão (quociente). |
5N2.6 | Resolver problemas simples de contagem (combinatória). |
5N2.7 | Resolver problemas que envolvam 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, associando essas representações, respectivamente, à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: ÁLGEBRA | |
Eixos cognitivos | |
5A1.1 | Inferir OU descrever atributos ou propriedades comuns que os elementos que constituem uma sequência recursiva de números naturais apresentam. |
5A1.2 | Inferir o padrão ou a regularidade de uma sequência de números naturais ordenados, objetos ou figuras. |
5A1.3 | Inferir os elementos ausentes em uma sequência de números naturais ordenados, objetos e figuras. |
5A1.4 | Comparar diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais. |
5A1.5 | Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais de até 6 ordens. |
5A1.6 | Identificar/inferir a equação que modela um problema envolvendo adição, subtração, multiplicação ou divisão. |
5A2.1 | Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas. |
5A2.2 | Resolver problemas que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes proporcionais. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: GEOMETRIA | |
Eixos cognitivos | |
5G1.1 | Identificar a localização OU a descrição/esboço do deslocamento de pessoas e/ou objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.). |
5G1.2 | Interpretar OU descrever a localização ou movimentação de objetos ou figuras geométricas no plano cartesiano (1° quadrante), indicando mudanças de direção, sentido ou giros. |
5G1.3 | Reconhecer/nomear figuras geométricas espaciais (prismas, pirâmides, cilindros, cones ou esferas). |
5G1.4 | Reconhecer/nomear, contar OU comparar elementos de figuras geométricas espaciais (vértice, aresta, face, base de prismas, pirâmides, cilindros, cones ou esferas). |
5G1.5 | Relacionar figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides retas, cilindros retos ou cones retos) as suas planificações. |
5G1.6 | Reconhecer/nomear figuras geométricas planas (polígonos, circunferência ou círculo). |
5G1.7 | Reconhecer/nomear, contar OU comparar elementos de figuras geométricas planas (vértice, lado, diagonal, base). |
5G1.8 | Reconhecer figuras geométricas planas congruentes OU simetria de reflexão em figuras ou em pares de figuras geométricas planas. |
5G1.9 | Reconhecer a congruência dos ângulos e a proporcionalidade entre os lados correspondentes de figuras poligonais em situações de ampliação ou de redução em malhas quadriculadas. |
5G2.1 | Descrever OU esboçar o deslocamento de pessoas e/ou de objetos em representações bidimensionais (mapas, croquis etc.) ou plantas de ambientes, de acordo com condições dadas. |
5G2.2 | Construir/desenhar figuras geométricas planas ou espaciais que satisfaçam condições dadas. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: GRANDEZAS E MEDIDAS | |
Eixos cognitivos | |
5M1.1 | Reconhecer a unidade de medida ou o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, área, massa, tempo, capacidade ou temperatura. |
5M1.2 | Estimar/inferir medida de comprimento, capacidade ou massa de objetos, utilizando unidades de medida convencionais ou não OU medir comprimento, capacidade ou massa de objetos. |
5M1.3 | Medir OU comparar perímetro ou área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada. |
5M1.4 | Reconhecer volume como grandeza associada a sólidos geométricos OU medir volumes por meio de empilhamento de cubos. |
5M1.5 | Identificar horas em relógios analógicos OU associar horas em relógios analógicos e digitais. |
5M1.6 | Relacionar valores de moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro, com base nas imagens desses objetos. |
5M2.1 | Explicar que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada. |
5M2.2 | Resolver problemas que envolvam medidas de grandezas (comprimento, massa, tempo e capacidade) em que haja conversões entre as unidades mais usuais. |
5M2.3 | Resolver problemas que envolvam perímetro de figuras planas. |
5M2.4 | Resolver problemas que envolvam área de figuras planas. |
5M2.5 | Determinar o horário de início, o horário de término ou a duração de um acontecimento. |
5M2.6 | Resolver problemas que envolvam moedas e/ou cédulas do sistema monetário brasileiro. |
Habilidade | |
Eixo do Conhecimento: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | |
Eixos cognitivos | |
5E1.1 | Identificar, entre eventos aleatórios, aqueles que têm menores, maiores ou iguais chances de ocorrência, sem utilizar frações. |
5E1.2 | Ler/identificar OU comparar dados estatísticos expressos em tabelas (simples ou de dupla entrada). |
5E1.3 | Ler/Identificar OU comparar dados estatísticos expressos em gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E1.4 | Identificar os indivíduos (universo ou população-alvo da pesquisa), as variáveis ou os tipos de variáveis (quantitativas ou categóricas) em um conjunto de dados. |
5E1.5 | Representar OU associar os dados de uma pesquisa estatística ou de um levantamento em listas, tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E1.6 | Inferir a finalidade de realização de uma pesquisa estatística ou de um levantamento, dada uma tabela (simples ou de dupla entrada) ou gráfico (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas) com os dados dessa pesquisa. |
5E2.1 | Resolver problemas que envolvam dados apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos estatísticos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E2.2 | Argumentar OU analisar argumentações/conclusões com base nos dados apresentados em tabelas (simples ou de dupla entrada) ou gráficos (barras simples ou agrupadas, colunas simples ou agrupadas, pictóricos ou de linhas). |
5E2.3 | Determinar a probabilidade de ocorrência de um resultado em eventos aleatórios, quando todos os resultados possíveis têm a mesma chance de ocorrer (equiprováveis). |
Fonte: DAEB/INEP
PARABÉNS q!!!!! ÓTIMO TRABALHO DIGITAL
ResponderExcluir