QUIZ 18: PORTUGUÊS 5° ANO
01
(SAEPI). Leia o texto abaixo e responda.
A passeata da Emília
– Dona Dora, aqui é a diretora da escola da Emília.
– Ai, meu Deus! O que foi que a minha filha aprontou?!
– Calma. Dona Dora, ela não aprontou nada muuuiiito grave! Ela é uma das melhores alunas da classe.
– Então o que aconteceu? Ela se machucou?
– Não, Dona Dora. Ela... eu explico. É que ela começou uma passeata aqui na escola, ela está reivindicando aula nas férias de julho e de fim de ano!
– O quê?! A Emília quer ter aula nas férias também?
– Pois é! Ela até já convenceu alguns coleguinhas! Estão começando uma passeata.
Será que a senhora poderia vir aqui?
Meia hora depois:
– Emília, minha filha! Emília...
– Queremos aula nas férias! Queremos aula nas férias! Mãe, tô ocupada! Não tá vendo?
– Me obedece, hein?! Senão vou tomar uma providência.
– Mãe, tô ocupada! Queremos aula nas férias! Queremos...
– Foi você quem pediu. (Cócegas). Acorda já! (Mais cócegas.) Vamos, acorda menina!
– Para, manhê. Hã! Eu tava sonhando?!
– Estava, e no primeiro dia de férias! A Aninha e a Juju estão te esperando para brincar.
Vamos, levanta.
– Aula nas férias?! Nem em sonho!
YAMASHITA, Tereza; BRÁS, Luis. Dias Incríveis. São Paulo: Callis, 2006. p. 19. * Adaptado: Reforma Ortográfica.
De acordo com esse texto, a passeata organizada por Emília
03
(IDEBP). Leia o texto abaixo.
Um salto no tempo
As informações levavam muito tempo para chegar ao seu destino. Mas, hoje, as enormes distâncias foram reduzidas e a comunicação a distância já pode ser realizada entre povos do mundo todo em questão de segundos. Graças ao desenvolvimento dos meios de comunicação, basta retirar o fone do gancho e fazer a ligação, ou sentar à frente de um computador e enviar a sua mensagem por e-mail, isto é, um correio eletrônico que envia e recebe informações de qualquer parte do planeta. [...]
Disponível em: http://migre.me/9SDH4. Acesso em: 22 maio 2011. Fragmento.
Qual é o assunto desse texto?
04
(SEDUC-GO). Leia o texto abaixo.
O príncipe sapo
Uma feiticeira muito má transformou um belo príncipe num sapo, só o beijo de uma princesa desmancharia o feitiço.
Um dia, uma linda princesa chegou perto da lagoa em que o príncipe morava. Cheio de esperança de ficar livre do feitiço, ele lhe pediu um beijo. Como ela era muito boa, venceu o nojo e, sem saber de nada, atendeu ao pedido do sapo: deu-lhe um beijo.
Imediatamente o sapo voltou a ser príncipe, casou-se com a princesa e foram felizes para sempre.
Seieszka, Jon. O patinho realmente feio e outras histórias malucas. São Paulo: Companhia das letrinhas, 1997, [s. p].
O que deu origem aos fatos narrados nesse texto?
05
(PROEB). Leia o texto abaixo e responda.
Como o cavalo se tornou Cervo do homem
Há muitos e muitos anos, os animais viviam juntos, em total liberdade. O cavalo habitava a floresta e não conhecia o peso de uma sela nem a humilhação de puxar arados e carroças.
Orgulhoso de sua força e beleza, o cavalo olhava os companheiros de cima para baixo. Certo dia, ele e o cervo brigaram. Cada um dizia que era o animal mais veloz das matas. Para resolver a questão, apostaram uma corrida, mas chegaram empatados. O cervo aceitou bem o resultado. O cavalo foi pedir ajuda ao homem:
– Preciso vencer o cervo, mas não consigo...
– Se eu o montar, conseguirá – disse o homem.
O cavalo achou ótimo.
O homem saltou sobre ele, colocou-lhe uma corda na boca como freio e o esporeou, para que corresse mais.
E assim, ensinando-o a pegar a direção certa e a evitar obstáculos, o homem conduziu o cavalo à vitória. O cervo, vencido, retirou-se. O cavalo exultava:
– Obrigado, agora vou voltar à minha floresta...
– Nada disso, amigão – rebateu bruscamente o homem – acabo de descobrir que você pode me ser bastante útil. A partir de hoje, vou lhe dar casa e comida, e você me servirá.
Vamos, siga-me já!
Desde então, o cavalo perdeu a liberdade, fechado em estábulos, trabalhando nos campos ou puxando cargas. Quantas vezes não se culpou por ter trocado a independência por uma estúpida prova de velocidade.
MORAL DA HISTÓRIA: A ambição desmedida nos torna escravos.
Fabulinhas Famosas. São Paulo: Rideel, 2001. Adaptado.
O cavalo e o Cervo começaram a briga, porque
06
(SAEMI). Leia o texto:
RECEITINHA: SANDUÍCHE NATURAL
Ingredientes:
1/2 xícara de alface picado
3 fatias de tomate
cenoura ralada a gosto
1 colher de chá de margarina ou manteiga
2 fatias de queijo mussarela
2 fatias de pão de forma integral
sal a gosto
azeite a gosto
orégano a gosto
Modo de Preparo:
Tempere o tomate, a cenoura e o alface com o sal, azeite e orégano. Passe a margarina/manteiga no pão de forma.
Depois coloque todos os ingredientes entre as duas fatias de pão.
Se preferir coloque o pão para esquentar antes de comer, assim ele fica mais crocante.
Agora é só saborear.
Esse texto tem a finalidade de
07
(SEDUC-RJ). Leia o texto abaixo.
26 DE JULHO
RICARDO AZEVEDO
De manhã é assim: todo mundo vai à escola. Depois do almoço a turma se reúne para brincar. Tem vez que a gente passa a tarde andando de carrinho de rolimã.
Ou então ficar empinando papagaio. Quase sempre a gente joga bola porque é bem melhor. Todo dia é legal, menos quando chove. Dia de chuva é um tédio. Não dá para fazer nada. O jeito é ficar sentado no quarto olhando pela janela a água cair feito um chuveiro. Depois da chuva, o jeito é fazer barquinho de papel e soltar na água que escorre pela calçada. (...)
Ricardo Azevedo. Nossa rua tem um problema.9.ed.São Paulo: Àtica, 1999, p.7-8.“Diário de Zurza” Rolimã: rolamento; pequeno carro de madeira, de brinquedo, que consiste em uma tábua sobre rolimãs. (fonte: Michaelis)
O trecho que mostra a ação do narrador na história é
08
Leia o texto abaixo.
O GATO E A GLOBALIZAÇÃO
Depois de ser perseguido durante um bom tempo por um gato, o rato esconde-se numa toca e fica ali durante horas.
Até que, ao ouvir latidos de cachorro, pensou que o gato tivesse ido embora e resolveu sair para passear.
No entanto, assim que pôs a cabeça para fora foi pego pelas garras do gato.
— Você imita latidos? – perguntou o rato espantado.
— E o gato:
— Meu amigo, neste mundo globalizado, quem não fala duas línguas morre de fome!
(Almanaque Brasil de Cultura Popular, set. 2000)
A frase que expressa uma opinião é:
09
(SAERJ). Leia o texto a seguir.
Robótica
Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, eletrônica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.
As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas, ao mesmo tempo, são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas.
Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Essa tecnologia, hoje adotada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rotica. Acesso em: 20 maio 2010.
No trecho “Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs.” (3° parágrafo), a expressão destacada indica uma ideia de
10
(SEDUC-GO). Leia o texto abaixo e, a seguir, responda.
Uma questão de ponto de vista
E lá estava o menino segurando o rabo do gato e o gato fazendo a maior algazarra. Chega sua mãe e diz:
- Pare de puxar o rabo desse gato, menino!
E ele responde sem se abalar:
- Eu não tô puxando, mãe, só estou segurando, quem tá puxando é ele...
Disponível em: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/humor_ piadas2a.htm. Acesso: 26/11/2012.
Em qual dos trechos abaixo se percebe humor?
11
(SERJ). Leia o texto e responda.
Caipira indo pra igreja
Era uma igreja daquelas bem tradicionais, que atraem romeiros de muitas cidades vizinhas. Ela ficava no alto de um morro muito alto e muito íngreme e uma escadaria imensa levava até o topo.
Pois bem, dia de festa, o caipira ia subindo a ladeira, degrau por degrau, de joelhos. Nisso ele olha pra cima e vê uma velhinha rolando escada abaixo, quicando e girando feito uma bola. Atrás, vários homens vêm correndo desesperados, tentando alcançá-la e interromper a queda.
A velhinha vai rolando bem na direção do caipira e, quando ela está pertinho, ao alcance de seus braços, o capiau dá um pulo de lado, desvia e a velha continua caindo.
Quando o primeiro dos homens que tentavam salvar a idosa passa perto do caipira, ele não se contém. Agarra-o pelo colarinho e pergunta gritando:
— Por que, infeliz??? Por que você não segurou a velhinha??
E o caipira, com a cara mais lerda do mundo:
— Uai... Sei lá se é promessa!...
Maurício Ricardo Quirino
No trecho “— Por que, infeliz??? Por que você não segurou a velhinha??”, o uso dos pontos de interrogação a cada pergunta reforça a seguinte característica do homem que salva a velhinha:
12
(SAEPI). Leia os textos abaixo.
Texto 1
O Videotinha
Se você só vê tevê, e não lê
Cuidado com ela, que a vida não é
igual à novela, não é não,
não é igual à novela.
Conheci um garotinho
Que virou um videotinha
Sua cara foi tomando o formato da telinha
Quase já não conversava e muito menos estudava.
Porque o videogame era tudo o que ele queria.
Para de jogar! Não paro não!
Você vai endoidar! Não endoido não!
Vem conversar. Não quero não.
Estou vidrado na televisão.
A leitura é uma aventura,
que você faz sem sair do lugar.
Não tem videogame, não.
Nem computador
Pra inventar histórias,
Só o escritor!
Leia livros!
Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/bia-bedran. Acesso em: 8 jan. 2010. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
Texto 2
A importância da leitura e literatura infantil na formação das crianças e jovens
[...] Inúmeros pesquisadores têm se empenhado em mostrar aos pais e professores a importância de se incluir o livro no dia a dia da criança.
Bamberger afirma que, comparada ao cinema, ao rádio e à televisão, a leitura tem vantagens únicas. O leitor pode escolher entre os melhores escritos do presente e do passado. Lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-la, reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender.
Às crianças brasileiras, o acesso ao livro é dificultado por uma conjunção de fatores sociais, econômicos e políticos. São raras as bibliotecas escolares. As existentes não dispõem de um acervo adequado, e/ou de profissionais aptos a orientar o público infantil no sentido de um contato agradável e propício com os livros.
Disponível em: http://www.editoraetica.com.br. Fragmento. Acesso em: 8 jan. 2010. Fragmento. *Adaptado: Reforma Ortográfica.
O assunto comum a esses dois textos é
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