segunda-feira, 6 de abril de 2020

D22 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D22: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D22: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D22: Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

01
(SAEGO-2012 – Adaptado).

Joice coloriu [tex]\frac{3}{5}[tex] dos quadradinhos da figura abaixo.

.. . ..
.. . ..
.. . ..

Quantos quadradinhos sobraram sem colorir?

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] \frac{3}{5} = \frac{3\ ×\ 3}{5\ ×\ 3} = \frac{9}{15} [tex]

.. . ..
.. . ..
.. . ..

Diante disso, serão coloridos 9 quadradinhos. Então, a quantidade de quadradinhos que sobraram sem colorir foram 6.

Portanto, opção "D".


02
(SARESP-2011).

Uma massa de bolo precisa ser batida durante [tex] \frac{1}{4}[tex] de hora, ou seja, durante:

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] \frac{1}{4} h = \frac{1}{4} × 60\ min = \frac{60}{4} = 15\ min [tex]

Portanto, opção "B".


03
(BPW).

Paula comprou dois potes de sorvete, ambos com a mesma quantidade do produto.

Um dos potes continha quantidades iguais dos sabores chocolate, creme e morango; e o outro quantidades iguais dos sabores chocolate e baunilha.

Então, é CORRETO afirmar que, nessa compra, a fração correspondente à quantidade de sorvete do sabor chocolate foi

A
B
C
D

Observe que juntando a quantidade de sorvete dos dois potes obtemos duas partes de chocolate. Sendo assim,

   [tex]\frac{Quantidade\ de\ chocolate}{Total\ de\ sabores} = \frac{2}{5} [tex]

Portanto, opção "A".


04
(Supletivo 2012 – SP).

Um aluno fez o seguinte desenho em uma folha de papel quadriculado:

Em relação à área total do retângulo ABCD, a fração que corresponde à área pintada é

A
B
C
D

Observe que:

[tex]\frac{Quadradinhos\ coloridos}{Total\ de\ Quadradinhos} = \frac{32}{80} = \frac{32\ ÷\ 16}{80\ ÷\ 16} = \frac{2}{5} [tex]

Portanto, opção "B".


05
(PAEBES).

Paulo tem 12 camisetas, na qual, 7 são brancas e as restantes, azuis.

A fração que representa o número de camisetas brancas em relação a esse total de camisetas é

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]\frac{Total\ de\ camisetas\ brancas}{Total\ de\ camisetas} = \frac{7}{12} [tex]

Portanto, opção "C".


06
(Avaliação Paraíba).

Cássia fez um desenho, dividiu em partes iguais e pintou de cinza algumas dessas partes, conforme mostra a figura abaixo.

Qual é a fração que representa a parte cinza em relação a figura toda?

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]\frac{Total\ de\ partes\ cor\ cinza}{Total\ de\ partes} = \frac{3}{12} [tex]

Portanto, opção "D".


07
(SAEPI).

Observe abaixo o triângulo que Helena desenhou. Ela dividiu esse triângulo em partes iguais e pintou algumas de vermelho.

A fração que representa a parte pintada de vermelho em relação ao desenho todo é

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]\frac{Parte\ vermelha}{Total\ de\ partes} = \frac{4}{9} [tex]

Portanto, opção "D".


08
(Seduc-GO).

Numa atividade avaliativa Bruna teve como nota 0,4 ponto.

Qual fração que representa os pontos que Bruna tirou em relação ao total da atividade?

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 0,4 = \frac{4}{10} = \frac{4\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{2}{5} [tex]

Portanto, opção "A".


09
(PROEB).

Em uma aula de matemática, a professora desenhou a figura abaixo, em que todos os quadrados são iguais.

.. . ...
.. . ...
.. . ...

  – Carlos disse que a parte pintada corresponde a [tex] \frac{2}{6} [tex] do retângulo.

  – Jorge disse que a parte pintada corresponde a [tex] \frac{6}{12} [tex] do retângulo.

  – Sônia disse que a parte pintada corresponde a [tex] \frac{6}{18} [tex] do retângulo.

De acordo com esses dados, constata-se que

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] \frac{Quadrado\ verde}{Total\ de\ quadrados} = \frac{6}{18} = \frac{6\ ÷\ 3}{18\ ÷\ 3} = \frac{2}{6} [tex]

Portanto, opção "D".


10
(Saresp).

Os lados de um papel retangular medem 16 cm e 24 cm. Ele é cortado ao meio pelo lado maior, conforme indicado na figura.

O número racional que representa a razão entre o lado menor e o lado maior da figura hachurada é

A
B
C
D

Observe que:

  [tex]Razão = \frac{Lado\ menor\ (hachurada)}{Lado\ maior\ (hachurada)} [tex]

  [tex]Razão = \frac{12}{16} = \frac{12\ ÷\ 4}{16\ ÷\ 4} = \frac{3}{4} [tex]

Portanto, opção "B".


11
(SAERJ).

Anita desenhou o retângulo abaixo, dividiu-o em 10 quadrados iguais.

.. . ..
.. . ..

Qual é a fração que representa os quadrados coloridos de verde em relação ao total de quadrados do desenho?

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] Fração = \frac{Quadrado\ verde}{total\ de\ quadrados} = \frac{4}{10} [tex]

Portanto, opção "B".


12
(PROEB).

José tinha 17 figurinhas e presenteou o seu primo com 7 dessas figurinhas.

A fração que representa o número de figurinhas que José presenteou o seu primo em relação ao número de figurinhas que José tinha é

A
B
C
D

Observe que:

[tex] Fração = \frac{N°\ de\ figurinhas\ dadas}{Total\ de\ figurinhas} = \frac{7}{17} [tex]

Portanto, opção "B".






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