Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por
exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE,
SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO,
SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL,
Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto
salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa
(descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos
públicos, entre outros.
Descritor | Download |
---|---|
Descritor 01 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D1 - Localizar informações explícitas em um texto. |
Descritor 02 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
Descritor 03 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
Descritor 04 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto. |
Descritor 05 | Download i IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) |
Descritor 06 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D6 - Identificar o tema de um texto. |
Descritor 07 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D7 - Identificar a tese de um texto. |
Descritor 08 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D8 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. |
Descritor 09 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D9 - Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. |
Descritor 10 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D10 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
Descritor 11 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D11 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
Descritor 12 | Download i IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
Descritor 13 | Download i VARIAÇÃO LINGUÍSTICA:D13 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. |
Descritor 14 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D14 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
Descritor 15 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D15 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. |
Descritor 16 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:D16 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
Descritor 17 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:D17 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
Descritor 18 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:D18 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. |
Descritor 19 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO:D19 - Reconhecer o efeito decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. |
Descritor 20 | Download i RELAÇÃO ENTRE TEXTOS:D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. |
Descritor 21 | Download i RELAÇÃO ENTRE TEXTOS:D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. |
Prof. Warles
(Atualizado em 08 de Dezembro 2019 )
Excelente seu trabalho, professor! Pode ajudar muito o professor. Parabéns!!!
ResponderExcluirExcelente material de apoio, professor!Muito obrigada por disponibilizar esse material gratuitamente.
ResponderExcluirExcelente material. Mui grata por tão grande apoio!
ResponderExcluirMuita gratidão pelo excelente material.
ResponderExcluirExcelente trabalho!! Ajudará a muitos professores, inclusive a mim. Por isso, quero deixar registrados aqui O MEU APLAUSO E O MEU MUITO OBRIGADA!!
ResponderExcluirMUITO BOM ESSE MATERIAL SELECIONADO, COM CERTEZA IRÁ NOS AJUDAR BASTANTE NAS NOSSAS AULAS. PARABÉNS PELA INICIATIVA DE EXPOR!
ResponderExcluirExcelente material...
ResponderExcluirVou retornar muito e indicar também...
Obrigada
MEU DEUS, PROFESSOR, SEU CORAÇÃO É MUITO GENEROSO, VAI ME AJUDAR DEMAIS E AOS MEUS ALUNOS. QUE DEUS LHE RECOMPENSE...
ResponderExcluirSe tem alguém diferente nesse mundo, é você professor! Deus abençoe sua vida com tudo de melhor.
ResponderExcluirNão conhecia o teu blog, mas uma colega de Língua Portuguesa me indicou afirmando ser muito bom. Confesso que estou admirado com tamanha predisposição em compartilhar tantos e tão ricos materiais. Leciono Língua Portuguesa e sempre que descubro uma fonte como esta torno-me visitante assíduo. Obrigado pela partilha.
ResponderExcluirFico feliz por tornar um seguidor do blog!!! Muito obrigado pelos elogios!!!
ExcluirSou grata por nos transmitir seu conhecimento, e nos ajudar com seu tralho.
ExcluirExcelente trabalhado. Admiro bastante seu trabalho, tenho trabalhado muitas dessas questões com meus alunos.
ResponderExcluirPROFESSOR WARLES, GRANDE MESTRE NÃO SÓ DOS EXCELENTES CONTEÚDOS QUE PRODUZ MAS TAMBÉM PELA GENEROSIDADE DE DIVIDIR TODO ESSE CONTEÚDO COM TANTOS PROFESSORES DESSE PAÍS.
ResponderExcluirMUITO OBRIGADA !
QUE DEUS TE ABENÇOE POR PUBLICAR ESSE MATERIAL.
ResponderExcluirParabéns Professor e que Deus te dê muita sabedoria para continuar publicando materiais de tanta excelência.
ResponderExcluirObrigado, caro professor, pelos materiais disponibilizados! Deus abençoe a sua vida.
ResponderExcluirOlá, estou feliz por ter encontrado seu trabalho. Que pessoa abençoada é você, meu caro professor... muitas Bênçãos em sua vida e em tds que iluminem sua existência. Amém.
ResponderExcluirPROFESSOR, MINHA ADMIRAÇÃO POR VOCÊ É IMENSA!OBRIGADA POR ESSE SUPORTE.
ResponderExcluirGratidão.
ResponderExcluirBom dia, Professor!
ResponderExcluirO seu trabalho é excelente!
Seja sempre abençoado!
Parabéns pelo trabalho realizado neste blog. Excelente material sobre os Descritores! Sucesso sempre em sua caminhada!
ResponderExcluirExcelente suas atividades, principalmente as com descritores. No momento estou precisando de atividades pra o primeiro ano do ensino médio, se puder me ajudar ficarei grata. Que Deus o abençoe.
ResponderExcluirVir aqui e não felicitá-lo, assim como não agradecê-lo seria até um crime. Obrigada! Obrigada! Obrigada! Que Deus o abençoe sempre e ilumine a sua vida, assim como o senhor, professor, tem iluminado as nossas compartilhando os seus conhecimentos.
ResponderExcluirprofessor warles, vi seus trabalhos do ensino fundamental médio ,maravilhosos. gostaria de poder usar os seus textos do ensino médio .Sao maravilhosos
ResponderExcluirGRATIDÃO!!!
ResponderExcluirObrigada pelo material.
ResponderExcluirObrigado!
ResponderExcluirMuito obrigado, perfeito, maravilhoso seu trabalho, irei usar na aplicação de simulados pra turmas se prepararem pro SAEB.
ResponderExcluirMuito obrigado! Excelente material
ResponderExcluirParabéns! Esse material é muito utilizado na escola em que trabalho para preparar os alunos para o Spaece.
ResponderExcluirMuito obrigada pelo excelente material, professor!
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirGosto muito do material disponibilizado neste blog, contribui bastante no meu planejamento de aulas.