terça-feira, 1 de agosto de 2017

ENEM_CiênciasNatureza_2011_1ªAp

ENEM 2011 - 1ª APLICAÇÃO
ENEM 2011 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Um paciente deu entrada em um pronto socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço; dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

TORTORA, G.J. Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2000 (adaptado).

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que

A
B
C
D
E

  Plaquetas são chamadas de elementos figurados do sangue, e são as responsáveis pelo processo inicial da coagulação sanguínea. Podemos observar pelo quadro que a quantidade de plaquetas existentes está abaixo dos 250.000 e, com isso vai haver prejuízo no processo de coagulação sanguínea, e em contrapartida a falta de hemácias acarreta cansaço, pois essas são responsáveis pelo transporte de oxigênio para as células do corpo.


02
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Um dos problemas dos combustíveis que contêm carbono é que sua queima produz dióxido de carbono. Portanto, uma característica importante, ao se escolher um combustível, é analisar seu calor de combustão (ΔHc⁰), definido como a energia liberada na queima completa de um mol de combustível no estado padrão. O quadro seguinte relaciona algumas substâncias que contêm carbono e seu (ΔHc⁰).

ATKINS, P. Princípios de Química. Bookman, 2007 (adaptado).

Neste contexto, qual dos combustíveis, quando queimado completamente, libera mais dióxido de carbono no ambiente pela mesma quantidade de energia produzida?

A
B
C
D
E

O primeiro passo para resolver essa questão é calcular a quantidade de [tex]CO_{2}[tex] produzida quando se obtêm 1000 KJ de energia (por exemplo), utilizando uma regra de três simples.

  N° de moléculas de C ---- Energia liberada (kJ/mol)

  x moléculas de C ---- 1000KJ

Esse cálculo deverá ser feito para todas as substâncias. Cálculo para a Glicose:

  6 ---- 2808

  x ---- 1000

  x = 2,13 mols de [tex] CO_{2}[tex]

Para as outras substâncias você encontrará os seguintes valores:

  Benzeno = 1,83 mols de [tex] CO_{2}[tex]

  Etanol = 1,46 mols de [tex] CO_{2}[tex]

  Metano = 1,12 mols de [tex] CO_{2}[tex]

  Octano = 1,46 mols de [tex] CO_{2}[tex]


03
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Para evitar o desmatamento da Mata Atlântica nos arredores da cidade de Amargosa, no Recôncavo da Bahia,o Ibama tem atuado no sentido de fiscalizar, entre outras, as pequenas propriedades rurais que dependem da lenha proveniente das matas para a produção da farinha de mandioca, produto típico da região. Com isso, pequenos produtores procuram alternativas como o gás de cozinha, o que encarece a farinha.

Uma alternativa viável, em curto prazo, para os produtores de farinha em Amargosa, que não cause danos à Mata Atlântica nem encareça o produto é a

A
B
C
D
E

A alternativa viável para esses produtores é a construção de biodigestores, para a produção de gás combustível, o biogás, composto principalmente de gás metano, que será obtido a partir da ação de bactérias decompositoras da matéria orgânica. Essa é uma alternativa que não trará dano a Mata Atlântica nem encarecerá o produto.


04
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.

O Liberal. 8 jul. 2008. Disponível em:http://www.oliberal.com.br.

O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por microrganismos a essas populações ribeirinhas é a

A
B
C
D
E

A cloração é o método mais econômico e usual para a desinfecção da água em sistemas públicos. Sendo a etapa do tratamento de água que consiste na desinfecção, ou seja, e a etapa do tratamento onde ocorre a morte dos micro-organismos, seria o procedimento mais adequado para tratar a água dos rios da população ribeirinha.


05
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: htpp://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que as pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da

A
B
C
D
E

As vacinas são compostas de estruturas protéicas presentes nos agente patogênicos, ou em alguns casos do próprio organismo atenuados ou mortos. Quando essas substâncias entram em contato com o as células de defesa, geram ações de produção de anticorpos e ativando o mecanismo de memória imunológica, para que futuros contatos com esse mesmo agente ou com estrutura semelhante possa ser rapidamente combatido.


06
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Certas ligas estanho-chumbo com composição específica formam um eutético simples, o que significa que uma liga com essas características se comporta como uma substância pura, com um ponto de fusão definido, no caso 183°C. Essa é uma temperatura inferior mesmo ao ponto de fusão dos metais que compõem esta liga (o estanho puro funde a 232°C e o chumbo puro a 320°C), o que justifica sua ampla utilização na soldagem de componentes eletrônicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mínimo e máximo das densidades para essas ligas são de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As densidades do estanho e do chumbo são 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente.

Um lote contendo 5 amostras de solda estanho-chumbo foi analisado por um técnico, por meio da determinação de sua composição percentual em massa, cujos resultados estão mostrados no quadro a seguir.

Com base no texto e na análise realizada pelo técnico, as amostras que atendem às normas internacionais são:

A
B
C
D
E

Para resolver esta questão, basta calcular a média ponderada de cada amostra relacionando a porcentagem de Estanho e Chumbo, presentes em cada uma delas.

Amostra I: [tex] d = \frac{60 \cdot 7,3 + 40 \cdot 11,3}{100} = 8,9\ g/l [tex].

Amostra II: [tex] d = \frac{62 \cdot 7,3 + 38 \cdot 11,3}{100} = 8,82\ g/l [tex]. (atende a norma internacional)

Amostra III: [tex] d = \frac{65 \cdot 7,3 + 35 \cdot 11,3}{100} = 8,7\ g/l [tex].

Amostra IV: [tex] d = \frac{63 \cdot 7,3 + 37 \cdot 11,3}{100} = 8,78\ g/l [tex]. (atende a norma internacional)

Amostra V: [tex] d = \frac{59 \cdot 7,3 + 41 \cdot 11,3}{100} = 8,94\ g/l [tex].


07
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

No processo de industrialização da mamona, além do óleo que contém vários ácidos graxos, é obtida uma massa orgânica, conhecida como torta de mamona. Esta massa tem potencial para ser utilizada como fertilizante para o solo e como complemento em rações animais devido a seu elevado valor protéico. No entanto, a torta apresenta compostos tóxicos e alergênicos diferentemente do óleo da mamona. Para que a torta possa ser utilizada na alimentação animal, é necessário um processo de descontaminação.

Revista Química Nova na Escola. V. 32, no 1, 2010 (adaptado)

A característica presente nas substâncias tóxicas e alergênicas, que inviabiliza sua solubilização no óleo de mamona, é a

A
B
C
D
E

Visto que a substância tóxica não se mistura no óleo, ela tem afinidade com a água, logo é preciso fazer um processo de hidrofilia. Elementos que se misturam com o óleo são elementos com características lipofílicas.


08
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto:

Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, dai, para o alto-falante.

Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon

A
B
C
D
E

 Neste caso, ao trocar o material original por náilon, o guitarrista inseriu um material cujo campo magnético é baixíssimo, ou ainda, desprezível. Com isso, há ausência de indução eletromagnética e não há som a ser captado.

  A guitarra é uma aplicação tecnológica do eletromagnetismo. Para que a guitarra funcione, é necessário haver o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra. Quando as cordas de aço são trocadas pelas de náilon, esse ordenamento dos polos não ocorre porque o náilon não apresenta magnetização.


09
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp. introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura.

A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp. consiste na

A
B
C
D
E

A inclusão de vespas para o controle biológico de larvas de borboletas, nesse caso, é um exemplo claro de parasitismo, pois há o benefício da larva da vespa em detrimento da larva das borboletas que não conseguem sobreviver e, com isso, não devastam a plantação.


10
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele é necessário, sempre que possível, utilizar hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e polietilenoglicol:

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).

A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de

A
B
C
D
E

  A ligação de hidrogênio é um tipo de interação intermolecular, que ocorre entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como o O (oxigênio), F (flúor) e o N (nitrogênio).

  A retenção de água na superfície da pele deve-se a interação entre as hidroxilas presentes nesses agentes umectantes com a água.


11
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore.

Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado).

A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de

A
B
C
D
E

  O CaO, faz com que o meio extracelular fique mais concentrado [tex]Ca^{++}[tex]. A alta concentração desse íon no meio extracelular cria um desequilíbrio entre o meio intracelular e o meio extracelular, levando a saída de água do meio menos concentrado de íons (dentro da célula) para o meio mais concentrado (fora da célula).

  Essa fenômeno é denominado osmose. Em virtude da saída de água, a célula pode morrer por estresse hídrico.


12
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Em um manual de um chuveiro elétrico são encontradas informações sobre algumas características técnicas, ilustradas no quadro, como a tensão de alimentação, a potência dissipada, o dimensionamento do disjuntor ou fusível, e a área da seção transversal dos condutores utilizados.

Uma pessoa adquiriu um chuveiro do modelo A e, ao ler o manual verificou que precisava ligá-lo a um disjuntor de 50 amperes. No entanto, intrigou-se com o fato de que o disjuntor a ser utilizado para uma correta instalação de um chuveiro do modelo B devia possuir amperagem 40% menor.

Considerando-se os chuveiros de modelos A e B, funcionando à mesma potência de 4 400 W, a razão entre as suas respectivas resistências elétricas, RA e RB, que justifica a diferença de dimensionamento dos disjuntores, é mais próxima de:

A
B
C
D
E

Tensão de alimentação: A = 127V e B = 220V.

Potência Dissipada: Varia de acordo com a temperatura.

Dimensionamento do disjuntor. A = 50A e B = 30A.

Seção do condutores: Área(A) = 10 mm² e Área(B) = 4mm².

Ambos os chuvosos funcionam (trabalham) a 4.400 W. Podemos então, através das relações de resistência, escrever onde P é potência, e portanto trabalho, V é a tensão (voltagem) e R a resistência.

Assim,

[tex] razão = \frac{\frac{U^{2}}{P}}{\frac{U^{2}}{P}} = \frac{\frac{127^{2}}{4400}}{\frac{220^{2}}{4400}} = \frac{127^{2}}{4400} \cdot \frac{4400}{220^{2}} [tex]

   [tex] = \frac{127^{2}}{220^{2}} = (\frac{127}{22})^{2} = (0,577)^{2} = 0,33 [tex]


13
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético.

No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

A
B
C
D
E

  O processo de replicação do DNA é semi-conservativo. Isso significa que, em cada nova molécula, uma das fitas é original da molécula-mãe e a outra é recém sintetizada. Esse fato foi demonstrado inicialmente em 1958 por Matthew Meselson e Franklin Stahl quando trabalhavam com a marcação do DNA por nitrogênio [tex]N^{15}[tex]. Foi inicialmente criado cultivado Escherichia coli em meio contento apenas [tex]N^{15}[tex] como fonte de nitrogênio, e após diversas gerações todas essas bactérias teriam apenas esse tipo de nitrogênio incorporado em seu DNA.

  Com isso essas bactérias foram depois transferidas para outro meio de cultura contendo com esse novo nitrogênio. Depois de algumas gerações foi observado a existência de metade do DNA com [tex]N^{14}[tex], para que todo o DNA sintetizado após esse momento fosse criado [tex]N^{15}[tex] e a outra metade com [tex]N^{14}[tex].


14
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Para que uma substância seja colorida ela deve absorver luz na região do visível. Quando uma amostra absorve luz visível, a cor que percebemos é a soma das cores restantes que são refletidas ou transmitidas pelo objeto. A Figura 1 mostra o espectro de absorção para uma substância e é possível observar que há um comprimento de onda em que a intensidade de absorção é máxima. Um observador pode prever a cor dessa substância pelo uso da roda de cores (Figura 2): o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima.

Brown, T. Química a Ciência Central. 2005 (adaptado).

Qual a cor da substância que deu origem ao espectro da Figura 1?

A
B
C
D
E

Segundo o texto vamos analisar a região aonde a intensidade de absorção é máxima. Novamente, fazendo uma estimativa, nesta região, podemos dizer que o comprimento de onda (λλ) está entre 490(mm) e 500(mm). Agora, indo à roda de cores e obedecendo à regra de que o comprimento de onda correspondente à cor do objeto é encontrado no lado oposto ao comprimento de onda da absorção máxima, iremos encontrar o vermelho.


15
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Disponível em: www.anvisa.gov.br.

O mapa mostra a área de ocorrência da malária no mundo. Considerando-se sua distribuição na América do Sul, a malaria pode ser classificada como

A
B
C
D
E

A malária na América do Sul é considerada endêmica, pelo fato de que ela está restrita a regiões pré-determinadas. A endemia difere da epidemia por ser de caráter mais contínuo e restrito a uma determinada área.


16
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experimento no qual ratas prenhes foram submetidas a uma dieta rica em vitamina B12, ácido fólico e soja. Os filhotes dessas ratas, apesar de possuírem o gene para obesidade, não expressaram essa doença na fase adulta. A autora concluiu que a alimentação da mãe, durante a gestação, silenciou o gene da obesidade. Dez anos depois, as geneticistas Eva Jablonka e Gal Raz listaram 100 casos comprovados de traços adquiridos e transmitidos entre gerações de organismos, sustentando, assim, a epigenética, que estuda as mudanças na atividade dos genes que não envolvem alterações na sequência do DNA.

A reabilitação do herege. Época, nº 610, 2010 (adaptado).

Alguns cânceres esporádicos representam exemplos de alteração epigenética, pois são ocasionados por

A
B
C
D
E

A modificação das moléculas da base nitrogenada, em decorrência de supressão de algum nutriente na alimentação, pode ocasionar a mudança da função que esse gene vai expressar, mas sem contudo modificar sua sequência de bases nitrogenadas do gene.


17
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Um motor só poderá realizar trabalho se receber uma quantidade de energia de outro sistema. No caso, a energia armazenada no combustível é, em parte, liberada durante a combustão para que o aparelho possa funcionar. Quando o motor funciona, parte da energia convertida ou transformada na combustão não pode ser utilizada para realização de trabalho. Isso significa dizer que há vazamento da energia em outra forma.

CARVALHO, A. X. Z. Física Térmica. Belo Horizonte: Pax, 2009 (adaptado).

De acordo com o texto, as transformações de energia que ocorrem durante o funcionamento do motor são decorrentes de a

A
B
C
D
E

O motor é uma máquina térmica, que transforma a energia decorrente da combustão em energia mecânica, ou seja, conversão parcial de calor em trabalho. A conversão integral de calor em trabalho é impossível, a menos que fosse feita em laboratórios e pudessem ser cuidadosamente controladas. Em outras palavras é o que chamamos de combustão completa .


18
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

O processo de interpretação de imagens capturadas por sensores instalados a bordo de satélites que imageiam determinadas faixas ou bandas do espectro de radiação eletromagnética (REM) baseia-se na interação dessa radiação com os objetos presentes sobre a superfície terrestre. Uma das formas de avaliar essa interação é por meio da quantidade de energia refletida pelos objetos. A relação entre a refletância de um dado objeto e o comprimento de onda da REM é conhecida como curva de comportamento espectral ou assinatura espectral do objeto, como mostrado na figura, para objetos comuns na superfície terrestre.

Comprimento de onda (µm)

D’ARCO, E. Radiometria e Comportamento Espectral de Alvos. INPE. Disponível em: http://www.agro.unitau.br. Acesso em: 3 maio 2009.

De acordo com as curvas de assinatura espectral apresentadas na figura, para que se obtenha a melhor discriminação dos alvos mostrados, convém selecionar a banda correspondente a que comprimento de onda em micrômetros (µm)?

A
B
C
D
E

A relação entre refletância e o comprimento de onda é definida como curva de comportamento espectral ou assinatura espectral do objeto. Vamos chamar esta relação, a curva, de [tex]C_{C}[tex] definida como [tex]C_{C} = \frac{ \%\ Re}{λ} [tex]. Vamos analisar caso a caso para cada objeto, fazendo uma estimativa aonde o percentual de refletância é máximo.

Grama: [tex]C_{C} = \frac{ 48,4 \%}{0,85} = \frac{0,485}{0,85} \cong 0,57 [tex]

Concreto: [tex]C_{C} = \frac{ 35 \%}{0,68} = \frac{0,35}{0,68} \cong 0,51 [tex]

Solo: [tex]C_{C} = \frac{ 26 \%}{0,9} = \frac{0,26}{0,9} \cong 0,23 [tex]

Asfalto: [tex]C_{C} = \frac{ 37 \%}{0,9} = \frac{0,37}{0,9} \cong 0,10 [tex]

Água: [tex]C_{C} = \frac{ 9,65 \%}{0,57} = \frac{0,0965}{0,57} \cong 0,17 [tex]

Analise caso a caso para cada objeto, fazendo uma estimativa aonde o percentual de refletância é máximo.


19
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma “célula sintética”, uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.

GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science v. 329, 2010 (adaptado).

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à

A
B
C
D
E

O procedimento descrito corresponde a inserção de material genético de um organismo em outro, da mesma espécie ou não, para serem sintetizadas substâncias de interesse médico e econômico. O desenvolvimento dessa técnica permite a reprogramação genética desses organismos e outros mais complexos, com a finalidade de produzir vacinas, medicamentos e combustíveis.


20
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Os sintomas mais sérios da Gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes. O motivo aparente é a menor imunidade desses grupos contra o vírus. Para aumentar a imunidade populacional relativa ao vírus da gripe A, o governo brasileiro distribuiu vacinas para os grupos mais suscetíveis. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque

A
B
C
D
E

As vacinas são responsáveis pela geração de células de memórias, pois possuem antígenos ou até mesmo organismos amenizados, com isso, contatos futuros contra esses organismos são rapidamente contidos. As vacinas tem caráter preventivo.


21
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as extremidades descascadas, faz as seguintes ligações com a intenção de acender a lâmpada:

Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lâmpada acendeu?

A
B
C
D
E

Na verdade a lâmpada é uma resistência. Todavia é importante perceber que tanto sua base, quanto sua rosca precisam estar conectadas aos polos (negativos e positivos) da bateria (pilha). Isso ocorre nas situações 1), 3) e 7).


22
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Os biocombustíveis de primeira geração são derivados da soja, milho e cana-de-açúcar e sua produção ocorre através da fermentação. Biocombustíveis derivados de material celulósico ou biocombustíveis de segunda geração — coloquialmente chamados de “gasolina de capim” — são aqueles produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, por exemplo), talos de milho, palha de trigo ou capim de crescimento rápido e se apresentam como uma alternativa para os problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primas são baratas e abundantes.

DALE, B. E.; HUBER, G. W. Gasolina de capim e outros vegetais.Scientific Americam Brasil. Ago. 2009, nº 87 (adaptado).

O texto mostra um dos pontos de vista a respeito do uso dos biocombustíveis na atualidade, os quais

A
B
C
D
E

Os biocombustíveis além de serem menos poluentes do que os combustíveis fósseis geram empregos. A prática de plantio de biocombustíveis favorece a captura de gás carbônico atmosférico, convertendo em biomassa. Em contrapartida, é necessária a utilização de tecnologia adequada a fim de evitar a produção de substâncias nocivas ao meio ambiente e a saúde.


23
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

A bile é produzida pelo fígado, armazenada na vesícula biliar e tem papel fundamental na digestão de lipídeos. Os sais biliares são esteroides sintetizados no fígado a partir do colesterol, e sua rota de síntese envolve várias etapas. Partindo do ácido cólico representado na figura, ocorre a formação dos ácidos glicocólico e taurocólico, o prefixo glico- significa a presença de um resíduo do aminoácido glicina e o prefixo tauro-, do aminoácido taurina.

UCKO, D. A. Química para as Ciências da Saúde: uma Introdução à Química Geral, Orgânica e Biológica. São Paulo: Manole,1992 (adaptado).

A combinação entre o ácido cólico e a glicina ou taurina origina a função amida, formada pela reação entre o grupo amina desses aminoácidos e o grupo

A
B
C
D
E

Podemos obter a função amida reagindo uma amina primaria ou secundária e um acido carboxílico. Visto isso, a combinação entre o ácido cólico e a glicina ou taurina origina a função amida, formada pela reação entre o grupo amina desses aminoácidos e o grupo carboxila do ácido cólico.


24
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Em um experimento realizado para determinar a densidade da água de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinamômetro D com graduação de 0 N a 50 N e um cubo maciço e homogêneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinamômetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24 N no dinamômetro.

Considerando que a aceleração da gravidade local é de 10 m/s², a densidade da água do lago, em g/cm³, é

A
B
C
D
E

Para a pesagem no ar:

  [tex] F_{(dinamômetro)} = P = m × g = 3 × 10 = 30 N [tex]

Para a pesagem no interior do líquido:

  [tex] F'_{(dinamômetro)} = P – E[tex]

  [tex] 24 = 30 – E[tex]

  [tex] E = 6\ N[tex]

De acordo com a Lei de Arquimedes:

  [tex] E = μ_{a} \cdot V_{i} \cdot g [tex]

  [tex] 6 = μ_{a} \cdot \frac{(0,1)^{3}}{2} \cdot 10 [tex]

  [tex] μ_{a} = 12 \cdot 10^{2}\ kg/m^{3} [tex]

Logo,

  [tex] 12 \cdot 10^{2}\ kg/m^{3} = 1,2\ g/cm^{3} [tex]


25
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Uma equipe de cientistas lançará uma expedição ao Titanic para criar um detalhado mapa 3D que “vai tirar, virtualmente, o Titanic do fundo do mar para o público”. A expedição ao local, a 4 quilômetros de profundidade no Oceano Atlântico, está sendo apresentada como a mais sofistica expedição científica ao Tittanic.

Ela utilizará tecnologias de imagem e sonar que nunca tinham sido aplicadas ao navio, para obter o mais completo inventário de seu conteúdo. Esta complementação é necessária em razão das condições do navio, naufragado há um século.

O Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.estadao.com.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

No problema apresentado para gerar imagens através de camadas de sedimentos depositados no navio, o sonar é mais adequado, pois a

A
B
C
D
E

O contraste decresce à medida que a distância aumenta por duas razões:

  • 1: a luz proveniente do objeto em observação é a atenuada por absorção e espalhamento;

 • 2: alguma energia solar incidente é espalhada em direção do observador ao longo de toda trajetória de visão. Isso produz um rastro de luz atrás do qual o objeto se torna progressivamente mais distinto até que desaparece contra a cor do fundo.


26
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Diferente do que o senso comum acredita, as lagartas de borboletas não possuem voracidade generalizada. Um estudo mostrou que as borboletas de asas transparentes da família Ithomiinae, comuns na Floresta Amazônica e na Mata Atlântica, consomem, sobretudo, plantas da família Solanaceae, a mesma do tomate. Contudo, os ancestrais dessas borboletas consumiam espécies vegetais da família Apocinaceae, mas a quantidade dessas plantas parece não ter sido suficiente para garantir o suprimento alimentar dessas borboletas. Dessa forma, as solanáceas tornaram-se uma opção de alimento, pois são abundantes na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica.

Cores ao vento. Genes e fósseis revelam origem e diversidade de borboletas sul-americanas.

Revista Pesquisa FAPESP. N° 170, 2010 (adaptado).

Nesse texto, a ideia do senso comum é confrontada com os conhecimentos científicos, ao se entender que as larvas das borboletas Ithomiinae encontradas atualmente na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, apresentam

A
B
C
D
E

Em virtude das lagartas de borboletas da família Ithomiinae comerem somente plantas da família Solanacea, onde existem, leva ao senso comum de que elas são animais com voracidade generalizada. Mas esse fato é contestado pelas pesquisas cientificas que demonstram que esses animais comem também plantas da família Apocinaceae, mas essas são ausentes nessa região.


27
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Para medir o tempo de reação de uma pessoa, pode-se realizar a seguinte experiência:

I. Mantenha uma régua (com cerca de 30 cm) suspensa verticalmente, segurando-a pela extremidade superior, de modo que o zero da régua esteja situado na extremidade inferior.

II. A pessoa deve colocar os dedos de sua mão, em forma de pinça, próximos do zero da régua, sem tocá-la.

III. Sem aviso prévio, a pessoa que estiver segurando a régua deve soltá-la. A outra pessoa deve procurar segurá-la o mais rapidamente possível e observar a posição onde conseguiu segurar a régua, isto é, a distância que ela percorre durante a queda.

O quadro seguinte mostra a posição em que três pessoas conseguiram segurar a régua e os respectivos tempos de reação.

Disponível em: http://br.geocities.com. Acesso em: 1 fev. 2009.

A distância percorrida pela régua aumenta mais rapidamente que o tempo de reação porque a

A
B
C
D
E

Ao largar a régua, esta ganha velocidade devido ao movimento acelerado gerado a partir da ação da aceleração da gravidade, sentida por todos os corpos. Como o corpo em questão possui a mesma massa ao longo da trajetória e a aceleração da gravidade pode ser considerada constante, sua força peso, resultante do produto da massa pela gravidade, é constante.


28
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Um tipo de vaso sanitário que vem substituindo as válvulas de descarga está esquematizado na figura. Ao acionar a alavanca, toda a água do tanque é escoada e aumenta o nível no vaso, até cobrir o sifão. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a pressão. Assim, a água desce levando os rejeitos até o sistema de esgoto. A válvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relação às válvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de água.

Faça você mesmo. Disponível em: http://www.facavocemesmo.net. Acesso em: 22 jul. 2010.

A característica de funcionamento que garante essa economia é devida

A
B
C
D
E

Segundo o teorema de Stevin, a Letra B está correta, porque a pressão absoluta (ou total) num ponto de um líquido é diretamente proporcional a soma das pressões atmosféricas, o que não acontece porque o vaso está tampado, mais a pressão da coluna d’agua correspondente. Ou seja,

  [tex] P_{coluna} = µgh [tex]

Portanto, a economia ocorre em função do volume de água no tanque.


29
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Moradores sobreviventes da tragédia que destruiu aproximadamente 60 casas no Morro do Bumba, na Zona Norte de Niterói (RJ), ainda defendem a hipótese de o deslizamento ter sido causado por uma explosão provocada por gás metano, visto que esse local foi um lixão entre os anos 1960 e 1980.

Jornal Web. Disponível em: http://www.ojornalweb.com. Acesso em: 12 abr. 2010 (adaptado).

O gás mencionado no texto é produzido

A
B
C
D
E

  Em virtude do processo de deposição de lixo, esse material fica bastante compactado, consequentemente, há ausência de oxigênio. As bactérias, responsáveis pela degradação desse material, são as anaeróbicas, dentre as quais podemos encontrar as bactérias metanogênicas, que geram como um dos produtos finais o gás metano.

  Esse gás, quando não canalizado adequadamente para fora, gera bolsões de gás que são altamente inflamáveis e, com isso, podem gerar explosões.


30
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Segundo dados do Balanço Energético Nacional de 2008, do Ministério das Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por hidrelétrica (80%), termelétrica (19,9%) e eólica (0,1%). Nas termelétricas, esse percentual é dividido conforme o combustível usado, sendo: gás natural (6,6%), biomassa (5,3%), derivados de petróleo (3,3%), energia nuclear (3,1%) e carvão mineral (1,6%). Com a geração de eletricidade da biomassa, pode-se considerar que ocorre uma compensação do carbono liberado na queima do material vegetal pela absorção desse elemento no crescimento das plantas. Entretanto, estudos indicam que as emissões de metano (CH₄) das hidrelétricas podem ser comparáveis às emissões de CO₂ das termelétricas.

MORET, A. S.; FERREIRA, I. A. As hidrelétricas do Rio Madeira e os impactos socioambientais da eletrificação do Brasil. Revista Ciência Hoje. V. 45, n° 265, 2009 (adaptado).

No Brasil, em termos do impacto das fontes de energia no crescimento do efeito estufa, quanto à emissão de gases, as hidrelétricas seriam consideradas como uma fonte

A
B
C
D
E

As usinas hidroelétricas precisam de uma área alagada grande para poder gerar uma alta queda d'água e, assim, ter um maior potencial energético. Essa zona alagada possui uma grande quantidade de vegetais, que acabam morrendo por não serem adaptados a viver embaixo d'água. Com isso, há o inicio do processo de decomposição que, em virtude da falta de oxigênio, favorece as bactérias anaeróbicas, dentre as quais as metanogênicas que geram como um dos produtos finais o gás metano. O gás metano, quando liberado na atmosfera, aumenta os níveis do efeito estufa.


31
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

O peróxido de hidrogênio é comumente utilizado como antisséptico e alvejante. Também pode ser empregado em trabalhos de restauração de quadros enegrecidos e no clareamento de dentes. Na presença de soluções ácidas de oxidantes, como o permanganato de potássio, este óxido decompõe-se, conforme a equação a seguir:

ROCHA-FILHO, R. C. R.; SILVA, R. R. Introdução aos Cálculos da Química. São Paulo: McGraw-Hill, 1992.

De acordo com a estequiometria da reação descrita, a quantidade de permanganato de potássio necessária para reagir completamente com 20,0 mL de uma solução 0,1 mol/L de peróxido de hidrogênio é igual a

A
B
C
D
E

O primeiro passo para resolver esta questão é calcular o número de mols de [tex]H_{2}O_{2}[tex] (peróxido de hidrogênio) presente em 20 ml de uma solução cuja concentração é de 0,1 mol/L. Para isso, aplicamos uma regra de três simples.

  0,1 mol [tex]H_{2}O_{2}[tex] ---- 1000ml (1L)

  x mol [tex]H_{2}O_{2}[tex] ---- 20 ml

  x = 0,002 mol de [tex]H_{2}O_{2}[tex]

Agora, basta analisar a estequiometria da reação e ver que para cada 5 mols de [tex]H_{2}O_{2}[tex] são necessários 2 mols de permanganato de potássio.

Novamente, você aplicará uma regra de três para saber a quantidade de permanganato de potássio necessária para reagir completamente 0,002 mols de [tex]H_{2}O_{2}[tex].

  5 mols [tex]H_{2}O_{2}[tex] ---- 2 mols [tex]KMnO_{4}[tex]

  0,002 mols [tex]H_{2}O_{2}[tex] ---- x mols [tex]KMnO_{4}[tex]

  x = 0,0008 ou 8,0 × 10⁻⁴ mol de [tex]KMnO_{4}[tex]


32
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Os vaga-lumes machos e fêmeas emitem sinais luminosos para se atraírem para o acasalamento. O macho reconhece a fêmea de sua espécie e, atraído por ela, vai ao seu encontro. Porém, existe um tipo de vaga-lume, o Photuris, cuja fêmea engana e atrai os machos de outro tipo, o Photinus fingindo ser desse gênero. Quando o macho Photinus se aproxima da fêmea Photuris, muito maior que ele, é atacado e devorado por ela.

BERTOLDI, O. G.; VASCONCELLOS, J. R. Ciência & sociedade: a aventura da vida, a aventura da tecnologia. São Paulo: Scipione, 2000 (adaptado).

A relação descrita no texto, entre a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de

A
B
C
D
E

  Como a fêmea do gênero Photuris alimenta-se de vaga-lumes de outro gênero (Photinus), essa ação é considerada uma relação interespecífica desarmônica, visto que uma espécie se beneficia (+) enquanto a outra é prejudicada (-).

  Esse tipo de relação (+ / –) é denominada predatismo.


33
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

O etanol é considerado um biocombustível promissor, pois, sob o ponto de vista do balanço de carbono, possui uma taxa de emissão praticamente igual a zero. Entretanto, esse não é o único ciclo biogeoquímico associado à produção de etanol. O plantio da cana-de-açúcar, matéria-prima para a produção de etanol, envolve a adição de macronutrientes como enxofre, nitrogênio, fósforo e potássio, principais elementos envolvidos no crescimento de um vegetal.

Revista Química Nova na Escola. no 28, 2008.

O nitrogênio incorporado ao solo, como consequência da atividade descrita anteriormente, é transformado em nitrogênio ativo e afetará o meio ambiente, causando

A
B
C
D
E

Nitrato e amônia, são compostos altamente tóxicos para os animais de ambientes aquáticos. Devido a utilização de macronutrientes necessários para o crescimento do vegetal, essas substâncias podem ser levadas pelas águas da chuva até um curso de água próximo ou a lençóis freáticos.


34
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Ao diminuir o tamanho de um orifício atravessado por um feixe de luz, passa menos luz por intervalo de tempo, e próximo da situação de completo fechamento do orifício, verifica-se que a luz se apresenta um comportamento como o ilustrado nas figuras. Sabe-se que o som, dentro de suas particularidades, também pode se comportar dessa forma.

FIOLHAIS, C. Física divertida. Brasília: UnB, 2000 (adaptado).

Em qual das situações a seguir está representado o fenômeno descrito no texto?

A
B
C
D
E

O que ocorre na verdade é o fenômeno de difração tanto da luz, quanto do som. Ainda, o som se propaga em meios materiais que possuem massa e elasticidade, como sólidos, líquidos e gases.


35
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Um dos processos usados no tratamento do lixo é a incineração, que apresenta vantagens e desvantagens. Em São Paulo, por exemplo, o lixo é queimado a altas temperaturas e parte da energia liberada é transformada em energia elétrica. No entanto, a incineração provoca a emissão de poluentes na atmosfera.

Uma forma de minimizar a desvantagem da incineração, destacada no texto, é

A
B
C
D
E

As partículas e gases provenientes das incineração de lixo podem ser combatidas com a colocação de filtros que contém substâncias capazes de reagir com essas substâncias, anulando seus efeitos ou impedindo que esses sejam eliminados no processo.


36
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura:

Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que

A
B
C
D
E

  O processo feito pelo atleta é uma quase conservação de energia. Dizemos isso por que, apesar de desprezarmos as forças dissipativas, parte da energia desse movimento é transformada em trabalho interno musculares. Então procuraremos uma forma de conseguir o máximo possível de energia conservada.

  Na etapa I, a energia mecânica do atleta se traduz em energia cinética ([tex] E_{c} = \frac{mv^{2}}{2} [tex]) que será convertida em energia potencial gravitacional ([tex] E_{pg} = mgh [tex]) na etapa III.


37
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Os Bichinhos e O Homem

Arca de Noé

Toquinho & Vinicius de Moraes

Nossa irmã, a mosca

É feia e tosca

Enquanto que o mosquito

É mais bonito

Nosso irmão besouro

Que é feito de couro

Mal sabe voar

Nossa irmã, a barata

Bichinha mais chata

É prima da borboleta

Que é uma careta

Nosso irmão, o grilo

Que vive dando estrilo

Só pra chatear

MORAES, V. A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade nós e estes animais é

A
B
C
D
E

Animais citados no texto e homens pertencem ao reino animal (Animalia).


38
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para limpeza de ambientes aguáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado).

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

A
B
C
D
E

As algas absorvem os compostos nitrogenados excretados pelos animais para a produção de sua matéria orgânica e durante o processo de fotossíntese libera oxigênio, para o meio ambiente.


39
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Durante as estações chuvosas, aumentam no Brasil as campanhas de prevenção à dengue, que têm como objetivo a redução da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Que proposta preventiva poderia ser efetivada para diminuir a reprodução desse mosquito?

A
B
C
D
E

As campanhas de combate ao mosquito da Dengue consistem na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, portanto a opção certa se refere a remoção de recipientes que possam acumular água.


40
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

De acordo com o relatório “A grande sombra da pecuária” (Livestock’s Long Shadow), feito pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, o gado é responsável por cerca de 18% do aquecimento global, uma contribuição maior que a do setor de transportes.

Disponível em: www.conpet.gov.br. Acesso em: 22 jun. 2010.

A criação de gado em larga escala contribui para o aquecimento global por meio da emissão de

A
B
C
D
E

A digestão da celulose pelos ruminantes é realizada por bactérias em anaerobiose, dentre as quais existem as metanogênicas. O produtos final da ação dessas bactérias é a geração do gás metano, um dos principais responsáveis pelo agravamento geração do efeito estufa na atmosfera.


41
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Partículas suspensas em um fluido apresentam contínua movimentação aleatória, chamado movimento browniano, causado pelos choques das partículas que compõem o fluido. A ideia de um inventor era construir uma série de palhetas, montadas sobre um eixo, que seriam postas em movimento pela agitação das partículas ao seu redor. Como o movimento ocorreria igualmente em ambos os sentidos de rotação, o cientista concebeu um segundo elemento, um dente de engrenagem assimétrico. Assim, em escala muito pequena, este tipo de motor poderia executar trabalho, por exemplo, puxando um pequeno peso para cima. O esquema, que já foi testado, é mostrado a seguir.

Inovação Tecnológica. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 22 jul. 2010 (adaptado).

A explicação para a necessidade do uso da engrenagem com trava é:

A
B
C
D
E

Em virtude movimento browniano ser aleatório, ou seja, sem sabermos a direção do movimento, foi instalado junto a engrenagem um dispositivo que limita a movimentação da engrenagem, sempre para cima. Em caso contrário, a engrenagem trava.


42
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Os personagens da figura estão representando uma situação hipotética de cadeia alimentar.

Disponível em: http://www.cienciasgaspar.blogspot.com.

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de

A
B
C
D
E

Frutas e grãos, são produtos oriundos dos vegetais, que são considerados produtores, pois sintetizam seu próprio alimento através da fotossíntese. Quando o homem se alimenta desses produtos, ele passa a ser considerado consumidor primário, sendo assim, se o tigre se alimentar do ser humano, ele é considerado um consumidor secundário. Quando o tigre morrer e os abutres se alimentarem dele, eles serão considerados consumidores terciários.


43
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.

Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).

A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar

A
B
C
D
E

As hemácias removidas durante a sangria são devolvidas pelo processo de plasmaferese. Caso o processo de plasmoferese não ocorra, a falta de hemácias leva a problemas no transporte de oxigênio para o corpo do animal, pois essa é a função dessa célula.


44
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

A eutrofização é um processo em que rios, lagos e mares adquirem níveis altos de nutrientes, especialmente fosfatos e nitratos, provocando posterior acúmulo de matéria orgânica em decomposição. Os nutrientes são assimilados pelos produtores primários e o crescimento desses é controlado pelo nutriente limítrofe, que é o elemento menos disponível em relação à abundância necessária à sobrevivência dos organismos vivos. O ciclo representado na figura seguinte reflete a dinâmica dos nutrientes em um lago.

SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química Ambiental. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008 (adaptado) (Foto: Reprodução/Enem)

A análise da água de um lago que recebe a descarga de águas residuais provenientes de lavouras adubadas revelou as concentrações dos elementos carbono (21,2 mol/L), nitrogênio (1,2 mol/L) e fósforo (0,2 mol/L). Nessas condições, o nutriente limítrofe é o

A
B
C
D
E

O primeiro passo é passar as proporções para números inteiros, basta dividir todos os valores por 0,2.

  [tex] C = \frac{21,2}{0,2} = 106\ mol/L [tex]

 [tex] N = \frac{1,2}{0,2} = 6\ mol/L [tex]

 [tex] P = \frac{0,2}{0,2} = 1\ mol/L [tex]

Então, a partir desse cálculo, temos que a proporção entre o Carbono (C), Nitrogênio (N) e o Fósforo (P) é 106 : 6 : 1.

No Ciclo (quadro - Produtores Primários) foi dito que “Algas e outros organismos fixadores de nitrogênio e fotossintéticos assimilam C, N, P nas razões atômicas de 106 : 16 : 1”. Comparando essa informação com a proporção que foi calculada, podemos concluir que o reagente limitante é o N (nitrogênio), pois é o que apresenta a menor proporção calculada em número de mols (16 mols, proporção dita no enunciado e 6 mols, proporção calculada). Carbono e fósforo apresentam a mesma proporção no enunciado e nos cálculos.


45
(ENEM 2011 - 1ª Aplicação).

Os refrigerantes têm-se tornado cada vez mais o alvo de políticas públicas de saúde. Os de cola apresentam ácido-fosfórico , substância prejudicial à fixação de cálcio, o mineral que é o principal componente da matriz dos dentes. A cárie é um processo dinâmico de desequilíbrio do processo de desmineralização dentária, perda de minerais em razão da acidez. Sabe-se que o principal componente do esmalte do dente é um sal denominado hidroxiapatita. O refrigerante, pela presença da sacarose, faz decrescer o pH do biofilme (placa bacteriana), provocando a desmineralização do esmalte dentário. Os mecanismos de defesa salivar levam de 20 a 30 minutos para normalizar o nível do pH, remineralizando o dente. A equação química seguinte representa esse processo:

GROISMAN, S. Impacto do refrigerante nos dentes é avaliado sem tirá-lo da dieta. Disponível em: http://www.isaude.net. Acesso em: 1 maio 2010 (adaptado). (Foto: Reprodução/Enem)

Considerando que uma pessoa consuma refrigerantes diariamente, poderá ocorrer um processo de desmineralização dentária, devido ao aumento da concentração de

A
B
C
D
E

Quando ingerimos refrigerantes ocorre o diminuição do pH do biofilme, pois o meio fica mais ácido favorecendo o aumento da concentração de íons H+ equilíbrio para a direita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário