Quiz 13: PORTUGUÊS - 1ª Série - Ensino Médio
Leia os textos abaixo e responda as questões. 01 e 02.
Texto 1
Pedaço de metal que caiu no Paraná é lixo espacial e pode ser da SpaceX
Um pedaço de metal encontrado em uma propriedade no interior do Paraná literalmente “caiu do céu”. Segundo relatório da Agência Espacial Brasileira (AEB), o objeto é lixo espacial. [...]
A peça foi encontrada por um morador da cidade de São Mateus do Sul no dia 16 de março. De acordo com o Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o pedaço de metal pertence ao foguete Falcon 9 da SpaceX, que voltou à Terra em 8 de março.
Segundo a Bramon, o local onde o objeto foi encontrado fica praticamente abaixo da trajetória do foguete. Além disso, a peça tem semelhanças com partes do foguete Falcon 9.
O foguete foi lançado em 19 de dezembro do ano passado da Base da Força Espacial dos Estados Unidos, na Flórida, levando à órbita o Satélite Geoestacionário Turksat 5B. Ele retornou no dia 8 de maio.
O mesmo foguete foi responsável por colocar em órbita dois satélites de sensoriamento remoto radar (SRR) projetados pela Força Aérea Brasileira (FAB) em 25 de maio. O lançamento ocorreu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Os equipamentos, batizados de Carcará I e Carcará II, fazem parte do Projeto Lessonia 1, da FAB.
Lixo espacial é um objeto fabricado na Terra e levado ao espaço. Em alguns casos, esses objetos podem cair de volta no nosso planeta. Segundo estimativas da Nasa, existem mais de 100 milhões de objetos que estão viajando ao redor do planeta. [...]
Disponível em: https://bit.ly/3ymWLKo. Acesso em: 27 jun. 2022. Fragmento.
Texto 2
Disponível em: https://bit.ly/3QVNAYS. Acesso em: 27 jun. 2022.
01
(MEC-CAED - ADF).
Esses textos têm em comum o fato de
Alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. ??.)
Leia o texto abaixo e responda as questões. 03 e 04.
Disponível em: https://bit.ly/3KRObXy. Acesso em: 18 mar. 2022.
03
(MEC-CAED - ADF).
No último quadrinho desse texto, no trecho “... se a gente conta como a gente sente.”, o termo em destaque foi utilizado para
Alternativa "E".
(Créditos da resolução: Prof. ??.)
Leia o texto abaixo e responda as questões 05, 06, 07 e 08.
Crônica para a dona Nicota
Foi nos anos finais da década de 40. (Há tanto tempo!) Meu primogênito Ricardo completara 6 anos de idade, e resolvemos matriculá-lo no primeiro ano primário da Escola [...], que ficava a três quadras da nossa casa. E Ricardinho, que era uma criança tímida e um tanto ensimesmada, não gostou nem um pouco da experiência de ficar [...] num lugar estranho, no meio de gente desconhecida — uma coisa para ele muito assustadora. E não houve jeito de fazê-lo aceitar tão insólita situação. Ele se recusava até mesmo a entrar na sala: ficava na porta, “fincava o pé”, sem chorar mas também sem ceder... Eu já estava a ponto de desistir da empreitada, quando a professora da classe, dona Nicota, se levantou e veio falar conosco. E todo o jeito dela, a maneira como ela olhou para o Ricardinho, o timbre e o tom da sua voz, a expressão do seu rosto e até a sua figurinha baixinha, [...] não jovem demais, muito simples e despojada, causaram imediatamente uma sensível impressão no menino. A tensão sumiu do seu rostinho, seu corpo relaxou, e — ora vejam! — Ele respondeu com um sorriso ao sorriso da dona Nicota!
— Vem ficar aqui comigo — ela disse. — Você vai gostar. — E acrescentou, para minha surpresa, — Eu mesma vou levar você para a sua casa. E amanhã cedo, eu mesma vou buscar você, para vir à escola comigo.
Eu não sabia como agradecer. E nem foi preciso — o que dona Nicota disse, ela cumpriu. E durante vários dias, até semanas, ela passou pela nossa casa, pouco antes do início das aulas, e levou o Ricardinho pela mão, a pé, até a escola e a sua sala. E o trouxe de volta, da mesma maneira. [...]
O Ricardinho adorava a dona Nicota — e não era para menos. Dona Nicota era a mais perfeita e linda [...] “professora primária” [...] — a mais nobre e fundamental das profissões: a de ser a primeira a preparar uma criança pequena nas suas primeiras incursões na vida real — com competência, dedicação, compreensão, paciência e carinho. E a consciência plena de estar dando à criança uma verdadeira base para o futuro cidadão.
Por que estou contando tudo isso a vocês, hoje? Porque, no Dia do Professor, eu senti que não poderia prestar maior homenagem a todos os “mestres-escolas” do Brasil do que incluí-los nesta “crônica-tributo” à dona Nicota, exemplo e paradigma de uma modesta e maravilhosa professora [...] e um grande ser humano.
Ricardo saiu das asas de dona Nicota lendo e escrevendo. [...]
BELINKY, Tatiana. Disponível em: https://bit.ly/3A7lmUH. Acesso em: 27 jun. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
05
(MEC-CAED - ADF).
No primeiro parágrafo desse texto, o termo “ensimesmada” significa
Alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. ??.)
Leia o texto abaixo e responda as questões 09, 10 e 11.
Como o microchip mudou o mundo
Em 1946, surgiu o primeiro computador digital: o Eniac (sigla em inglês para “Computador e integrador numérico eletrônico”) [...]. Era ótimo para a época, mas tinha um problemão: pesava 30 toneladas e usava 18 mil válvulas eletrônicas. Às vezes, mariposas e outros bichinhos se enfiavam entre elas, o que fazia a máquina travar — e deu origem à expressão bug (inseto, em inglês). Em 1971, tudo mudou. Ted Hoff, funcionário de uma pouco conhecida empresa [...], criou o microprocessador. Em vez de válvulas, o chip usava circuitos chamados transistores — 2.300 deles, espremidos num espaço equivalente ao de uma unha. De lá para cá, a quantidade de transistores dobrou a cada 18 meses, e a potência também [...]. A próxima esperança tecnológica é o chip quântico, 35 mil vezes mais veloz que os atuais.
SCHRÖDER, Melissa. Como o microchip mudou o mundo. In: Super Interessante. 2016. Disponível em: https://bit.ly/36w4MkO. Acesso em: 21 mar. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.
09
(MEC-CAED - ADF).
O objetivo desse texto é
Alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. ??.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário