Quiz 05: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio
Leia o texto abaixo para responder as questões 01, 02 e 03.
Texto 1
Disponível em: https://bit.ly/3o0HIk8. Acesso em: 26 jan. 2022.
Texto 2
Família digital [...]
É um jantar típico de família. Os celulares estão apoiados sobre a mesa. Cada um possui seu próprio aparelho, que vibra de cinco em cinco segundos, chamando para algo que certamente pode esperar.
[...] Essa é a mais nova geração digital. Ou melhor, família digital.
O fato é que nunca estivemos tão conectados com o mundo que nos cerca – as informações voam. Mas isso não é necessariamente um problema. A grande questão é o tempo que dedicamos às novas tecnologias. Pode reparar: não fazemos ideia da quantidade de horas que passamos em frente às telas. O turno de trabalho acaba e continuamos ali, passeando na rede social, assistindo a séries ou filmes, lendo notícias e fofocas, vendo lives…
O mais assustador é que esse tipo de comportamento se agrava sem nem percebermos. O tempo de tela foge do controle dos pais quando um tablet ou celular cai na mão de uma criança. Pior: perdemos a noção do que elas estão vendo. E é importante lembrar que, fora músicas inocentes e jogos educativos, as redes estão cheias de conteúdos perigosos [...].
Temos que refletir sobre onde chegamos. Afinal, o tempo de ócio criativo deixa de existir quando uma tela entra em jogo. [...]
Não precisamos (ou não deveríamos) ficar online o tempo todo. Esse comportamento nos desconectou da presença real, do olho no olho e da convivência em família. Isso tudo precisa ser resgatado – e urgentemente. [...]
01
(MEC-CAED - ADF).
OLIVEIRA, Kelly. Família digital [...]. Veja Saúde. Abril: São Paulo, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3G7LdeC. Acesso em: 26 jan. 2022. Fragmento.
O Texto 1 é
Alternativa "C".
(Créditos da resolução: ???.)
Leia o texto abaixo para responder as questões 04, 05, 06 e 07.
Criando Memes
Ela conheceu Marcos pela internet. Uma [...] pose estranha, um sorriso amareladamente forçado, mas um fértil humor convincente. Marcos não simplesmente compartilhava memes. Ele os criava. Pequenas tirinhas humorísticas. Nunca compartilhava o que não era seu. E produzia num ritmo alucinante. Memes e mais memes. Uma mente brilhante focada na direção errada, ela pensou. [...] Não que não fossem engraçadas. Até eram, e muito. Mas ela, sensibilidade para as artes, percebia que havia ali um gigantesco potencial; um potencial que merecia atenção.
Na linha do tempo da rede social dele, postou-lhe sugestões. Que tal uma peça de teatro? Um projeto piloto para a televisão? Crônicas semanais para o jornal da cidade? Um foco mais visionário. Além dessa mesmice. E das “memesices”.
Ele respondeu:
“[...] Eu não ia conseguir…”
Hum… [...] O que ela poderia fazer? Iria ajudá-lo, decidiu. Seria a guerreira a resgatar-lhe a sapiência e levaria o homem frente aos refletores – o lugar onde deveria estar, e de onde nunca deveria sair.
No post, perguntou se ele já tinha escrito algo assim. Talvez engavetado. Ou perdido em alguma pasta no computador. Ela tinha alguns conhecidos, pessoas influentes no mundo das artes. Poderia dar um toque, um empurrãozinho. E estava realmente decidida a fazer isso.
“Tenho sim”, respondeu Marcos. Ela vibrou. Trocaram e-mail. E ele enviou diversos textos. Algumas crônicas, um romance inacabado, um roteiro para um longa-metragem. Para surpresa dela, um pior que o outro. Textos vagos, toscos e repetitivos. Não eram humorísticos, e muito menos dramáticos. Apenas palavras desconexas de alguém que não sabe o que quer dizer. Se fossem para a televisão, não dariam uma novela mexicana.
No Facebook, Marcos, parecendo impaciente, postou em seu feed:
“E aí, já leu os textos? São bons? O que achou?”
Ela respondeu:
“Ahh, cara… ainda nem tive tempo. Estou aqui gargalhando com as últimas tirinhas que você postou… kkkkkkk”
MARTINZ, Juliano. Criando Memes. In: Corrosiva. Disponível em: https://bit.ly/3ssJ7kK. Acesso em: 2 nov. 2021. Fragmento.
04
(MEC-CAED - ADF).
Nesse texto, a expressão “produzia num ritmo alucinante” (1º parágrafo) foi usada para
Alternativa "C".
(Créditos da resolução: ???.)
08
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
Grande confusão
Na cozinha, Olívia pergunta para o pai:
— O que é isso?
E o homem responde:
— Ameixa-preta, filha.
— E por que é vermelha?
— Porque está verde.
Goread. Piadas para Todos. Ed. 64 p.20.
O gênero desse texto é
Alternativa "C".
(Créditos da resolução: ???.)
Leia os textos abaixo para responder as questões 09, 10 e 11.
Texto 1
Turistas encontram tesouro escondido pelos romanos durante mergulho
Os cunhados Luis Lens e César Gimeno estavam mergulhando na costa da Espanha em 23 de agosto quando avistaram algo que Lens achou que fosse uma moeda de dez centavos de euro. Apesar de ter resolvido ignorá-la, antes de voltar para o barco a dupla acabou indo buscar a moeda [...].
Mas, quando eles pegaram a moeda, perceberam que não havia só uma, e que os objetos eram bem mais valiosos do que pensavam: eram 53 moedas de ouro romanas. Mais tarde, os dois levaram o tesouro para a prefeitura local, para ser avaliado por arqueólogos.
Os especialistas viram que se tratava de moedas usadas pelos romanos entre os séculos 4 e 5. A dupla de turistas até chegou a levá-los para o local onde encontraram as moedas, e lá os arqueólogos acharam pregos e pedaços de chumbo, o que indicava que o tesouro estava protegido dentro de um cofre.
[...] Durante a visita com arqueólogos, o grupo chegou a encontrar mais 45 moedas douradas.
JORNAL JOCA. Turistas encontram tesouro escondido pelos romanos durante mergulho. 2021. Disponível em: https://bit.ly/35kGKIP. Acesso em: 27 jan. 2022. Fragmento.
Texto 2
Amadores descobrem sob o mar tesouro que os romanos esconderam dos bárbaros
A cada verão, as famílias de Luis Lens e César Gimeno [...] passam as férias em Xàbia, um dos principais pontos turísticos [...] da Espanha. Seu principal hobby é praticar o mergulho [...]. Seu objetivo é desfrutar do panorama submarino e “limpar o lixo” que encontram à sua passagem. No último 23 de agosto, um brilho em uma rocha na baía de Portitxol, a cerca de sete metros de profundidade, fez Lens imaginar que tinha encontrado “o que parecia ser uma moeda de [...] euro”. Continuou mergulhando e, antes de voltar ao barco, decidiu resgatá-la. [...] trouxeram à superfície em “algumas horas” o que afinal configurou um tesouro formado por 53 moedas de ouro da época do fim do Império Romano [...]. Trata-se de um dos maiores conjuntos da Europa com essas características [...].
Os descobridores do tesouro, em conclave familiar, decidiram no dia seguinte notificar a descoberta à prefeitura de Xàbia. [...] “É algo incrível, o sonho de toda criança de encontrar um tesouro”, descreve Lens.
“Os conjuntos de moedas de ouro não são habituais”, afirma Jaime Molina [...]. Menos comum ainda é que esses tesouros se encontrem em “perfeito estado de conservação”, como o resgatado pelos dois cunhados. A equipe liderada por Molina conseguiu identificá-las e relacioná-las com os imperadores Valentiniano I (3 moedas), Valentiniano II (7), Teodósio I (15), Arcádio (17) e Honório (10). Também há uma peça sem identificar. [...]
Depois do seu estudo, no qual tentarão determinar [...] “toda a informação de história econômica” que as peças puderem oferecer, o tesouro [...] deve ser exibido no Museu Arqueológico e Etnográfico Soler Blasco, em Xàbia [...].
BURGOS, Rafa. Amadores descobrem sob o mar tesouro que os romanos esconderam dos bárbaros. El País, 2021. Disponível em: https://bit.ly/3r8dYDO. Acesso em: 26 jan. 2022. Fragmento.
09
(MEC-CAED - ADF).
No Texto 2, a equipe liderada por Molina relacionou quantas moedas com o imperador Valentiniano I?
Alternativa "A".
(Créditos da resolução: ???.)
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