D05: Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
01
(Saerjinho).
Observe a malha quadriculada. Nessa malha, as figuras 2 e 3 são ampliações da figura 1 e o lado do quadrado colorido é a unidade de medida de comprimento.
Como quer construir uma miniatura dessa torre que tenha dimensões 8 vezes menores que a original. Portanto, deve-se dividir as dimensões da original por 8.
Portanto, opção "B".
03
(2ª P.D – Seduc – GO – 2012).
Observe as seguintes figuras na malha quadriculada.
Considerando que o lado de cada quadradinho vale uma unidade de comprimento, podemos dizer que, da primeira para a segunda figura, a área e o perímetro, respectivamente
Na figura abaixo, a área colorida representa o total da lavoura do Sr. Domingos em hectares. Esse agricultor devido às perdas na lavoura com as instabilidades climáticas e as pragas decidiu reduzir a área cultivada de sua lavoura para a próxima safra pela metade.
Como pelo enunciado, o agricultor devido às perdas na lavoura com as instabilidades climáticas e as pragas decidiu reduzir a área cultivada de sua lavoura para a próxima safra pela METADE. Logo, ele deve dividir a área inicial por 2.
Portanto, opção "D".
05
(SAEB).
Na malha quadriculada desenhada abaixo, todos os quadradinhos têm o mesmo tamanho e a parte colorida de verde representa o jardim da casa de Luísa.
Nessa área, Luísa quer construir uma quadra de esportes com o dobro das dimensões desse jardim.
Para representar essa quadra, quantos quadradinhos ela utilizará?
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