domingo, 4 de agosto de 2019

5° Ano (Por Descritor - Português)

Após as aplicações das avaliações diagnósticas, teremos os descritores deficientes em aprendizagem. Logo, chega o momento atacá-los individualmente.
Portanto, neste Post estarei socializando arquivos com questões do mesmo Descritor. Sendo assim, cada professor poderá elaborar seus simulados dependendo das suas necessidades.
Como nos demais simulados, as questões tem como fontes a internet, como por exemplo: MEC, CAED-JF, SEAPE - AC, SADEAM - AM, SAEPI - PI, SPAECE - CE, SAEPE - PE, PAEBE - ES, SABE - BA, PROEB - MG, SAERJ - RJ, SAEGO - GO, SAERO-RO, PROMOVER - MS, SAEMS - MS, SAERS - RS, Avalia BH, SAVEAL - AL, Simave, Prova Rio, Prova da cidade - SP, projeto con(seguir)-DC, Projeto salto-TO, Saresp - SP, Matriz de Referência de Língua Portuguesa (descritores), Guia de Elaboração de Itens - Matemática e concursos públicos, entre outros.

Arquivo em branco: Download


Descritor Download
Descritor 01 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
Descritor 02 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
Descritor 03 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
Descritor 04 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D4 – Inferir uma informação implicíta em um texto.
Descritor 05 Download
i
IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)
Descritor 06 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D6 - Identificar o tema de um texto.
Descritor 07 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Descritor 08 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D8 - Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
Descritor 09 Download
i
IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO:
D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
Descritor 10 Download
i
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Descritor 11 Download
i
PROCEDIMENTO DE LEITURA:
D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Descritor 12 Download
i
COERÊNCIA E COESÃO NO PROCEDIMENTO DO TEXTO:
D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Descritor 13 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
Descritor 14 Download
i
RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Descritor 15 Download
i
RELAÇÃO ENTRE TEXTOS
D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.


    Prof. Warles


(Atualizado em 04 de Novembro 2019)

40 comentários:

  1. Obrigado, Warles. As postagens acerca dos descritores foi de grande valia. Att, David Batista, Professor de Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada professor seu blog tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
  3. Excelente material 👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  4. Obrigada professor seu blog é excelente.

    ResponderExcluir
  5. Professor, obrigada por suas contribuições ao compartilhar atividades que acrescentam e enriquecem nosso trabalho. Com certeza são de grande valia. Gratidão!

    ResponderExcluir
  6. Excelente seu Blog Prof. Warles Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. SEU BLOG É MARAVILHOSO! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns prof. Warles pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada, professor!!! Você faz a diferença em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, seu blog nos ajuda muito.

    ResponderExcluir
  11. Amo seu blog! Excelente esses simulados com os descritores.Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Professor as questões de seu material são de domínio público?

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada! Seu blog é ótimo.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Professor, sua contribuição é muito valiosa para nós que precisamos correr contra o tempo. Seu blog é de extrema utilidade!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada professor Warles! Seu blog é sensacional!!!

    ResponderExcluir
  16. Excelentes atividades,parabéns professor

    ResponderExcluir
  17. Obrigada por compartilhar conosco estas atividaes maravilhosas.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Professor! Materiais de grande importância que servirá para trabalhar minha turma para a Prova SAEB

    ResponderExcluir
  19. Obrigado, professor! Seu blog é excelente e ajuda muito!

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde!
    Sua colaboração é de grande valia no ano de Prova Brasil. Mais um ano que trabalho com os descritores e gosto muito das atividades do seu BLOG. GRATIDÃO!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns, professor Warles, pelo excelente material produzido.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde!
    Muito obrigada professor Warles, seu trabalho tem nos ajudado muito em nosso fazer pedagógico, por meio dos descritores tudo ficou bem claro.

    ResponderExcluir
  23. Sem palavras para agradecer. Seu blog é incrível.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Prof. Warles. Sou Rosimar de Barra do Piraí/RJ, profa. 5º ano. Estou Amando seus conteúdos. Têm me ajudado muito. Parabéns pela iniciativa. Obg. abçs.

    ResponderExcluir
  25. Excelente trabalho com os Descritores, e de grande valia para preparar os alunos à realizarem a Prova Brasil.
    Parabéns e muito obrigada!!!
    Edna Lima, Sta Inês - MA 25/11/2021.

    ResponderExcluir
  26. Obrigada por todo o seu trabalho esse blog é de grande valor, muita força nesse excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  27. olá prof. Warles! Gosto muito do seu blog, obrigada por contribuir tanto com os professores do Brasil afora. gostaria muito que você revisse a questão do texto Pipa Pepita, a resposta correta não seria a letra C? Um abraço...

    ResponderExcluir
  28. Professor Warles, obrigada por compartilhar
    Seu blog é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  29. Ao Professor Warles, votos de muita saúde, paz, alegria e prosperidade!! Você contribui muito com a educação!!!

    ResponderExcluir
  30. Gratidão é a palavra que venho expressar. Seu blog tem me ajudado imensamente.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns pelo seu trabalho, é maravilho. Sempre impecável. Muita admiração e gratidão pelas atividades

    ResponderExcluir
  32. Professor você é luz e seu trabalho é magnifico, utilizo seu material sempre que necessito, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  33. Um trabalho digno de aplausos, rogo a Deus pela sua saúde, que nunca te falte força e motivos para fazer o seu melhor. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  34. Professor, quanta gratidão por seu trabalho! Obrigada...quanta qualidade! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir