| Descritor |
Tópico I: Procedimentos de Leitura |
| D1 |
Localizar informações explícitas em um texto. |
| D3 |
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
| D4 |
Inferir uma informação implicíta em um texto. |
| D6 |
Identificar o tema de um texto. |
| D14 |
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
| Descritor |
Tópico II: Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto |
| D5 |
Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) |
| D12 |
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
| Descritor |
Tópico III: Relação entre textos. |
| D20 |
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. |
| D21 |
Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. |
| Descritor |
Tópico IV: Coerência e coesão no processamento do texto |
| D2 |
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
| D10 |
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
| D11 |
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
| D15 |
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.. |
| D7 |
Identificar a tese de um texto. |
| D8 |
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. |
| D9 |
Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. |
| Descritor |
Tópico V: Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido |
| D16 |
Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
| D17 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
| D18 |
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. |
| D19 |
Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. |
| Descritor |
Tópico VI: Variação linguística |
| D13 |
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário