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terça-feira, 7 de abril de 2020

D25 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D25: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D25: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D25: Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

01
(SEAP).

João Guedes resolveu a expressão,

– 5 × (4) + 8 × 3 + (– 9)^{2} ÷ 27

mas apagou o resultado.

Resolva você também essa expressão e encontre o resultado.

A
B
C
D

02
(BPW).

A professora de matemática propôs como exercício a expressão:

(1 + \frac{1}{3}) \cdot (1 - \frac{1}{3})

Os alunos que resolveram corretamente a expressão encontraram como resultado:

A
B
C
D

03
(Prova Brasil).

Fazendo-se as operações indicadas em

0,74 + 0,5\ – 1,5

obtém-se:

A
B
C
D

Observe:

= 0,74 + 0,5\ – 1,5

= 1,24\ – 1,5

=\ - 0,26

Portanto, opção "B".


04
(BPW).

Fazendo-se as operações indicadas em

(\frac{1}{2} \cdot \frac{3}{2}) ÷ 2

obtém-se:

A
B
C
D

Observe:

= (\frac{1}{2} \cdot \frac{3}{2}) ÷ 2

= (\frac{3}{4}) ÷ 2

= \frac{3}{4} \cdot \frac{1}{2}

= \frac{3}{8}

Portanto, opção "B".


05
(BPW).

Fazendo-se as operações indicadas em:

0,1 \cdot 0,1 \cdot 0,1

obtém-se:

A
B
C
D

Observe:

= 0,1 \cdot 0,1 \cdot 0,1

= 0,01 \cdot 0,1

= 0,001

Portanto, opção "C".


06
(BPW).

Fazendo-se as operações indicadas em

1,8 + 1,35 + 2,1\ – 0,8

obtém-se:

A
B
C
D

Observe:

= 1,8 + 1,35 + 2,1\ – 0,8

= 3,15 + 1,3

= 4,45

Portanto, opção "A".


07
(BPW).

Por quanto se deve multiplicar um número para se obter o próprio número como resultado?

A
B
C
D

Para obter o PRÓPRIO número deve-se multiplicar por 1.

Portanto, opção "A".


08
(GAVE).

O valor da seguinte expressão numérica é

\frac{5}{2} + \frac{1}{5} \cdot \frac{3}{4}

A
B
C
D

Observe que:

= \frac{5}{2} + \frac{1}{5} \cdot \frac{3}{4}

= \frac{5}{2} + \frac{3}{20}

= \frac{5 × 10}{2 × 10} + \frac{3}{20}

= \frac{50}{20} + \frac{3}{20}

= \frac{50\ +\ 3}{20}

= \frac{53}{20}

Portanto, opção "D".


09
(GAVE).

O valor da expressão numérica a seguir é:

\frac{3}{4} \cdot (\frac{1}{2}\ - \frac{1}{5})

A
B
C
D

Observe que:

= \frac{3}{4} \cdot (\frac{1}{2}\ - \frac{1}{5})

= \frac{3}{4} \cdot (\frac{1 × 5}{2 × 5}\ - \frac{1 × 2}{5 × 2})

= \frac{3}{4} \cdot (\frac{5}{10}\ - \frac{2}{10})

= \frac{3}{4} \cdot (\frac{5\ -\ 2}{10})

= \frac{3}{4} \cdot \frac{3}{10}

= \frac{9}{40}

Portanto, opção "A".


10
(SAEB 2013).

O valor da expressão é:

\sqrt{4 + \sqrt{25}}

A
B
C
D

Observe que:

= \sqrt{4 + \sqrt{25}}

= \sqrt{4 + 5}

= \sqrt{9}

= 3

Portanto, opção "A".


11
(Supletivo 2012 – MG).

Renata resolveu corretamente a expressão:

(5,8\ -\ \frac{4}{5} + 3^{0}\ -\ \sqrt{49}) ÷ 0,5

O resultado encontrado por ela foi igual a

A
B
C
D

Observe que:

= (5,8\ -\ \frac{4}{5} + 3^{0}\ -\ \sqrt{49}) ÷ 0,5

= (5,8\ -\ 0,8 + 1\ -\ 7) ÷ 0,5

= (5 -\ 6) ÷ 0,5

= (-\ 1) ÷ 0,5

=\ - 2

Portanto, opção "A".


12
(Supletivo 2011 – MG)

A professora de Priscila passou as quatro sentenças abaixo como dever de casa e pediu para que ela as classificasse em verdadeiro (V) ou falso (F).

I → (-3)^{2} = 9

II → -3^{2} = -9

III → (-3)^{2} = 6

IV → -3^{2} = -6

Sabendo que Priscila classificou corretamente, a sequência de respostas encontradas por ela para as sentenças I, II, III e IV, respectivamente, foi

A
B
C
D


  Segunda-feira, 07 de Abril de 2025 
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