domingo, 26 de novembro de 2017

Quiz 20: PORTUGUÊS 7° ANO

Quiz 20: PORTUGUÊS - 7° ANO
Quiz 20: PORTUGUÊS - 7° ANO

Leia o texto a seguir e responda as questões 01, 02 e 03

A idade da Terra

    Você sabe quando nasceu? Que pergunta… O registro está na sua certidão de nascimento. E, fazendo uma conta rápida, é possível descobrir a sua idade. Mas, no caso da Terra, como podemos saber quantos anos ela tem? [...]

    Para a ciência, em se tratando da Terra, o caminho natural foi investigar as camadas de rocha que se acumulavam umas sobre as outras. Assim, as camadas mais profundas do planeta seriam mais antigas, e sobre elas seriam sobrepostas camadas mais jovens. A busca pelo início desse processo, no final do século 18, levou a uma conclusão interessante: não era possível indicar uma data de início para o planeta, porque sempre havia uma camada mais profunda e antiga, e existia um limite para a profundidade que se podia investigar.

    Ideias diversas continuaram surgindo para estimar a idade da Terra. [...]

    Ganhou força uma hipótese de que os corpos do Sistema Solar se formaram na mesma época. Como comprová-la? Analisando meteoritos (pedaços de rochas que têm origem no espaço sideral). Os resultados dessas análises, aceitos por cientistas do mundo todo, indicam que o nosso planeta tem cerca de 4 bilhões e 600 milhões de anos — ou 4,6 bilhões de anos. Rochas da Lua e de Marte apresentam uma idade equivalente. Resumo da história: a Terra é bem velhinha. Hummm… Será? E o Universo, quantos anos tem?

MOLINA, Eder. A idade da Terra. In: Ciência Hoje da Criança. 2023. Disponível em: https://chc.org.br/artigo/a-idade-da-terra/. Acesso em: 17 ago. 2023. Fragmento.

01
(1ª P.D - 2024).

O assunto desse texto é

A
B
C
D

A tentativa de descobrir a idade da Terra é o assunto do texto.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(1ª P.D - 2024).

Nesse texto, no trecho “... a Terra é bem velhinha.” (4º parágrafo), o termo “-inha” na palavra destacada foi utilizado para

A
B
C
D

O termo inha foi utilizado para destacar intensidade.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(1ª P.D - 2024).

Nesse texto, no trecho “Ganhou força uma hipótese...” (4º parágrafo), a expressão destacada foi utilizada para

A
B
C
D

A expressão Ganhou força no meio científico indica que a ideia era muito divulgada no meio científico.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Alguns pássaros cantam a mesma melodia por vários milhares de anos

    Muitos dos pássaros que nos acordam todas as manhãs aprendem os seus cantos melodiosos da mesma forma que os humanos aprendem um dialeto, através dos pais e vizinhos. Mas para a maioria dos biólogos, aprender músicas por meio da mímica é um processo incerto e propenso a erros, resultando numa mudança lenta, mas inevitável, no canto ao longo dos anos.

    Um novo estudo realizado por biólogos [...] documenta canções de pássaros da África Oriental que permaneceram quase inalteradas por mais de 500.000 anos, e talvez por até 1 milhão de anos, tornando as melodias quase indistinguíveis daquelas de parentes dos quais eles estão separados há muito tempo.

    A natureza surpreendentemente estática dos seus cânticos pode dever-se à falta de mudança nos ambientes destas aves, ou seja, florestas montanhosas estáveis, as chamadas ilhas do céu, isoladas de outras populações de ilhas do céu da mesma espécie ou de espécies semelhantes por dezenas de milhares a milhões de anos.

    A coloração das penas das aves também pouco se alterou, tornando a plumagem quase indistinguível uma da outra, embora algumas sejam espécies separadas, mas intimamente relacionadas. [...]

Disponível em: https://www.tempo.pt/noticias/ciencia/alguns-passaros-cantam-a-mesma-melodia-por-varios-milhares-de-anos-passaro-sol.html. Acesso em: 2 fev. 2022. Fragmento.

O tema desse texto é

A
B
C
D

O tema do texto é a mesma melodia cantada pelos pássaros por milhares de anos.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Gelatina [...]

Ingredientes

  • 1 envelope de gelatina do sabor da sua preferência

  • 1 copo de água quente

  • 1 copo de água gelada Modo de Preparo

1. Esquente um pouco de água e coloque em um recipiente médio. Em seguida, despeje o envelope de gelatina e mexa bastante.

2. Depois, coloque um copo de água gelada e misture novamente.

3. Leve a gelatina à geladeira por 3 horas ou até endurecer. Sirva em seguida. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3GGARTI. Acesso em: 15 dez. 2021. Fragmento.

Esse texto é uma receita, pois

A
B
C
D

Esse texto é uma receita, pois ensina o preparo de um alimento.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Enchente

    Chama o Alexandre!

    Chama!

   

    Olha a chuva que chega!

    É a enchente.

    Olha o chão que foge com a chuva...

   

    Olha a chuva que encharca a gente.

    Põe a chave na fechadura.

    Fecha a porta por causa da chuva,

    Olha a rua como se enche. [...]

   

    Vamos tomar chá, pois a chuva

    É tanta que nem de galocha

    Se pode andar na rua cheia!

   

    Chama o Alexandre!

    Chama!

MEIRELES, Cecília. Tanta tinta. In: Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 37. Fragmento.

Nesse texto, o eu lírico aconselha a fechar a porta porque

A
B
C
D

Nesse texto, o eu lírico aconselha a fechar a porta porque a chuva está chegando.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

A amizade inesperada

PERSONAGENS:

LEÃO: Um animal majestoso e poderoso.

RATO: Um pequeno roedor ágil e curioso.

(Cena: A selva, com o Leão descansando sob uma árvore.)

LEÃO: (Bocejando) Que sono! A selva está realmente tranquila hoje.

(Rato aparece timidamente, observando o Leão de longe.)

RATO: (Sussurrando) Uau, é o Leão! O rei da selva... Será que devo me aproximar?

(Rato, com um pouco de medo, se esconde atrás de uma pedra.)

LEÃO: (Percebendo algo) Quem está aí? Mostre-se!

RATO: (Saindo de trás da pedra) Desculpe, senhor Leão. Eu sou apenas um humilde rato. Não queria incomodar.

LEÃO: (Sorrindo) Ah, você é o Rato. Não se preocupe, pequeno amigo, não sou tão assustador quanto parece.

RATO: (Curioso) O senhor é realmente o Leão? O rei da selva?

LEÃO: (Orgulhoso) Sim, sou eu. Sou o rei da selva, e todos os animais aqui me respeitam.

RATO: (Admirado) Que impressionante! O senhor é muito forte e corajoso.

LEÃO: (Modesto) Bem, é verdade que tenho minhas habilidades, mas todos os animais têm suas características únicas.

RATO: (Timidamente) Eu, na verdade, sou muito pequeno e frágil. Não tenho nenhuma habilidade especial.

LEÃO: (Com compaixão) Não diga isso, Rato. Cada criatura tem seu valor e importância na natureza. [...]

Disponível em: https://rl.art.br/arquivos/7841659.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Entende-se desse texto que

A
B
C
D

Entende-se desse texto que o Rato admira as características do Leão.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Está chegando! Eclipse anular1 do Sol raro poderá ser visto este ano em todo o Brasil

    A contagem regressiva para o Eclipse do Sol mais esperado de 2023 já começou! Considerado o principal evento astronômico desde 2021, o eclipse anular acontece no próximo dia 14 de outubro e poderá ser visto em todo o Brasil neste ano.

    O fenômeno vai começar com uma visibilidade total na região oeste dos Estados Unidos e depois passará por nove países, incluindo México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e, finalmente, o Brasil.

    Por aqui, as cidades do Norte e Nordeste serão favorecidas. No restante do país, a visualização também acontecerá, mas será de forma parcial e é preciso o uso de equipamentos específicos. [...]

*Vocabulário: 1anular: que tem a forma de um anel.

OLIVEIRA, Rinaldo de. Está chegando! Eclipse anular do Sol raro poderá ser visto este ano em todo o Brasil. 2023. In: Sónotíciaboa. Disponível em: https://shre.ink/n4Ia. Acesso em: 27 set. 2023. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “No restante do país, a visualização também acontecerá,...”, o termo destacado substitui

A
B
C
D

O termo destacado refere-se ao Brasil.

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(1ª P.D - 2024). Leia os textos abaixo.

Texto 1

História dos brinquedos: dominó

    O dominó é um jogo formado por 28 peças retangulares divididas ao meio, sendo cada parte marcada com pontos de 0 a 6. A versão mais popular do jogo é para 2 a 4 jogadores, que recebem o mesmo número de peças. Um jogador lança a primeira peça que inicia a linha do jogo. Cada jogador seguinte vai colocando a peça correspondente aos mesmos pontos da peça que está na mesa. Ninguém pode ver o valor das peças dos outros jogadores, mas somente quantas peças eles possuem.

    Acredita-se que o dominó teve origem na China, pois ali foi encontrada a mais antiga menção do jogo, escrita no século XIII. Era então chamado de pupai, que significa “placas de jogo”, que eram vendidas por mercadores chineses ambulantes. O mais antigo manual conhecido sobre dominó também é chinês e foi escrito no século XIV. O dominó chinês diferia do dominó atual, tinha 32 peças e nenhuma face em branco. [...]

Disponível em: https://studhistoria.com.br/historia-das- coisas/historia-dos-brinquedos-domino/. Acesso em: 21 ago. 2023. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Texto 2

Faça você mesmo: como criar um tabuleiro de dominó caseiro

    Para criar um tabuleiro de dominó caseiro, você precisará de papelão, tesoura, régua, caneta e lápis. Corte o papelão em retângulos com cerca de 5 cm x 10 cm. Em seguida, divida cada retângulo ao meio e desenhe os pontos que representam os números em cada lado. Pinte os pontos com cores diferentes para facilitar a identificação das peças.

Disponível em: https://suadecoracao.com/logica-caseira- jogo-de-domino-caseiro-um-projeto-divertido-e-educativo/. Acesso em: 21 ago. 2023. Fragmento.

Esses textos têm em comum o fato de

A
B
C
D

Esses textos têm em comum o fato de mencionarem o formato das peças de um dominó.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

A Galinha de chocolate

    Aninha era apaixonada por chocolate. Só tomava leite com chocolate e não queria saber de outro doce. Um dia, sua mãe comprou uma galinha de chocolate, embrulhada num papel dourado. Mas Aninha gostou tanto da galinha que não queria comê-la. Ela até deu o nome de Cacareca. O chocolate ia acabar vencendo e sua mãe falou:

    “— Querida, essa galinha foi feita pra ser comida por você!”

    Mas como comer um amigo?

    Aninha era amiga da Cacareca e pronto. Não queria conversa.

BETIM, Godilho de. A galinha de chocolate. In: Recanto das Letras. 2021. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2021.

Nesse texto, no trecho “Um dia, sua mãe comprou uma galinha de chocolate...” (1º parágrafo), a expressão destacada foi utilizada para

A
B
C
D

A expressão destacada destacada sugere "tempo".

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://bityli.com/GkqfGEyU. Acesso em: 23 set. 2022.

Nesse texto, no trecho “isto — pronominal demonstrativo, indica algo que se acha mais perto de quem fala, ou, temporariamente, que é recente” (3º quadrinho), foi utilizada uma linguagem

A
B
C
D

O trecho citado utiliza uma linguagem formal.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(1ª P.D - 2024). Leia o texto abaixo.

Contando caquis

    Hoje é dia de feira

    E tem caqui na promoção.

    Vou comprar pra todo mundo

    E aproveitar este preção.

   

    Um caqui para o Kiko

    Dois caquis para o Kaká

    Três caquis para a Kika

    E quatro caquis para a Lalá.

   

    Tenho de contar os caquis

    Pra saber quantos comprei

    E pagar para o feirante

    Com o dinheiro que levei.

   

    De tanto contar caqui

    Me deu uma fome danada

    Vou comer caqui aqui

    Dá licença criançada!

MALTA, Siria. Contando caquis. Recanto das Letras. 2021. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/infantil/7240236. Acesso em: 28 abr. 2021.

Entende-se desse texto que

A
B
C
D

Entende-se desse texto que o eu lírico é uma pessoa generosa.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




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