(SAEGO-2012 – Adaptado).
Joice coloriu [tex]\frac{3}{5}[tex] dos quadradinhos da figura abaixo.
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Quantos quadradinhos sobraram sem colorir?
Observe que:
[tex] \frac{3}{5} = \frac{3\ ×\ 3}{5\ ×\ 3} = \frac{9}{15} [tex]
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Diante disso, serão coloridos 9 quadradinhos. Então, a quantidade de quadradinhos que sobraram sem colorir foram 6.
Portanto, opção "D".
(BPW).
Paula comprou dois potes de sorvete, ambos com a mesma quantidade do produto.
Um dos potes continha quantidades iguais dos sabores chocolate, creme e morango; e o outro quantidades iguais dos sabores chocolate e baunilha.
Então, é CORRETO afirmar que, nessa compra, a fração correspondente à quantidade de sorvete do sabor chocolate foi
Observe que juntando a quantidade de sorvete dos dois potes obtemos duas partes de chocolate. Sendo assim,
[tex]\frac{Quantidade\ de\ chocolate}{Total\ de\ sabores} = \frac{2}{5} [tex]
Portanto, opção "A".
(Supletivo 2012 – SP).
Um aluno fez o seguinte desenho em uma folha de papel quadriculado:
Em relação à área total do retângulo ABCD, a fração que corresponde à área pintada é
Observe que:
[tex]\frac{Quadradinhos\ coloridos}{Total\ de\ Quadradinhos} = \frac{32}{80} = \frac{32\ ÷\ 16}{80\ ÷\ 16} = \frac{2}{5} [tex]
Portanto, opção "B".
(PAEBES).
Paulo tem 12 camisetas, na qual, 7 são brancas e as restantes, azuis.
A fração que representa o número de camisetas brancas em relação a esse total de camisetas é
Observe que:
[tex]\frac{Total\ de\ camisetas\ brancas}{Total\ de\ camisetas} = \frac{7}{12} [tex]
Portanto, opção "C".
(Avaliação Paraíba).
Cássia fez um desenho, dividiu em partes iguais e pintou de cinza algumas dessas partes, conforme mostra a figura abaixo.
Qual é a fração que representa a parte cinza em relação a figura toda?
Observe que:
[tex]\frac{Total\ de\ partes\ cor\ cinza}{Total\ de\ partes} = \frac{3}{12} [tex]
Portanto, opção "D".
(SAEPI).
Observe abaixo o triângulo que Helena desenhou. Ela dividiu esse triângulo em partes iguais e pintou algumas de vermelho.
A fração que representa a parte pintada de vermelho em relação ao desenho todo é
Observe que:
[tex]\frac{Parte\ vermelha}{Total\ de\ partes} = \frac{4}{9} [tex]
Portanto, opção "D".
(PROEB).
Em uma aula de matemática, a professora desenhou a figura abaixo, em que todos os quadrados são iguais.
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– Carlos disse que a parte pintada corresponde a [tex] \frac{2}{6} [tex] do retângulo.
– Jorge disse que a parte pintada corresponde a [tex] \frac{6}{12} [tex] do retângulo.
– Sônia disse que a parte pintada corresponde a [tex] \frac{6}{18} [tex] do retângulo.
De acordo com esses dados, constata-se que
Observe que:
[tex] \frac{Quadrado\ verde}{Total\ de\ quadrados} = \frac{6}{18} = \frac{6\ ÷\ 3}{18\ ÷\ 3} = \frac{2}{6} [tex]
Portanto, opção "D".
(Saresp).
Os lados de um papel retangular medem 16 cm e 24 cm. Ele é cortado ao meio pelo lado maior, conforme indicado na figura.
O número racional que representa a razão entre o lado menor e o lado maior da figura hachurada é
Observe que:
[tex]Razão = \frac{Lado\ menor\ (hachurada)}{Lado\ maior\ (hachurada)} [tex]
[tex]Razão = \frac{12}{16} = \frac{12\ ÷\ 4}{16\ ÷\ 4} = \frac{3}{4} [tex]
Portanto, opção "B".
(SAERJ).
Anita desenhou o retângulo abaixo, dividiu-o em 10 quadrados iguais.
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Qual é a fração que representa os quadrados coloridos de verde em relação ao total de quadrados do desenho?
Observe que:
[tex] Fração = \frac{Quadrado\ verde}{total\ de\ quadrados} = \frac{4}{10} [tex]
Portanto, opção "B".
(PROEB).
José tinha 17 figurinhas e presenteou o seu primo com 7 dessas figurinhas.
A fração que representa o número de figurinhas que José presenteou o seu primo em relação ao número de figurinhas que José tinha é
Observe que:
[tex] Fração = \frac{N°\ de\ figurinhas\ dadas}{Total\ de\ figurinhas} = \frac{7}{17} [tex]
Portanto, opção "B".
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