Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por
exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE,
SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO,
SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL,
Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto
salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa
(descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos
públicos, entre outros.
Descritor | Download |
---|---|
Descritor 01 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D1 - Localizar informações explícitas em um texto. |
Descritor 02 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. |
Descritor 03 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. |
Descritor 04 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto. |
Descritor 05 | Download i IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) |
Descritor 06 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D6 - Identificar o tema de um texto. |
Descritor 07 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. |
Descritor 08 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D8 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. |
Descritor 09 | Download i IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. |
Descritor 10 | Download i VARIAÇÃO LINGUÍSTICAD10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. |
Descritor 11 | Download i PROCEDIMENTO DE LEITURA:D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. |
Descritor 12 | Download i COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. |
Descritor 13 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. |
Descritor 14 | Download i RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. |
Descritor 15 | Download i RELAÇÃO ENTRE TEXTOS D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. |
Prof. Warles
(Atualizado em 04 de Novembro 2019)
Obrigado, Warles. As postagens acerca dos descritores foi de grande valia. Att, David Batista, Professor de Língua Portuguesa.
ResponderExcluirMuito obrigada professor seu blog tem me ajudado muito.
ResponderExcluirExcelente material 👏🏼👏🏼
ResponderExcluirObrigada prof seu blog é ótimo...
ResponderExcluirObrigada professor seu blog é excelente.
ResponderExcluirObrigado! Seu blog tem ajudado bastante.
ResponderExcluirProfessor, obrigada por suas contribuições ao compartilhar atividades que acrescentam e enriquecem nosso trabalho. Com certeza são de grande valia. Gratidão!
ResponderExcluirExcelente seu Blog Prof. Warles Parabéns!
ResponderExcluirMaravilhoso seu blog. Obrigada!
ResponderExcluirMaravilhoso seu Blog. Parabéns!
ResponderExcluirSeu Blog é magnífico!
ResponderExcluirObrigada!
SEU BLOG É MARAVILHOSO! OBRIGADA!
ResponderExcluirParabéns prof. Warles pelo excelente blog!
ResponderExcluirMuito obrigada, professor!!! Você faz a diferença em nossas vidas.
ResponderExcluirParabéns, seu blog nos ajuda muito.
ResponderExcluirAmo seu blog! Excelente esses simulados com os descritores.Obrigada!
ResponderExcluirProfessor as questões de seu material são de domínio público?
ResponderExcluirMuito obrigada! Seu blog é ótimo.
ResponderExcluirObrigado Professor, sua contribuição é muito valiosa para nós que precisamos correr contra o tempo. Seu blog é de extrema utilidade!
ResponderExcluirObrigada professor Warles! Seu blog é sensacional!!!
ResponderExcluirExcelentes atividades,parabéns professor
ResponderExcluirObrigada por compartilhar conosco estas atividaes maravilhosas.
ResponderExcluirObrigado Professor! Materiais de grande importância que servirá para trabalhar minha turma para a Prova SAEB
ResponderExcluirObrigado, professor! Seu blog é excelente e ajuda muito!
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirSua colaboração é de grande valia no ano de Prova Brasil. Mais um ano que trabalho com os descritores e gosto muito das atividades do seu BLOG. GRATIDÃO!
Parabéns, professor Warles, pelo excelente material produzido.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirMuito obrigada professor Warles, seu trabalho tem nos ajudado muito em nosso fazer pedagógico, por meio dos descritores tudo ficou bem claro.
Sem palavras para agradecer. Seu blog é incrível.
ResponderExcluirBom dia Prof. Warles. Sou Rosimar de Barra do Piraí/RJ, profa. 5º ano. Estou Amando seus conteúdos. Têm me ajudado muito. Parabéns pela iniciativa. Obg. abçs.
ResponderExcluirExcelente trabalho com os Descritores, e de grande valia para preparar os alunos à realizarem a Prova Brasil.
ResponderExcluirParabéns e muito obrigada!!!
Edna Lima, Sta Inês - MA 25/11/2021.
Obrigada por todo o seu trabalho esse blog é de grande valor, muita força nesse excelente trabalho.
ResponderExcluirolá prof. Warles! Gosto muito do seu blog, obrigada por contribuir tanto com os professores do Brasil afora. gostaria muito que você revisse a questão do texto Pipa Pepita, a resposta correta não seria a letra C? Um abraço...
ResponderExcluirQual simulado ou quiz?
ExcluirProfessor Warles, obrigada por compartilhar
ResponderExcluirSeu blog é maravilhoso.
Ao Professor Warles, votos de muita saúde, paz, alegria e prosperidade!! Você contribui muito com a educação!!!
ResponderExcluirGratidão é a palavra que venho expressar. Seu blog tem me ajudado imensamente.
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho, é maravilho. Sempre impecável. Muita admiração e gratidão pelas atividades
ResponderExcluirProfessor você é luz e seu trabalho é magnifico, utilizo seu material sempre que necessito, Deus te abençoe.
ResponderExcluirUm trabalho digno de aplausos, rogo a Deus pela sua saúde, que nunca te falte força e motivos para fazer o seu melhor. Deus o abençoe!
ResponderExcluirProfessor, quanta gratidão por seu trabalho! Obrigada...quanta qualidade! Deus te abençoe!
ResponderExcluir