(SAEPE).
Observe, no plano cartesiano abaixo, as retas r, s e t e os pontos M, N, O, P e Q.
/D09EM01.png )
A solução do sistema de equações formado pelas equações das retas s e t está representado nesse plano cartesiano pelo ponto
A solução de um sistema de equações é dado pelo ponto de intersecção entre as retas s e t. Portanto, pelo gráfico, é o Ponto "M".
Logo, opção A.
(SAEPE).
No plano cartesiano abaixo estão representados as retas m, n e suas respectivas equações.
/D09EM02.png )
As coordenadas do ponto P, intersecção dessas retas, são
Resolvendo o sistema de equações:
\begin{cases} x + y = 7 \\ 6x - y = 21 \end{cases} +
7x = 28
x = \frac{28}{7} = 4
e,
x + y = 7
4 + y = 7
y = 7 - 4 = 3
Logo, solução (4, 3). Portanto, opção B.
(SAEB).
Um caixa eletrônico disponibiliza cédulas de R$ 20,00 e R$ 50,00. Um cliente sacou neste caixa um total de R$ 980,00, totalizando 25 cédulas. Essa situação está representada pelo gráfico abaixo.
/D09EM03.png )
Sabendo que r_{1} representa a reta de equação x + y = 25 e r_{2} a reta de equação 20x + 50y = 980 , onde x representa a quantidade de cédulas de R$ 20,00 e y a quantidade de cédulas de R$ 50,00, a solução do sistema formado pelas equações de r_{1} e r_{2} é o par ordenado:
Resolvendo o sistema de equações:
\begin{cases} x + y = 25 ×(-20)\\ 20x + 50y = 980 \end{cases}
\begin{cases} -20x - 20y = -500 \\ 20x + 50y = 980 \end{cases} +
30y = 480
y = \frac{480}{30} = 16
e,
x + y = 25
x + 16 = 25
x = 25 - 16 = 9
Logo, solução (9, 16). Portanto, opção B.
(SAEB).
Em um estacionamento há carros e motos num total de 12 veículos e 40 rodas. Essa situação está representada pelo gráfico abaixo.
/D09EM04.png )
Sabendo que “v” representa a reta de equação x + y = 12 e “u” a reta de equação 2x + 4y = 40, onde x representa à quantidade de motos e y a quantidade de carros, a solução do sistema formado pelas equações de “u” e “v” é o par ordenado:
Resolvendo o sistema de equações:
\begin{cases} x + y = 12 ×(-2)\\ 2x + 4y = 40 \end{cases}
\begin{cases} -2x - 2y = -24 \\ 2x + 4y = 40 \end{cases} +
2y = 16
y = \frac{16}{2} = 8
e,
x + y = 12
x + 8 = 12
x = 12 - 8 = 4
Logo, solução (4, 8). Portanto, opção A.
(C.P).
O ponto de interseção das retas de equações x + 3y - 1 = 0 e x - y + 3 = 0 é:
Resolvendo o sistema de equações:
\begin{cases} x + 3y -1 = 0 \\ x - y + 3 = 0 ×(3)\end{cases}
\begin{cases} x + 3y -1 = 0 \\ 3x - 3y + 9 = 0 \end{cases} +
4x + 8 = 0
4x = -8
x = \frac{-8}{4} = -2
e,
x - y + 3 = 0
-2 - y + 3 = 0
1 = y
Logo, solução (-2, 1). Portanto, opção B.
(Saresp 2007).
Na figura abaixo estão representadas as retas r, de equação y =\ –3x + b, e a reta t, de equação y = ax + 1.
A resolução do sistema formado por estas duas equações
A solução de um sistema de equações é dado pelo ponto de intersecção entre as retas r e t. Portanto, pelo gráfico, temos (2, 3).
Logo, opção A.
(Saresp 2007).
As duas retas a e b, representadas na figura abaixo, têm as seguintes equações:
/D09EM06.png )
O ponto P (m, n) é intersecção das duas retas. O valor de m – n é igual a:
Resolvendo o sistema de equações:
\begin{cases} y = x + 5 \\ y = -2x + 11 ×(-1)\end{cases}
\begin{cases} y = x + 5 \\ -y = 2x - 11 \end{cases} +
0 = 3x -6
6 = 3x
x = \frac{6}{3} = 2
e,
y = x + 5
y = 2 + 5
y = 7
Logo, P(x, y) = P(m, n) = P(2, 7). Então, m - n = 2 - 7 = -5
Logo, opção C.
(Supletivo 2011).
Na figura, abaixo, estão representados um sistema de equações e os gráficos de duas retas.
Os valores de x e y para que o gráfico corresponda à solução do sistema são
A solução de um sistema de equações é dado pelo ponto de intersecção entre as retas. Portanto, pelo gráfico, temos (-6, 4). Ou seja, x = -6 e y = 4.
Logo, opção C.
(SAEPE).
As retas r: y = 2x e s: y = 3x\ – 9 descrevem as trajetórias de dois aviões que levantaram voo de uma mesma pista, conforme indica o desenho abaixo.
/D09EM08.png )
As coordenadas do ponto P são
Resolvendo o sistema de equações:
\begin{cases} y = 2x ×(-1)\\ y = 3x - 9 \end{cases}
\begin{cases} -y = -2x \\ y = 3x - 9 \end{cases} +
0 = x - 9
9 = x
e,
y = 2x
y = 2 \cdot 9
y = 18
Logo, solução (9, 18). Portanto, opção D.
(3ª P.D 2013 – SEDUC-GO).
Observe o gráfico representado na figura a seguir.
/D09EM09.png )
Nele o ponto é a intersecção das retas r e s, representadas respectivamente pelas equações y = 2x - \frac{3}{2} e y = -x + 6 .
Com base nessas informações as coordenadas do ponto são aproximadamente
Resolvendo o sistema de equações:
\begin{cases} y = 2x - \frac{3}{2} ×(-1)\\ y = -x + 6 \end{cases}
\begin{cases} -y = -2x + 1,5 \\ y = -x + 6 \end{cases} +
0 = -3x + 7,5
3x = 7,5
x = \frac{7,5}{3} = 2,5
e,
y = -x + 6
y = -2,5 + 6
y = 3,5
Logo, solução (2,5; 3,5). Portanto, opção B.
(SAEPE).
Num sistema cartesiano, o ponto Q representa a intersecção das retas 2x\ – y\ – 1 = 0 e 5x\ – y\ – 4 = 0.
Quais são as coordenadas desse ponto Q?
Resolvendo o sistema de equações:
\begin{cases} 5x - y - 4 = 0 ×(-1)\\ 2x - y - 1 = 0 \end{cases}
\begin{cases} -5x + y + 4 = 0 \\ 2x - y - 1 = 0 \end{cases} +
-3x + 3 = 0
3 = 3x
x = \frac{3}{3} = 1
e,
2x - y - 1 = 0
2 \cdot 1 - y - 1 = 0
2 - y - 1 = 0
1 = y
Logo, solução (1; 1). Portanto, opção A.
(SAEPE).
(SAEPE). As retas, cujas equações são 2x\ - 3y = 2 e x =\ – 2, se interceptam no ponto
Resolvendo o sistema de equações:
\begin{cases} 2x - 3y = 2 \\ x = -2 \end{cases}
Fazendo a substituição de x = -2.
2x - 3y = 2
2 \cdot (-2) - 2 = 3y
-4 - 2 = 3y
- 6 = 3y
y = \frac{-6}{3} = -2
Logo, solução (-2; -2). Portanto, opção B.
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