terça-feira, 6 de agosto de 2019

3ª Série (Por Descritor - Português)

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros.

Arquivo em branco: Download


Descritor Download
Descritor 01 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
Descritor 02 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Descritor 03 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Descritor 04 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto.
Descritor 05 Download
i
IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
Descritor 06 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D6 - Identificar o tema de um texto.
Descritor 07 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D7 - Identificar a tese de um texto.
Descritor 08 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D8 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
Descritor 09 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
Descritor 10 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Descritor 11 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Descritor 12 Download
i
IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritor 13 Download
i
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA:
D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Descritor 14 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritor 15 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Descritor 16 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:
D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Descritor 17 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:
D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Descritor 18 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:
D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
Descritor 19 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:
D19 - Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Descritor 20 Download
i
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS:
D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
Descritor 21 Download
i
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS:
D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.


    Prof. Warles


(Atualizado em 08 de Dezembro 2019 )

33 comentários:

  1. Excelente seu trabalho, professor! Pode ajudar muito o professor. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente material de apoio, professor!Muito obrigada por disponibilizar esse material gratuitamente.

    ResponderExcluir
  3. Excelente material. Mui grata por tão grande apoio!

    ResponderExcluir
  4. Muita gratidão pelo excelente material.

    ResponderExcluir
  5. Excelente trabalho!! Ajudará a muitos professores, inclusive a mim. Por isso, quero deixar registrados aqui O MEU APLAUSO E O MEU MUITO OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM ESSE MATERIAL SELECIONADO, COM CERTEZA IRÁ NOS AJUDAR BASTANTE NAS NOSSAS AULAS. PARABÉNS PELA INICIATIVA DE EXPOR!

    ResponderExcluir
  7. Excelente material...
    Vou retornar muito e indicar também...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. MEU DEUS, PROFESSOR, SEU CORAÇÃO É MUITO GENEROSO, VAI ME AJUDAR DEMAIS E AOS MEUS ALUNOS. QUE DEUS LHE RECOMPENSE...

    ResponderExcluir
  9. Se tem alguém diferente nesse mundo, é você professor! Deus abençoe sua vida com tudo de melhor.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o teu blog, mas uma colega de Língua Portuguesa me indicou afirmando ser muito bom. Confesso que estou admirado com tamanha predisposição em compartilhar tantos e tão ricos materiais. Leciono Língua Portuguesa e sempre que descubro uma fonte como esta torno-me visitante assíduo. Obrigado pela partilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por tornar um seguidor do blog!!! Muito obrigado pelos elogios!!!

      Excluir
    2. Sou grata por nos transmitir seu conhecimento, e nos ajudar com seu tralho.

      Excluir
  11. Excelente trabalhado. Admiro bastante seu trabalho, tenho trabalhado muitas dessas questões com meus alunos.

    ResponderExcluir
  12. PROFESSOR WARLES, GRANDE MESTRE NÃO SÓ DOS EXCELENTES CONTEÚDOS QUE PRODUZ MAS TAMBÉM PELA GENEROSIDADE DE DIVIDIR TODO ESSE CONTEÚDO COM TANTOS PROFESSORES DESSE PAÍS.
    MUITO OBRIGADA !

    ResponderExcluir
  13. QUE DEUS TE ABENÇOE POR PUBLICAR ESSE MATERIAL.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Professor e que Deus te dê muita sabedoria para continuar publicando materiais de tanta excelência.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, caro professor, pelos materiais disponibilizados! Deus abençoe a sua vida.

    ResponderExcluir
  16. Olá, estou feliz por ter encontrado seu trabalho. Que pessoa abençoada é você, meu caro professor... muitas Bênçãos em sua vida e em tds que iluminem sua existência. Amém.

    ResponderExcluir
  17. PROFESSOR, MINHA ADMIRAÇÃO POR VOCÊ É IMENSA!OBRIGADA POR ESSE SUPORTE.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Professor!
    O seu trabalho é excelente!
    Seja sempre abençoado!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo trabalho realizado neste blog. Excelente material sobre os Descritores! Sucesso sempre em sua caminhada!

    ResponderExcluir
  20. Excelente suas atividades, principalmente as com descritores. No momento estou precisando de atividades pra o primeiro ano do ensino médio, se puder me ajudar ficarei grata. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  21. Vir aqui e não felicitá-lo, assim como não agradecê-lo seria até um crime. Obrigada! Obrigada! Obrigada! Que Deus o abençoe sempre e ilumine a sua vida, assim como o senhor, professor, tem iluminado as nossas compartilhando os seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  22. professor warles, vi seus trabalhos do ensino fundamental médio ,maravilhosos. gostaria de poder usar os seus textos do ensino médio .Sao maravilhosos

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigado, perfeito, maravilhoso seu trabalho, irei usar na aplicação de simulados pra turmas se prepararem pro SAEB.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns! Esse material é muito utilizado na escola em que trabalho para preparar os alunos para o Spaece.

    ResponderExcluir
  25. Muito obrigada pelo excelente material, professor!

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde!
    Gosto muito do material disponibilizado neste blog, contribui bastante no meu planejamento de aulas.

    ResponderExcluir