domingo, 26 de junho de 2016

Quiz 37: MATEMÁTICA 9° ANO

Quiz 37: MATEMÁTICA - 9° ANO
Quiz 37: MATEMÁTICA - 9° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na figura abaixo, a representação de um conjunto de lâmpadas.


As lâmpadas destacadas de cinza nessa figura representam as lâmpadas que estão queimadas, e as lâmpadas em branco representam as lâmpadas que estão funcionando perfeitamente.

De acordo com essa figura, a fração que representa a quantidade de lâmpadas queimadas em relação ao total de lâmpadas desse conjunto é

A
B
C
D

A fração que representa a quantidade de lâmpadas queimadas em relação ao total de lâmpadas desse conjunto é:

    [tex] = \frac{Lâmpadas\ queimadas}{Total\ de\ lâmpadas} [tex]

    [tex] = \frac{5}{9} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número apresentado no quadro abaixo.

943 710

Nesse número, qual é o valor relativo do algarismo 4?

A
B
C
D

Observe a tabela a segir:

9 4 3 7 1 0
Centena
de
milhar
Dezena
de
milhar
Unidade
de
milhar
CentenasDezenasUnidades

Logo, o valor relativo do algarismo 4 é de 40 000.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Um professor de matemática pediu para seus estudantes escreverem, em ordem decrescente, os números apresentados no quadro abaixo.

1 094 - 5 401 - 2 710 - 10 795 - 10 909

Qual é a sequência que esses estudantes devem escrever?

A
B
C
D

Como o professor de matemática pediu para seus estudantes escreverem, em ordem decrescente, ou seja, do MAIOR para o MENOR. Logo:

  10 909 > 10 795 > 5 401 > 2 710 > 1 094

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Jorge é dono de uma loja de peças para montagem de bijuterias e precisa distribuir as 14 760 argolas que comprou em 12 caixas, de modo que todas as caixas fiquem com a mesma quantidade de argolas.

Qual será a quantidade de argolas em cada caixa depois dessa distribuição feita por Jorge?

A
B
C
D

A quantidade de argolas distribuidas em cada caixa é de:

    [tex]= \frac{Total\ de\ argolas}{Número\ de\ caixas} [tex]

    [tex]= \frac{14\ 760}{12} [tex]

    [tex]= 1\ 230\ argolas [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Laura viaja a trabalho, com frequência, sempre para a mesma cidade e com o mesmo automóvel. Certo dia ela levou 6 horas para fazer essa viagem, tendo registrado uma velocidade média de 72 km/h no trajeto. Em outra ocasião, como o dia estava chuvoso, ela levou 8 horas para fazer esse mesmo trajeto.

Nesse dia chuvoso, qual foi a velocidade média de Laura nessa viagem?

A
B
C
D

Primeiro, encontrar a distância (ΔS) da viagem.

    [tex] V_{(média)}= \frac{ΔS}{Δt} [tex]

    [tex] 72\ km/h = \frac{ΔS}{6h} [tex]

    [tex] 72\ km/\color{Red}{h} \cdot 6\color{Red}{h} = ΔS [tex]

    [tex] ΔS = 432\ km[tex]

Agora, encontrar a velocidade média no dia chuvoso.

    [tex] V_{(média)}= \frac{ΔS}{Δt} [tex]

    [tex] V_{(média)}= \frac{432\ km}{8h} [tex]

    [tex] V_{(média)}= 54\ km/h [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Uma empresa de construção deseja construir casas geminadas e, por isso, fez uma planta do terreno que será utilizado, para determinar as medidas dos lados de cada casa que será feita. A figura abaixo apresenta a planta de uma dessas casas.


Qual é o perímetro, em metros, da figura que representa a planta dessa casa?

A
B
C
D

O perímetro (soma dos lados ou contorno), em metros, da figura que representa a planta dessa casa é:

  [tex]P = 20 + 48 + 10 + 11 + 21 + 12 + 11 + 25 [tex]

  [tex]P = 158\ metros [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Em um simulador de direção veicular, cada condutor inicia o trajeto com um total de 60 pontos. A cada infração de trânsito cometida pelo condutor do veículo durante o trajeto, o número – 7 é adicionado ao seu total de pontos. Pedro está começando suas aulas nesse simulador e, em seu primeiro trajeto, cometeu 5 infrações de trânsito.

Pedro terminou seu primeiro trajeto com quantos pontos?

A
B
C
D

A pontuação de Pedro nesse trajeto foi de:

  [tex]P = 60 + (5 \cdot (-7)) [tex]

  [tex]P = 60 + (-35) [tex]

  [tex]P = 25\ pontos [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Observe o ponto R destacado no plano cartesiano abaixo.


Quais são as coordenadas (x, y) desse ponto?

A
B
C
D

As coordenadas (x, y) desse ponto é:

    [tex] = (x,\ y) = (4,\ 1) [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Amanda e Eduardo estão participando de uma gincana escolar e precisam resolver uma charada. Eles precisam descobrir o preço de uma mesa a partir da informação de que o dobro do preço dessa mesa, mais 16 reais, resulta em 360 reais.

Qual é o preço dessa mesa, em reais, que Amanda e Eduardo precisam encontrar?

A
B
C
D

Equacionando o problema. Vamos considerar o preço da mesa de x. Logo:

  [tex] 2\ \cdot\ x\ +\ 16 = 360 [tex]

  [tex] 2x = 360 - 16 [tex]

  [tex] 2x = 344 [tex]

  [tex] x = \frac{344}{2} [tex]

  [tex] x = 172, 00\ reais [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Danilo comprou 16 unidades de determinado produto em uma loja virtual. Cada unidade desse produto tem 3,45 kg.

Quantos quilogramas têm, ao todo, esses produtos comprados por Danilo nessa loja virtual?

A
B
C
D

A quantidade de kg que Danilo tem é de:

    [tex] = 16 \cdot 3,45\ kg [tex]

    [tex] = 55,20\ kg [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Rafael fabrica goiabadas com formato de paralelepípedo reto. Observe as dimensões de uma dessas goiabadas apresentadas na figura abaixo.


Qual é a medida do volume, em centímetros cúbicos, dessa goiabada fabricada por Rafael?

A
B
C
D

O volume dessa goiabada é:

    [tex] V = 12\ cm \cdot 7\ cm \cdot 3\ cm [tex]

    [tex] V = 252\ cm^{3} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Ao fazer uma análise da sua empresa de pintura, Bruno verificou que, com 12 máquinas de pintura, realizando o mesmo serviço na mesma velocidade, a empresa consegue pintar 180 placas de trânsito por dia. Querendo aumentar essa produtividade, Bruno comprou mais 3 máquinas de pintura iguais às que já possui que irão entrar na produção juntamente com as demais.

Com as novas máquinas, quantas placas de trânsito a mais a empresa de Bruno vai passar a pintar por dia?

A
B
C
D

Como as grandezas números de máquinas e número de placas são diretamente proporcionais, logo:

[tex]nº\ de\ máquinas[tex]   [tex]nº\ de\ placas[tex]

    [tex]12[tex]        [tex]180[tex]

    [tex]3 [tex]          [tex] x [tex]

    [tex] 12x = 3 \cdot 180 [tex]

    [tex] x = \frac{540}{12} [tex]

    [tex] x = 45\ placas\ a\ mais [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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