QUIZ 39: PORTUGUÊS 5° ANO
Leia o texto abaixo e responda as questões 01 e 02.
Clara e Elvis
Clara e Elvis eram melhores amigos.
Estavam sempre juntos e cuidavam um do outro.
Eles se divertiam a valer!
Brincavam, passeavam, assistiam filmes comendo pipoca.
Elvis era muito brincalhão, mas também era obediente. Apenas um sinal de Clara, ele voltava para casa, abanando o rabo todo contente.
Um dia, porém, aconteceu algo inesperado. Eles brincavam na praça quando passou uma caminhonete fazendo um barulho horrível. Elvis ficou tão assustado que saiu correndo.
Correu tanto, tanto que se perdeu e não sabia voltar para casa. Clara ficou desolada. Por onde estaria seu amigo?
Sua mãe espalhou muitos cartazes pelas ruas do bairro e publicou posts na internet com a foto de Elvis e o telefone de Clara.
Ela chorou por dias e semanas, até o telefone tocar.
Sr. Leopoldo queria avisar:
— Encontrei o Elvis.
Mais que depressa, Clara foi buscar seu amigo. Pularam, se abraçaram e choraram de tanta alegria, e nunca mais se separaram. Clara e Elvis continuam melhores amigos e se divertem muito.
MONTÊS, Patrícia. Disponível em: https://www.historinhaspracontar.com.br/. Acesso em: 26 ago. 2020.
01
(MEC-CAED - ADF).
De acordo com esse texto, como Elvis ficou quando ouviu o barulho da caminhonete?
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??.)
Leia o texto abaixo e responda as questões 03, 04 e 05.
Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois de extinção
Espécie é considerada extinta desde o ano 2000
Oito ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) serão soltas hoje (11) em uma área de preservação ambiental no interior da Bahia. A espécie é considerada extinta na natureza desde o ano 2000, quando desapareceu o último animal selvagem, que era acompanhado por pesquisadores.
As aves que serão soltas — cinco fêmeas e três machos — fazem parte de um grupo de 52 trazidas de um criadouro da Alemanha para o Brasil, em 2020, com o objetivo de reintroduzir a espécie na natureza. [...]
Essa primeira soltura servirá para que os pesquisadores observem o comportamento da ararinha na natureza, ou seja, os locais que visitam, o que comem etc. Os animais estão marcados com anilhas e transmissores, que permitirão seu rastreamento por alguns meses.
A proposta é soltar mais 12 ararinhas em dezembro deste ano, totalizando 20 aves em liberdade na caatinga. Por enquanto, não há previsão do número de animais que serão soltos a partir de 2023, mas pelo menos parte deles continuará no viveiro de Curaçá como uma reserva para garantir a sobrevivência da espécie [...].
ABDALA, Vitor. Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois de extinção. In: Agência Brasil. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3y55W1P. Acesso em: 20 jun. 2022. Fragmento.
03
(MEC-CAED - ADF).
De acordo com esse texto, quantas ararinhas-azuis serão soltas dia 11 em uma área de preservação ambiental no interior da Bahia?
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??.)
06
(MEC-CAED - ADF).
Leia o texto abaixo.
Gratidão
Vinícius acordou bem cedo naquele domingo. Seria um longo dia! Ele quase não conseguiu engolir o café da manhã, pois o ônibus para a excursão ao zoológico já estava em sua porta.
No zoo, Vinícius se divertiu a valer. Pela manhã, ele riu com as gracinhas dos macacos, ficou impressionado com o tamanho do pescoço da girafa e sentiu um pouquinho de medo da bocarra¹ do jacaré. Na hora do almoço, comeu sanduíche, bebeu suco e chupou picolé. À tarde, Vinícius e seus amigos visitaram o viveiro das aves, tentaram contar as listras da zebra e ainda deram uma passadinha na jaula do leão.
Ufa, foi um dia realmente cheio de novidades! Ao chegar em casa, Vinícius estava muito cansado. Tomou um banho e foi direto para a cama. [...]
*Vocabulário:
¹bocarra: boca muito grande ou toda aberta.
NOSSO AMIGUINHO. Gratidão. 2019. Disponível em: http://nossoamiguinho.cpb.com.br/gratidao/. Acesso em: 31 maio 2022. Fragmento.
Esse texto é
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??.)
09
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
O ano chega ao fim
A mamãe coelha abraçou seus filhotes. O papai urso deu um beijo na bochecha do ursinho.
— Mamãe, o que vai acontecer depois da meia-noite? — perguntou o leãozinho, olhando os fogos de artifício brilharem no céu.
— Vai começar um novo ano, meu pequenino. Muitos outros dias virão, e você poderá comer novos alimentos, ir à escola, conhecer novos amigos, brincar no parque, passear no riacho... Fazer tudo o que você gosta e descobrir muitas coisas novas. Mais um ano para viver coisas boas, de novo!
O leãozinho deu um salto e rugiu pela primeira vez. Um ano novo estava começando!
— Feliz ano-novo! — ele sorriu.
365 histórias para ler e sonhar. Jandira: Ciranda Cultural, 2020. p.368.
O personagem principal dessa história é
Alternativa "B".
(Fonte da resolução: ??.)
10
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.
Doces ou travessuras?
O hábito de pedir doces de casa em casa, que vemos nos filmes americanos, vem de uma tradição do século nove, quando os jovens percorriam a cidade pedindo dinheiro, tortas e bolos. [...]
No Brasil, nunca tivemos a tradição do Halloween, mas, há alguns anos, escolas e cursos de inglês começaram a comemorar a data, principalmente com festa à fantasia.
Muita gente torce o nariz, dizendo que isso é coisa de americano, mas [...] a festa vem de muito mais longe. Da mesma cultura, aliás, que começou, há tantos séculos, a comemorar o Natal em dezembro, junto com a festa celta do solstício de inverno.
MEREGE, Ana Lúcia. Disponível em: http://capes.cienciahoje.org.br/viewer /?file=/revistas/pdf/chc_283.pdf. Acesso em: 12 fev. 2020. Fragmento.
Qual é o assunto desse texto?
Alternativa "C".
(Fonte da resolução: ??.)
Leia o texto abaixo e responda as questões 11 e 12.
Texto 1
Disponível em: https://bit.ly/3rkwg3X. Acesso em: 30 set. 2022.
Texto 2
Disponível em: https://bit.ly/3y57sAF. Acesso em: 30 set. 2022.
11
(MEC-CAED - ADF).
Com relação à reciclagem, uma informação do Texto 1 que é diferente do Texto 2 é
Alternativa "A".
(Fonte da resolução: ??.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário