QUIZ 37: PORTUGUÊS 5° ANO
01
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
Dip de Limão
Ingredientes:
• Suco de 4 limões grandes.
• 4 colheres de mel.
• 250 g de iogurte grego.
• Raspas da casca de um limão.
Preparo:
• Misture o suco de limão com o mel até conseguir uma substância homogênea.
• Acrescente, aos poucos, sem parar de bater, o iogurte e a mistura de limão e mel.
• Despeje em pequenos recipientes a mistura que acabou de preparar.
• Decore com um pouco de raspas de limão. Você pode colocar também uma fruta vermelha [...].
• Deixe na geladeira durante 1 hora. Retire e curta o doce sabor desta sobremesa.
Disponível em: https://incrivel.club/inspiracao -criancas/6-receitas-faceis -para-preparar-com-as- criancas-35355/. Acesso em: 5 maio 2021. Fragmento.
Esse texto serve para
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
02
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
Ôôôôôôôôôôôôô!!!
Subir nas copas das árvores, pular de um lado para o outro, escorregar em troncos. Tudo isso deixou de ser coisa só de Tarzan e faz parte do arborismo, um esporte pra lá de radical.
O arborismo é um novo esporte que tem acelerado o coração de muito candidato a Tarzan por aí. Esse esporte é praticado em trilhas aéreas, amarradas em árvores e postes. Os participantes atravessam pontes suspensas, escalam redes, caminham sobre cabos de aço, equilibram-se em estribos, deslizam por cordas e ficam pertinho da natureza.
Todas essas atividades acontecem lá no alto das árvores, às vezes a mais de 10 metros de altura. Por isso, é muito importante estar acompanhado por um guia e usar equipamentos de segurança como capacete, cinturão, luvas e cabos.
Essa ideia de se aventurar nas árvores surgiu a partir do trabalho dos biólogos. Para estudar a fauna e a flora, eles tiveram de encontrar um jeito de subir e circular entre as árvores mais altas. Daí para a prática do arborismo se tornar um esporte radical foi um pulo.
Revista Sítio do Picapau Amarelo, ed. Globo, n. 10, p. 16-17, 10 abr. 2003. *Adaptado Reforma Ortográfica.
Qual é o assunto desse texto?
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??.)
03
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
Os índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi significa bater.
Disponível em: http://www.brasilescola. com/cultura/brincadeiras- brinquedos-culturais.htm. Acesso em: fev. 2010.
Nesse texto, a palavra Pe’teka, em tupi, significa
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??.)
04
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
A dor de dente de Binho
Após uma noite de sono, Binho acorda sentindo uma forte dor no dente. A mãe do garoto, Dona Ingrid, fica bastante preocupada e decide que é hora de levá-lo ao dentista. A consulta com a Doutora Rosane foi agendada para o final da tarde e ambos vão de carona com Senhor Adriano, pai de Binho. [...]
Chegando na clínica dentária, o nosso amiguinho percebe que a Doutora Rosane é bem diferente do que ele imaginava. A profissional, carinhosamente, se apresenta ao garoto, pede para ele não ficar nervoso e o manda sentar numa cadeira:
— Vou apenas dar uma olhada nos seus dentes, Binho. [...]
Após alguns minutos, a doutora chega à seguinte conclusão:
— Querido, você está com cárie.
— Ahh? O que é isso? — fala o garoto com a boca aberta.
— Cáries são microrganismos, bichinhos bem pequenos — explica Rosane. Eles consomem os restos dos alimentos que ficam grudados nos dentes, formando um pequeno buraco que causa a dor que você sentiu.
Depois do diagnóstico e do tratamento necessário, Binho é dispensado pela dentista. [...]
Livre da dor de dente, Binho aprendeu naquele dia a como viver uma vida mais saudável e livre das cáries.
PINHEIRO, Breno Dias. Disponível em: https://www.nossoclubinho.com.br /a-dor-de-dente-de-binho/. Acesso em: 22 nov. 2018. Fragmento. Adaptado para fins didáticos.
Qual é a personagem principal dessa história?
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
05
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
Mini cachorro-quente de forno para as crianças
Uma receita fácil e rápida, ideal para elaborar com a ajuda das crianças. Além disso, o resultado é maravilhoso. Te ensinamos a fazer mini cachorro-quente de forno, em 4 passos [...]. Vamos lá...
Ingredientes:
1 Massa folhada congelada, em lâminas
1 ovo
Mini salsichas
1 colher de farinha de trigo
Manteiga para untar [...]
1 - Tire a massa do pacote, enfarinhe uma mesa e, com a ajuda de um rolo de cozinha, abra a massa até que fique bem fininha.
2 - Cortar a massa em quadrados, colocar a salsicha numa ponta e enrolá-la na massa [...].
3 - Untar a bandeja do forno com manteiga e distribuir os cachorros-quentes. Pincelar cada um com uma gema batida e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por uns 30 minutos, aproximadamente, ou até que se doure.
4 - E já temos os nossos mini cachorros-quentes. As crianças virão correndo!!!
Disponível em: https://br.guiainfantil.com/receitas /massas/pao/mini-cachorro-quente -de-forno-para-as-criancas/. Acesso em: 29 abr. 2020. Fragmento.
Esse texto serve para
Alternativa "C".
(Fonte da resolução: ??.)
06
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
A professora tenta ensinar matemática ao Joãozinho.
— Se eu te der 4 chocolates hoje e mais 3 amanhã, você vai ficar com... com... com...
E o Joãozinho:
— Contente!
TADEU, Paulo. Proibido para maiores: as melhores piadas para crianças. São Paulo: Matrix, 2007, p. 18.
No trecho “— Contente!”, o ponto de exclamação foi usado para
Alternativa "C".
(Fonte da resolução: ??.)
Leia o texto a seguir e responda as questões 09 e 10.
09
(MEC-CAED - ADF).
Te acho tão linda
Te acho tão linda
Vejo tantas cores em ti
Sinto tantos aromas
Tão perfumados como de lindas flores
Mesmo sem estar por perto
Te acho tão linda
Mas te acho tão distante
De mim
Como se eu não existisse
Te acho tão linda
Te ouço em canções
Te vejo nos jardins
De todas as casas
E acho que pra ti
Não sou muito diferente
De nada [...]
LORETO, Fúlvio. Te acho tão linda. In: Recanto das Letras. Disponível em: https://bit.ly/3Jwl2Bt. Acesso em: 30 dez. 2021. Fragmento.
Nesse texto, o trecho “Tão perfumados como de lindas flores” foi utilizado para
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
12
(Sobral – CE). Leia o texto abaixo e responda.
Pontes no céu
Há muito tempo, as pessoas pensavam que os arco-íris eram encantados. Alguns acreditavam que o arco-íris era uma ponte que aparecia no céu quando os deuses queriam sair de lá para visitar a Terra. As pessoas também acreditavam que, se você pudesse encontrar o lugar onde o arco-íris tocava o chão, provavelmente encontraria uma panela cheia de ouro enterrada.
Hoje sabemos que um arco-íris é simplesmente causado pela luz do sol que brilha nas gotas de chuva. Para ver um arco-íris, você deve ficar com o sol atrás de você e a chuva caindo à sua frente.
A luz solar parece sem cor, mais é na verdade feita de muitas cores. Quando a luz solar entra numa única gota de chuva, ela se divide em violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.
A gota de chuva reflete estas cores como um espelho. Uma vez que as cores se misturam nas faixas de encontro, podemos, em geral, distinguir apenas quatro ou cinco delas.
Muitos raios de sol, ao se dividirem em cores e serem refletidos por milhares de gotas de chuva, formam um arco-íris deslumbrante e curvo. Às vezes, há outro arco-íris mais fraco fora do primeiro. As cores do segundo arco-íris estarão na ordem inversa à das cores do primeiro.
O mundo da criança, v. 6, O nosso mundo. São Paulo: Enciclopédia Britânica, 2010.
A palavra “ela”, (3º parágrafo) refere-se à
Alternativa "C".
(Fonte da resolução: ??.)
Muito bom esse quiz
ResponderExcluir